blog

segunda-feira, setembro 20, 2010

Um Olho à Benfica #42

Preparados para a maratona!


A empolgante vitória do Benfica sobre o cada vez menos eterno rival, recentra o debate entre os benfiquistas: afinal quem é o sucessor de Di Maria? Naturalmente, o tempo aconselhará Gaitán, quando o médio argentino completar a sua adaptação a um novo estilo, a um novo campeonato e, fundamental, a um novo conceito de jogo. Enquanto isso não é possível, confesso que a possibilidade testada ontem, entre César Peixoto atrás e Coentrão, à frente, é uma solução que garante fiabilidade defensiva - Peixoto não é inapto defensivamente - e profundidade atacante.

Especialmente em jogos de campeonato como o de ontem, ou na Liga dos Campeões, é a solução que faz mais sentido e que equilibra melhor a equipa. Não sigo a tendência geral de que se perde o melhor lateral-esquerdo do mundo, por duas razões. Em primeiro lugar porque Coentrão não é o melhor lateral esquerdo do Mundo e em segundo, porque a afinidade táctica com Peixoto permite-lhe criar situações de embalo proporcionais à sua capacidade de desiquilibrar o adversário.


Além da magistral exibição de Cardozo, na activação de um jogo rápido e incisivo no flanco esquerdo, esteve a razão táctica para grande demonstração de poder e eficácia no ataque. E, claro, a melhor e mais completa exibição de Saviola, mais felino e menos ocasional no jogo,em todo este soluçante início de época, também ajudou à grande festança benfiquista sobre o Sporting.


Grande vitória que confirma que Jesus tem feito, desde o início, uma leitura correcta dos acontecimentos. Com os melhores jogadores, os que estiveram no Mundial e outros, em fase de retoma, a equipa vai estando mais perto do fulgor da época passada. Ainda a tempo de ganhar o campeonato. Basta que os adeptos se convençam de que um atraso de nove pontos não se recupera em duas ou três semanas. O que o Benfica deve conseguir é recuperar, até ao final da primeira volta, quatro ou cinco pontos em relação ao FC Porto e posicionar-se para uma segunda volta irresistível. E os adeptos devem convencer-se que a recuperação do Benfica no campeonato, não será uma corrida de cem metros, será uma maratona.

16 comentários:

Pedro disse...

É por isso q espero uma sucessão de vitórias seguidas, de preferência até ao final da primeira volta...não perder mais pontos.

Calvinehobbes disse...

se virem temos outro factor importante, é que na 2ª volta as deslocações mais dificeis ja ficaram praticamente pelo caminho, paenas a deslocação a alvalade e Braga...

de resto não teremos mais deslocações à madeira, a Guimaraes, nem ao Dragão...

Mr. Shankly disse...

É quase impossível, e lamento dizê-lo. Se houver aproximação volta o Olegário.

Catenaccio disse...

Caro J. Marinho,

Confesso que, ainda ontem, e depois da vitória sobre um clube com menos de 20 títulos nacionais, dei comigo a pensar que o jogo decisivo poderá ser o Benfica vs Porto da 2.ª volta.

Até lá, realmente há que pensar no campeonato como uma corrida de meio-fundo, uma maratona, tudo bem, onde o Benfica não pode desperdiçar muitos pontos em relação ao Porto. Acredito que se tivermos 3 a 4 pontos antes da partida na Luz, a reviravolta é possível. Isto, claro, teoricamente.

De facto, a 1.ª volta é complicada, devido às (duas) deslocações à Madeira, Guimarães e Dragão. Na 2.ª volta, temos Braga e um certo clube com menos de 20 títulos nacionais que tá nem costuma oferecer grande oposição.

Portanto, sim. Não creio que seja uma prova de velocidade, mas uma competição de resistência. Resistência ao sofrimento. À desconfiança interna. Às contrariedades externas. Haveremos de conseguir.

Helder disse...

Isto é tudo muito bonito na teoria mas na pratica o que conta não é se o Benfica joga bem ou mal. O que conta são as putas das arbitragens! Ainda há pouco o Bruno Paixão marca mão do jogador do Nacional e do livre acontece o 1-0 para o Porco! Logo a seguir uma mão do Rolando na area e o FDP nada marca!! Recuperar pontos para o porco??? Nunca, porque eles não deixam!! O corrupto mor bem disse que eles iam voltar a ganhar á porco....e aí está!!! E com esta vantagem pontual bem que podem descansar jogadores para a liga europa. País de merda este!!
E mais: o porco não ganha campeonatos......são atribuídos!! Se conseguirmos ficar em segundo lugar vai ser um "milagre".

Anónimo disse...

Depois de Ver a 1ª parte do Porco e o penalty não assinalado é dificil acreditar:

Isto só lá vai com revolução.

Miguel Lopes disse...

O campeonato do Benfica este ano é chegar ao segundo lugar. Nem sprints, nem fundos nem meios-fundos, nem maratona. Os dados estão viciados.

Miguel Lopes disse...

E ouvir o Vilas Boas dizer que não se passa nada, está tudo normal, quando em Paris se cuspiu todo contra a arbitragem de um simples torneio particular, é revoltante.

Pedro disse...

Pois...assim a maratona fica muito complicada...mais um penalty por assinalar contra os corruptos...

disse...

1ª Jornada
Naval x Porto
Penalty por marcar contra o porto.
Penalty a favor do porto que depende do critério do arbitro (há intenção ou não?)
http://www.youtube.com/watch?v=iaPvcp0LRwU


3ª Jornada
Rio Ave x Porto
Falta sobre o GR no lance do 1º golo do porto min 0:12
Penalty contra o porto não assinalado 0:24 (2 faltas no mesmo lance, incrivel!!!)


4ª Jornada
Porto x Braga
Penalty por marcar contra o porto min 1:16
http://video.yahoo.com/watch/8225543

5ª jornada

NacionalxPorto
Penalty por assinalar contra o porto.
http://www.youtube.com/watch?v=T-z9rmFqcO0&feature=player_embedded

Saudações benfiquistas,

Xenrik

lj disse...

Espero que os adeptos se mantenham unidos nos bons mas principalmente nos maus momentos. Julgo que este ano uma maratona pode nao descrever bem a dureza do que nos espera. Se queremos ter alguma hipótese temos de ter um coracao do tamanho do mundo. Ha varias razoes que me levam a pensar assim:

1 – Parece-me que estamos mais fracos que o ano passado, pelo menos neste momento. Pode ser que com o crescimento de Gaitan, Salvio e Jara possamos melhorar, mas no imediato estamos mais fracos. Basta ver o que acabou por ser o nosso onze em alturas de aperto como frente ao Sporting – apenas o guarda-redes diferente, de resto gente do ano passado menos Ramires e Di Maria,

2 – O FCP parece mais forte. Ja na época passada terminou a época em bom plano. Este ano sente-se moralizado pelas vitorias e isso ve-se pela confiança que os seus jogadores mostram em campo. Dizem que tem tido um calendário mais fácil, mas recordo que isso era o que se dizia do Benfica no ano passado. Nao ignoro os favorecimentos que tem ajudado a essa confiança mas o facto e que, indepedentemente do motivo, estão a ganhar um ritmo de vitorias preocupante. Acho que se lhes quisermos ganhar, temos que reconhecer a sua forca, dentro e fora do campo. Nao o fazer induziu-nos em facilitismos no passado.

3 – As influencias de arbitragem. Estão para ficar. Temo que o Benfica abrande no seu combate, principalmente deixando-se anestesiar por umas vitorias enquanto noutros jogos continua a haver dificuldade em distinguir a parte do corpo onde se articula o pescoço da parte do corpo onde se articula a mão. A margem de manobra da nossa direccao esta limitada pela absurda decisão de apoiar para presidente da LPFP um individuo sem os requisitos éticos mínimos para o lugar que ocupa. Entendo que possa haver simpatia pessoal por Fernando Gomes, mas nao me lixem, uma pessoa que no seu anterior cargo nao so sabia da existência mas também arranjava bilhetes a prostitutas destinadas a gratificar o trio de arbitragem e que sugeria enganar o fisco colocando essas despesas de bilheteira como “despesas de restaurante” nao tem, na minha opinião, os fundamentos éticos mínimos para um lugar que e suposto zelar pelos interesses do futebol profissional em Portugal.

4 – A nossa impaciência. Temo que a massa adepta possa desanimar. Temo por ver 15 mil lugares por preencher num derby. Temo que a nossa paciência nao aguente, que nos cansemos e que abandonemos este combate (porque e de um combate que se trata). Sei que nesta altura todos negarão isto, todos estão preparados e juram lealdade eterna. Sei que agora isso nao será problema. Mas la para Fevereiro, numa noite fria de segunda feira apos um qualquer mau resultado num pequeno estádio do Norte ou coisa que o valha, ai e que quero ver o espírito de luta e de revolta bem aceso.

5 – A nossa preparacao no inicio de época, dentro e fora dos relvados. Custa-me entender como parece termos sido apanhados de surpresa pelo inicio oficial da época. Nao somos o único clube a ter tido jogadores no Mndial e de qualquer forma ja sabíamos disso desde Maio. Custa-me entender como apoiamos Fernando “Três Deusas” Gomes para presidente da Liga. Custa-me entender como caímos no erro da soberba. Que nos sirva de licao para o futuro, nao se pode desguarnecer o flanco por um minuto que seja. O nosso atraso coloca-nos numa posicao difícil onde nao ha margem nenhuma para erro.

Se queremos ter hipóteses temos de aplicar o nosso lema e fazermos da união a forca.
Eu estou preparado.

PS: Escrevo de um teclado inglês, peco desculpa pela falta

Mário Lopes disse...

O xenrik disse tudo...
È muito difícil recuperar quando os corruptos têm 1 penalti perdoado por jogo.

5 jogos, 5 penaltis que não lhes marcaram contra. Ontem foi só mais 1.

O mais hilariante é que ainda vêm apregoar que com o HULK ganham sempre. LOL e com os amigos da fruta então... Nem precisavam do super-cai-cai...

E ainda dizem que o Bruno Paixão os prejudica sempre... Ontem todos percebemos isso mais uma vez. Quando não os beneficiam e os árbitros, são isentos, o FCP é prejudicado....

A juntar a tudo isto, temos uma arbitragem a prejudicar sistematicamente o mesmo. Pois é, os amarelinhos de XISTRAS & Lda não têm sido à toa...

Hugo disse...

Este campeonato é uma vergonha, uma farsa.
O André Vilas Boas é uma vergonha de treinador, sem caracter, sem vergonha. Agora entendo o porquê de ter sidos despachado pelo Mourinho.

Nota:
O Coentrão é de facto o melhor lateral esquerdo do mundo.
E o Hulk não é de facto o melhor jogador desta farsa de campeonato, ontem foi mais uma prova disso.
está a Anos luz de Coentrão, Aimar e David Luiz.

Anónimo disse...

É uma maratona em que o nosso principal adversário vai sobre rodas e nós vamos a pé. E as rodas, como é evidente, são as arbitragens. Ainda ontem ficou mais um evidentíssimo penalti por marcar contra o Porto. O problema é que se não ganharmos a maratona este ano tão cedo não a vamos ganhar. O "sistema" joga o tudo ou nada este ano - mais um ano sem Liga dos Campeões seria desastroso para o Porto, e perdeu a vergonha toda - basta ver a actuação de Olegário em Guimarães. É como num torneio de póquer: eles jogaram as fichas todas e obviamente farão tudo para não as perder. É um momento critico, de tudo ou nada. É por sisso que as medidas que foram anunciadsa pela direcção do Benfica, concordemos ou não com elas, tem que ser concretizadas. A começar pela não comparência dos adeptos em estádios alheios. Se isso não acontecer será a descredibilização completa. Bem podem protestar, enviar cassetes, fazer comunicados, que os nossos adversáriso se rirão pela nossa inofensividade. Enquanto o Benfica não concretizar o seu poder, e o seu poder aqui é a massa de adeptos, os que corrompem o futebol português vão continuar no poder, cada vez mais no poder. Eu também quero discutir, e pedir contas, a LFV pelas suas alianças, ao Jesus, pela pré-época, etc. Mas não é agora o momento. O momento é de braço-de-ferro, entre os corruptos e nós. E não podemos perder esse braço-de-ferro sobre pena de não voltarmos a ser campeões tão cedo. Será que a maioria dos benfiquistas tem noção deste momento? Eu quero acreditar que sim.

An Toino disse...

Oh Marinho, há tantos anos nisto e ainda acredita em fadas, eu só acredito em fodas que nos vão dando e a malta cantando e rindo.

Com o Benfica prestes a renovar com a sporco tv é obvio que teria de estar na mó de baixo para que não haja veleidades de fazer exigencias.
Enquanto o nosso maior inimigo estiver dentro de portas não há nada a fazer...se não fosse para não defraudar aas expectativas já poderiam anunciar quando o Benfica irá ganhar o próximo campeonato... lá para 2015 a 2020...

Pedro disse...

Não duvido que a Olivedesportos esteja por detrás disto tudo, para nos fragilizar como quem diz "não queres renovar? então toma". Resta a Vieira ser ainda mais duro...