blog

quinta-feira, julho 12, 2012

Laterais por resolver


Infelizmente, mais uma vez, o SL Benfica entra em estágio sem ter o problema das laterais resolvido. Por muito que alguns tentem esconder o sol com a peneira a verdade é que não se admite que um problema claramente identificado há já umas quantas épocas não seja resolvido a tempo e horas de modo a que o arranque dos trabalhos seja feito com os jogadores à disposição do treinador.
Estivemos uma época inteira sem alternativa para Maxi. Faz algum sentido entrarmos em estágio para uma nova época e essa alternativa ainda não estar presente? Um departamento profissional tinha, durante a época, trabalhado e escolhido o jogador eleito para ser a alternativa a Maxi Pereira. Mais, defendo que, nesta situação particular, o jogador já devia estar contratado como, por exemplo, Gaitan foi contratado no mercado de Inverno para jogar na época seguinte em substituição de Di Maria. 
Os comunicados do SL Benfica são bons para acabar com o regabofe de nomes que os jornais, diariamente, disparam como alvos do interesse do clube. O problema é que quando não surgem os comunicados é sinal que há real interesse do Benfica em determinado jogador. Penso que é lógico acreditarmos que o SLB teve/tem interesse em Rojo. Como disse anteriormente, não faz sentido, na minha opinião, o Benfica perder um jogador que foi escolhido como primeira opção para uma lacuna que o plantel apresenta, por milhão, milhão e meio de euros. Sejamos sérios, um jogador com categoria para ser titular do SLB, vindo de um clube como o Spartak, argentino com 23/24 anos, dificilmente custará menos que 4/5 milhões de euros. Num clube com a ambição do SL Benfica não faz sentido perder tanto tempo a negociar um jogador que, repito, é a primeira opção para colmatar uma lacuna da equipa, e deixar cair a contratação por um milhão de euros. Principalmente, como também disse anteriormente, quando gastamos 500 mil aqui e mais 500 mil acolá e outros 500 mil não sei onde em jogadores que nunca envergarão o Manto Sagrado...
Não sei o que vale Rojo, não sei se vem para a Luz ou se será Alvalade o seu destino. Pessoalmente, sem saber o seu destino, digo que o meu feeling sobre ele não é muito famoso, as declarações de Jesus sobre ele também não ajudaram a ter uma opinião mais convincente. Sei apenas que tivemos tempo ais que suficiente para estudar o mercado, analisar as opções existentes e agir a tempo e horas para que tudo estivesse resolvido no início dos trabalhos. Infelizmente começa mais uma época com as laterais por resolver.

24 comentários:

zorg disse...

O Benfica não tem laterais esquerdos? Então o Luisinho e o Luís Martins são o quê, alfaces?

J.P. disse...

Luisinho não sei o que vale, só vi o jogo dele oontra nós o ano passado. Luis Martins, Daniel Martins, Carole e Villarraga são para a B ou para emprestar, Shaffer, Emerson e Capdevila são para despachar. Fica a faltar um lateral esquerdo de qualidade.

Na direita é o costume, Maxi e mais ninguém. Depois temos que levar com André Almeida, Miguel Vitor, ou se cá ficar, Witsel como laterais direitos a fingir.

Tantos anos disto, já ando um bocado farto.

Anónimo disse...

Então parece que a Federação Portuguesa de Patinagem rejeitou o protesto do fc porto.

Ficamos a saber duas coisas:

1º vale tudo, até deixar o cronometro andar quase 1 minuto com o jogo parado, para ser campeão;

2º a nota aparece no site do benfica antes de ser publicada no site da federação.

Viva o portugal vermelhusco.

Pedro disse...

Zorg, achas mesmo que Luis Martins é opção para Jesus? Se sim então pq esta procura desenfreada por um lateral? Claro que JJ não conta com Luis Martins..

Assim só tens Luisinho e Maxi. Ou seja, os problemas com as laterais, continuam.

anónimo, não tenho paciência para os teus disparates. Q escândalo, publicado primeiro no site do SLB do que no site da Federação...estou q nem posso. Será que tens noção do quão ridículo é o teu comentário? Esquece.

zorg disse...

Qual procura desenfreada por um lateral?

O Luisinho, se não estou em erro, tem 27 anos, pelo que não é uma aposta para o futuro e sim para agora. O Luís Martins é um jovem que recebeu rasgados elogios do Jorge Jesus no ano passado e jogou os jogos finais da época.

Um, opção para titular, outro um jovem das escolas, com potencial, para o banco.

Unknown disse...

Carole e Wass... as alternativas existem... já existiam no ano passado... mas não foram aproveitadas. A questão é, quem é que ganha no meio disto tudo, e o quê. O Benfica sai a perder... isso é certo.

Pedro disse...

Bem Zorg, compreendo essa tua onda optimista, toda zen, de pensamento positivo mas só podes estar a reinar. ☺☺

Andamos há um mês a negociar o Rojo. Ou é mentira?

Eu não estou contra q Luis Martins seja opção mas, infelizmente, não é. Tens Luisinho e terás um outro que andas a tentar contratar. Um outro que já cá devia estar. E, mesmo que Luis Martins seja opção e a questão da lateral esquerda fique resolvida, ainda tens a lateral direita por resolver ou achas q estamos bem assim?

Vagos, temos uns 258 jogadores para colmatar as lacunas mas, estranhamente, nenhum conta para Jesus...fazes regressar André Almeida do Leiria para o SLB em Janeiro e quando precisas de substituir Maxi metes lá Witsel...diz tudo do que JJ acha das opções que contratou...

Anónimo disse...

Zorg: então andámos uma época inteira a gramar com o Emerson e a inutilizar o Cap, tendo ali à mão um Luisinho? Era assim tão simples resolver aquele problema? E não o resolveram? Era o Luisinho a solução e o Luis Martins a outra opção? Um puto que jogou 60 minutos?

Artur, Garay, Luisão, Maxi e... Luisinho! Como é que nunca ninguém se lembrou desta?

E para o lado direito? Teremos Maxi outra vez rebentado? Ou contratamos o lateral direito ao Olhanense (um qualquer)?

A planificação do plantel é vergonhosa, meu caro. Não observar isso é ser demasiado ingénuo.

E temos o caso do Martins, que diz tudo do que se pensa naquele clube.

Anónimo disse...

Pedro Vagos: Wass não conheço mas o Carole é fraquíssimo. Um Emerson autêntico.

O SLB precisa de um lateral forte tecnicamente e que esteja ao nível do resto da defesa.

Pedro disse...

Luis, não tenho essa opinião de Carole mas nem teremos oportunidade de tirar teimas pq é mais um que veio e partiu quase sem se dar por ele...

John Wakefield disse...

Ó anónimo, isso dos 42 segundos foi negado pela Federação... O cronómetro da Benfica TV não é o oficial e pode ter sofrido reajustes...
No ano passado, um jogador do Benfica levou uma stickada no Dragão Caixa mesmo à frente do árbitro e esse jogo foi praticamente o do título.

Pedro, quanto ao lateral esquerdo, não te esqueças que o Rojo tem apenas 22 anos mas já é internacional argentino, tendo vencido a Copa dos Libertadores pelos Estudiantes. Parece-me que tem um currículo que justifica os 4 milhões.
Mas parece-me que este vai para Alvalade...
Sobram quem? Taiwo? José Angel? Didac Vila? Podem até ser bons jogadores, mas não me parecem mais baratos...

Pedro disse...

John, a questão é mesmo essa. 4 milhões por um titular (é esse o objectivo da contratação) para o SLB parece-me um valor aceitável. Principalmente vindo de onde vem.

RuiCosta disse...

Ao que parece Rui Costa ontem, a seguir à apresentação da ECup, deslocou-se a Itália para tentar o Didac Vila!

Se não conseguir, ao menos que traga o Taiwo.

zorg disse...

Pedro, eu não sei se andamos há um mês a tentar contratar o Rojo ou não, sei que há jornais a falar disso. Mas os mesmos jornais, já o colocaram várias vezes no Sporting, por exemplo e também já cá colocaram 50 outros laterais esquerdos. O que os jornais dizem a mim, pessoalmente, não me diz nada.

Luis, no ano passado o Luisinho não era jogador do Benfica e, por isso, não era opção. Havia duas opções no plantel para o lugar e mais um puto acabado de vir dos juniores. Se o Benfica foi agora contratar um jogador de 27 anos para lateral esquerdo, eu assumo que seja para ser a opção principal para o lugar. Se não vier mais nenhum jogador, terei de partir do principio que a concorrência terá de vir do Luís Martins, que já fez uma época com o plantel principal e, por isso, estará num estado de evolução diferente do que estava no início da temporada passada.

Em relação ao lateral direito, como alternativa ao Maxi, concordo que há uma lacuna e que seria positivo contratar alguém para o lugar.

Camund disse...

1º Acho que a questão do lateral esquerdo já devia estar resolvida no fim de se ter verificado que ambos os contratados na época passada não serviam (uma servia mas não vamos entrar por aí agora), tal como a do lateral direito que há anos que anda para ser resolvida. Acho que não se devia ir p estágio com apenas um lateral para cada posição, há jogadores na equipa B que poderiam ser convocados para ganhar rotinas e caso se contrate melhores opções voltavam à B.
2º Em relação ao Rojo, penso que só esta época que terminou é que foi adaptado a lateral esquerdo, penso que seria uma boa opção caso o jardel saia mas nao sei se será a melhor opção para lateral. Pelos nomes apontados pela empresa, acho q o D vilá e o Jose Angel (roma) são melhores opções para a lateral esquerda. Caso o luisinho não tenha qualidade para ser opção viável e o rojo (por ex.) jogador adaptado não renda o que devia, voltamos a ter problemas na lateral esquerda esta época...daí a contratação de um lateral mais equilibrado (saiba defender bem e atacar minimamente) e que de garantias seja a melhor opção!

3º Mas tudo depende das ideias do treinadore e planeamento (se é que existe)...temos o M vitor que pode jogar à direita e dar mais equilíbrio naquele lado qd é preciso, mas para a esquerda neste momento só obrigando o Garay a ir para a faixa lateral que penso que não é a melhor opção, daí o Rojo até pode ser considerado uma boa opção...tudo depende do planeamento. Daí a questão: precisamos de mais 2 laterais ofensivos para ambos os lados? Apenas um ofensivo para cada lado e outro que de mais garantias defensivas?

Pedro disse...

Zorg, o SLB tem sido implacável a desmentir, via comunicados, interesse em certos jogadores. A novela Rojo dura há demasiado tempo sem que o SLB a tenha desmentido (certo?) pelo que é natural que se acredite q o SLB tenha negociado o jogador.

zorg disse...

O SLB tem desmentido alguns nomes e não tem desmentido outros. Ainda não percebi qual o critério para os desmentidos (não sei se, por exemplo, desmentem quando alguém ligado ao jogador em causa pressiona) mas, se assumires que todos os que não foram explicitamente desmentidos estão na mira do Benfica, então o plantel do ano que vem terá 400 jogadores, aproximadamente.

Antes da novela Rojo, houve a novela Cavallero, por exemplo, que durou até o Benfica desmentir. Agora pergunto-te: o Benfica esteve interessado no Cavallero, a contratação falhou e o desmentido aconteceu por causa disso, ou o jogador nunca esteve nos planos?

Anónimo disse...

"Se o Benfica foi agora contratar um jogador de 27 anos para lateral esquerdo, eu assumo que seja para ser a opção principal para o lugar."

Pronto, é aqui que divergimos. Eu não acredito que assim seja. Acho mesmo que o clube está à procura de um lateral esquerdo.

Eu também assumi muita coisa desde a segunda época de JJ e nenhuma se confirmou, infelizmente.

Contudo, se o luisinho é assim tão bom e estava assim tão acessíevl, porque não o contrataram no mercado de inverno da época passada?

Eu já vi JJ e LFV vezes demais no SLB. Os erros são os mesmos, as teimosias as mesmas, e a inaptidão para profissionalizar o clube é total.

É inadmissível estarmos em pré-época e continuarmos com as mesmas grandes lacunas da época passada, nas laterais da defesa.

joão carlos disse...

mas vocês acham que um jogador que sempre andou pela divisão de honra chega aos 26 anos á primeira divisão faz uma época interessante, num clube que luta para não descer, vai ser o titular como defesa esquerdo devem estar a sonhar uma coisa é ele ser um bom suplente que espero que seja agora titular só por milagre, é que margem de progressão aos 27 anos é mínima para não dizer nenhuma, o mais certo é ser mais um miguelito ou jorge ribeiro

Anónimo disse...

Basket do FCP em risco de encerrar por dificuldades financeiras...

Gus disse...

Meus amigos, vemos todos bola ou não? Acompanhamos todos o Benfica há carradas de anos ou não?

Mas que provas mais são necessárias para perceber que esta gente quer é encher os bolsos com comissões, das transferências, e mais um por fora por arranjar negócios legitimos para lavar dinheiro, do que apetrechar A Nossa Dignissima Equipa de Futebol de meios para atacarmos seriamente o titulo nacional.

Mas como é que é possivel alguém ainda defender quem gere e toma as decisões no Benfica? Como é que é possivel termos uma dezena de extremos e avançados e 1 defesa-direito e 1/2 defesa-esquerdo?

Andam a brincar connosco! Porque enquanto o defesa-esquerdo não é contratado, vamos buscar um avançado paraguaio que esteve um ano castigado por arranjar confusão com uns árbitros lá no país dele.

Tou farto disto! Que vergonha! Não chamem a isto Benfica....

Disse e volto a dizer: quero que levam na boca já do Braga, em casa. E se alguém os tiver no sitio, que fique lá depois do jogo para apertarmos com aqueles gajos. Roubam e exploram o Benfica, dentro da nossa casa, e passam pelo intervalo da chuva com jogos contra a fome e campeonatos de basket.

Abram os olhos!

Antonio disse...

É por tudo isto e pelo aumento de preço que esta época não renovo o cativo. Cativo que tenho desde a inauguração do estádio. Parece-me que só quando deixarmos de entregar dinheiro a esta cambada é que isto pode mudar.

Mpercheiro disse...

Welcome to Vieira management!

80 jogadores sob contrato: 1 jogador para lateral esquerdo, 1 jogador para lateral direito.

Grande Benfica este...!

Jotas disse...

Apesar de me fazer alguma confusão que uma equipa que é tão célere a contratar alas e avançados, mostre imensa dificuldade em contratar laterais que o Benfica bem precisa, confesso que este Rojo foi um nome que nunca me entusiasmou muito, não pela sau qualidade, mas porque sempre o achei muito mais central do que lateral e não me parece que aquilo que o Benfica precise seja um central adaptado a lateral.