blog

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Barcelona - SL Benfica: 0-0

Perder com o Barcelona, em Nou Camp, seria perfeitamente normal e estive o dia todo tranquilo sem qualquer stress em relação ao jogo desta noite. Mas não vencer este Barcelona, este Barcelona que hoje defrontámos, aí já a coisa muda de figura.

Há momentos na vida de um clube, de uma equipa, de um jogador, em que é preciso dizer presente, momentos em que se dá aquele passo que nos faz elevar de patamar, nos faz crescer e aproximar do objectivo pretendido. Esta noite, em Nou Camp, o SL Benfica teve um desses momentos e falhou. Estrondosamente. Ao "apanhar" um Barcelona de segunda linha o Benfica tinha que ter feito muito mais e não há perdão para os falhanços dos nossos jogadores em claríssimas oportunidades de golo. Não se pode falhar. É absolutamente chocante ver Rodrigo falhar aquele golo feito. Lima e Ola John com o golo nos pés conseguiram não acertar na baliza e depois, para fechar, Maxi a obrigar-me a chamar-lhe tantos nomes em 30 segundos como devo ter-lhe chamado nestes anos todos em que enverga o Manto Sagrado. São demasiados erros, demasiados falhanços numa competição destas contra um adversário ao nosso alcance e quando era obrigatório vencer. Não dá. Há que assumir que não temos estaleca e é melhor nos centrarmos mesmo só no campeonato. Sinceramente nem sei se vale a pena nos cansarmos com a Liga Europa.

O facto de estarmos desfalcados não pode ser utilizado como desculpa porque o Barcelona "desfalcou-se" ainda mais pelo que usar o argumento das ausências não faz sentido. Jorge Jesus errou ao dar a titularidade a Rodrigo. Não percebo estas ideias de Jesus em continuar a apostar, em jogos decisivos, num jogador que claramente está fora de tudo o que é jogo, seja colectivo seja individual. Cardozo tinha que ser titular e, se fosse eu a mandar, jogava lá sozinho metendo Gaitan no lugar de Lima para pegar na bola de trás para a frente e jogar livre tendo André Gomes e Matic nas suas costas. Mas jogou Rodrigo e Lima e Jesus não tem qualquer culpa que se tenham falhado golos de forma inacreditável. Mas uma das grandes críticas que faço a Jesus é a sua incapacidade em virar um jogo, do banco, a nosso favor. Principalmente um jogo a doer, um jogo grande. Percebo perfeitamente a saída de Nolito porque já tinha um amarelo mas a entrada de Bruno César? Outro jogador que ainda não fez nada de jeito esta época? Gaitan mesmo mal consegue dar qualidade ofensiva que César só consegue estando no seu pico de forma e cheio de moral. Aos 73 minutos mete Cardozo e André Almeida e retira Lima e Rodrigo...com Ola John estoirado como é que a bola chegava a Cardozo? Pois...por isso é que não chegou. 

Enorme jogo de André Gomes. Matic muito bem, só falta evitar fazer faltas desnecessárias. Ola John bem na primeira na segunda estoirou e Nolito devia ter tido mais jogo. Melga e Rodrigo horríveis. Luisão, Garay, Artur, Maxi ao seu nível. 

O Benfica, os jogadores, Jesus, todos falharam nesta Champions mostrando que não há arcaboiço para estas andanças e por arcaboiço falo em mentalidade. Qualidade técnica temos em sobra mas falta mentalidade, falta crença, falta perceber que cada jogo é um jogo. Tivemos Glasgow e Barcelona à nossa mercê como provavelmente nunca mais teremos. E saímos com dois empatezitos, desperdiçámos 4 pontos que a esta hora nos renderiam vários milhões de euros (né caro DSO??). Agora venha a Liga Europa. É pena.

Sempre defendi que segunda feira é que era importante. E é. Este jogo só me chateia porque, da forma como correu, não devia ter sido desperdiçada a vitória. Agora que os jogadores descansem, que os lesionados recuperem porque não podemos perder pontos na Liga nacional.

CARREGA BENFICA!!!

23 comentários:

Pedro Alves Pereira disse...

Muito azar na primeira parte. Rodrigo mostra porque razao nao e titular indiscutivel (quando tem potencial para isso).
Na 2a parte Vilanova equilibra a defesa, coloca Messi para enervar o Benfica, maso Benfica deu cabo do anao. Nas substitucoes JJ mata a equipa. Bruno Cesar foi uma nodoa, nao tem lugar neste plantel. Cardozo?! Para Que!? Nao consegui perceber estas 2 Substituicoes, mas o catedratico deve ter uma explicao que so ele percebe.
Grande jogo de Garay, Andre Gomes, Matic e Ola John... E o Rei Artur...
A saida da LC devem-se as derrotas com em Glasgow e na Russia. Pois com o Barca seriam sempre 2 derrotas garantidas, mas hoje com a equipa B/C nao conseguiu maisndomque um empate a 0...
A flash interview de JJ parece uma comedia romantica...
JJ, please ruma a Alvalade ou Antas, ,as desaparece da luz e leva o teu contentor de Sul americanos que nao valem uma Beata (emprestados como o Eder Luis, Airton, Jara, etc...) ctg, pois foram escolhidos por ti, nao foram baratos e afinal nao prestavam....

Rui Sousa disse...

Sinceramente estou farto desse argumento de que jogamos contra o Barcelona B. E nós? Tínhamos lá o Aimar, o Martins, o Enzo, o Salvio e o Gaitan? Também não deixamos o nosso melhor marcador no banco? Chega dessa conversa do Barcelona B. Também é forte e ganhava a maior parte das equipas que estão na champions.

Antonio disse...

Uma VERGONHA PEGADA este JJ.. mestre da tactica? ahahaahahahaahahahaha deixem-me rir! INCOMPETENCIA PURA! Mais um gozo dos portistas sobre nós, vamos jogar a liga dos tesos! Enfim é isto o treinador que temos, andamos a ser enganados desde a 4 anos a esta parte, com resultados vergonhosos, na luz contra o porto para o campeonato, naquele famoso jogo da taça também, etc etc etc. Enfim é isto JJ! Uma NULIDADE

RockDaLinha disse...

um Barcelona, não de segunda linha, mas de quinta ou sexta.

Jesus teimoso mais uma vez da o Lugar ao Rodrigo, ja se estava mesmo a ver o que ia dar... muito mau. Péssimo. Devia passar os próximos 10 jogos na bancada.

Jesus teimoso colocou mais uma vez o picanhas em campo. Conseguiu a proeza de nos 5 primeiros passes não acertar um. INACREDITAVEL. Lá conseguiu acertar um passe mesmo na ultima jogada e o Cardozo recebeu a bola....... à Cardozo, e depois este ainda faz aquele passe à desprezo. Vamos é dizer mal do Maxi....
Muito mau, jogadores e treinador são culpados. Pelo discurso que estou a ouvir do JJ parece que ganhamos 0-5 . Alguém entende???!!!!

O Benfica é obrigado a ganhar aos verde ranho. Se não ganharem o treinador que vá embora. Já chega.

DeVante disse...

"...Mas jogou Rodrigo e Lima e Jesus não tem qualquer culpa que se tenham falhado golos de forma inacreditável."

Teria culpa se tivesse alinhado Gaitán na primeira parte e esse fosse "displiciente", não?

Anónimo disse...

Melga horrivel?
Mas vimos o mesmo jogo?

O Barcelona teve uma auto-estrada aberta na segunda parte, mas foi sim pelo outro lado...

Em relação ás previsões pós-jogo, que deveria ter jogado este e aquele, isso é muito bonito de dizer.
Gostava de ver o Cardozo e o GAitan a correrem lá á frente atrás da bola como correram Lima e Rodrigo.
Passou e muito por aí, o equilíbrio do jogo.

Mas está tudo mal. Tudo horrivel.

O Barcelona jogou com uma equipa B, que tem Puyol,Pique,Thiago, Tello, Montoya, Messi, Adriano, Villa.
Ok...

SLB4EVER disse...

Este post vai muito ao encontro do que penso, por um lado fico chateado por se ter desperdiçado uma grande oportunidade de ganhar em casa do Barça, por outro acho que é bastante mais realista esperar um bom desempenho da equipa seguindo para a liga Europa do que continuando na champions!

JJ bem ao escalar A.Gomes e Nolito mal na sua insistencia de Rodrigo como 2º avançado e na sua escolha táctica (mas será que ainda pensa tudo que jogar em casa do Moreirense é a mesma coisa do que jogar fora na Europa?) que orfã da finalização no 1º tempo mostra-se totalmente inadequada face ao estoiro físico (mas ainda é surpresa?) dos jogadores na segunda parte.

Destaco o Garay, Olá John e André Gomes porque foram os jogadores que mostraram não estar impressionados por jogar em Barcelona e por na maior parte dos casos terem decidido bem mesmo que com algumas más execuções pelo meio.

Mau de (continuar a) ver:

B.César, a pergunta que se faz aqui é porque razão tendo um jogador da casa como o Miguel Rosa em grande forma temos que continuar a levar com um jogador que esta temporada ainda não deu uma para a caixa!

Rodrigo como segundo avançado é péssimo , não ajuda o meio campo e nem quando é preciso resolver resolve, a opção por um remate falhado qd tem Nolito com a baliza aberta tb é digna de registo. Ao menos que se divida o mal pelas aldeias e que vá rodando, alternando com o Gaitán porque para titular ainda não fez nada esta época que o justificasse. Fosse o Nelsón Oliveira a mostrar tão baixa constante qualidade exibicional e já tinham queimado o puto ao tempo, sendo mistura de espanhol e zuca é o deixa andar e continuar a insistir, não interessa que não resulte, muito lindo pois claro.

E não, não consigo compreender como se abdica de uma dupla que tem rendido muito bem (Cardozo/Lima) para uma dupla que comparando muito menos tem feito (Lima/Rodrigo), parece forçado e se ainda os mais distraidos não tivessem reparado hoje ficam bem demostrados os efeitos prácticos de uma mobilidade inconsequente, pouco eficaz e ainda por cima pouco solidária.

E os cantos? Mas como é possível nunca se marcar bem um canto, mas isto é futebol amador?

Agora siga para a vitória em Alvalade, não se aceita outro resultado!

Jotas disse...

Depois do que vi, apenas me apetece dizer isto: aliado à qualidade que têm espalhado até esta fase da época, que merecia bem mais apoio e carinho dos benfiquistas, apenas vos digo, obrigado a todos vocês, treinadores e jogadores, senti um enorme orgulho em ser benfiquista, gostei muito da vossa atitude, da vossa qualidade, o que vos exigi antes do jogo foi que dignificassem a camisola e o clube, no final, foi com esse sentimento que fiquei.
Infelizmente, mais uma vez, faltou-nos pontinha de sorte sempre tão importante, a qualidade da exibição, não foi correspondida pela qualidade na concretização.
Vergonha a campanha Pró Celtic, adivinhava-se o arranjinho, aquele penalti fantasma de Glasgow é hilariante.

Anónimo disse...

Culpar Jesus é de muito mau gosto. Não tem culpa nenhuma do Rodrigo ser uma besta, do Ola John não ter discernimento para passar depois de uma jogado brilhante, não tem culpa da bola no poste nem daquele paranço mental do Máxi.

As substituições foram muito mal feitas sim, mas nessa altura já a equipa tinha estourado há muito e perdido o meio -campo e com o empate que havia em Glasgow, não perder pelo menos era fundamental. Acho um crime o B.César estar sequer nos convocados, mas isso já nem interessa porque quem falhou foram os jogadores até a essa altura.

A última coisa que queria era o Rodrigo tirar-me o sono desta forma. Brincar com 6milhoes de euros é muito mau. Tem muito que provar o espanhol. Mesmo muito. Tolerância zero agora para ele.

2a feira? Queria era a cHampions. Aí deles que nao vençam os vermes

Baresi disse...

Não contando com Puyol, Messi e Pique, há muitos jogadores que parece que são suplentes mas não é tanto assim.
O Barcelona tem um plantel que lhe permite ter politica de rotatividade de jogadores bastante grandes, sem alterar a qualidade e fio de jogo.
Tem um nucleo duro de jogadores (Xavi,Iniesta,Messi,Pique,Puyol,Busquets) mas até esses passam muito tempo no banco (lembro-me que Iniesta foi suplente na Luz, por exemplo).

Dos que entraram ontem em campo, há jogadores com uma grande rotatividade esta época:

Montoya 13 jogos (669 min)
Adriano 15 (961 min)
Tello 15 (644 min)
Villa 17 (578 min)
Song 16 (920 min)

Como comparação, esta época Iniesta tem 1100 minutos feitos, Fabregas 1200, Puyol 500, Dani Alves 1000, Pique 990, Alexis 800.
Por isso dizer que o Barcelona jogou com a equipa B,C ou Z, é inapropriado (pelo menos para pessoas que seguem o futebol mais atentamente)


Song e Villa custaram 60M€, os 14 jogadores do Benfica que jogaram hoje foram adquiridos por sensivelmente 50 milhões...

joão carlos disse...

quando jogamos fora para a liga dos campeões com uma táctica com dois avançados nunca ganhamos mas este treinador o décimo quarto mais bem pago do mundo parece que ainda não percebeu isso, jogar quase o jogo todo em inferioridade numérica no miolo do meio campo tem custos elevados que pagamos na segunda parte onde não fomos capazes de segurar o meio campo deles.
Neste jogo continuamos a apresentar os mesmos erros de sempre, muito fraco índice de aproveitamento das oportunidades criadas e nesta competição ainda acentuamos esse mau aproveitamento e uma incapacidade atroz para criar perigo, eu já nem falo em marcar golos mas apenas de simplesmente criar perigo, nas bolas paradas foi confrangedor a quantidade de cantos livres e lançamentos longos que dispusemos neste jogo e nem uma única vez que fosse criamos perigo.
Em contrapartida a equipa que ficou apurada naquele que deveria ter sido o nosso lugar não joga um décimo daquilo que nós jogamos mas em compensação é tudo aquilo que não somos pratica, letal e trabalha muito bem os lances de bola parada coisa que nós não fazemos.

Pedro disse...

"Culpar Jesus é de muito mau gosto."

Diz o anónimo. Depois diz o seguinte:

" Não tem culpa nenhuma do Rodrigo ser uma besta, do Ola John não ter discernimento para passar depois de uma jogado brilhante, não tem culpa da bola no poste nem daquele paranço mental do Máxi."

Eu no post digo :"Jesus não tem qualquer culpa que se tenham falhado golos de forma inacreditável"

O anónimo diz a seguir :

"As substituições foram muito mal feitas...Acho um crime o B.César estar sequer nos convocados"

Eu no post digo:"Mas uma das grandes críticas que faço a Jesus é a sua incapacidade em virar um jogo, do banco, a nosso favor. Principalmente um jogo a doer, um jogo grande. Percebo perfeitamente a saída de Nolito porque já tinha um amarelo mas a entrada de Bruno César? "

Mas claro...culpar Jesus, apesar de apontar as mesmas críticas que o anónimo aponta, é de mau gosto.

DeVante, Gaitan é displiciente nas tarefas defensivas. Sem dúvida. Por isso, a minha ideia seria libertá-lo dessas tarefas e deixá-lo do meio campo para a frente. Por isso é que tinha Matic, André e o próprio Nolito que ajuda a fechar.

"Gostava de ver o Cardozo e o GAitan a correrem lá á frente atrás da bola como correram Lima e Rodrigo."

Enquanto se pensar que um jogo de futebol é uma prova de atletismo estas opiniões não desaparecem...

Sobre a equipa B ou C ou D do Barcelona. Acho patético estar a querer esconder o facto de o Barça ter jogado com uma equipa de suplentes. Se esses suplentes são muito bons? Ninguém disse o contrário. Claro q são. Claro que muitos seriam titulares em Portugal e em muitas outras equipas mas, são, suplentes. E foi por isso que o SLB conseguiu estar por cima e conseguiu fazer o que JJ diz ninguem ter feito até agora. Só que não foi além de um nulo...

Anónimo disse...

Por amor de deus, não tentem fazer deste barça uma grande equipa! isto não era o barcelona B, eram os juvenis do barcelona!

Jogaram apenas e só com UM habitual titular, andaram a brincar o jogo todo (ultimos minutos com fintas dentro da própria área!?!), acabaram com 10 e ainda nos deram mais 30 segundos para o maxi resolver o jogo. Só faltou mesmo saírem da frente para marcarmos!

Chega de desculpas, saímos desta champions com toda a justiça. E o que me revolta mais é que saímos a dizer que somos candidatos à liga europa! Mas será que não se aprende a ser humilde nesta equipa??

Anónimo disse...

Depois de ver o que fizeram ao Messi e o arraial de porrada que deram durante o jogo todo, percebi por que motivo o tito só meteu um habitual titular.

E aquela do "meti o Messi 30 minutos porque era um bom treino" diz tudo sobre o estatuto do benfica na europa

Pedro disse...

"o estatuto do benfica na europa"

Mil vezes este estatuto na Europa do que o estatuto de comprar campeonatos no supermercado...

Unknown disse...

... ou não ter sequer estatuto!(nunca se sabe de onde vomita esse asnónimo)

BLUEAVENGER disse...

Sobre estatuto...só queria que um dia o meu clube seja falado com o mesmo respeito que clubes como o Manchester United, Milão, Real Madrid e Barcelona (fui ao Museu destes e é impressionante a forma como lá demonstram o respeito pelo Benfica)falam sempre que jogam com o vosso clube.
Acredito que quando Pinto da Costa sair e as nossas vitórias deixem de estar manchadas de dúvidas e casos de arbitragem isso possa acontecer.

SLB4EVER disse...

Esse anormal de anónimo é daqueles que acha que qualquer falta dos jogadores do SLB é passivel de amarelo e uma para amarelo é passível de vermelho, depois quando o rames dá um murro no adversário acha que é apenas para amarelo porque deu devagar, enfim a hipocrisia e perversão corruptas já não são novidade por cá e até são 'nobres' qualidades para muitos neste desgovernado país.

Entrada para vermelho directo só ví mesmo a do Adriano sobre o Rodrigo mas isto claro que o anónimo não viu e vendo considera que é uma falta normal.

De referir que mais uma vez um arbitro alemão nos prejudicou, desta vez inderectamente pq aquela oferta ao Celtic é apenas mais uma grande mentira neste futebol de encomenda promovido pela UEFA, é tão bom ter o factor 'erro' humano a decidir jogos e qualificações quando convém ignorando que algo como o replay pode trazer verdade aos lances mais polémicos/decisivos, e os hipócritas ainda castigam o outro por falta de fair play, é mesmo só rir.

Ontem mais uma vez se provou que JJ é como o Luisinho, só dá para consumo interno (e mesmo assim...).

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse o associado João Carlos.Só queria acrescentar que embora me custe
muito dizer isto;não temos categoria para uma Champions.Com jogadores como Bruno César(nem para a m/equipa da 2ª divisão o queria),Rodrigos,Nolitos etc... não são melhores que o Miguel Rosa,João Cancelo,André Gomes,André Almeida,etc...
O Porto tinha ganho fácilment.
Um sócio de 20 votos.

Anónimo disse...

Pedro felizmente essa do comprar campeonatos no supermercado só foi deturpada pela mente mesquinha dos benfiquistas. Qualquer mentecapto com dois dedos de testa percebeu as palavras do Ferguson.

Pedro disse...

Qualquer mentecapto não..os adeptos do clube corrupto não perceberam o que o homem disse. E ele foi bem claro...não estivesse já calejado desde os tempos do Aberdeen.

Anónimo disse...

O Anónimo também vai dizer que o Platini quando misturou os termos FCP e batota, foi por acaso...

Aliás, o Augusto Duarte foi mesmo a casa do Pintinho ouvir conselhos matrimoniais - loooooooooooolll

Anónimo disse...

Agora o Celtic, dessa grande potência futebolística que é a Escócia, é que é levado ao colo pela UEFA! Oh Santo Deus, haja paciência para as teorias da conspiração!!!