blog

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Fecho de Mercado

Chegados a 1 de Fevereiro podemos olhar para trás e ver como foi a janela de transferências de Janeiro para o SL Benfica:

  • 5 novos jogadores inscritos - Rui Fonte, Bryan Garcia, Diogo Rosado, Gianni Rodríguez e Wei Huang. Tirando o Rosado não conheço nenhum dos outros. Uns foram contratados, outros vieram por empréstimos. Parece lógico pensar que a maioria (senão mesmo todos) serão encaminhados para a equipa B. Gostava de ver Diogo Rosado no plantel principal porque acho que tem um enorme potencial .


  • Bruno César e Nolito, dois elementos fortes do plantel, sairam. O brasileiro vendido por 5.5 milhões para a Arábia Saudita e Nolito emprestado ao Granada por, diz-se, 700 mil euros mês. Assim, neste período de transferências o SLB amealha 6.2 milhões de euros que permitirá alguma tranquilidade financeira para o resto da temporada.


  • Miguel Rosa fica na equipa B apesar de ter tido várias oportunidades para ingressar numa equipa da primeira Liga. Duarte Duarte foi emprestado ao Paços de Ferreira. Não sei se houve mais saídas da B.

Independentemente das considerações pessoais que cada um terá sobre os jogadores em causa parece-me lógico aceitar que o Benfica não vai estar mais forte no ataque à segunda parte da época. 
No final da época é que se fazem contas mas numa fase da época em que irão surgir lesões, castigos e desgaste físico convinha o Benfica estar mais forte. As 5 entradas novas pouco acrescentam ao plantel principal no que diz respeito a qualidade imediata. Serão jogadores com margem de progressão, não o nego, mas que ainda têm muito para mostrar. Diogo Rosado é claramente uma aposta muito interessante e espero que aproveite esta excelente oportunidade e se torne o jogador que todos acham que ele pode ser. Claro que se Martins e Aimar recuperarem totalmente, como se deseja, a equipa terá dois reforços de luxo e que, acredito, farão toda a diferença, para melhor, no sucesso da equipa. 

Financeiramente teremos assegurado a estabilidade necessária para um bom funcionamento do clube e equipa. Apesar das sucessivas afirmações da boa saúde financeira do clube a verdade é que, volta e meia, é feito um negócio a meio da época por razões financeiras ( justificações de Jesus para a saída dos jogadores e não reforço do plantel).

Agora não há nada a fazer excepto trabalhar, muito, para conquistar os quatro troféus em disputa. 
CARREGA BENFICA!!!

14 comentários:

zorg disse...

>Independentemente das considerações pessoais que cada um terá sobre os jogadores em causa parece-me lógico aceitar que o Benfica não vai estar mais forte no ataque à segunda parte da época.

Discordo. Do meu ponto de vista, com a maior disponibilidade de Carlos Martins, Aimar, Luisão e Gaitán, o Benfica fica mais forte para a segunda volta.

Em relação às contratações, são essencialmente apostas de futuro para a equipa B. Tenho alguma expectativa em relação ao Rosado, mas vamos ver.

José Vieira disse...

"Independentemente das considerações pessoais que cada um terá sobre os jogadores em causa parece-me lógico aceitar que o Benfica não vai estar mais forte no ataque à segunda parte da época".

É isto.
Mesmo que, eventualmente, consigamos conquistar o campeonato tal não obstará a que se considere estas duas saídas como prejudiciais para a equipa. Objectivamente, estamos mais fracos!
Esta gestão faz-me lembrar a história do ciclista habilidoso do "sem mãos (Javi e Witsel), agora sem pés(César e Nolito)e...sem dentes(sem campeonato)".

Redceltic disse...

Os nomes referidos são os inscritos no último dia. Antes disso havia sido inscrito Urreta, Roderick e supostamente mais dois uruguaios (Elbio-médio ofensivo e San Martin- avançado).
Sinceramente não sei se fica mais fraco. Em termos de equipa base estamos iguais. Em termos de suplentes, estamos teoricamente com menos opções, mas esta pode ser a oportunidade para Urreta, Miguel Rosa, Pimenta e Rosado mostrarem o que valem. A ver...

Pedro disse...

Zorg, esses faziam parte do plantel e, naturalmente, que era (e é) expectável que recuperem das lesões. E acontecendo isso teríamos essas opções mais estes dois jogadores. Estaríamos mais fortes do que ter essas opções sem estes dois jogadores. Parece-me lógico.

Red, esqueci-me do Urreta, jogador que penso poder ser útil à equipa pq irá dar algo que a equipa tinha pouco: velocidade (muita) a sair do banco.

Gandhy disse...

Pois, na Blogosfera está toda a gente a esquecer-se que o Urreta foi inscrito no plantel.

Depois não compreendo muitas das críticas que o pessoal tem andado a fazer pelos blogs. Vamos ver:

O Urreta é dispensado, o pessoal diz que tem potencial, e que o Jesus embirra com ele, etc.etc. O Urreta é inscrito, ninguém fala do gajo.

O Bruno César joga. É gordo, está a mais, que o Jesus não aposte no gajo, não tem lugar na equipa, etc. O Bruno César é vendido, recuperado o dinheiro investido (gastou-se os vencimentos), poupa-se 1.5 milhões por ano em ordenados, o gajo passou a fazer falta!!!

O Nolito foi despachado, e mal, aqui também concordo. Mas o jogador teve a quebra de rendimento que teve, e para o substituir inscreveu-se o Urreta, podemos chamar o Miguel Rosa dos B, e em Janeiro tivemos o melhor reforço que ma jogou no primeiro terço da época, Gaitan, já é o fim do mundo.

Pessoal, calma, mesmo assim o plantel é muito bom para a realidade financeira atual.

zorg disse...

>Zorg, esses faziam parte do plantel e, naturalmente, que era (e é) expectável que recuperem das lesões. E acontecendo isso teríamos essas opções mais estes dois jogadores.

Estava a ler mal o sentido do teu "o Benfica não vai estar mais forte no ataque à segunda parte da época" no post. Estava a assumir que estavas a comparar o plantel da primeira volta com o da segunda, quando na realidade estavas a comparar o plantel com e sem as vendas de Nolito e Bruno César.

>Estaríamos mais fortes do que ter essas opções sem estes dois jogadores. Parece-me lógico.

Isto é que já não me parece tão lógico. Ter mais jogadores no plantel pode ser pior do que não os ter. Por isso é que os treinadores costumam fixar um limite a rondar os 25 jogadores. Jogadores que não jogam com regularidade podem desestabilizar os outros, podem desestabilizar o treinador, podem tapar a ascensão à equipa principal de jovens jogadores com potencial, etc.

O facto relevante, na minha opinião, é que o Nolito não foi praticamente opção para a primeira volta do Benfica e isto mesmo quando o Gaitán estava com problemas sexuais. Com o Gaitán em forma, menos opção iria ser. Não acho, por isso, que o Benfica fique mais fraco com a sua saida, porque não acontecendo nenhuma catástrofe, não iria jogar.

O caso do Bruno César não é muito diferente. Teve alguma utilização, porque Aimar e Carlos Martins estiveram sempre indisponíveis e o Gaitán esteve com os tais problemas sexuais. Com a recuperação dos 3, também veria as suas possibilidades de jogar encurtadas, pelo que a sua saida também se aceita. Havendo Gaitán, Carlos Martins e Aimar disponíveis, em que circuntâncias é que o Bruno César iria dar o seu contributo?

Dizer que o plantel fica mais fraco com a saida de jogadores que se espera que nunca haja necessidade de colocar a jogar, equivale a argumentar que o plantel fica mais fraco se o Mika tivesse sido emprestado a um clube qualquer e deixasse de estar disponível.

POC disse...

André André vendido ao Paços.

Pedro disse...

Zorg, vais ter muitos jogos. Um jogador como Nolito, que é garantia de qualidade, tinha sempre oportunidade de ser utilizado.

POC, André André ou Duarte Duarte?
:)

zorg disse...

>Um jogador como Nolito, que é garantia de qualidade, tinha sempre oportunidade de ser utilizado.

Nolito é garantia de qualidade na tua opinião. Na minha, por exemplo, para extremo esquerdo está atrás de Gaitán, de Ola John e de Urreta. Se eu fosse treinador do Benfica e dando de baraot que não acontece nenhuma catástrofe, o Nolito iria ter ainda menos minutos nesta segunda volta do que os que teve na primeira, onde beneficiou dos problemas sexuais do Gaitán e da não presença do Urreta no plantel.

Anónimo disse...

LOL O César era um cepo de todo o tamanho que andava sempre bebado nas ruas de lisboa, além de que estava gordo de mais para jogar futebol, ainda bem que se foi embora.

Anónimo disse...

O que interessa é ter jogadores disseminados noutras equipas da primeira liga, para poder jogar contra 10 à vontade.
Depois, quando isso não é possível, é preciso controlar a arbitragem para ter a certeza que o adversário já vem com meia equipa fodida desde o seu último jogo.

Para já está a resultar.

Rumo ao título, embala o menino!!

Pedro disse...

Para não falar nos treinadores e directores desportivos de algumas equipas. Mas eles andam à rasca...

John Wakefield disse...

Bryan? Quem é?
Rui Fonte e Diogo Rosado? O que fizeram?
São jogadores para a equipa B.

O médio centro e o trinco ficaram no avião. A culpa não é do treinador, mas sim da direcção... O treinador tem estado minimamente bem!

SLB4EVER disse...

Anónimo, mais importante ainda é ter os jogadores bem vitaminados para todos parecerem uns incríveis, algo que é bem notório mal são vendidos! Até os velhos parecem novos, LOL, quem dera ao Armstrong ter tido acesso ao caldeirão do povix!
E contra o Vitória uma vitória fácil, mas ainda com o 0-0 Varela por expulsar e um penalty por assinalar contra o clube do regime corrupto, engraçado como as leis do jogo mudam sempre qd são estes a jogar, assim como mão dentro da área a sandwiche é apenas penalty qd é contra os outros, e ainda vêm com a ladainha do costume que eles é que são sempre prejudicados e os nós os beneficiados, é mesmo preciso não ter vergonha na cara e ser mentiroso compulsivo para ser adepto dos corruptos!

Bem vendo pela positiva não terem vindo reforços óbvios e dispendiosos parece que fez o JJ cair na real, assim com menos soberba e mais atenção aos que já cá estão pode ser que o grupo acabe por ficar mais coeso e motivado e concentrado nos objectivos e que até JJ não ande sempre de peito feito entregando o ouro ao bandido como já aconeceu.

Carrega Benfica!