blog

sexta-feira, março 20, 2015

Soltas #133

- Segue-se Vila do Conde. Os do norte pedem apoio aos do sul para se unirem contra os "mouros". Curioso. Como sempre resta ao SL Benfica lutar contra tudo e todos e numa espécie de segundo Estádio da Luz, apoiado pela enorme maré vermelha, vencer o sempre complicado Rio Ave.

- Em Arouca foram colocadas bancadas amovíveis presas por fitas de plástico num claro atentado à segurança dos espectadores. Um dia teremos uma tragédia por causa desta ganância cega do ser humano. 

- Gaitan vai estar ausente nesta jornada por ter visto o quinto amarelo. A equipa esteve bem na sua prolongada ausência por lesão e, acredito, não será agora que irá claudicar. Há alternativas no plantel. 

- Jonathan Rodríguez está a arrasar na equipa B e a deixar os benfiquistas com água na boca. Naturalmente, nestas situações, é pedida a chamada à equipa principal. Obviamente que faz sentido mas penso ser mais adequado o jogador acabar esta fase de adaptação na equipa B, fazer a época até ao fim e depois, na nova pré época, entrar nos trabalhos da equipa principal. Deixar de jogar na B para fazer poucos minutos na A não fará grande sentido.

- O tempo passa e Maxi Pereira continua sem renovar. Os jornais falam de interesse de grandes clubes no Zidane da Luz o que ajuda a este sentimento de ansiedade por medo de perdermos o nosso Super Maxi. Para mim era renovar até acabar a carreira de jogador e depois ficar ali, no balneário, a mostrar aos que chegam o que é jogar no Glorioso.

- Ficámos a saber que em Alvalade, entre tiros nos pés (reais) e prisões de adeptos, não perdem pitada do nosso site à procura de um plágio qualquer. Não sabia que campanhas de angariação de sócios tinham direitos de propriedade mas estamos sempre a aprender. Fomos o primeiro a criar a Benfica TV, será a Sporting TV um plágio?

- A norte, a habitual e, temos que admitir, certeira estratégia de desviar atenções dos deméritos próprios e méritos alheios com as arbitragens. Sempre foi assim ao longo destes anos todos. A figura de pateta que Lopetegui faz nas conferências de imprensa tem um objectivo que, entre os adeptos azuis, tem total sucesso: ensombrar o sucesso do SLB com boas às arbitragens. O Benfica continua sem saber lutar contra esta propaganda corrupta. O silêncio, nesta "guerra", nunca é uma boa arma.

- Extraordinário jogo de Messi na segunda mão dos oitavos da Champions, contra o City. O astro argentino a mostrar, mais uma vez, que está muito acima da concorrência. Aquilo que consegue fazer com a bola é absurdamente bom...mas ainda não é Maradona. Não fosse a ainda superior exibição de Joe Hart e o jogo teria sido histórico.

- A convocatória de Fernando Santos é mais do mesmo. Éder? A sério?

- Parabéns à equipa feminina de Hóquei. Parabéns ao campeão Nélson Évora. Parabéns à equipa de Volei. Não sou indefectível das amadoras mas, sempre que está em causa o símbolo do Enorme, fico satisfeito quando vencemos. Não é tão bom como ser vice-campeão mas é o que se arranja.

8 comentários:

Isaías disse...

Caro Pedro,

Gostaria de tecer algumas considerações acerca do seu 7º ponto:

O silêncio por parte do SL Benfica, como um todo, quanto à campanha do "colinho", pode até não ser uma boa arma - aliás, note-se que entre adeptos e associados nunca houve silêncio em relação a esse tema.

No entanto, considero que o silêncio institucional, isto é, por parte de pessoas que representam o clube por desempenharem nele cargos, como Jorge Jesus, por exemplo, é a resposta adequada.
Explico-lhe porque penso assim: Não se pode permitir que seja um outro clube ou um conjunto de outros clubes e interesses a ditar a linha comunicativa e editorial do Sport Lisboa e Benfica.

Responder ou comentar, institucionalmente, a essas acusações será já ter permitido que as mesmas fossem validadas pelo clube. Porque se há-de o SL Benfica defender se não há qualquer crime?
Note que o que é pretendido é que ao projectar o seu modo de pensar e ser, os seus valores desde há 30 e tal anos, o FC Porto limpa-se, na curta memória popular, dos seus próprios pecados. Eles querem envolver o SL Benfica nisso, cabe ao nosso clube responder apenas e somente dentro de campo, mesmo com arbitragens contra.

Imagine este cenário, por exemplo:
O Pedro faz um post a falar de um jogador do Benfica. Contudo, surgem comentários vindos de outro clube que desviam o debate das características desse jogador, que era o objectivo do seu post, para, por exemplo, as arbitragens. Se tal for permitido por si, que representa este seu blog, já permitiu também que deixasse de se debater o que verdadeiramente interessa aos Benfiquistas (os seus jogadores, a sua equipa, etc) e passasse para uma discussão que irá sempre culminar numa troca de insultos que desvirtuariam a imagem do seu blog e desestabilizariam os intervenientes. Compreende a comparação? :-)

Esta é somente a minha opinião, claro está, caro Pedro, que lhe ofereço para reflexão quanto a esse ponto.

Abraço Benfiquista,
Isaías

Pedro disse...

Caro Isaias,

Eu não quero JJ a responder ao Lopetegui. Não pode ser o treinador a dar a cara e a poder sofrer punição pelo que diz. Mas o clube, como instituição, pode e deve responder.

Concordo com o que diz no aspecto de o clube não poder ser gerido por aquilo que outros clubes dizem. E uma resposta AGORA do SLB podia ter essa interpretação. O que reclamo, há anos, é uma politica de comunicação agressiva sobre os temas de arbitragens desde a primeira jornada. Ou seja, agirmos e não reagirmos.

A questão é que se passa o tempo a discutir as expulsões (claramente justas) e não a qualidade do nosso futebol. É nisto que a nossa comunicação tem que ser melhor, não podemos deixar que o tempo de antena seja ocupado desta forma. Não tenha a menor dúvida que para o ano, quando se falar neste campeonato, o tema serão as expulsões. Não pode ser. O SLB não pode deixar acontecer.

Quando alguém vem aqui dizer disparates sobre arbitragens tem que ter resposta (como tem) que os deixa sem argumentos. O silêncio apenas permitia que a mensagem deles passava e isso seria gravíssimo pq, acima de tudo, é uma mensagem falsa.

Não podemos falar apenas de arbitragens, totalmente de acordo, mas temos de falar delas tb.

Isaías disse...

Caro Pedro,

Quem passa afinal o tempo todo a discutir as expulsões e os fora-de-jogo e os penalties, e etc e tal? Não é o Benfica a não ser, como aponta e bem, reactivamente. Ao Benfica deve caber apenas e somente o foco dauqilo que é o seu valor em campo, das suas equipas. Se houver algo escandaloso, concordo que o clube tome uma posição activa e não reactiva, claro, mas fora isso é apenas participar num circo que é uma clara armadilha à imagem do Benfica.

Se do Porto se disser: "Haviam jogadores entre o Lima e a baliza do Arouca! Gatunos!", do Benfica deverá dizer-se: "O Lima é uma grande jogador que se desmarca muito bem dos defesas contrários."

E Ponto!

Repare que eu percebo a sua posição: deve ser o Benfica a ocupar o espaço para que não seja o adversário a fazê-lo. Só que esse é um espaço que não tem qualquer lugar nos valores do SL Benfica. Essa guerrilha não é, nem nunca será, nossa.

Relativamente ao exemplo que lhe dei, que envolvia comentários que desviassem o debate do objecto que o motivava, para o desvirtuar e desestabilizar, não me referia a dar uma resposta de silêncio, referia-me a nem sequer lhes dar tempo de antena.

Convivência sã e debate é algo de extremamente positivo e um dos pilares do Sport Lisboa e Benfica. Contudo ninguém deixa qualquer um entrar em sua casa e pôr-se à vontade. Se se permite a sua entrada, exige-se o respeito devido em troca, mesmo no debate de ideias.

Nem o Pedro nem ninguém permite com certeza que qualquer um entre em sua casa, especialmente aqueles que identifica apenas pretender destruir e não vêm por bem.

Ao amigo mão aberta, ao bandido mão fechada.

Saudações,
Isaías

Pedro disse...

Compreendo isso dos comentários. Sempre fui apologista da liberdade de expressão e durante largos anos os comentários estavam totalmente "abertos" a todos. Mas, infelizmente, há quem não saiba viver em sociedade e resolveu "atacar" as caixas de comentários. Com a moderação isso acabou mas coloca nos meus ombros o ónus de censura que detesto. Desse modo só não publico comentários ofensivos para o Benfica e leitores do blog. Recentemente passei igualmente a não publicar mentiras descaradas. A idade já pesa e falta a paciência para tanta estupidez.
:)

Anónimo disse...

A estratégia do silêncio é a mais correcta. A resposta deve ser dada em campo, a ganhar jogos. É deixar o FCP a falar sozinho, a martelar o seu mantra e tentar fazer lavagem cerebral. A respostas do Benfica abrem o flanco e dão mt mau resultado. Veja-se o caso de 2013, com declarações absurdas e comunicados patetas.
a.p.

Isaías disse...

Caro Pedro,

É isso mesmo, estamos de acordo nesse ponto fundamental.

Não se trata de não permitir liberdade de expressão, trata-se de garantir a liberdade de expressar o nosso ponto de vista sem que essa garantia fundamental (a de expressão) seja usada como arma para nos desviar do essencial e envolver-nos em escaramuças que só nos prejudicam.

Para além de que, como disse e bem, já falta paciência para "os" aturar.

Já coloquei isto num dos posts no meu blog, ainda recente, mas permita-me que relembre aqui como pensa os guerrilheiros anti-Benfica, para que possamos responder adequadamente, sem cair nas armadilhas que eles pretendem montar. Ora note bem:

“O ódio como factor de luta: o ódio intransigente ao inimigo, que impulsiona mais além das limitações naturais do ser humano e o converte numa efectiva, violenta, selectiva e fria máquina de matar. Os nossos soldados têm que ser assim; um povo sem ódio não pode triunfar sobre um inimigo brutal.
Há que levar a guerra até onde o inimigo a leve: à sua casa, aos seus lugares de diversão; fazê-la total. Há que impedir-lhe de ter um minuto de tranquilidade, um minuto de sossego fora dos seus quartéis, e ainda dentro dos mesmos: atacá-lo onde quer que se encontrar; fazê-lo sentir uma fera acossada por cada lugar que transitar.”

(CHE GUEVARA, 1967)

É isto que eles pensam em relação ao Benfica e é para este campo de batalha abrangente que nos querem arrastar. Só vai nisso quem quer!

Abraço,
Isaías

Anónimo disse...

1º - quanto ao silencio institucional, eu compreendo o que dizes mas tenho 2 ressalvas.
a) em tempos o benfica falava dos arbitros TODAS as semanas. e isso nao deu resultados nem ao nivel de os arbitros nos respeitarem mais, e ainda se identificou que os jogadores entravam muito menos confiantes. agora tenta-se falar o minimo possivel de arbitragens para os jogadores nao entrarem com a sensacao que a qualquer momento vai acontecer algo estranho com o apito...

b) o porto conta com algo que o benfica nao pode contar: uma plantacao de dimensoes gigantescas de comentadeiros pseudo-neutros a fazer ruido... alem de que os painaleiros azuis nao tem o minimo pudor em dizer mentiras em nome da sua jihad.

2 - quanto à historia do sporting falar em plagios, meu caro... NÃO SABIAS QUE O SPORTING INVENTOU A INTERNET, O WEB DESIGN E AS PLATAFORMAS ONLINE? E CREIO MESMO QUE A RODA... :D

poison disse...

O que o Isaías escreveu é exatamente o que penso, e acho também que a instituição Benfica deve continuar com o silêncio -"Se do Porto se disser: "Haviam jogadores entre o Lima e a baliza do Arouca! Gatunos!", do Benfica deverá dizer-se: "O Lima é uma grande jogador que se desmarca muito bem dos defesas contrários.": Resume perfeitamente o que deve ser feito.