blog

terça-feira, setembro 20, 2005

Tudo na mesma?

Depois da derrota do Sporting na Madeira, assisti com interesse aos debates entre os adeptos nalguns blogs "verdes" (principalmente o 4-4-2 e o Sector B32, cuja leitura regular recomendo).

Confesso que fiquei espantado com a recorrência de um argumento, que para mim não faz qualquer sentido e que é o de alegadamente o sporting deste ano ser semelhante ao do ano anterior, o que obrigaria a uma melhoria do rendimento da equipa.

Ora, isto não podia ser mais falso!

Como já referi num post anterior, o Sporting deste ano é muito diferente do que foi à final da taça UEFA e lutou com o Benfica pelo compeoanato até ao fim.

No ano passado havia uma equipa com algumas deficiências defensivas e algum desiquilibrio no plantel, mas que compensava estes pontos menos bons, com um meio campo de enorme qualidade, recheado de jogadores tecnicamente muito bons, cheios de classe e creatividade. Era este meio campo - de longe o melhor em Portugal em termos de construção de jogo - que permitia fazer a circulação de bola que acabou por se tornar na imagem de marca da equipa e que conseguiu disfarçar os pontos menos bons do plante, já referidos.

Ora, este meio campo foi desbaratado! Não quero discutir se era inevitável ou não, nem se foi uma boa medida de gestão ou um erro. O que me interessa para esta análise, é que Pedro Barbosa, Hugo Viana e Rochemback sairam, para dar entrada a João Alves e Luís Loureiro que, vão me desculpar os sportinguistas mais empedernidos, não são substitutos à altura, nem de perto nem de longe!

A enorme qualidade do ano passado, foi subsituída por uma banalidade sem chama, nem classe (salva-se o Moutinho, agora "número 10" à pressão), a milhas do que existia no ano passado.

No entanto - e para agravar o problema - a maior parte dos pontos menos bons do plantel mantém-se: a defesa não me parece que tenha ganho mais consistência com a troca de Rui Jorgre e Enakarhire, por Edson e Tonel ; Wender veio trazer algum equilibrio, mas Peseiro parece apostado em nunca jogar com 2 extremos bem abertos nas alas e o Deivid, embora melhor que o Niculae, veio desempenhar um papel que não consigo compreender qual é e desconfio que o jogador também não. Do Silva, é melhor nem falar, porque não consigo fazê-lo sem me rir e isto é suposto ser uma análise séria...

Ou seja, na globalidade, este Sporting equilibrou-se, mas por baixo. Perdeu o seu maior trunfo do ano passado, o tal meio campo demolidor, e mantém, ou agravou, a maior parte dos problemas que já tinha, principalmente a nível defensivo.

Como já escrevi num comentário, num dos fórums "verdes" referidos, não me parece que este conjunto de jogadores tenha estaleca para repetir o brilharete europeu. A nível interno, tudo vai depender do nível a que estiver o nosso Glorioso, do nível dos tripeiros (ajudas arbitrais incluídas) e da capacidade do Braga para dar o tal passo que distingue um campeão de uma equipa "uefeira".

Mas, para ser sincero (e isto não escrevi no tal comentário, para não ofender susceptibilidades), parece-me que o Sporting é o menos bem apetrechado dos 3 grandes, para lutar pelos títulos a que se propõe nesta época.

1 comentário:

Anónimo disse...

Zorg, esse é um dos pontos que defendo. Este meio campo NÃO É O MESMO do ano passado em termos de qualidade. Mas há quem persista em não ver a realidade.

Bem, mas ainda estamos 5 pontos à frente do Benfica, a ver se continua assim até ao fim. ;)

P.S. Pelo menos no Sector, podes escrever o que quiseres nas caixas de comentários. Só fica "ferido nas susceptibilidades" quem julga que é o dono da razão. E com esses não vale a pena discutir.