blog

quinta-feira, outubro 01, 2009

AEK Atenas - SL Benfica: 1-0

Erros do passado provocaram uma derrota perfeitamente escusada.

O Benfica de Jesus cometeu erros do passado que pensava estarem erradicados esta época. Voltamos a permitir, em competições europeias, que uma equipa claramente mais fraca que nós fosse ganhando confiança e subindo no terreno de jogo até chegar à nossa área e marcar um golo. Não tivemos uma entrada tão forte e pressionante como costume mas foi o suficiente para mostrar, nos primeiros 15 minutos, que eramos muito superiores à equipa grega. Mas ao não materializarmos essa superioridade pusemo-nos a jeito para o que aconteceu. Na segunda parte entramos mais fortes mas muito longe daquilo que o Benfica nos habituou esta época. Apesar disso tivemos claras e suficientes situações de golo para, no mínimo, empatar o jogo. Ou por mérito do guarda redes adversário ou por demérito nosso a verdade é que não conseguimos marcar e com isso perdemos uma oportunidade de ouro de triunfar na Grécia e dar um salto de gigante rumo à qualificação. Não gosto de dizer isto mas estas oportunidades perdidas normalmente custam muito caro.

Não estivemos bem colectivamente mas penso que foram pormenores que provocaram que o nosso jogo fosse perdendo intensidade e objectividade. A equipa respirava confiança e isso era notório nos toques de bola que tentam sempre fazer. Por vezes esses toques não saiem e a melhor opção seria algo mais práctico. Perdemos muitos lances assim. Muitos passes falhados estiveram na origem de muitos ataques do adversário que aliado à menor frescura física do nosso meio campo impediu que fizessemos aquela pressão constante que tão bons resultados tem dado esta época. Detesto perder estes jogos europeus, detesto sair derrotado tendo a certeza que somos muito superiores ao adversário, detesto perder estas oportunidades de elevar o nome do Glorioso nas competições europeias...

Maxi Pereira, César Peixoto, Di Maria, Javi Garcia, Pablo Aimar, Saviola...todos eles hoje estiveram muito abaixo do que podem e sabem fazer. Ramires tentou e os centrais estiveram bem em quase todo o jogo, bastou uma falha para sofrermos um golo. Na Europa costuma ser assim. Não gostei de Júlio César desta vez e fiquei preocupado com dois cruzamentos para a área em que ele não fez o que devia ter feito. Cardozo muito lutador mas raramente na cara do golo, de livre ía marcando não fosse o guarda redes ter feito nova excelente defesa. As substituições pouco acrescentaram, Weldon mal se viu e Nuno Gomes esteve pouco tempo em campo. Coentrão entrou com a garra do costume mas falhou um golo fácil.

Esmagar estes gregos na Luz será o mínimo que este Benfica pode fazer para compensar esta ingrata derrota. Se era este o teste que queriam para aferir da real capacidade do Glorioso então terão que esperar por outro teste pois neste foi o Benfica que errou e não o adversário que provocou os erros. Para o futuro na competição as vitórias caseiras assumem maior importância após este desaproveitamento do Benfica em conseguir pontos em Atenas. Derrotar o Everton na próxima jornada é, simplesmente, obrigatório.

Agora vem o Paços e, admito, estou preocupado com a capacidade física da equipa. Não podemos ceder nesta fase e os nossos adversários vão tentar aproveitar este deslize europeu ao máximo. Vão se ouvir as bocas do costume, as críticas aos jogadores e ao treinador, etc. Não esmorecer, recuperar energias, unir esforços e lutar pelo Glorioso Manto Sagrado em Paços de Ferreira.

É um martírio ouvir os comentadores da SIC. Aquele Nuno Luz é do piorzinho que pode haver e quando é acompanhado pelo Rui Santos a coisa assume proporções de cortar os pulsos.

38 comentários:

André disse...

Pedro, desculpa mas acho que foste demasiado brando com a análise. Não quero com isto dizer que agora já somos maus, mas tanto em Guimarães como em Leiria não houve muita qualidade mas houve garra e atitude, e isso foi suficiente para ganhar os jogos. Hoje fomos apáticos, os avançados não pressionaram, os alas não defenderam, demos demasiados espaços e por fim, o terreno estava horrível. Fiquei com a sensação que contra uma equipa mais forte teríamos sofrido mais. A passagem à fase seguinte está perfeitamente ao alcance, 10 ou 12 pts. devem garantir a qualificação.

Temos que ganhar, e bem, em Paços, pois esta derrota dá alento aos rivais, e ficam com a sensação que não somos tão temíveis.

o Esquemático disse...

ponto 1 - jogamos medianamente mas o adversário grego ainda jogou pior

ponto 2 - mereciamos ter empatado na segunda parte.

ponto 3 - nao há um penaltie aos 87 minutos por falta sobre o Cardozo? o agarranço é bem visivel

ponto 4 - ganhar todos os jogos em casa tanto no campeonato como na UEFA e ir ganhar á Bielorrussia.

Helder disse...

Mas que jogo foi este do Benfica???? Meteu-me cá uns nervos que até perdi o apetite para jantar. Que ódio!!! Parece que o Benfica desaprendeu de jogar! Pareceu-me que os jogadores se arrastavam no campo! É assim que querem relançar o Benfica europeu??? Vão longe!!

Agora o que mais preocupa é o jogo de segunda-feira. Tenho a sensação de que o Benfica não vai ganhar esse jogo e vai ser a confusão total!! Tenho muito receio do jogo de Paços. Espero estar enganado obviamente.

presidente da junta disse...

Por acaso para o jogo de Paços até acho que vamos vencer.

Mesmo sem jogar grande coisa tivemos 4 Claríssimas ocasiões de golo(saviola, cardozo, coentrao, di maria). É a velha questão do quem não marca, sofre.

O AEK, em condições normais, vais perder na Luz por 2 ou 3 bolas.

GR1904 disse...

Gosto bastante do Jesus, mas não gostei de o ouvir falar depois do jogo que um dos principais motivos da derrota foi o relvado. Tudo menos desculpas destas. A verdade é que nos faltou tudo o que tem sobrado no campeonato. Já contra o Poltava se viu disto, desta atitude passiva como se estivessem convencidos que só o facto de estarem em campo iria resultar, mais cedo ou mais tarde, num golo. As coisas não são assim.

Helder disse...

Caro presidente da junta

Espero que tenhas razão em relação ao jogo de segunda mas............duvido.

Estarei cá para dar o braço a torcer se estiver errado.

José Vieira disse...

Mais uma vez recordo que a direcção/equipa técnica definiram como prioridade a conquista da liga portuguesa.
Repito igualmente que um Benfica europeu só será uma realidade quando começarmos por dominar as competições internas.
A equipa jogou mal mas ainda assim foi superior ao adversário.
Este é o verdadeiro perigo da euforia desmedida, ao primeiro deslize começam logo a desenhar-se cenários apocalípticos.
Por acreditar na equipa só equaciono uma vitória contra o Paços.

Saloio disse...

Hoje não vou malhar no Cardozo. Nota 8 (de zero a dez) para a execução daquele livre. Para além disso foi igual a si próprio sendo que desta vez não houve o penálti salvador.

O marido da Diana Chaves rubricou uma exibição deplorável. O que eu dava para termos um G. Redes que defenda, um D. Esquerdo competente e um “Ponta de lança” de verdade.

joao açores disse...

A verdade é que mesmo jogando mal podíamos ter ganho o jogo. Não desanimar. Um jogo não são jogos e acredito que já na 2ª feira vamos a Paços ganhar.
Já agora Pedro. Faz como eu faço. Vê o jogo sem som. É um descanso e terminas o jogo muito mais calmo e sem vontade de dar uns pontapés a uns "comentadeiros".

Saloio disse...

Ninguém comenta isto:

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/ComunicadoVendaAtletasBenficaStarsFund.pdf

Calvin disse...

Pareceu-me que o Benfica entrou em campo com a cabeça do organizador de jogo na Argentina, com a cabeça do treinador em Paços de Ferreira e com as cabeças dos restantes jogadores nas nuvens de euforia que as recentes goleadas criaram. Acharam todos que era um jogo tranquilo (e até podia ter sido se a bola na trave aos 13 mts desse golo). Com isto tudo fizemos uma 1ªparte à Quique e qd quisemos dar a volta tivemos um guarda-redes com mau feitio pela frente.
Que de tudo isto a equipa possa tirar uma lição de humildade e arregace as mangas na próxima 2f, onde muito vai estar em jogo e os corruptos sabem bem disso, e como tal só podemos esperar um Paços "moralizado" e uma arbitragem habilidosa. Será o primeiro grande teste da temporada à nossa capacidade de superar obstáculos e sermos uma equipa de campeões. Foi hoje que decidi ir ver este jogo e espero uma vitória. Força Glorioso SLB

Pedro Villa disse...

Miséria! E o pior é que sempre deu a sensação que o SLB normal desta época seria mais que suficiente pra bater este AEK...

O pior jogo da época a seguir ao de POLTAVA, embora nesse tivessem sido poupados alguns jogadores...

Começa a pairar o espectro que o SLB fora de casa, na UEFA, não é a mesma equipa que temos visto noutros jogos...

REDAVENGER disse...

Pois, não houve penalty salvador, acho que nas goleadas que temos dado temos tendo sorte em varios aspectos dos jogos, que nos leva a golear, um penalty aqui, uma expulsão ali, temos apanhado adversarios acessiveis... as vitorias têm sido merecidas, mas aqueles numeros são exagerados.
Tambem acho que o JJ esta a ficar muito arrogante, a dizer que tem a certeza que goleia, despreza os adversarios, acho que pode ser prejudicial para nós, se perdermos a humildade.
Acho que hoje mostra-mos que ainda não temos estofo para provas europeias, mas acho que o campeonato é nosso, mas por favor não se deixem apanhar em euforias, o porto é sempre uma equipa forte.

mlopes disse...

Mas estavam à espera de ganhar os jogos todos? A liga Europa não me preocupa nem um pouco. O grande objectivo é sermos campeões. Preocupa-me que o JJ não tenha poupado Ramires e Javi para a Mata Real. Ruben e Fabio deviam ter jogado de inicio assim como weldon para ganhar ritmo.

Anónimo disse...

saloio, se achas que o cardozo não é um ponta de lança de grande qualidade, então estamos mal. o Benfica já há mtos anos que nao tinha um jogador que marcasse á volta de 20 golos por época.
eu tb queria o aguero, o drogba, o gilardino, o antigo eusébio, o antigo Maradona, o antigo Pelé, o antigo Klinsman...

Pedro disse...

RED tu és um prato...
LOL

REDAVENGER disse...

Porque caro Pedro?

Helder disse...

Que grande resposta deu o Rui Costa ao pintinho!!! Lindo!!

Carrega Rui Costa!!

Unknown disse...

Fernando Santos no seu primeiro ano pagou bem caro a factura por não ter rodado a equipa. A equipa jogava um excelente futebol, mas chegou a Fevereiro/Março e deu o estoiro e com isso nada ganhou.
Mas a diferença é que não tinha banco nenhum.

Hoje no presente, JJ tem um excelente banco, e desde o jogo do Bate que ando a dizer que se ele continuar a não rodar a equipa, a apostar sempre no mesmo onze em todos os jogos em todas as competições, depois de Janeiro, vai pagar bem caro a factura..

Pedro disse...

Pq a forma q tens de demonstrar o teu "benfiquismo" é muito peculiar...

"não houve penalty salvador" - uma tirada de um grande benfiquista. Sem dúvida...

REDAVENGER disse...

Eu apenas constatei um facto, e o meu benfiquismo não me cega.

Pedro disse...

Vou-me arrepender de perguntar mas onde é q o SLB foi beneficiado?
Qual dos penaltys e quais as expulsões foram mal ajuizadas?

Chama Imensa disse...

Exibição menos má que em Guimarães e (podem-me gozar à vontade) podiamos ter goleado com as oportunidades da 2a parte!

Não estou nada chateado nem preocupado. Saviola mete uma bola no ângulo que o redes defende com muita categoria, Coentrão mete a bola por baixo e com o pé outra defesona e Di Maria manda ao poste com 0-0.
Com isto não se marca um penalty que dava para empatar.
O AEK não rematou sequer na 2a parte!!!

Não fizemos jogo vistoso, não trocamos bem a bola, não fomos o Benficão que temos sido...mas acreditem que não vai voltar a faltar a sorte desta maneira.

AEK nunca foi superior ao Benfica...hoje estivemos cansados na pressão mas fomos melhores. Falta de sorte. Mais nada.

Não gosto de ouvir tantas críticas num jogo em que os pormenores pequeninos fizeram a diferença e foram sempre favoráveis aos gregos. Paciência.

2a feira tenho a certeza que os melhores adeptos do Mundo vão empurrar a equipa e vão dar grande animo aqueles que nos representam dentro de campo.

Somos todos Benfica e esta equipa não fez ainda por merecer estas críticas camaradas.

João Bizarro disse...

Detesto estas atitudes de displicência e de entrar em campo a pensar que as camisolas ganham jogos. E nisto meto também o treinador. Já é o 2º jogo na UEFA em que fazemos isto!
Uma derrota ridícula contra uma equipa rasca, 3 pontos que foram ao ar e que vamos ver se não irão fazer falta!

Hugo disse...

Independentemente do resultado, o Benfica jogou mais que os Gregos, logo não merecia este resultado. Isto é futebol, não podemos ganhar sempre, tal como é dificil manter as mesmas prestações em todos os jogos.
É muito melhor que isto aconteça com os Gregos do que com Portugueses. Pois na segunda-feira, sei que estão "picados" pelo JJ e farão tudo para ganhar.
Não se esqueçam, isto é futebol.

REDAVENGER disse...

Pedro, eu nem cheguei a discutir se os penaltys são justos, só digo que eles têm aparecido na altura certa.

Saloio disse...

À atenção dos gestores do Mágico:


http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/ComunicadoVendaAtletasBenficaStarsFund.pdf

Pedro disse...

RED a forma como referiste os penaltys disse tudo.

Saloio és livre de dizeres o q pensas sobre o assunto. Estás à vontade.

vose jeiga disse...

Obviamente custa perder. Ainda mais contra uma equipa claramente inferor ao BENFICA.

Nós, mesmo sem jogar nada de especial, tivemos oportunidades de marcar:

di maria: tiro ao poste.

saviola: remate cruzado ao ângulo com grande parada d gk argentino.

coentrão: praticamente isolado- mais uma grande defesa do gk

cardozo bomba de livre e outra vez o gk.

Concordo absolutamente que, se a prioridade é a Liga, Jesus já devia ter começado a rodar jogadores. Principalmente Javi e Ramires.

Estou confiante para paços de ferreira. Desde que João ferreira não invente temos tudo para trazer os 3 pontos.

Hugo disse...

"Pedro, eu nem cheguei a discutir se os penaltys são justos, só digo que eles têm aparecido na altura certa."

Sim é verdade... com o Leixões havia 1-0 e o Leixõs massacrava o Benfica... à porrada.
Depois com o 2-0 de penalti, o Leixões mudou a tactica e começou a dar mais porrada.

Tivemos muita sorte...

John Billy #37 disse...

Uma derrota inaceitável frente a uma equipa de merda e num ambiente "pouco grego".
São este tipo de jogos que custam eliminatórias. Agora por culpa desta derrota teremos um jogo de vida ou morte contra o Everton.
Pior do que a derrota é o alento que demos aos nossos rivais. Espero sinceramente que já em Paços de Ferreira voltemos a por as coisas no seu devido lugar.

PS: E deixem lá de falar em "azar". Não vi ninguém queixar-se do azar quando ganhamos com muita sorte em Guimarães.

Unknown disse...

Falta de estofo Europeu.

Falta de rotação de jogadores.
Javi e Ramires estavam exaustos, se JJ não os poupar de vez em quando, em Março vai pagar bem caro a factura.

sloml disse...

Não me parece que a culpa da derrota de ontem possa ser individualizada, e a ser, a culpa foi do treinador, que fechou os olhos a uma série de coisas e acabou por não conseguir pôr a equipa a jogar como ele tanto gosta. O Aimar andou em campo atarantado desde a meia hora de jogo, era sair o mais rápido possível. E outros tantos andaram quase que perdidos no campo (que fez Di Maria?). Quanto a questões técnicas, penso que é urgente realizar um trabalho intensivo de finalização com Coentrão, que se farta de falhar boas oportunidades de golo, realizar trabalho intensivo com TODOS os guarda-redes de como sair às bolas nos cruzamentos; e manter a atitude dos saltinhos nos cantos. Ontem isso não aconteceu e o Luisão (que fez uma exibição imperial no resto do jogo) ficou a ver o sueco saltar. Assim não pode ser.

André Leal disse...

Pedro:

Eu nem gosto de ser advogado de defesa de ninguém nem o Red precisa disso, mas parece-me que a expressão "penalty salvador" foi dita pelo red em referência à mesma expressão já usada pelo Saloio num comentário anterior.

Agora, Red, mesmo no sentido que atribuis à questão só mesmo com o Leiria é que tivemos esse tal penalty (só estou a contabilizar os concretizados porque senão não seriam salvadores).

Neste jogo realmente deveria ter havido um "penalty salvador" aos 87 minutos, mas outro ainda aos 60 minutos, num lance que sabiamente não foi repetido pela realização grega em que um centro para o Cardozo foi, a meu ver, interceptado pelo braço do defesa que marcou o golo. Eu repeti a cena umas 5 vezes e aparentemente o defesa intercepta par ao guarda redes com o braço uma bola que ia direitinha para a cabeça do Cardozo. É triste que os árbitros de baliza não sirvam minimamente para esclarecer estes lances.

Quanto ao jogo, que é o que importa, pareceu-me que o perdemos por uma combinação improvável de factores como sejam: a falta de qualidade no passe (realmente aqui a culpa será em grande parte pelo estado do relvado), a pouca pressão exercida, o mau jogo dos laterais que deixaram os contra-ataques sucederem-se, o excelente jogo do Guarda redes adversário, o facto de o adversário conseguir aproveitar o único erro defensivo cometido, e o já referido mau trabalho do árbitro. Uma palavra para o Luisão que falhou nitidamente no lance do golo mas que de resto foi imperial.

Acho, por fim, que o JJ deveria arranjar um plano B para este tipo de jogos em casa de rivais notoriamente inferiores e com campos em mau estado ou com dimensões mais reduzidas. Além de surpreender tacticamente o adversário também beneficiaríamos dum estilo de jogo mais adequado a este tipo de adversários.

Luís A. disse...

Ha para aqui muito masoquista. Então bastou a não-vitoria de ontem para começar a berraria? Foda-se! Há que defender e apoiar esta equipa. Não é ao primeiro precalço e começar a apontar o dedo ao treinador. Assim so dão razão aos corruptos & submissos. Somos um clube esquizófrenico? Não! Somos O SPORT LISBOA E BENFICA, com finalmente um plantel e um treinador à altura da nossa historia. E se ontem jogámos menos bem, a verdade é que mereciamos trazer pelo menos um ponto.

Deixem-se de histerismos. Os campeões são aqueles que se levantam depois de uma queda! Eu la estarei em Paços a puxar!

Anónimo disse...

Se em vez de jogarem aquelas camisolas, aqueles Mantos Sagrados, tivessem jogado as camisolas azuis e brancas, tipo barracas de Praia, o que os comentadeiros diriam é que houve um massacre e que a equipa adversária tinha sido encostada às tábuas, etc, etc (vide jogo Chelsea vs Corruptos), mas do Glorioso tudo lhe é pedido e exigido e sobretudo não há nas nossas tv´s nenhum comentador decente.


O guarda redes adversário, foi o melhor jogador em campo, fez defesas impossíveis e o nossa G. Redes foi quase um espectador (sobretudo na 2ª parte), mas até alguns benfiquistas vão atrás daquilo que vão ouvindo nessas tv´s avençadas.

Pedro G.
Não devemos estar satisfeitos? Claro que não. perdemos e não jogámos nem metade daquilo que já demonstrámos esta época, é preciso exigir sempre mais, mas tb ter a consciência que vão haver pedras no nosso caminho...


O que eu exijo é que após estas quedas, haja forças para o gigante se voltar a levantar e demonstrar ainda mais cabalmente a sua Grandiosidade e a sua supremacia.


O nosso destino é Vencer!


Juntos seremos imparáveis!...


Força a todos e continuamos ao vosso lado - Glorioso SLB.

RDS disse...

Posso assegurar que pensei que estava a ver o Sporting a jogar. Uma equipa a passo, sem vontade, cada um a jogar a ‘sua’ bola, e sem ponta de entusiasmo. O adversário era fraquinho (ao nível do nosso!) e acabaram, ao contrário de nós, por fazer 3 ou 4 remates, um no poste, e 2 ou 3 boas defesas, que o comentador fez questão de sublinhar até à exaustão, enquanto ia gritando que aquele não era o futebol que JJEsus queria! E ao benfica aconteceu o que costuma acontecer-nos – perdeu, e muito bem!

Curiosa a forma como se referem aos jornalistas - pelo menos o Rui Santos tem uma obsessão pelo JJesus - só faltou mandar escrever em rodapé que a exibição nada tinha a ver com os principios de jogo que o treinador defende!!!

Numa perspectiva de Yin-Yang, o RSantos arranjou a antitese do Paulo Bento - Jorge Jazus! Pena que os 2 penteados não difiram muito, mas no resto, as diferenças são evidentes.

P.S. - O benfica deve começar a preocupar-se com o jogo frente ao Sporting, que será de nível de dificuldade elevado. O Sporting teima em não jogar nada, e surpreende todos os jogos jogando cada vez pior quando tal já não parece possível, mas com o terreno como está em Alvaldade, e com o benfica a perder jogos por causa de maus terrenos, estou desconfiado que dificilmente irão golear... :(

Saudações leoninas, e melhor sorte (ou melhor terreno) para o jogo com o Everton!

http://sportingseculoxxi.blogspot.com
.

baron davis disse...

Pelo que vejo e leio, o síndrome "8ou 80" que a imprensa dragarta impinge ainda continua a ter seguidores.

Não há NENHUMA EQUIPA no mundo que vença e que jogue bem TODOS os Jogos!!!

Alguns parecem areditar que o Benfica não pode sofrer golos e muito menos perder jogos...incrível.

Mesmo sem jogar por aí além, podiamos ter empatado facilmente ou mesmo ganho.

As capas do "rascord" são sintomáticas...após goleadas sai um "balão continua a subir". Do que é que acham que estes artistas estão à espera?

Outra teoria engraçada é que o Benfica só goleia após penaltys e expulsões...LOL e essas situações aconteceram porquê?

Para os pessimistas do costume: o Benfica tem obrigação de vencer na mata real. pode perder/empatar? claro. Mas se correr pelo menos igual aos pacences irá vencer.

é um jogo entre internacionais brasileiros, uruguaios, paraguaios, argentinos, portugueses contra os castores(com todo o respeito)

Com luta, humildade e a nossa qualidade iremos vencer 2º feira!

Carrega Benfica!