blog

quinta-feira, outubro 22, 2009

SL Benfica - Everton: 5-0

Mais uma vítima do rolo compressor da Luz...

Bastaram 15 minutos à Benfica, no início da segunda parte, para destruir toda e qualquer esperança que os cerca de 5000 adeptos do Everton tinham em levar um bom resultado da Luz. Um massacre onde tudo correu bem deitou por terra a equipa inglesa e, para alegria dos 40 mil benfiquistas presentes, permitiu momentos deliciosos de futebol onde ficou bem patente toda a categoria técnica dos nossos jogadores. Uma goleada das antigas a uma equipa que é tudo menos tosca e luta pelos lugares cimeiros naquela que é apelidada da liga mais competitiva do mundo. São uma boa equipa mas não têm futebol para este super Benfica.

E o mais curioso desta goleada é que não tivemos o melhor Benfica da época. Não tivemos aquele Benfica muito pressionante que cai muito rápido em cima do adversário, que rouba a bola quase de imediato e que parte a toda a velocidade para a área adversária. Nada disso. Tivemos um Benfica muito contido, com claras indicações do treinador para manter uma toada pausada, sem grandes correrias e pressões. Claramente que a ordem era de contenção de esforços. Segurar a vantagem, manter a troca de bola a meio campo, sem grandes riscos sem grandes correrias. Foi este o Benfica da primeira parte e mesmo assim foi suficiente para marcar, controlar e dominar toda a primeira parte. Na segunda concerteza que a toada seria a mesma mas tudo correu bem naqueles primeiros 15 minutos e a partir daí o Everton acabou e os jogadores ingleses desesperavam pelo apito final.

Uma exibição colectiva muito positiva em que o Benfica, mesmo a uma velocidade mais reduzida que o habiual, dominou por completo o adversário e sempre que imprimia velocidade conseguia chegar à área adversária. O desejo era vencer e não desgastar fisicamente os jogadores e Jesus conseguiu uma goleada europeia que há muito não se via na Luz. Será injusto individualizar porque acaba-se por esquecer alguem mas não posso deixar passar a exibição de Aimar, tema de um post recente, que esteve em todo o campo, sempre por perto da bola e sempre disponível para ajudar Javi Garcia. Impressionante o espírito de entre-ajuda que o astro argentino teve ao fechar o lado direito quando Ramires ficou tocado. Di Maria com pormenores geniais e uma primeira parte notável de David Luiz. Cardozo mais dois golos e Saviola a encher o campo. Quando as tabelas entre Aimar e Saviola entram sai sempre uma jogada maravilhosa. Os argentinos não fazem por menos...Fantástico. Luisão, Ruben, Javi, Ramires, Julio César, Martins, Coentrão, Weldon. Todos excelentes. Peixoto é claramente o elo menos forte mas penso que dá mais nas vistas não por ser mau, os outros é que são muito bons. Siga!!!

Somos líderes do grupo. Em Liverpool vamos enfrentar uma equipa ferida no orgulho mas talvez um contra-ataque mortífero volte a matar as esperanças dos blues. Agora é campeonato nacional e, espero, mais uma enchente na Luz.

Sou Benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!!!

32 comentários:

Anónimo disse...

Sport Lisboa e Benficaaaaaaa CAMPEÃOOOO!!!!

Venha o Nacional pra levar tb 5 no bucho e calar o amigo do pintinho.

vose jeiga disse...

Que saudades destes vendavais europeus...

5-0 a uma equipa que, nos últimos anos, tem acabado no top-6 da premier league.


Di maria partiu tudo, cardozo facturou e saviola vai dar tudo por tudo para estar com a Argentina no Mundial.

Segunda feira é para vencer o nacional...sem espinhas!!!

Carrega BENFICA

bailarino disse...

Mais um belo jogo, sem ser dos melhores da época. Mas do outro lado não estava uma equipa qualquer. Este Everton sabe jogar à bola. Mas não deu para parar aquele arranque de 2ª parte do Benfica.
DEstaco acima de todos 3 jogadores: Javi Garcia (que poço de força), Di Maria pelas assistências e pela velocidade e Saviola (classe pura).
Mas todos estiveram bastante bem.
Como comentava com um amigo meu depois do jogo: este não é o meu Benfica (infelizmente). O Benfica que eu me habituei a ver, nesta altura estava-se a queixar do árbitro, das lesões, da bola ao poste, do relvado, etc, etc. Não me lembro de ver um Benfica assim desde sei lá quando. Só comecei a seguir o futebol no inicio dos anos 90 e tirando o Benfica campeão em 93/94 (grandes jogos nacionais e europeus) não me lembro de nada assim. não são só as goledas, é o que a equipa joga, e vê-se que não joga em esforço, as coisas saem naturalmente. E olhamos para o banco e não faltam soluções.
Enfim, isto está tudo muito bom e com 2 vitórias nos próximos 2 jogos passa do muito bom para o excelente.

Abraços

Anónimo disse...

os primeiros 7 minutos da segunda parte eu fiquei completamente de boca aberta, não queria acreditar no que estar a ver. só de me lembrar do benfica do quique flores, aqueles 7 minutos da 2ª parte superaram os 30 jogos da liga do benfica de flores

3 Gloriosas Estrelas disse...

Muita classe tem este Benfica, muita classe.

Saudações Gloriosas

Anónimo disse...

Frase do dia:

O plantel do Benfica é imensamente valioso. Mesmo sem Luís Filipe continuamos a ganhar e a golear.

Alexandre disse...

Eu quando olho para este benfica penso assim:
"será que os meus amigos benfiquistas têm agora noção da equipa patética e ridicula que têm tido nos ultimos 20 anos e que achavam ser a melhor do mundo?"
ou ainda:
"será que chegaram à conclusão que é a comprar bons jogadores e jogar bom futebol que conseguem alguma coisa em vez de perderem anos a tentar destruir fora de campo as outras equipas?"

Eh pa, a sério, eu no vosso lugar acho que me sentia a acordar de um coma de 20 ou 30 anos.

Unknown disse...

Calma..

O Everton tinha 11 jogadores indisponíveis, e desses 11, 5 ou 6 são titulares.

Anónimo disse...

o cesar até se está a safar bem.. precisa se calhar de ir á selecção

M disse...

ja me doem os rins de tanto saltar com os golos na Luz...um dia destes a cadeira parte-se...

nunca mais é segunda...

Pedro disse...

O Benfica tb se apresentou desfalcado da maioria dos titulares que defrontaram o Monsanto que, pelas últimas análises, deve ser mais forte q este Everton.
:)

João Bizarro disse...

Como me dizia um amigo ontem: "Andamos à espera disto desde os tempos do Nené..."

Só quero dizer que se ganharmos o próximo jogo por 1-0 já me dou por satisfeito.

Pedro disse...

Muito bom :"After Luisão nodded Aimar’s corner over Gosling, stationed on the right-hand post, to make it three goals in five minutes and four in total, Benfica at least had the decency to turn off the turbo.

Europe’s most fearsome attack were not finished, though. Di Maria cracked one shot off the bar and Cardozo fired straight at Howard as the hosts unveiled their full array of tricks and feints before Saviola grabbed the fifth.

Everton’s only consolation – their likely qualification apart – is that barely half their support were there to see the confirmation of their heaviest ever European defeat.

Most had decamped to Lisbon’s bars, in the shadow of Christ the Redeemer, to plead for mercy. "

telegraph

M disse...

apos descansar rins dos saltos...

Aimar fez enorme exibição...para quem questionava a forma fisica do mesmo, as permanentes compensações posicionais que fez, as recuperações de bola (um numero 10, a fazer pressao e a recuperar, atençao) que fez, a pressão sobre adversarios...acho que dizem quase tudo.

a modo magico como a bola desliza nos pezinhos daquele senhor, especialmente no mais simples (ou parecem simples) dos processos é um regalo...o procurar da bola, dos espaços vazios, a mim,satisfaz-me imenso.

ok, na marcou nem assistiu...e entao?

o Javi...a importancia do trabalho deste homem, muitas vezes quase imperceptivel, é um mimo...ja me entrenho largos momentos do jogo sem seguir a bola e fico so a ver o modo como se posiciona, como olha para todos os lados a ver brechas no equilibrio da equipa, a ver subidas e descidas dos colegas...um dia deste ainda perco um golo do Benfica por estar a ver o posicionamento do gajo..o que vale é que marcamos que fode!!!!

saviola (golos e assistencia, pormenores tecnicos de chorar por mais), di maria (assistencias e magia à solta, finalmente angel, finalmente percebeste a diferença entre peladinhas e futebol de alta compteciçao...), Cardozo (matador como nao habitava na luz à muito), ramires (ligeiramente debilitado, o homem corre e recupera bolas como ninguem)..todos eles fizeram jogo muito bom...

a nossa felicidade é que depois destes senhores..ainda ha uma defesa solida, cada vez mais entrosada, solidaria entre todos, no quais nosso centrais estao um mimo, com robustez fisica alida à finissima tecnica..

5-0...42 golos em 13 jogos oficiais, salvo erro.

pó caralho os profetas da desgraça, isto é fruto de um trabalho serio..havemos de perder, mas iremos concerteza ganhar muitos mais!!!!!

CARREGA BENFICA!!!

Jorge de Gaia disse...

Sem espinhas, e ainda ficaram uns quantos por marcar.

Lá vem a lenga-lenga corrupta do Alexandre. Para ganhar a nível interno não seria preciso uma equipa deste nível. Nós sabemos que se queremos ganhar o campeonato temos que ser muito melhores que os corruptos assumidos, não basta ser melhores.

Pedro disse...

Engraçado como a imprensa nacional desvaloriza a vitória do SLB falando de uma fragilidade do Everton enquanto q a imprensa inglesa valoriza a vitória do SLB elogiando a nossa qualidade...

Enfim...

O Alexandre está é a ver q as tácticas sujas do seu clube este ano não estão a ser suficientes...

Anónimo disse...

é preciso ter calma... everton jogou sem 7 habituais titulares... só na defesa apenas um era titular... o lateral direito que jogou a central e media apenas 1,74... imaginem o slb sem o luisão e o david luis, e com o cesar peixoto a jogar a defesa central... agora retirem o Javi garcia e o saviola. o Cardoso e o Di Maria tb não jogavam. são exactamente as posições em falta do everton. Agora ponham esse benfica ajogar com a equipa principal do everton... aposto que o resultado era bem capaz de ser inverso. Imaginem só o cesar peixoto a jogar a central.... não se pode embadeirar... ainda não consegumos nada.. estamos em 2º no campeonato e ainda nem jogamos com o sporting, fcp e braga... e eles já jogaram entre eles... fcp esta só a 3 pontos de nós... na liga europa perdemos com aek uma das piores equipas do grupo não nos podemos esquecer...

Jorge de Gaia disse...

Ó anónimo e se fosses dar banho ao cão?

Dos 11 que iniciaram o jogo contra nós, 9 jogaram de início contra o Bate e venceram 2-1, 8 jogaram contra os gregos no jogo que venceram 4-0.

Pedro disse...

Não ganhámos nada mas os outros tb ainda não ganharam nada e têm o "azar" de estar a ver o Glorioso a practicar um futebol q os deixa amedrontados...

Tenho quase a certeza q esta equipa de "remendados" do Everton ganhava sem dificuldades ao Apoel e o Ventspills ou lá o q é...

E sim é uma grande falácia isso de o Everton ter jogado desfalcado pois como o Jorge disse jogaram 8 dos q golearam o AEK...E o Everton tem quase o dobro do orçamento do SLB. Não será por falta de dinheoro q não serão melhores...

Quetzal Guzman disse...

Dos 11 mais utilizados na Liga Europa jogaram 8. Mas podemos seguir o critério de alguns, de que a equipa usada na Liga Europa não é tão forte quanto a da Liga. Então temos que dos 11 mais utilizados na Premier, o Everton jogou com 6 de início. E na verdade só 4 estavam indisponíveis porque o Saha estava no banco.
Ainda assim foram 5 golos!! Essa é que é a questão. Eles que tragam o 11, nós pomos o Quim e o Maxi de início, e aposto que ganhamos na mesma.
Mas hoje já se leu de tudo. Até que o Fellaini é suplente! No Público até há quem tenha moral para dizer que eles jogaram com 11 suplentes!

José Vieira disse...

Resposta ao anónimo escondido com nome de fora.

A hora proibitiva do jogo obrigou-me a segui-lo através da transmissão da SIC.
O relato foi feito pelo jornalista habitual (cujo nome agora não recordo) e os comentários estiveram a cargo do Rui Santos.
Este último, começou e acabou os seus "comentários" a enfatizar as ausências do Everton, destacando o facto de um dos centrais ser adaptado e ter uma baixa estatura (onde é que eu já li isto?).
Quando, como o Rui Santos fez durante todo o jogo, se baptiza o Fellaini de "Felliani" é natural que se transmita para o exterior estarmos perante jogadores "desconhecidos" no onze da equipa inglesa...
Melhor esteve o relatador.
No lance do (magnífico) primeiro golo do glorioso teve o desplante de afirmar que "não era bem aquilo que ele (Saviola) queria fazer". Assim, tal e qual.
No final do jogo, edição especial na sic notícias com David Borges.
O que é que este disse após uma magnífica e histórica vitória?
O que era esperado: que o Everton veio para este jogo com um miúdo de 17 anos e outro de 18...
Mais, para ele os verdadeiros testes ao Benfica só ocorrerão quando defrontarmos o braga, porto e sporting.
Curioso é notar que o próximo adversário do Benfica é o nacional, com quem o "colosso" sporting empatou e divide o mesmo número de pontos.
Isto, no entanto, para o Davide Borges não será relevante.

É bom que saibamos interpetrar tais "leituras" porque os objectivos são conhecidos.
Importante é continuarmos a apoiar a equipa, não só pelas vitórias alcançadas (as derrotas também podem surgir!) mas pelo trabalho que tem desenvolvido.

Helder disse...

Ontem lá fui eu mais uma vez aqui de Gaia para ver o ENORME ao vivo. Mais uma vez o Benfica jogou bem e não deu qualquer hipotese ao adversário. Aquela segunda parte foi qualquer coisa do outro mundo. Foi assombrosa! Claro que vim para cima de papo cheio de com a moral a continuar altíssima. Saviola foi o melhor em campo mas o Di Maria também fez um jogão. E claro o Tacuara não perdoa!! O Benfica de ontem foi aquele que quando eu era criança ouvia falar. Era o Benfica que amassava tudo e todos sem piedade. Foi isso que eu vi ontem principalmente na segunda parte. Aqui na zona de Gaia e Porto as águas com gás devem ter esgotado............

Assim sim Benfica!!

Pedro disse...

Paralelamente ao jogo uma coisa q gostei muito de ver ontem foi a alegria contagiante de dois míudos de uns 9/10 anos a cada golo do Glorioso.

A imprensa inglesa tinha todas as razões para se refugiar na questão das ausências mas não o faz. Bem pelo contrário. Eleva muito a qualidade da nossa equipa. E ver adeptos ingleses a abandonar as bancadas ainda com 30 minutos por jogar....Esclarecedor.

Temos todas as condições para fazermos uma série impressionante de jogos seguidos sempre a ganhar. Se tal acontecer, como desejo e espero, quero ver quais serão as desculpas...

Tiago disse...

Ontem após o jogo, como habitual nestes dias, desloquei-me ao bairro para ficar à conversa com os adeptos do Everton.

Adoram futebol, adoram Lisboa, desfizeram-se em elogios à nossa equipa. Disseram que tinham muitas baixas mas que o Benfica foi fortíssimo. E disseram que nunca na vida, nem nos seus melhores dias, goleariam o Benfica lá. Poderiam ganhar por 1, no máximo 2, mas um resultado destes ao contrário seria algo de todo inesperado.

Helder disse...

Desculpem mas esqueci-me de referenciar um jogador que ontem mais uma vez fez um grande jogo. Ele é o Javi Garcia. Para mim é jogador mais preponderante na equipa do Benfica. Como disse José Marinho um dia.....Que Refuerzo!! Ele sabia do que estava a falar......

baron davis disse...

Resumo da noite histórica europeia:

The Independent - David Moyes was facing a team managed by a man called Jesus and destroyed by a footballer called Angel.

Lindo!

OBlau disse...

preciso ter calma o caraças, espetamos 5 ao Everton, e podiam ter sido mais!! O resto é conversa e dor de corno!

imenso ORGULHO no meu Benfica!!!

venha o nacional!!!

Blog do Tavares disse...

Parabéns ao Benfica!

Vitória sensacional!

O Keirrison deve estar com saudades de voltar pra cá ;)

pedrove disse...

Quanto ao jogo foi "sublime"!!!
Quanto à crónica exelente, só sublinhando a tua última frase:
..."Sou Benfiquista, com muito orgulho, com muito amor!!!"
um abraço glorioso!!!!

Anónimo disse...

Jogo interessante do Glorioso, com cerca de 50 mil pessoas.

Declarações de Hoje:

1- Declarações à antena1 do empresário de Ramires - entrevista bem feita pelo jornalista e boas declarações do empresário.
Nota muito, muito positiva.


2- Declarações do empresário de Cardozo à RR. Entrevistado e entrevistador merecem uma nota muito, muito negativa. Digo até miserável.


"Cambio16"

John Wakefield disse...

Agora sim é caso para dizer:

" Ninguém para o Benfica!"

Onde andam os criticos do Cardozo?

Anónimo disse...

Onde andam os críticos de Dí Maria?