blog

domingo, janeiro 17, 2010

Marítimo - SL Benfica: 0-5

Os piores 15 minutos de Benfica desta época culminaram nos mais tranquilos 45 minutos da década provavelmente.

O Benfica esperava um jogo difícil com a pressão extra de aproveitar o deslize de um adversário directo e não deixar fugir o Braga no topo da tabela e os primeiros minutos mostraram que essa previsão estava correcta pois logo a abrir tivemos uma bola no nosso poste e passamos 15 minutos sem conseguir fazer uma única jogada de ligação decente pois os passes eram, sistemáticamente, mal feitos. É verdade que o Marítimo nunca conseguiu forçar a nossa defesa mas conseguiu tapar os caminhos do seu meio campo e obrigar-nos a cometer muitos erros na transição ofensiva. Isto durou até à primeira vez que Aimar consegue pegar na bola e lançar um ataque rápido que culmina com um remate seu, dois remates de Cardozo e, finalmente, a assistência de Tacuara para o golo do inevitável Saviola. Estava feito o mais difícil, marcar na primeira vez que chegamos à baliza adversária. De seguida dá-se a primeira expulsão e o jogo, obviamente, passa a ser diferente. O Benfica carregou e com naturalidade chegou ao segundo golo após bela jogada de Di Maria assistindo Maxi e, pouco depois, num roubo de bola de Di Maria que entrega a bola a Cardozo que vê o jogador do Marítimo impedir um golo feito com o braço. Penalty e expulsão, Cardozo converte e acaba o jogo. Três zero na primeira a jogar contra 9 era apenas uma quetsão de saber por quantos o Glorioso ía ganhar.

Na segunda parte Jesus cedo mexe na equipa colocando Martins e Éder Luiz para os lugares de Ramires e Aimar, jogadores que vieram de lesão. Pouco depois entrou Nuno Gomes para o lugar de Saviola permitindo uma boa gestão do plantel ao dispôr. Mais dois golos, um auto golo e um do Capitão Luisão. Chapa 5. Nada a dizer.

Mas os primeiros minutos terão que merecer análise mais séria do treinador. Isso e a marcação de livres. O que foi aquilo? Que raio andaram eles a treinar durante a semana? Infelizmente não deu para ver muito de Éder Luiz, o seu melhor lance foi interrompido por falta dura do adversário. Cardozo voltou aos golos leva também mais uma assistência para a sua conta pessoal e teve outros pormenores interessantes ao longo do jogo mostrando uma boa evolução como jogador não dependendo apenas da finalização para contribuir para a equipa. Ramires e Aimar demoraram muito a entrar no jogo o que não será alheio a longa pausa que tiveram. Garcia seguro como sempre e Saviola sempre no sítio certo.

Num jogo com muitos casos é de louvar que todos foram bem ajuizados pelo árbitro e, para meu espanto, pelos próprios comentadores. Comecemos pelo lance que mais dúvidas me levantou e que os comentadores foram honestos o suficiente de esclarecer: a entrada de Di Maria que permitiu o roubo de bola que origina o 0-3. Quando vi Di Maria a entrar disse para os meus botões que o árbitro tinha errado mas as imagens mostram claramente que João Ferreira manda Di Maria entrar quando a bola está no lado oposto não tendo culpa que imediatamente a seguir a equipa do Marítimo mude de flanco de jogo. Aplausos para os comentadores que não esconderam as imagens. O penalty e expulsão são óbvias. A primeira expulsão é por palavras pelo que não podemos comentar muito, relembro apenas que minutos antes Di Maria levou amarelo por refilar de uma decisão da equipa de arbitragem. Aposto que os anti concordaram logo com este amarelo não? Uma coisa é certa, o Olberdan não foi expulso por cortar a bola com o peito...Aceita-se a não expulsão do jogador do Marítimo que tem uma entrada duríssima sobre Éder Luiz pelo contexto do jogo na altura e também me parece que se João Ferreira marca penalty sobre Aimar não estaria errado...Estou curioso para ver como vai correr esta semana.

Vencemos um jogo que era de vital importância para as nossas aspirações. Acredito que na próxima jornada iremos dar novo passo no caminho do tão desejado título. Claro que temos que vencer o nosso jogo para assim colher o que cair dos outros jogos. Mas a equipa está unida, coesa, com moral. Mais uma paragem no campeonato mas que poderá servir para recuperar os jogadores e dar ritmo a outros. Já estou com saudades de ir à Luz.

14 comentários:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

e o 'Andor' será isto aqui em baixo?

http://www.youtube.com/watch?v=_fVAm95vUEU&feature=player_embedded#


http://3.bp.blogspot.com/_s0jOHgqFkTA/S1JiuBfGLYI/AAAAAAAAAJs/YrbzPGQtIIM/s1600-h/semttulopd.jpg


http://i46.tinypic.com/hvvus8.jpg

http://i50.tinypic.com/14j12bs.jpg

será este 'O Andor' que fala o Rui Moreira?

e o cobarde Rui Oliveira e Costa só fala do Benfica de uma forma miserável todas as semanas e não fala do Porto porquê?

têm medo do quê?

o Porto têm-no na mão é?

que sabe o Porto sobre ele?

saudações gloriosas

Unknown disse...

Realmente..
Até me custa acreditar que era mesmo a Sport TV!

Álvaro Martins disse...

E eu Pedro. Estive lá no clássico a ver o Glorioso abafar os porcos dos tripeiros mas por mim estava lá todos os jogos se pudesse para apoiar.

dezazucr disse...

Eu também estou parvo com os comentadores da sporttv... hoje conseguiram não descobrir polémica nenhuma que sujasse a vitória do Benfica... incrível!

Concordo contigo também na questão das saudades de um jogo na Luz.

Anónimo disse...

Quanto a programas de paineleiros já não há pachorra, temos sempre 1 elemento do BENFICA contra 2 do anti-benfica. Pros lagartitos tudo o que o Porco faz é bem feito. O Porco também gosta dos lagartitos porque são obedientes e não lhe fazem frente... Há uma espécie de simbiose com favorecimento do FC Porco, e os burros dos lagartos por serem incapacitados e não terem ambicoes alem de ficarem à frente do SLB, gostam de ser os fieis cordeirinhos!

Também acho que o papel lhes acenta bem... Têm o que merecem!!!

Eduardo Barroso, Rui Oliveira e Costa, Dias Ferreira... São bem amestrados e têm como 1º clube, o 2º maior de Portugal, o Anti-Benfica.

Quanto à SportTV tb me surpreendeu ontem, no café onde vejo os jogos, também estava tudo incrédulo!

Será porque tiveram noção do ridiculo e dps de verem o Porco a 6, acharam que era melhor baixar os braços?!

Ou leram o Mágico e perceberam que há vozes que não se calarão?!

lol

Mais 5 jogos destes e pondero tornar-me novamente assinante!... lol

Mário Lopes

José Vieira disse...

É, esperava-se uma entrada à "campeão" mas o que houve foi uma estranha tremideira inicial.
A isso não será alheia a perda de fulgor de alguns elementos da equipa (habituaram-nos mal...ou bem!).

Acrescentaria ainda a exibição muito segura de Quim.

Sete jogos consecutivos a marcar é "obra" com assinatura de um "mestre": Javier Pedro Saviola. Arriscamo-nos a ter um novo "pequeno genial".

P.S.1: Percebo que alguns prefiram Falcao a Cardozo. Também hesitaria em escolher entre um avançado que consegue marcar golos com a mão de outro que vê a mão de adversários a impedi-lo de facturar.

P.S.2: Como o mau gosto não tem limites, para os lados do dragão (por falar em mau gosto...) vai-se permitir que naquelas camisolas listadas (novamente o mau gosto...)se vá escrever o nome de um tal de Ruben Micael.
Qual a novidade? Nenhuma. É que parece que este mesmo jogador foi aplaudido no último jogo que efectuou no terreno de um adversário que enverga uma camisola listada (esta de muito mau gosto...) mesmo tendo-lhes marcado um golo. A mencionada equipa adversária contaria que este rapaz assinasse por eles como ainda hoje esperam que um tal de Paulo Assunção o faça.
A isto já não se pode chamar subserviência mas sim sado-masoquismo.

André Leal disse...

Pois, Miguel Lopes, já não há pachorra para esses programas, mas eu papo-os a todos pois para mim futebol sem nervos não é futebol e como os jogos do Benfica têm sido, salvo raras excepções, bastante tranquilos tenho que ir buscar a minha dose de adrenalina nas barbaridades ditas nesses programas.

Neste momento estou a divertir-me a fazer conjecturas acerca dos lances em que eles vão encontrar o colo e o andor, tendo descortinado estes:

- Vão dizer que o Di Maria só levou amarelo por palavras e que o Olberdam foi expulso.

- Vão dizer que o Ramires estava em fora de jogo de posição no primeiro golo e que como este dá um passo para a bola na recarga se fez ao lance pelo que o auxiliar devia ter marcado logo o fora de jogo. Este lance poderá ter uma variante podendo eles dizer que o Ramires estava a tapar o Peçanha.

- Vão falar do eventual Penalty do Maxi (já com 2-0) que eu até acho que poderia ter sido marcado.

- Vão dizer que o árbitro não devia ter deixado entrar o Di Maria no terceiro golo e que foi o Cardozo que disse ao árbitro quem expulsar (porque o Cardozo já sabia que o jogador que foi expulso em primeiro lugar iria marcar um autogolo na segunda parte, não porque fosse o mais correcto a fazer, caso o tenha feito)

- Vão comparar o golo do Luisão com o golo anulado ao Guimarães contra nós para a Taça da Liga e talvez com os golos anulados ao Porto por fora de jogo.

Anónimo disse...

Comparem o Benfica de Quique com o Benfica de Jesus! ou melhor, nem há comparação!

Jorge de Gaia disse...

Anónimo, o Benfica de Quique deu 6-0 ao Marítimo... Ele não tinha Saviola, nem Javi nem Ramires. Por alguma razão reforçámos a equipa, não nos limitámos a mudar de treinador. Deixem o homem em paz.

Anónimo disse...

«Já Não há Respeito»

http://fotos.sapo.pt/Uwpeyi0ZbOL5yr4ZjUFm



Mário Lopes

CsA disse...

Quem era o comentador a par do Victor Pontes ? Ambos estiveram impecáveis na analise dos lances.

Helder disse...

Caro CSA:

Era o Rui Pedro Rocha......

Anónimo disse...

caro jorge de gaia, eu até considero o quique, um treinador ligeiramente acima da média. é verdade que ele não tinha os jogadores que o sr referiu. mas tinha katsouranis, reyes, suazo, leo (entre outros). por isso, ele tinha plantel suficiente para lutar pelo campeonato até á ultima jornada. como tal nao conseguiu, teve que sair. agradeço-lhe a taça da liga conquistada e talvez o papel que poderá ter tido na evolução de certos jovens jogadores. desejo-lhe inclusive boa sorte no atlético de madrid.
mas convenhamos o Jorge Jesus conseguiu fazer do Benfica a jogar de uma forma que ja nao vi há décadas. obrigado Vieira e Rui Costa!

Anónimo disse...

os comentador da sporttv metem cada vez mais nojo