blog

sábado, janeiro 09, 2010

Rio Ave - SL Benfica: 0-1

Menos sofrido que o esperado.

O Sport Lisboa e Benfica acaba a primeira volta da Liga Sagres com a desejada vitória no difícil campo do Rio Ave mantendo dessa forma o lugar cimeiro da tabela em igualdade com o surpreendente Braga e mantendo também a distância para quem vem atrás. Jesus apelidou esta deslocação como a mais difícil do ano mas a importante vitória não foi tão sofrida como se esperava. Isso deveu-se a postura muito séria, muito concentrada, muito coesa que a equipa teve desde o primeiro minuto. É verdade que em termos de jogo jogado a produção do Benfica não foi a melhor durante os primeiros 45 minutos mas também é verdade que sempre fomos superiores, sempre controlamos o jogo e sempre desviamos o perigo das nossas redes. E depois, Jesus fez o seu milagre ao intervalo, e a equipa entrou fulgurante na segunda parte marcando, novamente por Saviola (hala Madrid!!!), e dominando totalmente o jogo no meio campo adversário criando mais oportunidades de golo suficientes para resolver a partida bem antes do apito final do árbitro.

Com Aimar ainda no banco, Jesus deu a batuta a Carlos Martins mas, definitivamente, o português não é maestro para esta orquestra. A diferença foi notória quando Aimar entrou em campo, em poucos minutos e em poucos toques, Aimar fez a diferença. Acho que Coentrão devia ter entrado mais cedo para o lugar de Di Maria e Peixoto terá feito o jogo mais nervoso ao serviço do Glorioso. Quem já não engana é Miguel Vítor que mais uma vez é chamado à titularidade e mais uma vez mostra que parece que o lugar é dele à uma série de anos. Cardozo perdulário mas foi fantástico em jogar para a equipa. E depois Saviola. Grande Saviola.

Uma importante vitória no regresso à competição maior do panorama nacional num terreno bastante complicado onde a equipa mostrou que é forte e tem coração de campeão. A forma como controlou o jogo e não perdeu a cabeça na procura louca do golo mostra que os níveis de concentração estão elevados e há, claramente, mão do treinador. Jesus domina estes pormenores, a forma como está sempre a corrigir os jogadores em campo e a dar ordens de posicionamento e forma de jogar é estimulante e depois, gostava de ser uma mosca para ter ouvido a conversa no intervalo. Esta capacidade de conseguir fazer a equipa dar o clique necessário, de forma imediata, não está ao alcance de todos. E, recorde-se, não é a primeira vez que tal acontece.

Bruno Paixão esteve razoável. Há um lance na primeira parte dentro da área do Benfica mas as imagens dessipam qualquer dúvida mostrando o jogador do Rio Ave a atirar-se para o chão sem influência do contacto de Miguel Vítor. Alguns faltas estranhas contra o Benfica nos cantos a nosso favor mas nada de anormal. Não consegui ver o jogo todo pela TV sendo que o lance do livre indirecto dentro da nossa área foi num momento de em ques estava na rádio e não na TV, como tal ainda não vi imagens, não comento.

Segue-se outro jogo importante contra o Marítimo no Funchal. Mais uma vitória é o que se deseja para o Benfica manter esta caminhada triunfal rumo ao título.

25 comentários:

M disse...

Bom jogo, tacticamente muito fortes, muito competitivos e focados naquilo que era o realmente importante, ganhar!!

Saviola é um mimo, não apenas pelos golos que marca , mas pelo que joga e faz jogar!!
As recepçoes, os passes, os dribles,a contemporizaçoes na posse de bola, enfim, classe mundial de um jogador ao qual estou rendido e que me vai fazer, um dia destes, juntar à minha colecção de camisolas do SLB, a camisola do River Plate, juntando, heresia das heresias, esta com a que ja tenho do Boca Juniors, na mesma gaveta...

Carrega Benfica, venha o Maritimo!!!

Helder disse...

O Benfica fez uma primeira parte muita má. Para mim foi um pesadelo. Quando o Benfica entra em campo a pensar que mais tarde ou mais cedo resolve o jogo fico passado da cabeça! Fico com os nervos á flor da pele!! Na segunda parte sim, o Benfica entrou e jogou como deve ser. Com atitude, garra, vontade, querer, determinação.
Hoje o Di Maria esteve uma nódoa. Completamente apagado. Começo a dar razão ao José Marinho em relação ao Di Maria.
Miguel Vitor esteve irrepreensivel. Espero bem que se ele for emprestado (coisa que não concordo) o Benfica não coloque no contrato de empréstimo nenhuma cláusula de opção de compra.
E meus amigos.........Saviola é aquela máquina:) que jogador......é um prazer e um orgulho enorme vê-lo a jogar com o MANTO SAGRADO vestido. Obrigado Madrid.

Alguém ouviu a tremenda gafe do Tadeia ao referir-se à alcunha do Saviola? Ele disse que a alcunha era rato.....lol lol lol lol lol

Anónimo disse...

P ser sincero pareceu-me penalty e o Benfica ultimamente falha tanto mas tanto básico q me faz saltar do sofá

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que os agressores são, em geral, gente ponderada e cordata, que só opta pela violência física caso seja vítima da afronta mais grave, mais perversa e mais criminosa que pode ser perpetrada: a provocação. Não será por acaso que a lei portuguesa prevê molduras penais extremamente pesadas para homicidas, violadores e autores de provocações.
Trata-se de uma estratégia imbatível, até porque uma provocação não carece de prova. A simples alegação da existência de provocações sobrepõe-se, em gravidade criminal, a imagens que mostram agressões. Agressões documentadas são bagatelas quando vão a meças contra provocações hipotéticas. Não admira: quem já foi agredido sabe perfeitamente que o que aleija a sério são as provocações. O número chocante de pessoas que, em todo o mundo, falecem na sequência de terem sido provocadas é prova mais do que suficiente da dimensão deste flagelo. Há dias, cruzei-me com um homem que sangrava do sobrolho, coxeava e tinha duas costelas partidas. «Que se passa, amigo?», perguntei ingenuamente. «Foi agredido?» «Não», disse ele. «Fui barbaramente provocado.» Pobre homem.

Por muito benfiquistas que sejamos, vemo-nos forçados a reconhecer que, no passado fim-de-semana, assistimos a uma agressão inadmissível que, ainda para mais, passou sem castigo. Não é por ser filho de um antigo capitão do Benfica que a brutal cotovelada com a qual Miguel Veloso partiu um dente a um adversário deve passar sem reparo. É por isso que, sem facciosismos, devemos exigir que a sangrenta agressão seja alvo de competente sumaríssimo, uma vez que não mereceu qualquer punição do árbitro. A menos que Miguel Veloso tenha sido provocado, claro. Talvez o maxilar do adversário tenha feito provocações maldosas. Se assim foi, é bem feita.

Por Ricardo Araújo Pereira

Anónimo disse...

E há penalty quando Gaspar corta com a mão no centro do Maxi que vinha direito para o nosso Óscar. Numa das repetições ve-se perfeitamente.
Carrega BENFICA. Vitória mesmo muiti importante.

Vermelhusco disse...

Na minha opiniao o Benfica nao fez um grande jogo.
De facto, na primeira parte fiquei bastante preocupado porque o Rio Ave deu uma boa replica e o Benfica nao soube ser superior.

Contudo a entrada fulgurante na segunda parte serviu para resolver o jogo.

No entanto, o Benfica TEM que melhorar nos proximos jogos. O Saviola tem carregado o Benfica as costas nos ultimos jogos e comeco a ter receio de ver a equipa depender tanto de um homem. O Di Maria esteve trapalhao, o Ramires pareceu-me desinspirado e cansado e o Cardozo esta seco a alguns jogos.

O Bruno Paixao esteve trapalhao como so ele sabe ser mas nao o considero um ladrao como o Jorge Sousa ou o Soares Dias. O Bruno Paixao e pura e simplesmente tao incompetente que doi.

JNF disse...

As grandes equipas têm de ganhar nos terrenos complicados, e este Benfica sabe faze-lo. Estamos no bom caminho.

O livre indirecto é mal assinalado, mas a interpretação do árbitro não é a de atraso ao guarda-redes, penso eu. Bruno Paixão julgou (mal) que Quim tinha agarrado a bola, a seguir largou-a e voltou a agarrar, algo que um GR não pode fazer sob pena de livre indirecto. O problema é que Quim não agarrou a bola da primeira vez. Enfim, mas o guarda-redes, numa situação destas não deve facilitar, como aconteceu com o Stojkovic no Porto.

Anónimo disse...

Menos sofrido? fonix!
ay-a-tola

Anónimo disse...

Emocionei-me ao ver estas imagens. O Benfica também é isto.

http://www.youtube.com/watch?v=sVmtCFic62E&feature=player_embedded

Pedro disse...

ay-a-tola, pelo menos eu não sofri tanto como estava à espera. Marcamos relativamente cedo, não foi uma daquelas vitórias sacada nos ultimos minutos como Naval ou Guimarães e não tivemos muito perigo na nossa baliza...por isso q não foi tão sofrida como se estava à espera. Claro q 1-0 é sempre curto mas o adversário não foi tão perigoso como esperava.

Anónimo disse...

Pdero: o Tiago vai para o Atlético Madrid :) Está a fazer uma grande carreira ou ninguém o quer lá muito tempo? :)

Pedro Villa disse...

O jogo a ser sofrido foi só por não termos marcado pelo menos mais uma das várias ocasiões que tivémos para fazer o 2º golo. O Rio Ave foi inóquo, criando apenas 1 ou 2 ocasiões, sendo que uma delas foi oferta do Maxi. Outras jogadas de ataque que tiveram existiram apenas porque temos um lateral-esquerdo muito fraco... O pior do elemento do 11 titular do SLB, sem dúvida!

Pedro disse...

Continua a fazer uma boa carreira. Os clubes por onde passou demonstram isso.

Benfica, Chelsea, Lyon, Juventus e agora Atlético Madrid. Tomara muitos terem estes nomes no curriculo. Não achas?

CsA disse...

Pedro tens razão em relação ao Tiago tem grandes clubes no currículo, mas já reparaste que começou a carreira no topo e a partir daí tem vindo sempre a descer? =)

saudações

JNF disse...

Viste o que eu disse na caixa de comentários do post anterior sobre a história de dedicar o título ao Pedroto? A arbitragem de hoje explica muita coisa.

Muslim disse...

O coelho saiu da cartola para marcar um golo e fazer duas simulações grosseiras em 5 minutos, não levando nenhum amarelo e conseguindo ainda enganar o árbitro numa delas.

Já no jogo de porto, antes que falem da expulsão injusta do guarda redes, é bom lembrar os dois golos mal anulados ao fcp, e uma falta inventada para o leiria marcar. Nem assim irão vergar o tetracampeão.

Pedro disse...

E se reparares bem irás encontrar ilegalidades na forma como o Saviola rematou aquela bola...q tal?

LOL

Uma falta inventada para o Leiria marcar? Ena!!! De facto é um escândalo. Uma falta inventada!! Fogueira como o gajo...ainda por cima expulsou o jogador q vocês tinham no bolso...curioso a forma como vocês têm sempre "sorte" com os grs do Leiria...

CORRUPTOS!!!!

Muslim disse...

Pedro, pelo menos admites as simulações grosseiras. Também se não admitisses era caso para seres internado já. Mas no fundo as simulações já são tão habituais que já ninguem fala nelas, pelo menos desta vez foi fora da área.

Sim foram anulados dois golos legais ao porto e o leiria marcou um golo ilegal.

Já que falas em guarda redes, queria só mencionar que não foi contra nós que meteram um guarda-redes que só fez um único jogo numa época inteira e curiosamente sofreu um frango que deu a vitoria ao adversário, lembras-te desse?
É que contra nós pelo menos jogam os mesmo que jogam contra o benfica, não há gr "especiais".

Pedro disse...

"É que contra nós pelo menos jogam os mesmo que jogam contra o benfica"

Pois, se houvesse especiais vocês não sabiam a quem dar a mala né? É preciso ter lata...todas as semanas os adversários dos corruptos são atingindos por vagas de lesões estranhas q são recuperadas logo no dia seguinte...e qd não estão lesionados são subsituidos, os melhores jogadores, ao minuto 70 qd estão a empurrar os corruptos para a sua baliza...

Como digo aos vários corruptos q nos visitam...continuem q a malta adora vos humilhar...

Patéticos...

Anónimo disse...

Ganhar era fundamental e mais uma vez mostramos grande consistençia na segunda parte. Espero que aquela primeira parte nâo se repita na Madeira...nem em mais jogo nenhum até final de epoca.

ps:

A narraçâo de Rui Orlando ontem no Porto-Leiria,sobretudo na parte do penalty nos segundos finais do jogo é qualquer coisa de épico e claramente demonstrativo de que temos ali um claro sofredor pelo FCP, mas realmente n devia ser essa a sua preocupaçâo naquele jogo.
Só espero que quando formos ao dragao já tenhamos o titulo no bolso, para que o sr. Rui Orlando possa comentar o jogo mais descontraido...

Abraço
Daniel

David disse...

Em relação ao Tiago, parece que há por aqui quem duvide do seu valor e da sua importância nas equipas por onde passa, incluindo o peso que tem no balneário. Quero apenas partilhar uma história que li ou ouvi, contada pelo José Mourinho em relação ao Tiago. Dizia o Zé que no final da época que fez no Chelsea, quando estava a negociar a sua transferência para o Lyon, o Tiago, num treino, anunciou num aos colegas e treinador que provavelmente iria sair. O Mourinho ter-lhe-á dito algo do estilo, "compreendo que procures algo diferente, mas se quiseres continuar a porta está aberta". Mais relevante ainda terá sido a atitude do Jonh Terry que, como capitão de equipa, levou o Tiago para o balneário e esteve durante um bocado a tentar demovê-lo da sua decisão. A verdade é que pelos relatos que conheço toda a gente o adorava em Londres, desde os colegas, passando pelo staff e até os adeptos.

Na minha opinião é um grande jogador. Esteve bem no Benfica, esteve bem no Chelsea, mesmo não jogando muito, e saiu para o Lyon para poder ser titular indiscutível. No Lyon foi pedra fundamental na obtenção de títulos consecutivos e surgiu a hipótese de experimentar o campeonato italiano. Na Juve as exigências foram diferentes e a verdade é que é, ainda, um campeonato demasiado táctico e até tristonho, pouco condizente com as características do Tiago. Tenhamos em conta que ele vinha de um Lyon cujo futebol era deliberadamente ofensivo. Na Juve não se conseguiu impor e é com naturalidade que tem que dar um passo atrás na carreira. No Atlético acredito que vai voltar a dar nas vistas, desde que o insucesso em Itália não o tenha desmotivado.

Diogo C. disse...

Não concordo com a má exibição ou que tenha sido a exibição mais fraca em relação ao César Peixoto.
Pelo contrário acho até que ele tem vindo a subir de rendimento e a ganhar mais confiança. É um jogador muito bom tecnicamente... e se forem a ver bem, não temos nenhum defesa lateral bom tecnicamente a não ser ele. Cruza bem e a defender tem vindo a melhorar. Tem um senão... é lento, mas pode compensar com o sentido posicional. E depois existe outro pormenor... o lado esquerdo é o lado onde está posicionado o Di Maria, jogador que não ajuda defensivamente... ao contrário do lado direito...que temos um Super Maxi e um Super Ramires. Eu acredito no César e pode muito bem ser chamado para a selecção dada a sua polivalência.

Para mim, neste jogo, o elo mais fraco foi o Di Maria... não se percebe a irregularidade de algumas exibiçoes deste homem... enfim... n sei porque é que o Fábio Coentrão não entra mais cedo ou não é mesmo titular.
Logo no primeiro lance vê-se a nítida diferença entre 1 e outro... Fábio Coentrão a cortar um lance junto à sua área... e depois no ataque a desequilibrar mais em 5-7 minutos que o Di Maria o jogo inteiro.

Atenção, não estou a dizer que o Di não joga pataco, estou apenas a dizer, que nestes casos onde o Di não se apresenta mto bem a nivel exibicional deverá ser substituido ou passar alguns jogos no banco...

DC

Benfiquista nº81023 disse...

Diogo,

boa anedota essa a respeito do César Peixoto... Vá lá que ainda compensaste ao admitir que é lento! Mas se é lento não serve... É sem dúvida o pior jogador do benfica... E se tem vindo a subir de rendimento, deve ser tão pouco que só tu notas! Até porque os melhores jogos que fez pelo benfica foram os que não jogou a def esquerdo.

Quanto ao Di Maria, também concordo... Mas querem fazer negócio è força com ele no fim da época e só por isso insistem mais nele. O Coentrão na maioria das vezes daria muito melhor conta do recado.

Luís A. disse...

Esta merda merece um post: "Pedir ao secretário de Estado que faça realmente um apito encarnado, um apito da cor que quiser, mas que vá apurar o que se passa em determinados campos do futebol português", disse.
Pinto da Costa recordou ter sido ilibado em todos os processos nos quais esteve envolvido no processo "Apito Dourado" e deixou no ar a possibilidade da existência de casos reais de corrupção no futebol português. "

MAS QUÉ ESTA MERDA?

Diogo C. disse...

Benfiquista nº81023,

anedota não... opiniões... ;)

o Nuno Valente também era lento, o Dimas também, o Rui Jorge não primava pela velocidade, o Veloso era tudo menos rápido...
Não entendo... se é lento não serve?! :S

DC