blog

domingo, janeiro 24, 2010

Rio Ave - SL Benfica: 1-2

O Benfica continua na defesa do seu título na competição menos apetecível do panorama nacional após vencer o Rio Ave por 1-2 em Vila do Conde.

A vitória permite ao Benfica conquistar o primeiro lugar do grupo e consequente qualificação directa mas, devido a um regulamento sui generis, será o primeiro classificado a ter que disputar o jogo das meias finais fora de casa, em Alvalade ou no Dragão. Penso que bastaria um golito ao Glorioso para ultrapassar o clube corrupto como um dos dois melhores primeiros. Enfim...são estes os regulamentos, siga. Seja o antro da submissão ou o antro da corrupção vamos lá para vencer.

Jesus surpreendeu e colocou Moreira como titular com a dupla de centrais habituais à sua frente, Maxi na direita e Coentrão na esquerda que com Di Maria permitiu uma ala esquerda muito rápida e muito ofensiva. No meio campo Javi Gracia, Aimar e Carlos Martins completavam o quarteto que apoiava a mais produtiva dupla ofensiva da Europa, Cardozo e Saviola. Esta equipa foi suficiente para merecer a vitória apesar da boa réplica do adversário que não se fechou no autocarro procurando jogar o jogo pelo jogo. O futebol do Benfica acusou, e muito, a fraca prestação de Aimar, não conseguido que a transição ofensiva funcionasse bem. Eram Coentrão e Di Maria que tinham as despesas do ataque e de alimentar a dupla ofensiva. Carlos Martins procurou usar sempre o seu pé canhão mas a bola encontrava sempre um obstáculo. E tal como no jogo do campeonato foi no arranque da segunda parte que o Glorioso abriu o marcador quando Cardozo descobriu Martins isolado e meteu-lhe a bola a jeito para este fuzilar a baliza de Mora. Estava inaugurado o marcador e como o jogo estava a decorrer previ uma vitória tranquila. Enganei-me pois o árbitro quis, mais uma vez, dar nas vistas e assinalou um penalty que permitiu ao Rio Ave empatar. O Benfica não baixou os braços, voltou à carga e após algumas tentativas, Cardozo, mais uma vez, descobre um colega sozinho e mete à bola perfeitinha à disposição de Di Maria que só teve que escolher o lado em que queria colocar a bola no fundo da baliza. Estava feito o 1-2, suficiente para a qualificação, mas insuficiente para ser um dos melhores primeiros. Kardec quase que marcava na sua estreia mas conseguiu o impossível de atirar duas vezes ao mesmo poste na mesma jogada.

Di Maria consegue o melhor com fintas e recepções de bola geniais mas depois tem cruzamentos e opções completamente parvas. Cardozo brilhante nas assistências e no trabalho ofensivo que teve sempre procurando marcar mas também disponível para assistir os colegas. Aimar atravessa um momento menos bom mas é jogando que irá subir de forma para o Aimar que tivemos no início do campeonato.

O árbitro quis dar nas vistas e estou para ver o que se irá dizer esta semana sobre arbitragens. Como é possível não assinalar penalty contra o Rio Ave num lance que até fere a vista de tão evidente? O jogador do Rio Ave está com os braço bem abertos quando corta o lance de ataque do Benfica. Todos naquele estádio viram a infracção. A equipa de arbitragem também viu, não quis marcar. Não satisfeito resolve transformar um corte limpo de David Luiz num penalty. Mais uma vez as imagens não deixam margem para dúvidas, David Luiz corta a bola e só depois há o inevitável contacto mas a bola está totalmente fora do alcance do jogador do Rio Ave. Apesar dos claros sinais de mudança ainda há lapas se se agarram com toda a força ao decadente Sistema... Inacreditável.

Inacreditável também foram os comentadores. O anti-benfiquismo destes parasitas já enjoa. Em dois lances em que foi assinalado fora de jogo ao Rio Ave, em que a bola nunca ficou jogável para eles, os comentadores levantaram dúvidas sobre o acerto da decisão do fiscal de linha. Num fora de jogo assinalado a Saviola em que este fica com o controle da bola os meninos já não tiveram qualquer dúvida em dizer que era mesmo fora de jogo apesar das imagens deixarem muitas dúvidas. No lance da mão só falavam em como o jogador do Rio Ave procurou afastar o braço da bola. E??? Tem o braço aberto, cortou o lance, falta. Simples. E depois a dificuldade que tiveram em reconhecer que o lance do penalty contra nós era, no mínimo, duvidoso. Estes gajos cansam.

Passámos e isso é o que interessa. Venha o próximo.

Mas antes, encher a Luz para a recepção ao Vitória.

15 comentários:

Vermelhusco disse...

Concordo com a tua cronica por completo.
A arbitragem foi ridicula. Felizmente que isto aconteceu para a Taca da Liga.

Agora o proximo jogo e que vai ser mesmo a serio pois o Guimaraes tem sido a equipa que mais problemas nos tem dado esta epoca. TEMOS que ganhar esse jogo

Anónimo disse...

Excelente jogo colectivo do Benfica, apenas com duas unidades (Aimar e Saviola) em sub-rendimento face ao que deles sempre se espera. Merecemos ganhar por mais de um golo de diferença. O árbitro contribuiu à sua maneira para nos estragar a noite mas o Benfica demonstrou estar a regressar às grandes exibições do início da época. A jogar desta forma - personalizados, sem lesões e com o campo seco - não há que temer qualquer adversário, é sempre para ganhar.

Cardozo esteve bem.

LuisD disse...

Boa noite. Não costumo comentar neste blog (aliás nem neste noutro), mas leio vários e este com particular atenção e só queria referir que o título do tópico está 2-1 para o Rio Ave =P

Boa e justa vitória hoje. Carrega Benfica!

Saudações benfiquistas

T disse...

Muda o titulo stop

De resto, concordo stop

Benfica ganhou bem stop

Pedro disse...

LuisD, obrigado pelo reparo. Já está corrigido.

Anónimo um elogio ao Cardozo??? WOW

JNF disse...

AF Braga... Cosme Machado... golo mal anulado ao Saviola... golo mal validado ao Edgar Costa... etc... apertem o cinto que até final vai ser fartar vilanagem!

Pedro Veloso disse...

A classe de Cardozo resolveu. Não anda com o pé muito quente na sua especialidade principal, mas aquelas aberturas são deliciosas...

Depois de um excelente périplo pelo país, sábado a equipa volta a casa. Já estamos com saudades! Numa jornada que pode ser bem saborosa...

Aguiazita disse...

Melhores em campo:
- Óscar Cardozo, até já faz de nº 10
- Javi Garcia, que poder!
- Ramires, apesar de ter jogado pouco tempo, o tipo trouxe outra velocidade (corre p'ra caraças!)
- Di Maria menos, só por causa dos centros

Zita

M disse...

so vi 2ªparte, nao vou opinar mt sobre o jogo...

apetece deixar 2 notas...

este anos, estamos consistentes como o raio!!!
mesmo quando nao deslumbramos ou goleamos,mesmo em jogos menos conseguidos nao deixamos de ganhar..e ganhamos de um modo inequivoco..sem grandes sobressaltos!

acho que é principalmente esta consistencia que esta a enervar muita gente.....

segunda notinha...vamos encher a Luz proximo Sabado! Vamso apoiar a equipa no retorno a casa, naquele que pode ser o arranque definitivo ao 32!!!!!!!

saudaçoes

Jorge de Gaia disse...

Encher a Luz sábado é importante. Mas se puderem ir hoje não faltem.

Pedro Villa disse...

O Cardozo tornou-se um "play maker", só espero que não abdique do que sabe fazer melhor, marcar golos (sem contar com os penalties). Confesso que me surpreendeu nos últimos tempos! Relembro o passe para o Saviola no 1º golo do SLB na Madeira e mais os de ontem. O Passe para o golo do Di Maria é genial!

Quanto aos comentadores, começo a pensar que o requisito nº1 das TVs, na sua contratação, é ser-se anti-benfica! Enojam! Os lances de penalti foram bem evidentes do anti-benfiquismo! Quando 2 comentadores se preocuparam tanto em justificar o penalti do Rio Ave, está tudo dito! Era óbvio que existiu! Só não compreendi uma coisa, se não foi marcado, porque não se calaram e levaram 2min a tentar justificar o injustificável! Ao menos não faziam figuras ridiculas!

Quanto ao penalti do David Luiz, outro sem comentários!

Mas o mais engraçado, foi quando um deles disse que o fiscal de linha que acompanhava o ataque do benfica tinha marcado um suposto fora de jogo ao Rio Ave (2ª parte)!!!... Quando na realidade tinha marcado uma falta ao Cardozo num contra-ataque!... Aí, comecei a acreditar que não era apenas falta de imparcialidade, mas muita incompetência dos srs, coitados!!!

A SIC depois de ter encostado o "Guto Marques" que fazia, desde automobilismo, ciclismo a futebol e era uma nódoa... Agora resolveu colocar um abécula ainda mais ridicula!... O orçamento para "comentaristas" e locutores de futebol deve ser muito baixinho mesmo!

João Bizarro disse...

Melhor em campo: Tacuara.

El king disse...

Amigos de Ronaldo e Zidane cotnra Benfica All Stars!?

Não me digam que vai jogar o Eusébio contra onze!

João Bizarro disse...

Cosme Machado, o ilusionista.

Não é qualquer um que transforma um 0-3 num 1-2.

José Vieira disse...

Desculpa completar a tua crónica mas no tal "lance da mão" o comentador João Rosado chegou mesmo a referir que Cardozo tinha "procurado" o penalty!!
Como?!
E eu a pensar que o Tacuara estava apenas à procura do Aimar para (mais) uma assistência de morte...
Desta nem o Eduardo Barroso se lembraria.
Se a moda pega vamos ter agora de ouvir que o temível pé esquerdo de Cardozo anda a fazer pontaria aos braços/mãos dos adversários.
Começa a não haver paciência...

Vamos desesperá-los ainda mais e lotar a catedral contra o guimarães, por que o jogo é (muito) difícil e, sobretudo, porque os rapazes merecem.