blog

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Um Olho à Benfica #34

Ponto por ponto!

Primeiro ponto. O lance do abalroamento do Roberto a Júlio César devia ser tão incontestável que nem devia, sequer, fixar-se como um caso do jogo. Ali não há caso, há falta. Ponto final. Sobre o que dizem os tribunais, não é relevante todos sabemos como anda a justiça em Portugal.

Segundo ponto: Gostei de ver Moreira a cantar com os NN, mas como trabalho na área da imagem e da comunicação, sei interpretar estas situações. É inteligente, é sagaz mas é uma medida de marketing pessoal. Astuta e bem feita. Por mim, dou os parabéns ao Moreira, porque se revelou muito inteligente e eficaz. Basta ver os comentários. Porém, mantenho o que sempre disse. Quim é o melhor guarda-redes do Benfica. Mesmo sem marketing. O Trappatoni, o Koeman, o Camacho, o Quique e agora o Jesus, todos acharam o mesmo. Se calhar, estão enganados.

Terceiro ponto: A campanha está montada, está em andamento e persiste em criar a ideia de que o Benfica está a ser favorecido por erros de arbitragem. Não tenho a certeza que seja assim, tenho mesmo dúvidas que tudo não passe de um terrível embuste para desviar a discussão para o terreno da desculpa esfarrapada.
Porém, mesmo que seja verdade, é terrível, à luz do principio da retroactividade, a desvantagem que nos atinge. Temos um atraso para recuperar, neste domínio, de mais de vinte anos. Por isso é que esta gritaria toda me parece estratégia, por um lado e desespero, por outro. A estratégia é condicionar, de futuro, e o desespero é o limite. A partir daqui, vale tudo. Como sempre valeu.

Ponto quatro: até que os dedos me doam, vou repetir até à exaustão. Em finais de Abril, principios de Maio, estaremos todos, os benfiquistas, a festejar no Marquês.

45 comentários:

M disse...

1-Nem se deve falar nisso de tão estapafúrdio...nao tarda nada, estao os lagartos a comparar com o lance do Luisão...

2-o José Marinho não é o único por aqui que trabalha na area da imagem e comunicaçao, existem mais pessoas que tb sabem efectuar interpretaçoes, e neste caso, que discordam da sua.
É o meu caso....
Eu dou é os meus parabens a quem aconselha o Quim, ao menor deslize, lá vem com oportunas declaraçoes à CS em sua defesa "..do meu valor e de não ter nada aprovar a ninguem,..." a fazer lembrar o gajo do clube da 2ªdivisao espanhola...

e será preciso muito marketing para que um dia, o Quim consiga aguentar o Banco de suplentes do Benfica com a rectitude e elevação que o Moreira tem feito ao longo dos anos, sem nunca procurar a CS para enviar recados..ah, e isso de mandar calar "detractores" apos defender penalties é feio!!

todos os treinadores que mencionou estarão errados?.. se calhar estão...

digo eu...mas é so uma opinião de um curioso...que acha que o Quim é um bom guarda-redes...suplente do Benfica face ao Moreira

3-concordo, os gajos estao à rasca! e o problema deles é que este ano, jogamos muito à bola!!!

4-estaremos sim, com as maiores ou menores divergencias de opinião que a pluralidade que o nosso clube permite, estaremos sim...e quiça, e Hamburgo!!

saudaçoes benfiquistas

Unknown disse...

Já o tinha escrito e volto a escrever:

a mensagem do colo e do andor está a passar e a ser assimilada, influenciando adversários, comentadores, opinião pública, tudo. E nós a assobiar para o lado.

Manuel disse...

2- O Trapattoni e o Koeman não acharam que o Quim era melhor, e na altura do Camacho, o Moreira estava lesionado...penso eu de que.

Pedro disse...

A mensagem do colo não é de agora...é de sempre, mesmo q na realidade tenhamos terceiros e quartos lugares para mostrar. O triste é que muitos engolem essas patranhas. E alguns benfiquistas tb...

Eu espero estar no Marquês a festejar mas acreditem q só nos estamos a aguentar pq temos de facto uma grande equipa e a jogar muito bem. Está a ser uma tarefa muito dificil, o sistema não está morto. Ainda está vivo e pronto para prejudicar o Glorioso e levar os do costume ao colo.

Quim é o mais fraco dos nossos gr's e concordo com o M qd diz q Moreira tem aceitado o banco com dignidade. Ser o preferido de Koeman não é bem assim. Koeman mal teve oportunidade deu a baliza ao Moretto. Mas espero q se sagre novamente campeão pelo Glorioso e depois siga a sua carreira noutro lado.

Vasco disse...

José Marinho, por favoooor! diga ao Jorge Jesus que desde o Braga aparece sempre sempre sempre sempre sempre um gajo da equipa adversária no 2º poste sozinho, então em livres é uma "vergonha" mas sempre sempre sempre, de resto nada a apontar no plano defensivo

Em Abril lá estaremos então :D

Pedro Villa disse...

Partilho da opinião de que o pior dos nossos GR é o QUIM. Não é tão fraganeiro como muitos dizem, mas é o mais fraco.

O JÚLIO CÉSAR, parece-me ter todas as condições para ser o nº1, a sair tem de ser mais consistente. Como já li algures, no tempo do Bento o lance da falta no jogo do Guimaraes nem se colocava, até a cabeça do avançado ía à frente!

O MOREIRA, não fora as lesões seria nesta altura o titular... Actualmente, e por muito que goste dele, penso que será uma espécie de MANTORRAS das redes... E bem que gostaria de estar equivocado...

Quanto à questão do sermos levados ao colo, já é antiga, se quando não ganhámos isso já se falava... O Anti-benfiquismo, o 2º maior clube de Portugal, não perdoa... Sobretudo, quando sentem que estamos muito mais fortes!... E é claro, uma mentira repetida muitas vezes pode ter sempre frutos... Já ando a dizer o mesmo desde o inicio da época, o Benfica pra ser campeão tem de jogar 3x mais que uma equipa normal da Liga Sagres. O pior para os "anti" é que este ano em muitos jogos temos jogado avassaladoramente mais...

Chama Imensa disse...

Nojo é o que despertam estes comentários em relação ao Quim. Já não tenho palavras para Pedros e M's naquilo que dizem em relação ao melhor guarda-redes que passou pelo Benfica desde Enke e Preud'homme! Já não vale de nada argumentar com pessoas que usam palas para avaliar jogadores do nosso grandioso clube. Incrível como conseguem ser tão justos na maior parte das avaliações e tão cegos, injustos e desagradáveis na situação do Quim.

Contudo, como diz o outro...os cães ladram e a caravana passa. O Quim vai continuar a segurar as nossas redes com categoria e vai voltar a ser decisivo na conquista de um campeonato como fora em 2004-05.

Relativamente ao colinho e ás supostas benesses dos homens de preto, já vi este filme noutras taças da Liga e vou voltar a apostar com quem quiser que no próximo domingo vamos assistir a uma roubalheira gigante na Madeira.

Unknown disse...

M, os lagartos compararam imediatamente. Nem deu para esperar.

José Marinho disse...

Meu caro M, não tenho a pretensão de ser o único a fazer interpretações, mas talvez um dia, se tivermos a possibilidade de discutirmos pessoalmente este assunto, eu possa dizer-lhe de onde vem a minha interpretação. E vem de longe, de muito longe. E se há coisa que o Quim não tem é boa imprensa. Além de nunca ter tido a preocupação de tratar a sua imagem. Adiante. A minha interpretação está feita e não me desvio dela, bem como não me desvio da convicção de que o Quim é, de facto, o melhor guarda-redes do Benfica.
Meu caro Manuel, quando o Trapattoni decidiu trocar o Moreira pelo Quim, começou a ganhar o campeonato. O Koeman apostou no Quim e só deixou de apostar porque o Quim teve constantes problemas físicos nessa época, por causa de uma hérnia que não deixou que o Quim estabilizasse o seu rendimento, nessa época. Eu não tenho memória selectiva.
Posto isto, tenho de considerar que este é um tema, se quisermos, fracturante no Benfica, porque divide as opiniões e, no limite, o que conta, são as opções dos treinadores. E como está comprovado, na sua maioria são favoráveis ao Quim.

Pedro disse...

"os lagartos compararam imediatamente. Nem deu para esperar."

Luis, mas o Júlio César não foi a correr em direcção do fiscal de linha a gritar "foi com a mão, foi com a mão".
:)

Patéticos os verdes. Mas previsíveis como sempre.

Chama, quem me dera a mim q tu tivesses razão. Quem me dera a mim q Quim fosse de facto assim tão bom e as nossas redes estivessem assim tão bem protegidas. Mas a realidade é bem diferente. É uma discussão já velha. Tu vais continuar a gostar de o ver na baliza e eu vou ter sempre arrepios qd a bola se aproxima da nossa área...

Marinho, o Quim estava recuperado da lesão qd Koeman o trocou por Moretto. E se o Benfica não leva 4 no Restelo Trap nunca tiraria o Moreira (que não teve qualquer culpa nessa goleada). Quim beneficiou da lesão de Moreira e dos benfiquistas não gostarem de Moretto.

lj disse...

Moreira era titularissimo na primeira passagem de Camacho - lembro-me do jogo em Trondheim com o Rosenborg. Nas segundas nupcias de Camacho, Moreira nao jogou (pos-lesao). O que nem lhe ficou mal, tal o descalabro que foi.
Com Trapattoni Moreira foi titular metade da epoca; perdeu o lugar depois de uma serie negativa culminada com uma derrota no Restelo, 4-1, na qual Moreira foi o melhor do Benfica. Na altura foi muito falada a sua substituicao por Quim quando vinha estando em bom plano; foi vista pela maioria dos benfiquistas como um castigo imerecido.
Com Koeman, Moreira foi o preferido. Lembro-me de umaentrevista em que Koeman considerava os dois jogadores a um nivel semelhante, mas que "preferia Moreira por ser mais novo". Pouco depois Moreira lesionou-se, e como defender de muletas nao da muito jeito, Quim foi para a baliza. Koeman tinha tanta confianca em Quim que colocou Moretto com dois treinos a titular - Quim foi injusticado, na minha opiniao, tal como Moreira havia sido com Trap; na altura, Quim vinha de uma boa serie de jogos sem sofrer golos.
Quique preferiu Quim, ate ao frango com o Setubal. Simaptizo com Quim mas nao me esqueco do frango no ultimo minuto; esse frango, que nos custou dois pontos e na altura uma vantagem de 4 pontos sobre o FCP. Esse lance, juntamente com o golo anulado no ultimo minuto frente ao Nacional e o penalty marcado a Yebda sobre Lisandro no dragao custaram-nos seis pontos e deram um ao FCP. Alem disso, nao permitiram que a vantagem sobre o FCP crescesse para numeros preocupantes numa altura em que o FCP vacilava, ha mais ou menos um ano. Isto sao conjecturas apenas, mas esses pontos naquela altura abririam uma crise no dragao e julgo que o Benfica ficaria bem posicionado para o campeonato. NAo contaram e a historia foi diferente; nao foi so por causa do Quim, mas la que deu uma grande ajuda, isso deu.
Quim e Moreira sao dois bons guarda-redes e a meu ver os dois com lugar no plantel. Cada um pode ter a sua opiniao, mas nao me parece justo que cite todos esses treinadores quando a historia nao foi bem essa - e alguns deles deram mesmo entrevistas a contrariar o que diz.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

lj disse...

Se o Vitor Baia e o Jorge Costa tivessem jogado no Benfica, com as lesoes que tiveram, nunca teriam chegado a campeoes europeus - ainda hoje andariam no plantel a inaugurar casas do Benfica.

JNF disse...

Koeman?!

Não, isso não... :)

Koeman não podia ver o Quim nem pintado! Fez o que fez com o Moretto e depois do Moreira regressar da lesão, escolheu-o imediatamente como 2º guarda-redes para o jogo da Mata Real, deixando Quim de fora.

E já agora, em que se baseia para dizer que Trap e Quique preferiram Quim?

Anónimo disse...

Nem Quim, nem César, nem Cardozo estão ao nível dos restantes titulares. Tudo o que digam para mistificar esta evidência é puro masoquismo. A verdade é que não temos melhores alternativas no plantel para estes lugares.

João Bizarro disse...

Quando o melhor marcador de uma liga está a um nível inferior dos outros jogadores da sua equipa é porque estamos a falar de uma equipa do caraças não?

Enfim. Perdoai-os a todos e aos Postigas, Caicedos, Farias e Falcáus também!

Unknown disse...

Olha! Já cá faltava um a bater no Cardozo... irra!

Quanto aos GR... acho Quim e Moreira semelhantes, por culpa da falta de evolução do Moreira... acho que o Benfica não foi capaz de o "puxar" para o patamar de topo - falta de um bom treinador de guarda-redes... alguém de escola alemã, por exemplo. Aliás, na minha opinião, este era um daqueles treinadores que devia ser em permanência funcionário do clube - não estar sujeito às chicotadas-, para dar estabilidade à evolução dos Guarda-Redes.

Posto isto. Prefiro o Moreira... e não acho o Júlio César melhor do que nenhum dos outros 2.

André Leal disse...

Eu gostava de conhecer pessoalmente um benfiquista anti-Cardozo... É que até agora só mesmo virtualmente. Deve ser por terem vergonha de dizer tais baboseiras na cara de alguém.

Baresi disse...

Na linha do fora-de-jogo manda a Sportv!!

em:

www.averdadedaliga.blogspot.com

Mílcar disse...

koeman quando foi questionado sobre qual dos gr preferia sempre disse que os achava iguais em qualidade mas o moreira seria primeira escolha pois era o mais novo! nao tenho duvidas!

M disse...

Caro Jose Marinho, obrigado pelo seu comentario..opinioes diferentes sao o que de facto gera debates e nos faz a todos, evoluir.

caro chama....para quem nao tem palavras para argumentaçoes, falaste demais..e pior que tudo, nao disseste um boi!

saudaçoes....

Klaudio disse...

O Moreira precisava que lhe dessem espaço, pois a evolução de um GR reside na continuidade entre os postes.
Gostava que no Benfica dessem tantas oportunidades de falhar ao Moreira como deram ao Quim e ao Moretto. Na minha opinião, o Moreira é superior ao Quim, e com a vantagem de ainda ter espaço de evolução, quanto ao Quim já se viu que é de 0 em termos de evolução, continua a ser o calafrio que todos sabemos nas saidas e para além disso é mau colega e menino de birras, quando a vida lhe corre mal lá vem ele destilar veneno para a CS.

João Bizarro disse...

Marinho, aquando da 1ª passagem pelo Benfica o titular era o Moreira que também começou como titular com o Trap perdendo-a injustamente a seguir à derrota do Restelo. Com o Koeman o Moreira também ia ser titular mas a lesão afastou-o e mesmo o F. Santos ia dar a titularidade ao nosso nº1.
Com Quique o Moreira também voltou a ser o titular.

Dito isto convém lembrar que faltam 15 dias para fechar o "mercado de inverno" e continuamos sem um guarda-redes à altura do Glorioso.

José Vieira disse...

Quim está para Koeman como Sá Pinto está para Artur Jorge! Enfim...
Disse-o antes de começar a liga e mantenho-o: sinto grandes dificuldades em eleger qual o nosso melhor guarda-redes pois tenho a sensação de estar a optar pelo "mal menor".
Esta questão da baliza é recorrente e já há muito devia estar resolvida.
Vejo jogos da liga Italiana e equipas do fundo da tabela com belíssimos guarda-redes.
Será assim tão difícil?

CsA disse...

Com o maior respeito que tenho pelo Moreira, mas neste momento não tem lugar neste Benfica. Fez 3 jogos oficiais esta época e mandou 1 peru em Poltava e ficou mal na fotografia no golo sofrido contra o Guimarães que nos valeu a eliminação da taça.

Quim nas saídas é zero, simplesmente não se sai. Entre os postes já não é o Quim de há 2/3 épocas atrás... Cada vez que sofre um golo fico sempre com a sensação "será que tivéssemos um guarda-redes de topo tinhamos sofrido este golo?" Apesar disto ainda o considero o menos mau dos GR portugueses e merecia ser titular na selecção...

J.Cesar apenas me convenceu neste ultimo jogo mas vê-se claramente que existe ali potencial.

Faço a mesma pergunta que o João Vieira, será que era assim tão difícil trazer o Amélia? Mas ainda tenho o sonho de Akinfeev vir a defender as nossas redes...

Anónimo disse...

o Moreira desde o período das lesões não tem tido a condescência que tem tido o Quim. O Moreira foi culpado no golo do Poltava, mas não tem hipóteses de ganhar competitividade depois da prolongada paragem. O Quim não é só dar uns perús, mas também a insegurança que demonstra. Para mim é um suplício ver a bola passar-lhe perto e ele desviá-la com os olhos apenas (quando consegue)... Bolas paradas então "está quieto oh Quim"...

Mário Lopes

Helder disse...

Acho que discussão que para aqui vai sobre os guarda redes do Benfica não tem lógica nenhuma neste momento. Eu também tenho a minha opinião mas agora temos de estar TODOS unidos (porque "eles" tudo farão para nos desestabilizar) porque o que nos interessa é que o Benfica continue a ganhar jogue quém jogar e que o quarto ponto deste post do José Marinho se torne realidade. Eu também quero estar no Marquês......

José Marinho disse...

Em primeiro lugar, na primeira passagem do Camacho pelo Benfica,
o Quim não estava no Benfica, pelo que seria dificil ser titular no Benfica.
Em segundo lugar, o Koeman disse o que disse sobre ambos, demonstrando inicialmente inclinação pelo Moreira, por causa da idade. O jogador lesionou-se, é certo, mas o Koeman demonstrou, depois, a sua confiança em Quim, até que este se lesionou - é curioso que todos se lembram da lesão do Moreira, mas ninguém se lembra da lesão do Quim, deve ser memória selectiva - o que levou até à estreia de Rui Nereu na equipa do Benfica, na Liga dos Campeões. E com grande sacríficio da sua imagem pessoal, Quim voltou a defender a baliza do Benfica - em Braga - quando não tinha condições mínimas para o fazer, mas fê-lo, porque é um profissional de cinco estrelas que certos adeptos do clube nunca souberam apreciar. O Moretto é contratado, porque o Benfica tem os dois melhores guarda-redes do plantel ou lesionados - Moreira, no joelho - ou muito condicionados, como Quim - hérnia inguinal. A lesão de Quim e a sua cura completa arrastou-se até ao final da época. Esteve sempre em fracas condições físicas e para aqueles cuja memória não sofre de bloqueios selectivos, mesmo o início da época seguinte fica ainda marcado pelas dificuldades físicas de Quim. Convém ser preciso no que se escreve. Além do mais, quando digo que o Koeman tinha confiança no Quim, sei o que digo, justamente porque falei com o próprio, mais tarde, por causa do livro de José Veiga, e tive a oportunidade de falar com ele, em Valência, durante algumas horas sobre o Benfica. Foi aí que ele me confirmou o que já sabia. Quim teria sido titular da equipa, do início até ao final da época, se estivesse em boas condições físicas, o que nunca aconteceu durante a época. Como é costume, e alguns deviam saber isso, não dou palpites sobre o que desconheço. Apenas escrevo sobre o que domino. Claro que é bonito, dá impacto escrever que o Quim está para o Koeman como o Sá Pinto está para o Artur Jorge. É o que dá quando se escreve com base em ressentimentos e má informação. Quem escreve isso, está para mim, como o cozido à portuguesa para os aborígenes da Austrália.
Ponto final neste assunto. E reitero, mais uma vez. Para mim é indiscutível que o Quim é o melhor guarda-redes do Benfica. Os vários treinadores do Benfica não são estúpidos e até Camacho, que utilizou o Moreira na sua primeira passagem pelo clube, preferiu o Quim, da segunda vez.
É caso mesmo para dizer, o Quim como guarda-redes do Benfica está para mim, como o comunismo estava para o Álvaro Cunhal. Ponto final.

Anónimo disse...

Toda a gente já sabe que o Quim é amigo do Marinho! Agora essa tentativa de analogia com o comunismo... santa paciência! Eventualmente ambos vão à vida no fim da época... Eventualmente o Moreira passará ao lado de uma grande carreira... Mas de certeza que o Quim também só é titular porque o benfica não arranjou melhor... Digamos que se trata de um mal menor. Desenrasca! Agora comparado com outros GR que passaram pelo benfica, nem para ajeitar as luvas desses nomes serviria (Bento, Preud'homme, Enke). Digamos que o Quim andaria ao nível dos Nenos e dos Silvinos...

Mário Lopes

José Marinho disse...

Meu caro Mário Lopes, está a ver o que dá escrever sem saber...Não, o Quim não é meu amigo. Falei duas vezes com ele, o suficiente para gostar da personalidade. Sabe, uma forma de respeitar as opiniões dos outros é não associar o direito a essa opinião a um interesse escondido, nem que ele seja uma falsa amizade. De outro modo, posso sempre considerar que o meu caro não gosta do Quim, apenas porque não é seu amigo. Que tal, parece-lhe bem?

Anónimo disse...

O que me parece é que como não conheço nenhum dos GR do SLB, nem mesmo os demais jogadores, sou capaz de ser imparcial, algo que o Marinho já demonstrou em mais de uma ocasião, não conseguir!
Ora uma vez porque é amigo (Luis Felipe), ora outra, porque só falou 2x com a pessoa e "gostou da personalidade"... Ainda outra porque trabalha com elas (na Sport TV) e não consegue separar as águas (e identificar a sua falta de imparcialidade no relato de jogos do SLB)...

Por acaso já falou com o Moreira ou com o Júlio César... Talvez gostasse das respectivas personalidades, e os elevasse justos titulares indicutiveis das nossas redes... O pior talvez seja é se não gostar das mesmas...

Enfim, ainda bem que não temos o Patrício no benfica!!! E espero que se isso acontecer 1 dia, jamais o Marinho venha a trocar palavras com ele!... Chiça!...

Mário Lopes

José Marinho disse...

Meu caro Mário Lopes, como considero que nada do que adiantou faz o mínimo sentido. Como considero que é incapaz de reconhecer que deu um passo maior do que a perna, quando considerou abusivamente que apenas considero o Quim o melhor apenas porque é meu amigo. Como considero que insiste no mesmo erro com as suas perversas referências ao Luis Filipe, como considero que não tem a mente aberta para discutir o que quer que seja com alguém que pensa diferente de si, sem entrar em discussões inúteis e pouco informadas sobre imparcialidade e sobretudo como considero uma perda de tempo para ambos prolongarmos esta discussão de surdos, meu caro, faça o seguinte, leve a taça e faça a festa. Chiça, que é preciso ter paciência. O que manifestamente, hoje, não é o caso.

Anónimo disse...

Só me baseio em premissas anteriores, se o "meu caro" não está com paciência, ou se as acha injustas, ou simplesmente se está maribando e não consegue responder, não posso fazer muito. Há muito aprendi que em discussões destas, raras são as vezes que as pessoas admitem que podem estar errados. Por isso não discuto para ganhar (a taça ou o que quer que seja) até porque o meu objectivo é só divertir-me e não ganhar nada às suas custas... Contudo, não o quero ofender e se estou errado peço desculpa, no entanto, a ideias que transmitiu (numerei 3 no ultimo comentario), encaminham-se sempre no mesmo sentido, a defesa dos "amigos". Acredito que nem repare, mas mesmo assim não tenho problema em fazer "mea culpa".

Mário Lopes

José Vieira disse...

Facto: Quim foi uma clara 3ª opção para Koeman.
Como se não bastasse tão indesejado estatuto foi também o mais azarado dos jogadores, ao ponto de uma hérnia o ter condicionado durante duas épocas desportivas!!

Por muito que alguns se esforcem por fazer crer, a obra-prima de um mestre nunca será confundida com a prima do mestre-de-obras. Estão nos antípodas, como o aborígene da Austrália.

bailarino disse...

Esta história do colinho vai existir desde que o Benfica ganhe. Se até quando ganhamos por 4, 6 ou 8 arranjam casos no jogo para explicar a goleada (senão ainda perdiamos)!!!
O ano passado foi a prova provada de como funciona este futebol: o Benfica até à 14ª jornada foi gamadissimo em 7 ou 8 pontos. Mas descaradamente. Tudo calado. O benfica foi beneficiado a 1ª vez à 14ª jornada com o Braga e começou a conversa do colo, que era sempre a mesma coisa, etc, etc. E a partir daí foi o que se viu (com muitas culpas próprias, claro; mas com as culpas próprias podemos nós fazer qq coisa (como contratar o JJ), com as outras é mais complicado (a não ser que se meta fruta e cafés ao barulho)).
Por isso, para este ano não se espera outra coisa. Não me custa admitir que há jogos em que o Benfica teve lances mal ajuizados a seu favor (nas goleadas houve certamente), mas daí a usar isso para explicar esta brilhante 1ª volta vai uma grande distância.
Lembram-se quando o Sporting, com o Jardel, tinha 20 penaltys por epoca? Lembram-se da desculpa dos sapos? "Ah, a nossa equipa é muito ofensiva (que era), com muitos jogadores artistas (que tinha) e é mais normal haver lances na área dos adversários". É uma boa desculpa, diga-se :)
Mas este ano, não têm mesmo hipoteses: façam apenas um rápido exercicio. Do 11 do Benfica, quem é que Vos parece melhor no plantel do sporting? E do Porto? Eu assim de repente só vejo a posição de defesa esquerdo, e mesmo assim não trocava o peixoto (ou o coentrão) pelo Álvaro Pereira (muito menos com o Grimi). Em todas as outras posições estamos melhor servidos que os rivais (reconheço o valor do Bruno Alves, mas não o trocava pelo luisão, por tudo o que significa no Benfica).
Enfim, este ano vai ser preciso acontecer algo de muito estranho, dentro e fora do Benfica, para em Maio não nos juntarmos todos no Marquês.

Abraços

José Marinho disse...

E por muitos que se esforcem em demonstrar o contrário, o mestre depende sempre da obra. A prima só lá está para chatear. Nos antípodas de uma discussão séria. Como os aborígenes da Austrália.
Meu caro Mário Lopes, já lhe disse, a minha opinião não tem a ver com amizades que não existem. Tem a ver com o que vejo. É a minha opinião, desculpe, mas é só isso. O meu caro não deve desculpar-se, porque o seu texto não é ofensivo, apenas gostaria que não insistisse em assegurar que as minhas opiniões estão presos ao facto de gostar pessoalmente mais de um do que do outro. Porque não é isso. Não é assim que as coisas funcionam comigo. Para mim existe opinião, sinto-me com o direito a expressá-la, mesmo que ela se diferencie dos outros. Só isso. Se conseguir aceitar isto, então, teremos, neste fórum, espaço para grandes discussões. E boas. E peço também desculpa se a minha reacção foi demasiado brusca.

José Vieira disse...

...e primos há que por vezes roubam o próprio protagonismo do "mestre"...

bailarino disse...

Não percebo esta discussão do GK. O Quim não é um grande guarda redes, tal como não é o Moreira ou o Julio Cesar. São apenas bons. E entre 3 bons, escolheu-se o Quim para titular. Aceito perfeitamente. Aliás, quanto a mim o MOreira está uns furos abaixo do Quim (desde a lesão aquilo nunca mais foi ao sitio) mas não é por aí que o Benfica vai deixar de ser ou não campeão. Se queremos dar um passo em frente com a baliza, podemos contratar um guarda redes de nível superior (que não é o Eduardo!!!! Por favor não!!!), agora se for para ir buscar um de nivel igual, que deixemos estar quem já está no clube.

Abraços

José Marinho disse...

José Vieira, há muito que lhe adivinho uma vontade mesquinha apenas de perturbar. Fá-lo, recorrendo a um humor, umas vezes rasteiro, outras vezes até feliz. Porém, chegaria o dia em que teria de deixá-lo a pregar para as paredes. Acho que chegou o momento. Foi giro, até divertido, mas o que o meu caro, afinal são mimos e atenção. Desculpe, meu caro, tenho dois filhos que não permitem a partilha desses gestos. Não tenho mimos para lhe dar, nem ateñção que o satisfaça. Quando quiser discutir coisas sérias, discutiremos. Quando quiser desconversar, recorrendo a graçolas inconvenientes e até mal-educadas, faça-o, mas poupe-me ao seu auto-convencimento de que é uma espécie de presidente cá da junta. Olhe, escolha uma obra, admire o mestre e vá dar uma volta com a prima. Até sempre e viva o Benfica, afinal de contas a única coisa que consigo aproveitar da generalidade dos seus posts.

JNF disse...

Sr. José Marinho:

não atire poeira para os olhos das pessoas. Dizer que o Quim era ou seria o titular com Koeman e que o holandês até gostava dele é uma enorme mentira. Eu lembro-me de ler isto (http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/iol/634493-1456.html) e muito mais. Lembro-me de o Quim, que o senhor diz ter andado lesionado a época toda, ter sido titular para a Taça de Portugal, mesmo depois da chegada do Moretto.

José Marinho disse...

Meu caro JNF, eu não atiro poeira para os olhos, eu atiro factos. Se os factos são do seu agrado ou não, o problema é seu. Repito o que disse, porque é verdade, porque me foi confirmado pessoalmente pelo Koeman e porque sei o que estou a dizer. O que afirmo não resulta do que li ou do que ouvi. Resulta do conhecimento que tinha e sempre tive das dificuldades que o Quim teve, nesse ano e no início da época seguinte - e não duas épocas como enviezadamente foi alegado por um comentador deste blogue - e resulta, vou dizer-lhe uma vez mais, do que me foi dito por Koeman, numa conversa pessoal. Portanto, das duas uma. Ou o meu caro não leu bem o que escrevi da primeira vez ou então está a chamar-me mentiroso, porque parte do principio que essa conversa existiu. E se é assim, então, de facto, não vale a pena perdermos mais tempo. Porque não me chama mentiroso quem quer, só quem pode. E o meu caro não pode. Porque não me conhece e porque não tem esse direito. E isso sim, é atirar poeira para os olhos. E se o que eu escrevi não lhe convém ou não é do seu agrado, então vá queixar-se ao Koeman, que não devia ter-me dito o que disse. E se o Quim foi titular no jogo da Taça, foi porque, como sabe, o Moretto nunca esteve muito regular e porque havia um guarda-redes para o campeonato e outro para a Taça. E já agora, também devia saber, que estes problemas de hérnias inguinais, sobretudo quando se arrastam na sua resolução, apresentam um quadro instável de dor. Numas alturas mais acentuadas, noutras alturas menos. E até lhe digo mais. Os relatórios clínicos do Benfica também não me deixariam mentir. Está lá tudo, respeitante a essa época. Tudo. Isto não é areia para os olhos, porque isso da areia, cada atira a quer e cada um leva a quer. Está documentado. E mais lhe digo, o treinador de guarda-redes de Koeman considerava que o Moretto era claramente o guarda-redes, dos três, o que tinha mais aptidões para ser um guarda-redes de dimensão mundial, tinha características até morfológicas que nenhum dos outros tinha, mas falhava muito emocionalmente. Tinha esse problema que nunca o deixou centrar-se exclusivamente no jogo. O Koeman tentou corrigir da forma mais convencional. Deixando-o jogar, para ganhar confiança e regularidade. O que Moretto não conseguiu alcançar. Por isso, era a sua opinião que o Quim, com outras características, oferecia mais garantias e sobretudo maior regularidade, se não estivesse permanentemente afectado pela sua lesão. Isto é verdade, isto não é poeira. Poeira é dizer o contrário apenas porque leu nos jornais, poeira é insinuar que alguém está a mentir apenas porque tem conhecimento dos factos e desgraçadamente os factos não agradam a esse alguém. Isso é que é poeira, que fique bem assinalado.

JNF disse...

Não ponho minimamente em causa que tenha falado com Koeman e não desminto o que Koeman lhe disse, mas então, assim sendo, não acredito nas palavras do holandês. Não acredito que um guarda-redes lesionado, como o José Marinho diz, possa jogar na Taça e depois não possa faze-lo no campeonato. Simplesmente não se faz isso a nenhum profissional E Koeman deu muitas provas de falta de profissionalismo e incompetência enquanto esteve no Benfica (e no Valência... e no AZ... e para onde for). Para mim, os seus factos não são para agradar nem para desagradar, não tenho interesse nenhum nisso, para mim isto não é uma guerra. Não o chamei de mentiroso, disse apenas que mentiu, sem o saber, assim o acho. Mas não me respondeu: em que se baseia para dizer que Trap e Quique preferiram Quim?

José Vieira disse...

Atenção?! Mimos?! SEUS?!
Oh Marinho, este sim, é um humor rasteiro, boçal e acima de tudo negro, já que ninguém me tinha antes proporcionado tamanha visão do inferno...

Curioso que me apelide de "presidente da junta" mas não se coiba de adoptar tão incompreensível quanto ridícula atitude paternalista.
Olhe, meu caro, antes presidente da junta que "pai tirano", avesso às opiniões contrárias às suas.

Digo-lhe, desde já, que não vai ser nenhum curso de marketing que lhe vai permitir reinventar a história pois contra isso "pregarei" até que os dedos me doam.

Só deixarei de o fazer se algum dia passar pela suprema humilhação de, neste espaço, ver um adepto "andrade" utilizar os meus comentários para fazer valer as (dele) corruptas opiniões.
Afinal, a única coisa que quero que transpareça dos meus comentários é o meu desinteressado benfiquismo.

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira, faça o que quiser com os deus dedos, que isso não me diz respeito. O que você escreve, sendo ou não desinteressadamente, deixou de me interessar, porque é rude, é desconfiado e é conversa da treta. Porque o que você escreve e me é dirigido, nunca vem acompanhado de uma intenção positiva de discutir o que seja. O que você quer, nem sequer é conversa, é o seu contrário. E sobre os seus pregões, faça os que entender, porque nunca, mas nunca mesmo, me deixarei condicionar nas minhas opiniões por um Vieira qualquer. Chame-se José ou Luis. Mas talvez tenha razão numa coisa, talvez tenha errado em chamar-lhe presidente da Junta. O que o meu caro persegue, para além de mim, é o objectivo meio escondido de ser um superpolícia dos bons costumes da blogosfera benfiquista. Não, não é o único, há mais gente assim interessada em impor os seus pontos de vista a uma esmagadora maioria de pessoas que têm a infelicidade de os ler. E meu caro, isso sim, é minha visão do Inferno. Porém, recolha lá o tridente com que magoa o teclado e poupe os seus dedos a mais escrita ressentida.
Aliás, um dos seus últimos parágrafos são uma excelente parábola do alegado desinteresse com que escreve. Porque é maldosa a sua referência ao aprovitamento que adeptos de outro clube possam fazer do que escrevo. Porque não consigo controlar o que outros escrevem. O que é pena, pois aí teria a capacidade de evitar referências rasteiras e boçais como a que o meu caro fez, intencionalmente, a propósito de um abusivo aproveitamento de um adepto do FC Porto de um texto meu, numa deliberada descontextualização. Mas também aqui não esperava outra coisa de si e da baixeza com que escreve. Afinal de contas, é a mesma pessoa que insinuou o meu sportinguismo neste blogue, apenas porque um grilo falante lhe deve ter dito que devia ser uma espécie de Paula Bobone do benfiquismo. Mas as boas maneiras, meu caro, começam nos actos, não acabam nas palavras.
Meu caro JNF, por mim o debate está encerrado.
Respondendo à sua pergunta: Porque Trapattoni viu que se enganou e porque também falei com ele lomgamente, em Salzburgo, ainda relacionado com o livro de José Veiga - peço desculpa em impor-lhe os factos, mas apenas recorro a eles para que compreenda de onde vem a minha convicção e conhecimento -. Quanto a Quique, é fácil constatar, que o Quim foi sempre o seu guarda-redes preferido. Foi o titular indiscutível da equipa. Como continua a ser, agora com Jesus.

JNF disse...

Por mim, a discussão está encerrada, mas decerto concordará que a derrota por 4-1 no Restelo não foi por culpa de Moreira e que Moreira fez 15 jogos com Quique e Quim fez 23. Não há grande diferença.

José Vieira disse...

Eu digo-lhe o que é insinuação baixa: é fazer crer que um dos nossos atletas com mais anos a envergar o manto sagrado, sempre com reconhecido profissionalismo, ao entoar um cântico da nossa claque, fê-lo por razões de marketing.
Vai agora dizer o quê?!
Que falou com o Moreira e este lhe confirmou a sua suspeita?!
Haja decoro, e sobretudo respeito por quem tanto já dedicou ao clube.
Não me repudia que se preocupe tanto com a "imagem" de alguns atletas da nossa equipa, não tolerarei é que o faça em detrimento da imagem de outros.
E não há Marão algum (quanto mais Marinho...)que me impeça de o fazer.