blog

terça-feira, outubro 18, 2011

Basileia - SL Benfica: 0-2

É incompreensível que, a vencer por dois golos de diferença a menos de 10 minutos do fim, Emerson se faça expulsar de forma infantil e Jesus seja posto fora do banco com consequências, provavelmente, para o próximo jogo...

E tudo estava a correr muito bem com mais um jogo muito adulto do SL Benfica nesta Champions a mostrar clara superioridade sobre o adversário mas sem nunca entrar em correrias doidas e numa procura desenfreada pela baliza adversária. Nada disso, o jogo do Benfica foi sempre tranquilo, sempre em controlo absoluto e não foi preciso muito para chegar ao golo. Jesus surpreendeu ao colocar o Rodrigo no 11 titular e, felizmente para todos, não correu nada mal. Bruno César na esquerda, Gaitan na direita, Aimar Javi e Witsel no meio completavam a frente ofensiva do Glorioso. E no banco meus amigos? Cardozo, Saviola, Nolito, Miguel Vítor e Matic? WOW!!! Já o disse mas repito sem problemas, gosto muito deste Benfica europeu, gosto de ver a equipa a controlar o jogo trocando a bola entre os seus jogadores, a não ter problemas em recuar até à nossa área passando a bola ao guarda redes, sempre com cabeça, sem entrar no chutão para a frente ou na tentativa de meter a bola na área adversária sem nexo. É tudo pensado, controlado sem criar desiquilibrios à equipa. Na europa tem de ser assim. Claro que convêm não desperdiçar as oportunidades que temos para matar o jogo. Pelo menos dois lances (Gaitan e Emerson) que deviam ter dado o segundo golo mais cedo e arrumado o jogo antes de Cardozo fazer o gosto ao pé. Desta vez não fez falta mas pode fazer no futuro contra equipas mais fortes.

Jesus mexeu na equipa com vista a aproveitar o adiantar no terreno do Basileia metendo Nolito fresco tirando Aimar e metendo Gaitan no meio mas acabou por perder um pouco o meio campo uma vez que Aimar é mestre na cobertura e apoio defensivo aos colegas do meio. Entrou Cardozo para o lugar de Rodrigo e pouco depois resolveu o jogo na marcação de um livre directo e a garantir os três pontos e os 800 mil euros no bolso.

Se os colegas não quiseram resolver o jogo mais cedo, Artur Moraes tratou de segurar a vantagem num lance fantástico em que sai ao jogador do Basileia de forma muito rápida não dando espaço ao adversário de conseguir colocar melhor a bola. Uma defesa que valeu milhares de euros. A dupla de centrais esteve impecável com Maxi a ser o Maxi do costume. Emerson esteve bem até ter uma das suas paragens e, infelizmente, desta vez com consequências, num lance completamente desnecessário. Javi e Witsel com excelente trabalho dando o suporte que Aimar precisa para libertar toda a sua magia. Infelizmente não esteve nos seus dias o mago argentino falhando passes que não são habituais nele mas a sua saída e a perda de controle no meio campo mostram bem a sua importância na equipa para lá de ter a bola nos pés. Gaitan e César umas flechas apontadas à área adversária com Rodrigo como referência na sua estreia europeia onde esteve muito bem no lance do golo e até podia fazer gostinho ao pé numa bela desmarcação num lance uns minutos antes do golo de Bruno César. Cardozo entrou e marcou, uma lástima este paraguaio que teima em fazer coisas destas; Nolito acabou por ter de ter um papel mais defensivo do que o desejado fruto da expulsão de Emerson e Miguel Vítor entrou para fechar o lado direito após saída de Maxi e numa fase em que Gaitan mostrava também sinais de fadiga.

O árbitro esteve um pouco caseiro, principalmente na primeira parte, assinalando muitas faltas ao Benfica mas deixando passar as efectuadas pelos suiços. Fora isso nada de relevante. Segundo amarelo ao Emerson bem mostrado, nada a dizer.

Somos líderes do grupo e iremos receber em casa as duas equipas teoricamente mais fracas onde os seis pontos em disputa têm que ficar na Luz. Jesus terá de resolver o problema na lateral esquerda com a expulsão de Emerson.

CARREGA BENFICA!!!

16 comentários:

Pablito disse...

Bom post, mas acho que o 2º amarelo ao Emerson é demasiado exagerado, assim como a expulsão do Jesus. Bom jogo, muito importante para o apuramento.

De resto saliento a exibição espectacular da dupla Garay/Luisão, excelente performance defensiva do Emerson (pena a expulsão), e Bruno Cesar mais uma vez a mostrar valor.

Ah, e Artur Moraes é enorme.


Abraço ;)

Jotas disse...

Discordo do teu primeiro parágrafo, porque todo o jogo foi o que se viu, uma arbitragem incrivelmente tendenciosa e JJ só foi expulso por ter esbracejado num lance que deveria ter dado expulsão ao atleta do basileia, Já Emerson foi expulso por fazer 2 faltas e isso é apenas contigência do jogo.
Foi um belo Benfica que praticamente carimbou o apuramento, assente numa defesa coesa, num guarda redes decisivo e com um Bruno César a um nível extraordinário, transpirando confiança e uma classe que ainda não lhe tinha visto e com uma gestão de bola muito inteligente que fez toda a diferença.
Cada jogo tem a sua história e cada equipa as suas caracteristicas, Jorge Jesus, sabendo e percebendo isso, lançou Rodrigo(ainda bem que ganhamos senão... coitado do Jesus em alguns blogues), o qual em função do adversário, apostou numa linha avançada de grande mobilidade e capacidade técnica, o que baralhou a defesa adversária que sem referências para marcar atrapalhou-se, aposta essa ganha com mestria e só espero que aqueles que apressadamente e severamente tanto o criticam quando corre mal, tenham ao menos agora, o bom senso de o elogiar.

marley disse...

Eu acho que o JJ foi extremamente inteligente com a aposta que fez. Fez o trabalho de casa muito bem feito,apostou bem e ganhou. Tenho pena que tenha sido expulso pois vai fazer muita falta no banco e não sei como vai resolver o ENORME problema de não termos o Emmerson. Que falta faz o Capdevila, não?
Viva o Benfica
maria

Unknown disse...

Luis Martins! Pelo jogo que fez com a Argentina, nem pensava duas vezes...

John Billy #37 disse...

O Jesus é isto: por um lado consegue por o Benfica a jogar o melhor futebol dos últimos 20 anos. Por outro, prejudica o clube com embirrações de criança. Que falta vamos sentir do Capdevilla no jogo em casa (alias, sinto sempre falta dele em cada paragem cerebral do Emerson).
Enfim grande vitória e estamos quase, quase na fase seguinte. Se vencermos o próximo jogo, podemos aspirar ao 1º lugar, que era um feito brilhante!

RockDaLinha disse...

Não há muito a dizer. Ganhámos e ganhámos bem, uma palavra para o GIGANTE ARTUR.

Agora é que percebo bem a tristeza do ano passado, como era possível ganhar alguma coisa com um guarda redes amador...???... fdx mais provas o Artur não pode dar. Ontem foi perfeito, já não tenho palavras, excelente mesmo.

Carrega Benfica, agora vamos a Aveiro cilindrar.
Deixem passar o Maior...

Anónimo disse...

O Emerson é mal expulso, aquilo nem falta era, já o Frei que só levou o amarelo quando o JJ foi expulso devia ter levado esse amarelo muito antes e aí nem amarelo era, era vermelho directo, mas já estamos habituados a que nos fodam, nem assim nos conseguem foder. Carrega Benfica.

Anónimo disse...

Bom jogo.
O Senhor Artur Moraes foi o melhor em campo, como vem sendo hábito. Ter um G.R. ajuda mt.
Emerson, a libelinha brasileira, voltou a borrar a pintura.
O facto de o clube ter problemas com os laterais é calamitoso, fruto da incompetência da estrutura do futebol vermelho e da casmurrice do treinador.
Sem laterais na L.C. e na liga, fica complicado, sem necessidade.
a.p.

John Billy #37 disse...

Pois é RockDaLinha, se fosses pelos Maneis deste mundo ainda estavas a levar com o Roberto...

Mário Lopes disse...

à diferença entre ter um ARTUR MORAES e um Roberto, é tão grande. Apesar do dominio do SLB, o que é certo é que em certas bolas, este SR transmite uma segurança. Então nas saidas é da noite para o dia. Para além daquela que o Pedro falou, relembro outra em que se lesiona após choque com o adversário, ainda assim, não largou a "xixa"...

John Wakefield disse...

Concordo com muitos dos comentários aqui presentes.
Artur Moraes esteve em grande e já me convenceu praticamente (parabéns ao sr José Marinho)!
Maxi, Luisão e Garay estiveram seguros. Por seu turno, Emerson fez o pior jogo desde que chegou ao Benfica. O brasileiro teve muitas dificuldades em travar Shaqiri, um poço de técnica, velocidade e força com apenas 20 anos. De qualquer das formas, continuo a manter a minha confiança em Emerson...
Javi e Aimar, jogaram algo condicionados, mas a sua experiência foi também importante para este jogo. Gaitán e Bruno César fizeram a diferença pelas alas e claro, Rodrigo e Cardozo também ajudaram na conquista dos três pontos.
Estamos a um passo de atingir os oitavos, e se tudo correr de acordo com a normalidade, seremos uma das primeiras equipas a conseguir a qualificação para os oitavos...

Que venha agora o Beira-Mar!!!

Anónimo disse...

"Pois é RockDaLinha, se fosses pelos Maneis deste mundo ainda estavas a levar com o Roberto..."

Isto é dito pelos Billys desta vida que, a meio da época passada, vieram pedir desculpa por terem falado mal do Roberto...

Não há paciência.

SLB4EVER disse...

Expulsões á parte foi uma grande vitória!
Agora em casa é para garantir o apuramento, as ausencias de Emerson e Cap ñ devem ser problema mas espero contar com o Maxi para esse jogo.

O JJ esteve bem na abordagem ao jogo, ganhou na estratégia e gestão, Rodrigo uma surpresa bem positiva, lutou sempre e esteve muito bem na simulação que permite ao B.César marcar o golo, Cardozo entra e marca!

O SLB tem neste momento um 11 incial de muita qualidade e consegue mesmo assim ter no banco e fora da convocatória outras opções tb de grande nível. É mesmo muito bom poder dizer isto, é meio caminho andado para o sucesso.

O Emerson e o JJ podiam evitar ser expulsos pq esses casos apenas vieram apenas confirmar uma arbitragem caseira q não mostrou o mesmo rigor com o já desespero suiço.

E venha o Beira Mar, ñ sei se o Gaitan e o B.César vão estar nas melhores condições mas temos o Cardozo, Saviola e o Nolito fresquinhos e Rodrigo, Matic, N.Oliveira e D.Simão com vontade de jogar, a DD sem Maxi e R.Amorim será uma boa oportunidade para o M.Vítor mostrar o seu valor.

Estou a gostar de ver a equipa a crescer, fico com a sensação que ainda existe muito potencial colectivo e individual a explorar e neste momento o nível de futebol apresentado já é muito bom. Temos BENFICA !! :)

Helder disse...

Bom jogo e grande resultado. Só foi pena a lesão do Maxi e as expulsões do Emersom e do JJ!! Que dizer do Artur? Bem, simplesmente SOBERBO!!!

John Billy #37 disse...

Já nem assinas Manuel? lol

filipe disse...

parece que chegou o paco casal....hihi até que enfim,será que veio a pé.