blog

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Marítimo - SL Benfica: 2-1

E lá se foi mais uma ida ao Jamor, mais uma vez desperdiçamos a oportunidade de conquistar a 25ª Taça de Portugal.

Culpado? Obviamente Jorge Jesus. O onze inicial que colocou em campo é de um absurdo tal que mais uma vez custa perceber o que leva o treinador do Glorioso a ter tais opções. Com Luisão fora da equipa e um guarda redes que não é o habitual, indo jogar ao terreno do Marítimo, equipa que vem jogando muito bem, dizem as mais elementares e básicas noções de futebol que se devia mexer o menos possível na estrutura da equipa, ou por outras palavras, com a defesa não habitual, devia o treinador apostar num meio campo muito forte. Para mim, disse-o antes do jogo, o meio campo devia ser com Javi, Witsel e Amorim. Até aceitava o descanso a Aimar mas sempre com este meio campo. Mas não, Jorge Jesus, no alto da sua sapiência, resolve meter Matic no lugar de Javi, colocar Amorim no lugar de Maxi . Não faz sentido nenhum. Não era jogo para poupanças. O jogo tinha sido no sábado o que para jogadores como Javi e Maxi eram o suficiente para estarem bem. Jesus menosprezou o adversário (para ser simpático) e o resultado foi o que se viu. Mas talvez nem tenha sido isso o pior. O pior foi, mais uma vez, uma brutal incapacidade em prever o que era esperado pelo crescimento evidente do Marítimo na segunda parte. Mais uma vez Jorge Jesus não agiu, simplesmente reagiu. Tarde. E a perder mais uma vez deixa a última substituição para os últimos 5 minutos. Brilhante.

Jorge Jesus não esteve sozinho. Os jogadores também têm a sua cota parte quando se perdem em toquezinhos de treta e à procura de brilharetes quando podiam e deviam jogar simples e directo. Exemplos máximos: o primeiro golo do Marítimo nasce de uma recuperação de bola muito boa de Gaitan, depois de a "roubar" devia ter de imediato a colocado nos pés dos centrais, não o fez, tentou sair a jogar perde a bola e mais uma vez, contra o SLB, há um meco que faz o golo da sua carreira; Nolito recebe a bola num rasgo pela esquerda e tem Rodrigo, completamente sozinho no meio da área e prefere rematar em arco à procura de um grande golo quando o mais acertado era o passe simples para um golo fácil de Rodrigo. E assim se perde uma competição. Mais uma no vasto curriculo de Jorge Jesus...e não, não vou ser como os corruptos e desvalorizar esta competição. Eu queria ganhar a Taça de Portugal. Jesus também se farta de dizer que a quer conquistar mas parece que não será no Glorioso...

Não sei se será o último jogo de Eduardo pelo SLB mas não deixará saudades. Hoje mostrou porque é que nunca defendi a sua contratação e é um guarda redes que não me dá qualquer garantia de qualidade. Sim fez duas boas defesas mas isso qualquer guarda redes no mundo também faz. Os dois golos...francamente. Há necessidade de estar tão adiantado? No segundo golo porque raio ele está ali quando estão três colegas perto da bola? Tivesse ficado na baliza e não tinha sofrido golo.

O árbitro equivocou-se, quanto a mim, no lance do penalty. Não me parece que tenha existido falta. De resto nada de relevante mais a apontar.

Com este plantel é uma vergonha não conquistar tudo a nível interno. Uma vergonha. E agora quem sofre são sempre os mesmos, os adeptos apaixonados por este magnífico clube. Perder ou ganhar faz parte do futebol mas custa ver que damos armas aos adversários. Para alguns é muito bem feita, infelizmente, eu sofro muito mais do que eles com estas derrotas do Sport Lisboa e Benfica.

Terça feira lá estarei, no meu cativo, que paguei do meu bolso. Alguns papagaios que irão agora aparecer a insultar e a defender o indefensável devem lá estar num belo camarote à conta de um convitezeco dado como paga pelo "apoio"...

18 comentários:

John Wakefield disse...

Partilho do teu sentimento de revolta. O sr Jorge Jesus encara a Taça de Portugal como se fosse uma tacita da Liga. Eu até concordo com a rotação do gr! Mas de resto, o Benfica deveria apresentar a melhor equipa possível e não foi isso o que aconteceu. Deixar de fora jogadores como Javi Garcia, Bruno César, Pablo Aimar e Maxi Pereira constitui um disparate tremendo.
Se não era para levar esta competição a sério, ainda bem que já fomos de vela...

Mas agora para salvar a época é preciso ganhar o Campeonato, mas a concorrência será muita até ao fim. A Champions vai para Barcelona ou Madrid e a Taça da Liga pode ir para qualquer clube e não apaga uma época infeliz...

Por isso, realisticamente só disputamos 2 frentes, campeonato e tacita da liga, e só o primeiro salva a época...

John Wakefield disse...

Por outro lado, também acabamos de entregar a taça de mão beijada aos viscondes e não vou falar dos sorteios sinistros porque isso não justifica o resultado e a exibição de hoje. Deveríamos ter ganho e passado aos quartos-de-final... Agora para o campeonato, espero que treinador e jogadores não cometam de novo os mesmos erros, senão chegaremos à segunda volta com menos perspectivas do que a época anterior...

Pedro disse...

Uma coisa te digo, é muito dificil ser optimista com este treinador...

Viriato de Viseu disse...

Pedro.
O dinheiro está na champions e no campeonato.
se calhar foi uma opção....digo eu...

Morgado disse...

O Jesus esteve muito mal. Tanta coisa que quer ir ao Jamor e mete um onze daqueles? ...da-se.

RockDaLinha disse...

Vergonhoso!! Deviam ser insultados na chegada ao aeroporto.

Desculpa, mas não concordo com a tua analise. Eu sei que depois de uma derrota frustrante não é fácil comentar o jogo.

Primeiro: o Guarda Redes não tem culpa nenhuma, estás a tentar arranjar desculpa e vais logo ao alvo mais fácil.
Segundo: Se o Benfica ganhasse dizias que o JJ foi inteligente, que teve excelente tacticamente....por ai fora. E acredito que quase todos os Benfiquistas assim o fariam, ou seja culpavam o JJ
E podia dizer mais coisas que não concordo contigo...

Para mim, o Amorim não é jogador para o Benfica, este ano das poucas vezes que tem jogado tem sido uma vergonha. Não temos defesa esquerdo, um pino joga mais que o Emerson. Matic não é jogador para o BEnfica, é um talochas com dois tijolos nos pés e não acrescenta nada a equipa. O Gaitan não corre, como disseste e muito bem foi aquela andorinha a perder a bola no golo do maritimo...incompreensível.

Enfim tou fodido porque alguns jogadores não correram (Rodrigo incluído) (Porque é que o Nelson não joga mais?) e outros jogadores não merecem estar a jogar no Enorme.

O Saviola tá acabado, RUA. Que faça companhia ao Capela das Villas.
Estes jogadores têm de ser castigados, hoje a atitude foi zero, bola, nada, nestum... e num clube com o Benfica jamais isto pode acontecer

Pedro disse...

Viriato, não aceito essa justificação. Este jogo é como se fosse uma jornada normal da Liga. Jogamos uma semana depois. Não há qqr justificação para descanço. E com o plantel que temos, com as opções q temos, abdicar da Taça de Portugal é um crime. E duvido que tu não concordes comigo.

Rock, as minhas críticas ao Jesus têm sido coerentes ao longo destes dois anos. A táctica escolhida e as opções e apatia táctica durante certos jogos fulcrais da época. Eduardo não tem culpa. Eu não digo q a tem. Mas eu peço muito mais a um gr do SLB e por isso sei que ele podia e devia ter feito muito mais. Bastava não estar adiantado.

Dizes q eu vou à bsuca do alvo fácil mas depois apontas uma série de erros onde o principal culpado é o treinador.

joão carlos disse...

Criticar no fim é sempre fácil mas quando vi o onze pensei logo que estávamos a facilitar muito Maxi e Javi tinham se jogar, para mais o Maxi nem joga o próximo encontro por castigo.
Emerson desde o jogo em Basileia que esta uma nódoa e o pior é que não temos alternativa já que o treinador queimou completamente o Capdevila o homem nunca atacou nada de jeito, ele desde o inicio da época ainda não fez um cruzamento como deve ser, e agora esta a dar grandes buracos na defesa.
A culpa é do treinador não por ter perdido mas por ter facilitado primeiro e por não saber reagir as alterações do adversário, se ele no último jogo esteve muito bem porque soube reagir bem as alterações do adversário, neste demorou a alterar quando no meio apareciam quatro jogadores contra apenas dois da nossa equipa.

O problema do primeiro golo que eles marcaram é que pelo facto de não termos um defesa esquerdo que ataque obrigamos o Ruben a fazer o corredor como se fosse o Maxi, o que ele não é e para mais sem ritmo ainda pior, isso obrigou o Gaitan a fazer de defesa direito se somarmos a isto um trinco que apenas faz ocupação de espaço e não faz compensações.

RockDaLinha disse...

Não estou a culpar o treinador, nem estou a dizer que teve bem. Para mim não foi o culpado desta derrota. Foi sim os jogadores porque são uns burros.
Não admito que me venham dizer que os jogadores não têm ritmo. Fdx, mas os jogadores andam a brincar toda a semana? Andam a massagens a semana toda? Puta que os pariu, nem que nunca tivessem jogado, hoje tinham que correr ate não dar mais. Tou farto destes jogadores burros que não correm. Volto a repetir, estes jogadores tem de ser castigados e no proximo jogo da Champions alguns deles deviam ir para a bancada para perto dos socios, para eles sentirem o que é o Benfica.

SLB4EVER disse...

Partilho do sentimento e de grande parte da tua opinião Pedro.
Atenção que eu aceitava bem melhor uma derrota hoje na taça se isso fosse coerente com o discurso e percurso até aqui. Faz confusão estar-se em poupanças como as que se viu hoje qd se vai jogar á Madeira na casa de uma das equipas mais fortes do campeonato. Quer dizer contra a Naval em vesperas do MU coloca o Aimar com o campo alagado e agora resolve entrar em poupanças qd vai receber o poderoso Otelul em casa e a equipa tem uma semana de descanso?
Depois é assim o Amorim a lateral direito é uma nódoa, um buraco, esse lado até conseguiu ser sem surpresa mais permeável do que o do Emerson. Qual é o grande preconceito em colocar o M.Vítor a lateral direito se até aqui o tinha vindo a fazer com competencia defensiva, ah e outra coisa se este estava moralizado depois do MU, agora de certeza que já não está. E o D.Simão onde anda? Pq nem sequer foi opção para este jogo? Para o que o Matic e o Witsel jogaram hj era difícil este ñ fazer melhor, não me agradam estas escolhas tendenciosas e este desaproveitamento em relação aos jogadores da formação.
Não estou propriamente surpreendido pela derrota, jogar com um meio campo sem ninguém de caracteristicas defensivas podia dar no que deu.
O JJ é bem culpado desta derrota, ainda para mais estando a ganhar não soube salvaguardar a vantagem, os jogadores tb estiveram mal, muitos deles sem empenho e parecia que com a cabeça noutro lado. Rodrigo, Gaitán, Witsel, Matic com muito pouca agressividade e empenho. Saviola a jogar o que jogou mais valia ter jogado o N.Oliveira, o número de jogadas perigosas que ñ aproveitou por andar a arrastar o cú não é aceitável e com este empenho por mim bem o podem vender já em janeiro.

Quanto ao Artur fez duas grandes defesas e esteve mal com uma saída despropositada no segundo golo. Quanto ao primeiro é como dizes o golo da vida de quem rematou, o GR ñ teve hipótese a bola vai ao angulo e muda de trajectória a meio do caminho nada a fazer, foi realmente um grande golo e uma grande felicidade para o Marítimo.

Tb me parece que a penalidade é forçada pelo Nolito mas só fiquei com esta ideia na repetição. De qq modo o critério disciplinar foi irritante, só na primeira parte ficaram por mostrar 3 amarelos aos jogadores do Marítimo que puderam entrar com tudo durante todo o jogo, em comparação mal o Gaitan teve uma entrada desse nível viu logo o amarelo.

O lance do Nolito que opta pelo remate em vez de oferecer o golo ao Nolito é algo que não é a primeira vez acontece e que me preocupa um pouco, vejo a equipa pouco solidária neste aspecto e já são vários as oportunidades de golo falhadas por o jogador optar pelo reamte complicado em vez de oferecer o golo fácil a quem está desmarcado. A rever, em especial qd ñ se está a ganhar os jogares ñ podem ser egoistas desta forma se realmente querem ser uma grande equipa.

Bem mas depois de esta derrota treinador e jogadores ficam já avisados para a próxima jornada do campeonato e sem desculpas para não ganharem esse jogo, se ainda ñ conheciam os pontos fortes e fracos do adversário ficaram a conhecer, agora venha o Otelul e o 1º lugar do grupo.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
a vaca lampionica a vir ao de cima, não estou preocupado, porque sei que mais tarde ou mais cedo o benfica vai perder pontos, pois não estão a jogar absolutamente nada, tal como o porco a unica diferença é que agora tem um grande guarda redes e o ano passado tinham um cepo.

27/11/2011 20:09:00

AHAHA mais tarde ou mais cedo iria acontecer, podiam enganar os próprios adeptos mas para quem não tem oculos vermelhos sabia que o Benfica estava a jogar pouco e só ganhava com imensa sorte ou por demérito do adversário, pena não ter sido para o campeonato...

Anónimo disse...

1- Gaitan já há alguns jogos que parece andar a jogar para o youtube;
2- Jesus tem que meter o melhor onze num jogo com um adversário deste tipo;
3- A taça é realmente um troféu pouco atractivo em termos monetários, mas não deixa de ser o troféu do povo. E o troféu do povo, tem de ser ganho pelo clube do povo;
4- Apesar das alterações, o jogo do Benfica foi igualzinho ao que havia sido com o Feirense, Beira Mar, Olhanense e Basileia em casa. Marcar cedo e depois gerir. Esquecem-se é que com Feirense, Beira Mar e Olhanense, o Benfica teve alguma sorte mas a superioridade era muita, pelo que foi fácil evitar sustos. Com o Basileia e com o Marítimo, equipas de qualidade, isso não chega. É preciso mais. Tem que haver garra, vontade de ir para cima do adversário;
5- Este Marítimo uma bela equipa, mesmo com saídas de Djalma, Kleber, Boeck... Deve fazer-nos refletir...Às vezes, os jogadores jovens só precisam mesmo de oportunidades, mas estão tapadas por outros que pouco acrescentam (veja-se ontem Saviola). Os clubes portugueses têm que pensar em fazer mais por menos.

Bruno Ferreira

Anónimo disse...

7- Ah... O Emerson é um a menos... Há-de aquele homem acabar sempre os jogos a dar lançamentos e cantos aos adversários... Fui só eu que vi, no jogo com os verdes, o homem recebe uma bola para o pé direito e só tem é que despachar para a frente, mas preferiu chutar com o esquerdo para fora... Esse lance foi gritante e reflete a qualidade de um jogador. É bom suplente nada mais.
Para os defensores do Capdvila, caguem nele. Ontem que tinha uma oportunidade, foi tirar bolinhas no sorteio. (Se calhar tem noção q era mais importante estar lá do que aqui, tem mais visibilidade)

8- O Eduardo tem lá um lance à Roberto que é um fenómeno!

Bruno Ferreira

Anónimo disse...

Como é possível "parecer-vos" que não é penalty?? É óbvio que não é penalty nenhum, e uma simulação do tamanho de um camião. Será que ficamos burros e desonestos de repente?

Quanto ao JJ meus amigos, começou outra vez a época cheio de basófia porque as coisas foram correndo bem. Mas um treinador que se diz catedrático, treina desde a idade da pedra, e nunca ganhou uma taça de portugal? Poupem-me..

Anónimo disse...

Da equipa do Maritimo de ontem, 7 jogadores vieram da equipa B: Ricardo (que é o titular este ano da B), João Guilherme, Baba, Heldon, Sami, Luis Olim e Igor Rossi. E ainda faltam o Ruben (internacional sub-21) e o João Diogo, que será o próximo lançamento a titular do Pedro Martins. Pode parecer estranho, mas apesar de terem todos idades até aos 23 anos, todos eles jogam juntos há 3 ou 4 anos... Só por isso o Marítimo mereceu ganhar o jogo.

João Bizarro disse...

O Sr. Jesus, mestre da tecnico-táctica e da basófia apresentou o melhor futebol que muitos benfiquistas viram. Nessa época ganhou o campeonatos (com todo o mérito) mas na ultima jornada.
A época passada foi o que se viu. A mais humilhante da história do Benfica. Deu cabo de jogadores que punha a jogar constantemente e quando lançava jogadores, estes não tinham ritmo e acabavam por parecer estar a mais.
Nesta época parecia ter aprendido. Deixou a basófia, ficou mais comedido, quase italiano e resultadista. A equipa passou a não deslumbrar.
Mas em alguns jogos a coisa parecia não funcionar. A equipa marcava e fechava a loja na esperança de que estava ganho (onde é que já tinha visto isto?).
E agora, numa prova em que não há volta a dar surge a 1ª derrota desta equipa que tem como treinador um homem que prescinde de um dos melhores laterais esquerdos do mundo para por a jogar um jogar que lutaria com o Rojas por um lugar na equipa da altura.

André Leal disse...

Também acho que o JJ esteve mal, porque acho que a primeira equipa devia ter jogado neste jogo, pelas seguintes razões:

1 - O Marítimo fora é mais difícil que o Otelul em casa.

2 - Na CL já passámos e, embora o 1º seja uma melhor garantia para os oitavos, há que lembrar que o Apoel ficará, provavelmente, em 1º.

3 - O jogo da CL está a poucos dias dum jogo difícil e fora para o campeonato, onde teremos que jogar novamente com a 1ª equipa, novamente na Madeira contra o Marítimo.

SLB4EVER disse...

Bruno Ferreira falta o 6º :)
O Cap se foi para o sorteio foi com autorização do clube portanto não ia ser aposta.
Acerca do 5º basta olhar para o caso do D.Simão que é completamente posto á parte, um total desperdício é incompreensivel, o Saviola assim tb era muito mais merecido ser o Oliveira ou o Mora, jogadores que não se esforçam não têm lugar no SLB, nomes não ganham jogos.

RockDaLinha, era muito merecido o Gaitán e o Saviola verem o jogo contra o Otelul na bancada e ouvirem umas boas. O Rodrigo tb parece que já se convcenceu que é uma vedeta, mas isto é culpa do treinador e nossa tb.
Quanto ao JJ as opções foram dele, assim como é ele que permite tudo a uns e póe de parte outros, é óbvio que teve culpa nesta derrota.
Acerca dos jogadores da formação, continuam a não ter as oportunidades que são dadas a outros, aproveitar o conhecimento mútuo de D.Simão e N.Oliveira era o continuar lógico do trabalho feito na formação mas continua a fazer-se de conta que estes não estão preparados e prefere-se apostar em vedetas que não se esforçam qd praí ñ estão viradas.

A arrogancia na abordagem ao jogo por parte do treinador é bem visível qd se acaba o jogo com um meio campo composto por Aimar, Witsel, Gaitan e Nolito, a jogar fora com o Maritimo mais importante de que quem jogava ou não era pelo menos ter algumas preocupações com o meio campo defensivo, parece que ñ se aprendeu nada até aqui.

A conversa de que não existe ninguem para substituir o Aimar é um falso problema que apenas existe porque o JJ se recusa a colocar alguem que não ele a fazer esse papel, B.César e D.Simão cada um ao seu estilo podem e fazem bem a posição, isto até já parece uma insistencia para ver se vão comprar mais 3 ou 4 jogadorers á américa do sul.

Adepto sofre...