blog

quarta-feira, dezembro 07, 2011

SL Benfica - Otelul: 1-0

Um Benfica de serviços mínimos conquista a vitória que nos permite, tranquilamente, vencer o Grupo C da Champions e encarar os oitavos com outro optimismo.

Quando antevi esta fase de grupos "exigi" ao SL Benfica a conquista de 12 pontos uma vez que considerava que tínhamos equipa mais que suficiente para vencer quer o Basileia quer o Otelul nos dois encontros que íamos disputar com cada equipa e com esses 12 pontos garantíamos a qualificação e podíamos, igualmente, beneficiar de um deslize do United que era o claro favorito neste grupo. Falhámos em derrotar o Basileia na Luz mas conquistámos dois empates com o Manchester o que nos deu os tais 12 pontos e um excelente primeiro lugar na fase de grupos que nos irá permitir escapar a Barcelona, Real Madrid, Inter, Chelsea, Arsenal, Bayern e esse poderosíssimo Apoel. Dinheiro, prestígio, experiência. Um sucesso total esta fase de grupos.

Falando do jogo em si temos que ser sinceros e dizer que a exibição agradou a muito poucos mas, sendo igualmente sinceros, analisemos o jogo concretamente: Estavamos a defrontar um adversário claramente mais fraco que o Benfica e que cedo chegámos à vantagem. Temos domingo um jogo fundamental para o campeonato nacional e temos o jogo contra o Otelul completamente controlado, onde ditamos o ritmo do jogo a nosso bel prazer. É acertado esta postura táctica? Penso que sim. Mas, também é verdade, que a fragilidade do adversário "obrigava" o Benfica a apertar um pouco mais para garantir uma vantagem no marcador mais confortável evitando assim o risco de sofrer um golo caído do seu para os romenos e foi esse sentimento que os benfiquistas tiveram esta noite. Fizemos bem em pausar o jogo mas devíamos ter conseguido mais porque somos muito superiores.

A equipa inicial foi a prevista e com o golo madrugador fizemos uma gestão de esforço total. Aimar e Witsel têm combinações deliciosas com Gaitan depois a dar pequenas pinceladas. A qualidade dos intervinientes é tanta que por vezes acabam por exagerar nos toques bonitos. Jardel, novamente, concentrado e eficaz a mostrar o porquê de ter lugar no plantel do Glorioso. Serve perfeitamente para estes jogos e, importante, sabe o seu lugar no plantel do SLB. A substituição de Aimar por Rodrigo não me agradou muito porque perdemos um elemento pensador, do meio campo, numa fase em que o Otelul estava a crescer no campo. A única vez que o Otelul assustou Artur disse presente. De resto só a magra vantagem é que deu intranquilidade porque o jogo esteve sempre na nossa mão, totalmente controlado.

O árbitro mal se deu por ele. Assim é excelente.

Esperando que a lesão de Gaitan não seja grave vamos agora nos concentrar no regresso ao Funchal para aquele que será o jogo mais importante da época até ao momento.

Nápoles; CSKA; Lyon; Leverkusen; Marseile; Zenith; Milan: Uma destas irá nos calhar em sorte. Eu gostava de apanhar o Leverkusen mas com a sorte habitual que temos nos sorteios quase que aposto no Milão. Uma coisa é certa, não há nenhum bicho papão, nenhum me assusta. Venha quem vier temos todas as possibilidades para lutar pelos quartos de final.

18 comentários:

Helder disse...

A nossa obrigação esta feita. O que vier a mais é lucro :)

RockDaLinha disse...

Vencemos, mas foi um jogo pessimo. O pessoal que foi ao estadio não merecia este pobre espectaculo.
Esperava mais, muito mais.

Pela positiva só posso destacar um jogador, Aimar, para mim foi o unico que teve bem e teve de sair porque se leva um amarelo não jogava o proximo jogo. Pela negativa, Bruno Cesar, não deu uma para a caixa. Uma palavra para J.Garcia, se a atitude da equipa fosse como a do Javi, eramos campeoes a brincar.
Agora é voltar à Madeira e trazer os 3 pontos.

No sorteio da CL, tudo menos Milan e Napoles.

John Wakefield disse...

O AC Milão é um bicho papão! Esse temos que evitar... De resto, preferia que também se pudesse evitar o Lyon e o Marselha que têm equipas muito experientes, para além de serem fortes nos jogos em casa. De resto, o Benfica tem boas hipóteses com os restantes adversários possíveis.

marley disse...

Tínhamos obrigaçao de jogar melhor o que não aconteceu. Não estou confiante!
Abraços
maria

Unknown disse...

Acho uma visão demasiado optimista. Depois de termos apanhado duas batatas por nos pormos a conrolar um jogo porque havia um adversário a meio da semana, continuamos a fazer gestão do 1-0. Já nos enterrámos na Madeira e contra o Basel na Luz também deu para o torto. Se esses 2 desaires não chegaram para aprender a lição, pois o Beira-mar e outros não mostraram ter qualidade apesar de assustarem, qualquer dia voltamos a ter um adversário que mostra qualidade e depois do empate dificilmente mostraremos canetas para ganhar. à primeira todos caiem, à segunda cai quem quer, à terceira só cai quem é parvo. Nós já caímos 2 vezes, quantas mais precisamos de cair para deixarmo-nos de gestões de jogo ? O Riera dizia, primeiro chegamos a 3-0, depois logo se gere o jogo e normalmente pretendia fazer isso nos primeiros 15 minutos, sendo que daí se criou o termo 15 minutos à Benfica. Hoje em dia isso é uma miragem.
Depois da exibição de hoje só vejo nuvens negras no horizonte.

Anónimo disse...

não há nenhum que te assuste? a mim assusta o Napoles.. tem um plantel com imensa qualidade.. Cavani, Hamsik, Lavezzi são cobiçados pelos tubarões todos europeus, mas são humildes e unidos e jogam muito bem, não é qualquer um que ganha ao manchester city esta temporada... Milan está fase muito descendente, tem bons nomes mas joga pouco, Leverkusen é acessivel é uma equipa que só consegue estar na champions depois de um mau ano do bayern, zenit é fraco, mas capaz de ganhar se for preciso, marselha e cska idem. está uma champions com passadeira verde para o barcelona e real madrid vencerem, claramente.

Pedro disse...

Nenhum me assusta não significa q sejam favas contadas. Apenas acho que nos batemos com qqr uma das hipóteses. Daí não achar que haja bichos papões...nem o Milão.

A visão não é demasiado optimista pq refiro o que criticas, o adversário era fraco demais para nos termos ficado apenas pelo 1-0.

Daniel Martins disse...

Penso que acabando em primeiro a equipa fica na "obrigação" de lutar ao máximo para passarmos aos quartos. Diz-se por aí que devíamos evitar o Milan mas eu não vejo em que é que o Milan é superior ao Nápoles. O Nápoles tem uma frente de ataque temível e nos jogos importantes transfigura-se.. para melhor. Leverkusen também não me agrada muito, os tugas nunca se deram muito bem com o cinismo e o jogo físico dos alemães. Apesar disto tudo, já há uma semana que ando com o pressentimento que nos vai calhar o Nápoles.
Saudações gloriosas

SLB4EVER disse...

Jogo e atitude mediocres, declarações ridículas do treinador.
Se repetirem a receita no Funchal vai dar mau resultado, espero bem que se tenha Luisão e Maxi de volta para trazer alguma mentalidade e personalidade á equipa.

Adversário para os oitavos é um pouco relativo nesta altura, até aos jogos muita coisa pode mudar, por mim preferia evitar Milan e Nápoles, ambas as equipas têm ataques muito fortes, do melhor que se encontra. O Leverkusen tb preferia evitar, já tá mais que visto que contra equipas alemãs nos damos mal, de longe que prefiro equipas francesas ou russas. É 50/50 a passagem aos quartos, com raça, personalidade e inteligencia é bem possível.

Anónimo disse...

todos a dizer para evitar este e aquele clube....com tanto temor mais valia evitar todos e darem nos a taça de uma vez por todas.... :) não temo nenhum.,nem barcelona

Unknown disse...

Leverkusen ? Sinceramente já se esqueceram do 4-4 ? Nápoles ? Não me mete medo apesar de ter bons jogadores. Sinceramente o único que não gostava era o Milão pois há um bloqueio psicológico contra as equipas dessa terra. A questão é saber como todas as equipas vão estar em Fevereiro.

Zé do Boné disse...

Eu tou tranquilo, pois não nos pode sair o Maritimo...

dezazucr disse...

Pedro, sinceramente até prefería calhar com o Milan do que com o Nápoles.
Digo-te já que com o Nápoles eramos eliminados na certa. Tens visto os jogos do Nápoles?
É um tipo de jogo demasiado agressivo e pressionante com que a nossa equipa não se dá nada bem, isso para além de terem um estádio sempre com 70mil à pinha a gritar que nem turcos! O Nápoles, mais que as individualidades (que também tem, Hamzik, Cavani, Lavezzi, ...) é uma equipa com um espírito enorme que luta até ao fim.
Com o Milan sempre tinhas os nossos jogadores completamente motivados e a dar 200% em campo. Até acredito que tinhamos mais hipóteses do que com o Nápoles.

Em termos de preferências, o Lion. O Benfica tem bom historial com equipas francesas, tem imenso apoio lá.

Anónimo disse...

eu tinha mais medo da Académica...

Pedro disse...

Deza, já eliminámos o Nápoles no tempo do Quique. É claro que seria difícil, como será com qualquer um que nos calhe, mas acho que nos batemos com qqr um. Mesmo com o Milan que considero a fava do sorteio.

Helder disse...

O que queria :
CSKA ou Zenit

O que não me importava :
Leverkusen

O que não gostava:
Marselha , Lyon

O que não queria mesmo:
AC Milan, Napoles

Mas com a "sorte" que temos nos sorteios.........bem podemos esperar dificuldades das grandes!

André Leal disse...

Helder:

Isso é por países? :P
Tenho um feeling que arrumávamos o Milan limpinho... Mas a verdade é que os meus feelings têm andado avariados...

Helder disse...

André:

Por acaso nem tinha reparado que calhou por países. Mas é bem visto! LOL
Milan???? Por mim não!