blog

quarta-feira, junho 12, 2013

Cardozo e Markovic


Tudo aponta para a saída do melhor marcador estrangeiro da história do Sport Lisboa e Benfica. Depois do que aconteceu no Jamor algo tinha que ser feito. Ou uma conferência de imprensa conjunta a fazerem as pazes ou a saída de um dos intervenientes. Com a renovação de Jorge Jesus e o seu conhecido mau feitio a saída de Tacuara tornou-se o cenário mais provável. Consta que os turcos do Fenerbahce oferecem 13 milhões de euros por Tacuara e que já entrou o contrato com o jogador da Federação turca. Será o adeus de um notável jogador, um goleador nato que muitas saudades irá deixar na Luz. A sua saída será um alívio para aqueles que jogo a jogo levavam banhos de humilhação pelas críticas que faziam ao jogador. Concerteza que rapidamente irão encontrar outro alvo. A confirmar-se a saída de Óscar Cardozo só lhe desejo as maiores felicidades, que tenha todo o sucesso possível (excepto quando defrontar o SLB) e obrigado por tudo.


Uns saem e outros entram. Finalmente Markovic assinou pelo Sport Lisboa e Benfica. É difícil ficar alheado aos enormes elogios que este jogador recebe dos maiores especialistas em futebol. Uma estrela em ascensão, habituado a vencer e com vontade de triunfar no Glorioso. Há controvérsia sobre a forma como foi contratado, se é mesmo jogador do Benfica ou se é tipo Ramires, posse de um grupo de empresários que utiliza o Benfica como ponte para um clube mais rico. Se assim for que tenha o mesmo sucesso que Ramires. Admito que tenho muita expectativa em relação a este jogador (e a Djuricic também) e é, sem dúvida, uma aquisição de topo. Bem vindo Markovic, que esta seja a tua casa e que aqui tenhas o sucesso que ambicionas.

PS: Que cena é esta agora dos irmãos?

9 comentários:

Anónimo disse...

Paga um leva dois, são tempos de crise há que fazer promoção.

Anónimo disse...

no SLB um avançado marcara sempre golos.
p.e. Lima se fosse o marcador de penaty!s marcaria mais que o Oscar.

não me custa admitir que arranjaremos no futuro, quem marque mais golos.

Pedro disse...

"no SLB um avançado marcara sempre golos."

Claro que sim...antes de Cardozo são carradas de avançados do SLB que marcavam golos. E basta ver nos jogos em que Cardozo não joga para ver a carrada de golos que os avançados...Cardozo nem teve q entrar nem nada para resolver alguns.

Substituir quem marque 25 golos/época tem sido a história do SLB. Tranquilo.

M disse...

lamento muito que o Cardozo tenha de sair, mesmo muito!

deixa saudade e vai deixar mazelas a sua ausência.

Frank disse...

Concordo com o post e com o comentário do Pedro. Ou seja, Cardozo será muito difícil de substituir mas a sua atitude na final é impensável e teria que conduzir à sua saída.
Quanto à questão dos irmãos, não vale a pena fazer dela um grande caso. Há vários outros exemplos, desde os irmãos Laudrup aos de Boer a outros. Não será por aí que deixaremos de ganhar.

Pedro disse...

Até podemos substituir bem o Cardozo, até pode nem nos fazer falta na próxima época mas dizer isso com tal leviandade como se no passado tivéssemos carradas de avançados como ele é que me faz confusão.

Sobre os manos é mesmo por piada, sinceramente se para manter Matic é preciso contratar o mano que seja. Não tenho grandes problemas com isso.

zorg disse...

Claro que o Cardozo vai deixar saudades e claro que não vai ser nada fácil de substituir! É um excelente ponta de lança, muitíssimo inteligente nas movimentações, com um pé esquerdo fabuloso e que ainda tem o bónus acrescido de marcar muitos golos. É o melhor ponta de lança que passou pelo Benfica dos últimos 20 anos, pelo menos.

Dito isto, tenho sentimentos ambivalentes em relação à sua saida. Não pela cena do final da taça, que acho que tem pouca relevância, foi desvalorizada pelo próprio JJ e se resolvia com uma multa, mas pela questão da idade. O Cardozo fez uma grande época, fez uma grande LE e, aos 30 anos, pode ser este o último ano em que há hipótese de fazer um encaixe significativo. O clima económico é complicado, os orçamentos estão a reduzir-se e este tipo de oportunidades são difíceis de desperdiçar.

Tenho pena que o Cardozo vá embora, acho que vai fazer falta, mas compreendo que se dê primazia à questão económica nos dias que correm.

Benfiquista no Norte disse...

Essencialmente, arranjar outro goleador é “fácil”, depende apenas de quanto $ houver disponível para gastar;

E vender um jogador de 30 anos por 13 a 15 milhões é uma oportunidade única.

Na verdade, se ele sair fico triste, com verdadeira pena.

Da mesma forma que fiquei quando José Águas saiu, ou Torres, Néné, Vitor Batista ou Magnusson.

É o fardo que temos de carregar pelo facto do SLB ser maior que a vida.

Anónimo disse...

Quanto a Cardozo, o que tenho a dizer eh que de facto eh um excelente ponta de lanca com provas dadas e que certamente ira deixar saudades.... no entanto nao nos podemos esquecer que ele teve a felicidade de jogar no Benfica em condicoes que nao viamos ha muito tempo, tanto a nivel de estabilidade como da qualidade dos jogadores a servi-lo...
Para alem disso tambem nao me esqueco da quantidade de golos feitos desperdicados... apesar do enorme numero de golos a sua taxa de eficacia eh bem baixa!! se a isto somarmos um eventual encaixe na ordem da duzia de milhoes... parece simpatico!
Por ultimo, aquele gesto no final do jogo contra o guimaraes mostrou uma falta de profissionalismo gigante e isso num grande clube como o Benfica eh imperdoavel... ainda para mais Jesus sempre foi um feroz defensor seu, mesmo nos momentos mais complicados...
Com tudo isto quero dizer que com certeza Takuara deixara saudades mas nao acho nenhuma tragedia ou parvoice!

Quanto ao Markovic, sinceramente nao faco a mais pequena ideia... pelo que tenho lido parece um jogador com talento e um enorme potencial, mas ja li tanta coisa que vou esperar por ve-lo jogar para formar opiniao..
Gostaria so de saber alguns pormenores que ainda nao percebi.. qual a sua posicao de raiz/preferida? qual o estilo de jogou? quanto custou?