blog

sexta-feira, junho 28, 2013

Liga, Nolito e Ghillas

Ando farto de politiquices pelo que tenho dado pouca atenção ao que se tem passado na Liga com assembleias atrás de assembleias, votações e alterações mas, como é sobre futebol, vamos sempre dando uma espreitadela e eis que sai a confirmação que o Boavista vai ser integrado na primeira divisão na época 2014/15. Serei o único a achar que isto não faz qualquer sentido? Com que postura irá o Boavista (e os seus adversários) disputar a época 2013/14 sabendo que tem garantida a Liga principal na época seguinte? E cancelar a Taça da Liga porquê? Porque determinado clube ainda não a conquistou? Os clubes votaram contra e tudo vai ficar na mesma. Não sei que mais alterações foram propostas mas não vejo lógica em acabar com a Taça da Liga. Concordo com uma mudança radical na sua estrutura, torná-la mais equitativa, com menos protecção aos clubes mais fortes, agora acabar não vejo grande razão para isso. 

Era esperado que a novela Nolito tivesse o desfecho hoje noticiado. Um jogador que tem uma época de estreia notável pelo SLB mas que nunca foi do agrado do treinador que nunca aceitou bem os elogios dados ao jogador quer pela imprensa quer pelos adeptos e que do seu jeito peculiar tratou de o despachar mesmo que isso fragilizasse o plantel. O espanhol também não foi de modas e deixou bem claro o que pensava do treinador e das suas preferências caso Jorge Jesus se mantivesse no cargo. Deste modo não há grande margem de manobra e tendo em conta as contratações era esperado ou novo empréstimo ou venda de Nolito que tinha mercado em Espanha. 2.6 milhões é francamente pouco mas revela, talvez, o forte desejo do SL Benfica em resolver o assunto e cortar um elevado salário. 

Ghillas é um grande jogador, ainda novo e com um potencial enorme. Qualquer um dos 4 principais clubes nacionais da actualidade ficará muito bem servido se o contratar. No Braga ou Sporting seria titular de caras e no Porto seria o avançado que precisam para apoiar/competir com Martinez. É verdade que o SL Benfica está muito bem servido de avançados com Cardozo, Lima e Rodrigo mas não gosto da ideia de deixar fugir tanta qualidade para um adversário directo. E com Rodrigo a demorar a ter rendimento desejado não sei se mesmo não saindo Cardozo não obrigava o espanhol a ter que procurar outros horizontes apostando em Ghillas. Saindo Cardozo nem pensava duas vezes... Pode é já ser tarde.

16 comentários:

Anónimo disse...

FRAGILIZASSE. pelo amor de Deus...

Pedro disse...

Corrigido, por Santo Aimar!
:)

cris disse...

Se Cardoso sair sem dúvida, senão não. Não faço concessões relativamente ao Rodrigo mas admito perfeitamente a possibilidade de emprestar o Nelson Oliveira mais uma época. Há oportunidades que não se devem desperdiçar havendo a ocasião para tal, e Ghilas poderá ser um Lima II

cris disse...

Quanto à Liga preocupa-me mais as peripécias da AG em que os clubes pequenos pareçem querer assumir uma reviravolta e contestação aberta à direcção o que não será estranho no âmbito da recente intervenção do seu presidente assumindo a oposição ao monopólio sport tv, e sob a manta de um gasto de 20 mil euros num estudo de reformulação dos quadros competitivos, quantia aliás irrisória no contexto de mercado quando comparada aos milhões que por ex. o nosso (des)governo paga em luv... perdão 'consultadorias', pretende-se correr com quem não pareçe já interessado em fazer os fretes e defender o lobby do sistema

Colinho prá Sharapova disse...


Posso estar enganado, mas sempre achei o Nolito um bom jogador, à Benfica, lembro-me até que no 1º ano se comparava o seu desempenho ao do grande Pantera Negra no ano de estreia no Glorioso...

Mas depois foi-se apagando com as decisões periclitantes do J.J.

Ele é que treina com os jogadores, mas há decisões que no mínimo deviam ser razoavelmente explicadas publicamente aos adeptos.

M disse...

2,6 milhoes por 50% do passe, penso ter lido algures....

Pedro disse...

Sim, é por 50% do passe. Mas, concrectamente, o SLB só recebe os 2.6 milhões.

PS: Nunca sei o que acontece num contrato destes se Nolito, por exemplo, acabar o contrato com o Celta e ficar livre para assinar com outro clube.

Luis disse...

Acabar com a Taça da Liga era ridículo. Se depois do alargamento a agenda dos clubes ficar demasiado sobrecarregada podia-se optar por um modelo sem fase de grupos, com eliminatórias a duas mãos, como em Inglaterra, por exemplo. Não é preciso tentar inventar a roda quando em Inglaterra já existe o formato há anos!
Acho que no modelo de jogo atual, uma espécie de "hiperjesuísmo", extremos que tenham como forças tabelar com os colegas e explorar espaços tão interiores, como é o caso de Nolito, ficam com pouco espaço. Jesus procura mais dribladores rápidos que "comem" 30 metros de campo com bola e, que de vez em quando, combinam com os colegas. Sem Aimar, sem Saviola, sem Nolito... é um jogo cada vez mais rápido e que explora jogadores mais desequilibradores no um para um, do que grandes pensadores de jogo. Numa comparação mais ousada, é uma espécie de modelo tipo-Mourinho: solidez defensiva, agressividade no adversário e fé na correria e talento dos da frente.
Quanto ao Ghilas, encaixava que nem uma luva no Benfica. Se Cardozo sair é "obrigatório" apanhar este jogador. Ele e o Lima no ataque eram um força poderosíssima. Rodrigo ainda tem de aprender umas coisas do jogo para ser uma opção segura e aplicar o potencial todo que tem. O Nélson Oliveira parece querer imitar o Ibrahimovic em tudo, mesmo na estupidez... o problema é que não tem sequer metade do talento do sueco.
Cumps

Anónimo disse...

Pedro mas tb veio em Bosman...

Quanto ao Ghilas fala-se em 3,5M€ por 50%....

é um numero pornográfico!! Só ao alcance de clubes predestinados como os corruptos lá de cima.

Pedro disse...

Não acho. É um valor ajustado para um jogador com potencial enorme.
Caro são Éder Luiz, Kardec, Sidnei...

joão carlos disse...

Nolito- Não sendo um prodígio a verdade é que os números dele o ano passado foram iguais aos do salvio este ano alem disso este treinador nunca gostou de jogadores que vem a custo zero e potenciar um deste então é mentira temo que o sujlemani seja mais um para encostar.
pedro se ele sair a custo zero do celta não vemos mais nada é um risco que assumimos.
Ghillas- eu acho que seria uma grande alternativa para a saída do kardec mas entretanto já contratamos o sujlemani e o markovic que embora joguem a extremos são sobretudo segundos avançados. depois temos nos extensos 103 varias opções sem gastarmos dinheiro é verdade que não tão boas mas que podem servir, mora, n oliveira. por fim para substituir cardozo era muito curto não pelo ghillas propriamente que eu acredito que pode fazer aquilo que o rodrigo fez este ano ou até aquilo que o lima fez, talvez com menos golos, mas sobretudo porque o lima não faz o que o cardozo faz pese embora tenha marcado trinta golos.

Anónimo disse...

não percebo essa adoração pelo nolito... tem garra e aparece bem a finalizar, mas falta-lhe tudo o resto... marcou 15 golos na 1ª ÉPOCA e depois? Não analisem só os golos que ele marcou dessa época!!!
quantas bolas ele perde estupidamente? É um jogador não tem técnica, é trapalhão, falta-lhe velocidade e poder de arranque e os outros que lá estão são mais novos e melhores(para mim até o Urreta é bem melhor)!!
2.5M€ por 50% com 26 anos e com a carrada de extremos que o Benfica tem, não foi um mau negocio!!

Pires disse...

Oh João Carlos..comparar o salvio com o nolito, só porque ambos marcaram o mesmo número de golos...é mais ou menos a mesma coisa que comparar um BMW com um opel corsa, só porque o consumo em cidade é igual...

Pedro disse...

Nolito não tem técnica nem velocidade nem poder de arranque?
:)

Anónimo disse...

Sim Pedro, o nolito nem tem técnica nem velocidade nem poder de arranque (para ser extremo/medio ala do benfica)....
queres exemplos de jogadores rápidos e com poder de arranque?? Salvio, O.John, Capel, Varela!!! quantas vezes visto o nolito arrancar e deixar os adversários para trás?? e a driblar um adversário sem ser com ressaltos? quantas? Existe um movimento que ele até faz bem, e que resultou enquanto os adversários não descobriram que ele só sabia fazer esse movimento (ir com a bola e depois cortar para o meio)...

Pedro disse...

Nolito arrancar e deixar os adversários para trás? Algumas vezes. Sim, não corre q nem um doido como o Capel ou o Varela mas dizer que não tem velocidade é exagero. Nem vou discutir a parte da técnica.