blog

domingo, janeiro 12, 2014

SL Benfica - FC Porto: 2-0

Líderes. Isolados. 

Quando chego ao Estádio e vejo que o onze titular alberga o habitual 442 com Lima e Rodrigo fiquei logo de pé atrás mas, apesar do esquema ser o do costume, a postura foi ligeiramente mais retraída do que o normal e, não podemos ignorar, este Porto é bem mais fraco que os anteriores. Isto fez que o Benfica não tenha tido muita bola mas não sofreu grandes percalços porque o adversário não conseguiu furar as nossas linhas. Sempre com a bola nos pés e a rolar o Benfica mostrava uma qualidade bem acima do adversário e só com o recurso sistemático a faltas é que os jogadores do Benfica eram travados. Mas, infelizmente, o Benfica não tinha tantas vezes a bola no pé a rolar como se pretendia e isso causava algum desconforto pela possibilidade de um erro permitir ao Porto marcar. Tal não aconteceu e chegou o intervalo que permitiu ao Benfica arrumar um pouco melhor a casa e a segunda parte foi, claramente, ainda mais forte do Benfica.

Com Markovic endiabrado e a rasgar a defesa adversária e Matic e Enzo a dominarem o meio campo era perceptível que o segundo golo estava próximo e, ironia das ironias, o mesmo foi obtido através de um canto, finalmente marcado com uma bola tensa, directa, para o coração da área. Não é assim tão complicado pois não? Dois golos de vantagem e, pouco depois, superioridade numérica após expulsão de Danilo, era practicamente impossível o Benfica deixar fugir os três pontos e foi por pouco que a vantagem não foi ampliada. Fomos claramente superiores, mais equipa e merecemos justamente a vitória.

Matic foi conversa antes do jogo, uma conversa feia e que só tem duas hipóteses: ou é mentira, ou é verdade. Sendo mentira a reacção do Benfica teria que ser exemplar, tendo em conta a titularidade e a exibição tenho sérias dúvidas que Matic tenha feito o ultimato que se fala e, muito menos, recusado ir para estágio. O que sei é que jogou e arrasou. Markovic mostrou, mais uma vez, que será impossível por cá ficar muito mais tempo, aquelas arrancadas foram impressionantes. Muito bom jogo de Siqueira e Maxi muito contido mas certinho. Os centrais fortíssimos. Enzo a ser Enzo, uma máquina. Menos Gaitan do que é costume nestes jogos grandes. Rodrigo assim assim, bom golo, falhanço incrível e uma exibição mediana. Já Lima continua numa onda exibicional francamente má. 

Jorge Jesus com um jogo positivo. Apesar do 442 deixou a teimosia atacante de lado e mexeu na equipa de forma correcta. 

Artur Soares Dias tentou manter a estatística excelente que apresenta nos jogos dos azuis mas desta vez sem sucesso. Incrível como não dá amarelo numa falta sobre Markovic, incompreensível o amarelo a Jackson, inexplicável o não assinalar penalty de Mangala (e expulsão) e depois aquele número de circo de bola ao ar após porrada da grossa de Mangala sobre Enzo Perez. Ficou ainda um penalty de Garay sobre Quaresma por assinalar. Não me pareceu existir simulação de Danilo Revendo uma imagem do lance é perfeitamente visível que Danilo se deixa cair quando Garay se aproxima o que permite a leitura de simulação por parte do árbitro, mas não houve qualquer falta. O fiscal de linha que acompanhou o ataque do Porto na primeira parte esta alucinado, por duas vezes a bola sai um metro da linha lateral, mesmo ao lado dele e manda seguir. Incrível.

O Benfica não podia deixar escapar esta oportunidade. Equipa em crescendo, adversário fragilizado e possibilidade de isolamento na liderança. A equipa não falhou e isso é de salutar. O mais difícil está feito e agora é manter até ao final.

Excelente prestação dos adeptos e vênia aos azuis por terem respeitado o minuto de silêncio. Quando os andrades dão lições de civismo aos lagartos muito se explica do estado em que se encontra o clube verde.

Líderes. Isolados. E, espero, sem discussão e sem problemas, sobre as regras da Liga sobre o assunto.

20 comentários:

Rafael Ortega disse...

O único lance de perigo dos corruptos foi num lance em que o Jackson está mais de 1 metro fora-de-jogo.

Nem todos os suínos dos super dragays estiveram em silêncio.

Anónimo disse...

Faltas na primeira parte:

Benfica 10
Porto 9

:)

zorg disse...

A tua fixação com o 442 é exasperante! Vai haver um momento em que tu vais perceber que a disposição táctica não é o mais importante e sim a forma como a equipa interpreta o jogo. :)

É possível jogar em 433 e não ter muita posse de bola (nas tuas palavras, "perder o meio campo"), ou jogar em 442 e ter 70% de posse de bola. Tudo depende, não da táctica, mas da forma como a equipa a interpreta.

Em relação ao jogo, acho que o Benfica esteve muito bem, muito organizado e controlador em termos defensivos, a anular os pontos fortes do porto. Danilo e Alex Sandro, os referidos pontos fortes, ficaram sempre bem presos atrás, preocupados com Markovic, Lima, Rodrigo e Gaitán (graças ao 442 e ao plano que o JJ elaborou para o jogo) e foi por isso que o porto foi inofensivo durante o jogo inteiro.

Em termos ofensivos, tivemos a felicidade de marcar cedo (grande momento de futebol e uma grande homenagem ao Pantera Negra da parte dos Eusébios de circunstância, Markovic e Rodrigo) e depois fez uma gestão inteligente do jogo. Foi perigoso no contra-golpe e não permitiu que o porto fosse perigoso. Marcou mais um, mas podia ter marcado mais um ou dois.

Grande mérito do JJ na forma como preparou o jogo!

Ainda não ganhámos nada, mas foi uma vitória importante na caminhada para o título. Agora é pensar no Gil Vicente.

Antonio Vieira disse...

Até que enfim que se ganhou à corrupção em casa! Já não era sem tempo..

Anónimo disse...

Tudo certo, o Glorioso foi melhor que os corruptos e mereceu ganhar. Agora... vénias aos "fruteiros".... não, não e não! Não mesmo!

Anónimo disse...

Eu vou dizer uma coisa, chamem-me o que quiserem.
não foi o Jesus que ganhou este jogo, foram os jogadores cheios de raça e qualidade. podiam fazer jogos contra o porto todos os dias desta semana que passou, que os vencíamos sempre.
Mas o JJ? pfff o adversário é que estava estava muito fraco porque aquele 4-4-2 suicida, só ter feito substituições ao minuto 80, entre outras coisas...enfim. Houve muito esforço dos jogadores, e estão de parabéns.
Em relação ao JJ já está todo inchado novamente, o homem não aprende fodasse.

Pedro disse...

Zorg, um 442 é um 442 e um 433 é um 433. O que tu estás a querer dizer é que ter os jogadores habituais do 442 não significa que se jogue em 442. E obviamente concordo. Podes ter dois alas e dois avançados mas não jogares em 433.

É possível jogar em 433 e não ter posse como é possível jogar em 442 e dominar, etc. Isso são verdades de La Palice. A questão é: qual dos modelos te dá mais garantias de sucesso? Estes 4 anos já provaram que o 442 não as dá.

E, não esquecer, que este ano o fcp não foi tão forte como costuma ser senão duvido que esta táctica tivesse resultado.

As substituições ao minuto 80 compreende-se pois a equipa marcou o segundo golo na altura habitual de se começar a fazer subsituições e estava num excelente momento. JJ adiou as mexidas para não interromper essa situação. A meu ver bem.

"vênia" por terem respeitado o minuto de silêncio. Sem dúvida.

Bemfiquista no Norte disse...

Pontos positivos:

1. Finalmente parece que se começa a ultrapassar a barreira psicológica de jogar com o foculporto;
2. Que por sinal parece dar ares de declínio: erro nas contratações de jogadores e treinador, compra de Quaresma que não me parece venha a acrescentar grande coisa, Lucho que com a idade está um lixo.
3. Enquanto o Glorioso não pôde contar com o Salvio e o Cardozo, habitualmente 30% da força da equipa. Além de que temos resmas de jogadores talentosos para explorar e nem calçaram... Djuricic, F Mori, A Gomes, etc etc

Pontos negativos:

1. Eles continuam muito fortes no jogo de bastidores: (I) basta ver o cretino do árbitro, continuamente a empurrar o jogo deles para o nosso campo, e a não ver uma mão clara na área; (II) e as noticias da imprensa matinal de domingo, claramente manipulada a criarem dúvidas no nosso campo.

2. O que quererá dizer o treinador corrupto com tanta certeza no resultado final do campeonato?!

Pedro disse...

O treinador do clube corrupto sabe bem como é que as coisas se processam. Neste contexto, com eles a não jogarem nada, o Bufas terá que por a carne toda no assador e mandar vir carregamentos extra de fruta.

Anónimo disse...

Faltou ainda falar do hino à arbitragem que foi a interrupção de um lance em que o Jackson seguia isolado... para assinalar uma falta lá atrás. Simplesmente épico.

Conclusão:
- Penalty não assinalado a favor do benfica, sem qualquer influencia no resultado porque do canto resultou um golo.
- Penalty a favor do fcp não assinalado.
- Interrupção de um lance em que o jackson seguia isolado.

E sendo assim, esta semana já ninguém vai falar de arbitragem.
Sobre o lance do danilo, acho extraordinario que nos 5 minutos seguintes há dois jogadores do benfica a simularem faltas (Siqueira e Matic) e não houve qualquer amarelo.

Pedro disse...

Portanto um penalty e consequente expulsão não tem influência no resultado?

O jackson quando se isolou devia estar era no duche pela agressão ao Maxi.

E tendo em conta o que ele falhou mesmo em fora de jogo nada garante que ele sequer conseguia dominar a bola decentemente.

Menos pá, menos. E mais vergonha na cara sff.

BLUEAVENGER disse...

Nem mesmo com a ajuda habitual de Soares Dias o meu FCP não conseguiu, desta vez, vencer o Benfica.

Fomos completamente dominados. Péssimo trabalho de Paulo Fonseca. Assim não vamos lá.

Vergonhoso o acto de Jackson. Até quando irei ver jogadores do meu FCP com este comportamento selvagem?

Já não podem dizer que com Soares Dias só temos vitórias.

Anónimo disse...

Expulsão do Mangala porquê? Estás a assumir que todos aqueles que estavam atrás dele não iam impedir a bola de entrar?

Empurrar é uma agressão? Lol
Queres 10 vídeos de verdadeiras agressões de jogadores do benfica que não foram sancionadas?

Ele falha muito, mas continua a ter muitos mais golos que os vossos craques desde que aterrou em portugal.

Mas pronto, ninguém esperava outra coisa que não fosse um total branqueamento a mais um roubo no estádio da luz. Se fosse ao contrário era o fim do mundo. Literalmente.

Pedro disse...

Mas qual branqueamento? Nenhum benfiquista se está a calar com a roubalheira do Soares Dias. Felizmente ganhámos mas estamos bem atentos ao que ele tentou fazer, levando os azuis ao colo.

Empurrar não é agressão? Ok.
Mangala impede a bola de ir para a baliza e não é vermelho? Ok

Os azuis e as leis do jogo sempre foram coisas que nunca combinaram. Adiante.

Anónimo disse...

Pedro,
Com Jesus,estar em 1º é simples, o pior é ganhar campeonatos.
Continuo a não ver razões para optimismos.
A.P.

João Bizarro disse...

Dizer que o Benfica ganhou por causa do árbitro não só é parvo como também estúpido, vá!

Morgado disse...

La se foi o Matic

Anónimo disse...

Pedro,

De acordo com o post.

Podíamos jogar sempre assim - com esta atitude, e nesse caso todas as tácticas seriam boas, com um ou dois avançados.

Excelente a exibição, excelente a vitória. Mas acho que todos nós, especialmente depois do que se passou nas 3 últimas temporadas, estamos sempre de pé atrás...

Que pensas da saída de Matic e de Rodrigo?

Abraço,
J.

Pedro disse...

A.P., não estou optimista.

J., irei escrever algo sobre o assunto mas tudo depende dos valores. Tendo em conta os valores falados, 25 milhões por Matic é pouco e 35 milhões (não acredito) por Rodrigo é fabuloso.

Acho que a saída de Rodrigo não aquece nem arrefece. No futuro podia ser um elemento fundamental no SLB, neste momento não é. Matic é outra conversa. Assim de repente só me lembro do Touré do City com características semelhantes. O que Matic dá á equipa é algo de assombroso de muito raro. 25 milhões é pouco, muito pouco.

O que me incomoda mais é ver mais uma vez o projecto desportivo ser afectado por mentiras sobre a saúde financeira do clube.

Anónimo disse...

Pedro, também concordo: acho que o "negócio" do Rodrigo é muito bom, embora ele nos últimos jogos se tenha destacado, e pareça estar a caminho de uma boa forma, daquela forma que atingiu há 2 anos. Mas no plantel temos Markovic, por ex., que pode fazer o lugar de "apoio" ao avançado. Tenho a impressão que poucas foram as vezes em que o Rodrigo jogou realmente como avançado, isto é, como último homem, e nessa posição pode render mais.

Se se confirmarem os valores pelo Matic, é realmente muito mau. Um jogador como ele não há por aí aos pontapés. Grande negócio faz o Chelsea, e nós...

Não entendo. Tudo bem que não é o fim do mundo, mas é uma machadada nas ambições da equipa, neste momento a disputar campeonato, LE, Taça de Portugal...

Espero estar totalmente enganado.

Abraço,
J.