Benfica - Lille ..................................1-0
Manchester United -
Benfica ........2-1
Villarreal -
Benfica ..........................1-1
Benfica - Villarreal ..........................0-1
Lille -
Benfica ..................................0-0
Benfica - Manchester United ........2-1
Benfica - Liverpool ........................1-0
Liverpool -
Benfica .........................0-2
Benfica - Barcelona .........................0-0
Barcelona -
Benfica .........................2-0
Mais de 15 milhões de euros de prémios pela participação na LC, fora as receitas de bilheteira.
Foi uma campanha que encheu de orgulho todos os benfiquistas, uma campanha na qual eliminamos somente o clube mais rico do Mundo, Manchester United, e o ainda Campeão Europeu, Liverpool, jogos esses que ficarão eternamente na memória dos benfiquistas que tiveram o privilégio de os viver. Invadimos Old Trafford, abafamos Anfield Road, batemos o record no Estádio de França, demos cor à Catalunha. O nome Benfica foi cantado, bem alto, nestes palcos todos. Recebemos aplausos dos segundos melhores adeptos do mundo, fomos elogiados por treinadores habituados a ambientes quentes. Vencemos e convencemos.
Já tenho saudades. Quero mais. Para o ano quero repetir isto tudo. É ali, na Liga dos Campeões, que é o nosso lugar.
Começamos a campanha com um sorteio que me pareceu ser favorável, apesar de os mais "cépticos" preverem uma série de goleadas que, como é óbvio, ficaram adiadas sabe-se lá para quando. Qual seria a resposta dos campeões quando a competição começasse? Felizmente o primeiro jogo foi contra a equipa mais fraca e em nossa casa. Ganhámos justamente e o nervoso inicial foi posto de lado, afinal, não custa nada. Seguiu-se Manchester, onde o United venceu mas o Benfica deixou uma excelente imagem, ficando a sensação que, com mais ousadia, podiamos ter alcançado um resultado mais condizente com a nossa exibição, começou aqui o sonho. Depois fomos a Espanha defrontar um dos actuais semi-finalistas, empatamos e, mais uma vez, o sabor amargo na boca de que podiamos ter vencido. O primeiro revés surge na recepção ao Villarreal com uma derrota seca que nos pôs alerta para os jogos seguintes. Enchemos o Estádio de França, na maior assistência de sempre naquele estádio para a LC, e empatamos a 0 num jogo onde, claramemente, foi esse o nosso objectivo. Faltava um jogo e não havia outra solução. Tinhamos que ganhar ao Manchester e com isso eliminá-los da LC e seguirmos para os oitavos da Champions. Um grande jogo, um fantástico ambiente, uma comunhão total entre equipa e adeptos e a natural vitória do Glorioso. Era o regresso às gloriosas noites europeias. A Europa parou e olhou para os vermelhos de Portugal.
"Quem vier morre" disse o nosso Presidente e veio o campeão europeu, Liverpool. E "morreu". Numa das eliminatórias mais emocionantes que tive oportunidade de viver, recebemos os fantásticos adeptos do Liverpool na nossa casa, cantámos com eles, ganhamos o jogo, fomos ao mitico Anfield Road, cantámos com eles, recebemos elogios deles e ganhámos o jogo. Não há muita coisa no futebol que se pode comparar com aquela vitória em Anfield Road. Melhor só estando lá mesmo. Foi dos momentos mais lindos na minha vida benfiquista. Parabéns a todos.
O sonho ía bem alto quando nos apareceu o todo poderoso Barcelona, a equipa mais forte da Europa, com o melhor jogador do Mundo. Iam ter o previlégio de pisar a Catedral do Futebol, o eterno Estádio da Luz. Um jogão de bola. Infelizmente o medo apareceu e teve consequências. Paciência. A história estava feita, a glória já era nossa.
Foram bravos, fomos bravos, fomos
Benfica.
Estou orgulhoso dos nossos Campeões. O Manto Sagrado foi honrado, a voz benfiquista ouviu-se, bem alto, nos maiores palcos da Europa.
Obrigado rapazes!!!