blog

quinta-feira, abril 06, 2006

Rescaldo Europeu

Benfica - Lille ..................................1-0
Manchester United - Benfica ........2-1
Villarreal - Benfica ..........................1-1
Benfica - Villarreal ..........................0-1
Lille - Benfica ..................................0-0
Benfica - Manchester United ........2-1

Benfica - Liverpool ........................1-0
Liverpool - Benfica .........................0-2

Benfica - Barcelona .........................0-0
Barcelona - Benfica .........................2-0

Mais de 15 milhões de euros de prémios pela participação na LC, fora as receitas de bilheteira.

Foi uma campanha que encheu de orgulho todos os benfiquistas, uma campanha na qual eliminamos somente o clube mais rico do Mundo, Manchester United, e o ainda Campeão Europeu, Liverpool, jogos esses que ficarão eternamente na memória dos benfiquistas que tiveram o privilégio de os viver. Invadimos Old Trafford, abafamos Anfield Road, batemos o record no Estádio de França, demos cor à Catalunha. O nome Benfica foi cantado, bem alto, nestes palcos todos. Recebemos aplausos dos segundos melhores adeptos do mundo, fomos elogiados por treinadores habituados a ambientes quentes. Vencemos e convencemos.

Já tenho saudades. Quero mais. Para o ano quero repetir isto tudo. É ali, na Liga dos Campeões, que é o nosso lugar.

Começamos a campanha com um sorteio que me pareceu ser favorável, apesar de os mais "cépticos" preverem uma série de goleadas que, como é óbvio, ficaram adiadas sabe-se lá para quando. Qual seria a resposta dos campeões quando a competição começasse? Felizmente o primeiro jogo foi contra a equipa mais fraca e em nossa casa. Ganhámos justamente e o nervoso inicial foi posto de lado, afinal, não custa nada. Seguiu-se Manchester, onde o United venceu mas o Benfica deixou uma excelente imagem, ficando a sensação que, com mais ousadia, podiamos ter alcançado um resultado mais condizente com a nossa exibição, começou aqui o sonho. Depois fomos a Espanha defrontar um dos actuais semi-finalistas, empatamos e, mais uma vez, o sabor amargo na boca de que podiamos ter vencido. O primeiro revés surge na recepção ao Villarreal com uma derrota seca que nos pôs alerta para os jogos seguintes. Enchemos o Estádio de França, na maior assistência de sempre naquele estádio para a LC, e empatamos a 0 num jogo onde, claramemente, foi esse o nosso objectivo. Faltava um jogo e não havia outra solução. Tinhamos que ganhar ao Manchester e com isso eliminá-los da LC e seguirmos para os oitavos da Champions. Um grande jogo, um fantástico ambiente, uma comunhão total entre equipa e adeptos e a natural vitória do Glorioso. Era o regresso às gloriosas noites europeias. A Europa parou e olhou para os vermelhos de Portugal.

"Quem vier morre" disse o nosso Presidente e veio o campeão europeu, Liverpool. E "morreu". Numa das eliminatórias mais emocionantes que tive oportunidade de viver, recebemos os fantásticos adeptos do Liverpool na nossa casa, cantámos com eles, ganhamos o jogo, fomos ao mitico Anfield Road, cantámos com eles, recebemos elogios deles e ganhámos o jogo. Não há muita coisa no futebol que se pode comparar com aquela vitória em Anfield Road. Melhor só estando lá mesmo. Foi dos momentos mais lindos na minha vida benfiquista. Parabéns a todos.

O sonho ía bem alto quando nos apareceu o todo poderoso Barcelona, a equipa mais forte da Europa, com o melhor jogador do Mundo. Iam ter o previlégio de pisar a Catedral do Futebol, o eterno Estádio da Luz. Um jogão de bola. Infelizmente o medo apareceu e teve consequências. Paciência. A história estava feita, a glória já era nossa.

Foram bravos, fomos bravos, fomos Benfica.

Estou orgulhoso dos nossos Campeões. O Manto Sagrado foi honrado, a voz benfiquista ouviu-se, bem alto, nos maiores palcos da Europa.

Obrigado rapazes!!!

17 comentários:

FCP disse...

tanta festa por terem chegado aos quartos da liga dos campeões...

contentam-se com pouco...

Anónimo disse...

4 vitorias, 3 empates e 3 derrotas.

Afinal não foram assim tantos os pontos conquistados...

Pedro disse...

Mas foram alguns. Antes poucos q nenhuns.

Um andrade nuna perceberá a alegria benfiquista. Não se explica, sente-se.
Talvez qd conquistares algo honestamente percebas um pouco o q significa essa alegria. Até lá apenas terás essa enorme inveja!!

João Bizarro disse...

Queremos mais.

Gabriel "O Ovo" Alves disse...

Boa e emotiva descrição desta grande temporada na Liga dos Campeões. Pra o ano lá estaremos, concerteza. É o nosso ambiente natural.
Vorça Benfica!

Anónimo disse...

tristeza...e la que e o nosso lugar.....hahahah essa foi boa. ha 7 aninhos que ja la nao metiam o cu e agora vem com bocas dessas....mais uma vez valeu a pena vir me rir por aqui...

luis disse...

Excelente "post", Pedro. É isso mesmo.

Anónimo disse...

antes morrer no parto que nascer andrade ou lagarto!
VIVA O BENFICA!

MC disse...

Queremos mais, queremos mais... muito mais!!!

Viva o BENFICA.

dezazucr disse...

Foram grandes. Estarei no estádio da Luz e só espero que a massa adepta compareça em peso, para apludirmos os nossos heróis. Apesar de tudo, este ano foram muitas as alegrias, devolvendo o Benfica a essa Europa do futebol.
Espero que para o ano continuem cá, de forma a, com a experiência e o capital moral acumulado este ano, possam dar continuidade à saga. O sonho continua, foi apenas adiado por 1 ano.

dezazucr disse...

Independentemente de tudo, todos à Luz no Domingo, para uma grande salva de palmas aos nossos jogadores. Este ano deram-nos muitas alegrias. O sonho foi apenas adiado.

Anónimo disse...

Só faltou um bocadinho assim aos muoros para serem campeões da europa.
Faltou eliminar o Barcelona, o Milão e ganhar a final, coisa pouca para eles.

Apre disse...

Sim o Fc Porto VENCEU A LIGA DOS CAMPEÕES DE HÀ 2 ANOS mas vocês é que foram mágicos.

Mágico só se for o movimento do Beto:

"FAZER UM BETO" - Diz-se do movimento, praticado por um jogador rudimentar, que consiste em pontapear a bola com o pé errado, seguido de chuto na atmosfera, e que normalmente resulta em golo do adversário.

(Expressão mais utilizada no sul de Portugal, suspeita-se que tem origem na região espanhola da Catalunha)

Exemplo: Viste, aquele jogador fez um Beto?

Pedro disse...

Ou então tb pode ser utilizado qd um jogador, normalmente apelidado de tosco, mete no bolso um flop q os jornais teimam transformar num mágico..duas vezes.

Q grande marcação q o gajo fez ao fulano. Foi um "Beto" autêntico.- Exemplo.

Exorcista disse...

Domingo todos à capoeira. Vamos apoiar a equipa de todos nós! MARUITMO!

João Bizarro disse...

Apre, irra, bolas, chiça!!!

E sabes o que significa "fazer uma temporada na II Liga"?
AH, isso sabes visto que já lá passaste algumas temporadas!!!

Mas não há crise, sempre jogam com o Guimarães e com o Gondomar.

João Bizarro disse...

Ò apre muito desgostoso fico quando apoias equipas estrangeiras.
É que sempre ouvi dizer que... o que é NACIONAL é bom.

4 bolachas. HAHAHA.

Diz-me cá, alguém fez um Beto ou foi tudo merito do Nacional?
Ou terá sido o árbitro que não viu os 15 penalys a favor dos pasteis?
Vais ter de esparar por amanhã pra dizeres que és do vencedor desde pequeno.