blog

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Benfica: Proposta de debate.

Foi proposto a este blog que comentasse alguns assuntos actuais com influência directa sobre o futuro a curto/médio prazo do Sport Lisboa e Benfica. São assuntos que já foram falados e irão certamente continuar a ser tal é a sua importância na vida do clube. Está aberto o debate:

Futuro de Rui Costa
É impossivel falar de Rui Costa sem empregar elevadas doses de sentimentalismo. O Rui sempre foi um sonho, quando o via a espalhar magia por Itália, ser adorado pelos tifossi do Milão e Fiorentina só pensava no dia em que o iria ver de manto sagrado outra vez. Ver Rui Costa a jogar é ver o sonho de qualquer benfiquista ser realizado, é saber que se o Rui não estivesse ali no relvado a espalhar magia estaria ali, na bancada, ao nosso lado. O Rui é um de nós e festeja os golos como qualquer um de nós festejaria se os marcasse ao serviço do Glorioso. Com amor infindável. Toda esta emoção é real mas não afecta a análise objectiva à qualidades fitebolísticas do Rui. Estamos perante um dos melhores do mundo e isso não tem discussão. As suas qualidades únicas continuam intactas como facilmente se tem visto este ano. Mas já tem 36 anos e como é natural o seu fulgor físico não permite que seja utilizado exaustivamente. Mas, verdade seja dita, não se tem notado quebras de rendimento ao Rui por esse motivo. Indo directamente à questão sobre o seu futuro digo claramente que o Rui tem que ficar ligado ao Benfica. Espero sinceramente que na próxima época ainda faça parte do plantel do Benfica pois é um elemento fundamental não só pelo seu futebol mas essencialmente pelo que pode transmitir, no relvado, nos treinos aos novos jogadores, aos que chegam. Mesmo que a sua capacidade fisica seja menor será sempre um elemento importante, ter alguem como Rui Costa no banco, para fazer 30 minutos finais é um luxo que poucas equipas do mundo se podem gabar. Se o Rui optar por pendurar as chuteiras então terá que ficar ligado ao clube, seja em que função for. É um elemento de ligação entre adeptos e clube. É respeitado e admirado. Isso não tem preço. Agora tem é de ficar ligado ao clube e não a um presidente qualquer.

Renovação de Léo
A minha opnião é conhecida. Será um dos grandes erros desportivos do Benfica não renovar com Léo. O maradoninha é um excelente jogador e aos 32 anos continua com uma entrega e raça como poucos. Representa tudo o que gostamos de ver naquelas gloriosas camisolas. Quer mais dinheiro? E isso espanta alguem? Quando se paga 15 mil cts/mês a um Butt alguem fica escandalizado que Léo peça mais dinheiro? Não acredito que seja esse o principal entrave porque não acredito que Léo peça algo tão exagerado como se diz por aí. Não faz sentido. A idade é uma falsa questão como n casos por essa Europa fora facilmente comprovam. E não vejo nenhum problema em ter o Léo daqui a dois anos como suplente. Um luxo.

Passe de Rodriguez
Este sim é um caso que não me merece grande atenção. Devo ser um dos poucos benfiquistas que ainda não está convencido do valor do Cebola. Entrou muito bem, revelou-se boa aquisição mas tem vindo a decair muito em termos exibicionais. E não esquecer que os valores que aufere no PSG tornariam-no o mais bem pago do plantel encarnado. Pelos valores na mesa não me choca que não fique. Não o vejo como uma mais valia merecedora de tamanho ordenado.

Saída de Camacho
É óbvio que a continuar assim terá que sair. A razão é simples: não encontro qualquer aspecto positivo no jogo do Benfica que me permita ter esperanças num futuro melhor. Esta passagem de Camacho está a ser uma profunda desilusão, um autêntico suplicio exibicional onde a equipa se arrasta em campo sem qualquer rasgo de colectivo. Será o segundo lugar suficiente para o manter para a próxima época? Eu acho que não. Mais importante do que o segundo lugar é perceber como foi obtido e se a equipa oferece garantias que irá melhorar. Infelizmente após seis meses estamos como estavamos na altura. Porque manter esta situação?

Qual o próximo treinador principal?
Duas hipóteses: ou alguém com curriculo que não levante reservas, alguem que por si só imponha respeito aos jogadores e aceitação dos adeptos (por exemplo Guus Hiddink) sendo esta uma opção cara mas Camacho não é barato também, ou algo completamente diferente apostando em alguem conhecedor do clube, de Portugal, com novas ideias, apoiado por nomes fortes da familia benfiquista. Seja qual for a opção o mais importante é mesmo uma definição clara da estrutura e politica desportiva do clube. Ter alguem conhecedor do clube e dos meandros do futebol capaz de fechar a equipa e libertar o treinador da pressão externa. E, muito importante, que seja alguem que perceba de futebol.

Lugares por preencher no plantel
Neste momento precisamos urgentemente de um médio direito ofensivo. Seria importante também conseguir um médio de transição, alguem capaz de construir jogo e ao mesmo tempo ser pressionante defensivamente, o tal box-to-box moderno. Depois depende, obviamente, das saídas.

Jogadores que gostariam de ver no Benfica (acessíveis)
O que é acessível? É muito importante fazer uma gestão racional dos fundos disponíveis. Gastar 10 ou 15 mil cts em jogadores medianos é errado quando se pode aplicar esse dinheiro num jogador bom. É isso que o Benfica tem que fazer. Temos que contratar jogadores que façam a diferença e esses custam dinheiro. Por isso temos que deixar de o gastar em jogadores que não acrescentam nada que um junior não possa acrescentar. Os nomes deixo ao vosso critério mas há um que me surge facilmente: Tiago.

Dispensas no final da época
Depende de muita coisa mas neste momento acho que Maxi Pereira está a mais na equipa e jogadores como Zoro e Butt são caros demais para estarem parados e sem rendimento. Estes têm claramente que sair para libertar espaço para reais mais valias.

Formação
É um assunto que não domino por não ter acesso a informação e não ter disponibilidade para ver in loco os jogos dos nossos míudos. Mas é sabido que o Benfica optou por uma politica de forte investimento no sector indo contratar ao estrangeiro jovens esperanças. É um facto que temos muitos estrangeiros, rotulados de estrelas, nos juniores e isso retira, obviamente, espaço aos jovens portugueses. É preciso realizar uma gestão coerente e objectiva dos meios ao dispôr e, acima de tudo, que esse investimento tenha visibilidade ao nível da equipa principal. É importante definir, e o futuro do clube passa muito por essa postura, que só se contrata para a equipa principal jogadores que façam a diferença imediatamente, todos os outros terão que vir dos juniores, senão este forte investimento deixa de fazer sentido. É a melhor forma de rentabilizar e motivar os miúdos e libertar verbas para os ordenados dos craques que pretendemos ver com o manto sagrado.

Estes são alguns dos assuntos que têm actualidade no panorama benfiquista. Muitos outros poderiam ser trazidos a debate: Vieira, dirigentes profissionais não benfiquistas, eleições, acordos publicitários, empresários, etc. Mas não vamos embora, amanhã estaremos por cá cheios de vontade de debater o nosso glorioso Sport Lisboa e Benfica.

120 comentários:

john billy disse...

Futuro de Rui Costa:
Algum dia há ser o último e é bem provavel que este seja o seu último ano. Tem que ficar no clube mas com uma posição activa e não como um Eusébio ou um Shéu.
Também não quero vê-lo a ser utilizado com trunfo eleitoral do Orelhudo
Renovação de Léo:
É a tua posição e a posição de quase todos os benfiquistas menos o anormal do Orelhudo. É incompreensivel...
Passe de Rodriguez:
Dos melhores do Benfica, mas uma vez decisivo este fim de semana. Não sei quais são os valores que estão em cima da mesa por isso não me posso pronunciar se o Benfica deve ou não adquirir o seu passe.
Saída de Camacho
Ainda estamos em Fevereiro e não é altura de avaliar o trabalho do treinador.
Qual o próximo treinador principal?
"Seja qual for a opção o mais importante é mesmo uma definição clara da estrutura e politica desportiva do clube."
Com uma estrutura forte qualquer treinador vence.
Lugares por preencher no plantel:
Concordo com o médio direito, mas por favor, já chega de trocar meio plantel. É preciso estabilidade.
Jogadores que gostariam de ver no Benfica (acessíveis):
O Tiago é tudo menos acessivel. Também da maneira que saiu que se f*** o tipo. Já temos cá demasiados andrades. Para mim era o Romeu Ribeiro como box to box e um médio direito que desse garantias.
Dispensas no final da época:
Discordo completamente da dispensa do Maxi. É dos jogadores mais uteis do plantel. Em relação ao Butt e Zoro concordo.
Formação:
Acho que só daqui uns 5 ou 6 anos é que vamos ver os frutos da formação.

Outros temas:
Quando é que vamos ter o canal Benfica? Eu sei que ainda temos o acordo com a Oliveidesporto mas mesmo assim tinhamos para transmitir: Jogos da formação, modalidades, notícias, história e jogos das competições europeias.

João Bizarro disse...

Rui Costa - Por mim o Rui jogava mais uma época. se decidir pendurar as botas que fique na estrutura do clube, ligado ao futebol.

Leo - É incrivel como ainda não renovaram com ele. É incompetência pura.

Rodriguez - Por mim partia-se para a aquisição. É jovem, é bom jogador e tem-nos dado algumas alegrias.

Camacho - Este Camacho está ali a mais, a equipa simplesmente não evolui. Jogo a jogo parecem um grupo de 11 rapazes que se conheceram ali e se escolheram ao acaso para dar uns toques numa bola. Quando ganhamos é devido à qualidade de um ou outro jogador e não devido ao colectivo.

Próximo treinador - Mourinho, Guus Hiddink....

Lugares por preencher - Neste momento um extremo direito. Vaga que não foi preenchida em Janeiro. Com 2 torres na area como eu gostaria que se voltasse a jogar pelos flancos.

Jogadores acessíveis - Há que descobrir bons jogadores enquanto eles ainda estão nos clubes de origem. Um Berbatov ainda a jogar na Bulgária, um Ibraimovich ainda a jogar na Suécia... È por isso que acho que o Sepsi foi uma boa contratação.

Dispensas - A contrário do Pedro, e de outros não acho que o Maxi esteja a mais. Nem perto disso.
É um jogador útil e tem provado isso em campo.
Pelo que têm (ou não têm) jogado, jogadores como Luis Filipe, Zoro e Butt não estão cá a fazer nada.

Formação - No ultimo jogo dos juniores estavam em campo 6 estrangeiros e 5 portugueses. Ainda entraram mais 2 na 2ª parte.
Acho bem que se aposte em 2 ou 3 possíveis craques estrangeiros, que possam vir a integrar a equipa principal no futuro. Já não vejo grande vantagem em serem assim tantos...

Ricardo disse...

FUTURO DE RUI COSTA

Rui Costa é um símbolo, uma bandeira, um adepto que, por acaso, é genial no que faz e, por esse mesmo motivo, em vez de o vermos, com barriga, ao nosso lado a festejarmos golos, vemo-lo lá em baixo, no manto verde, a coordenar a orquestra. Tudo o que possamos dizer dele, como jogador, é pouco; é dos jogadores mais brilhantes e inteligentes que alguma vez passou pelos relvados mundiais. Acho estranho a forma como LFV tem gerido o futuro de Rui Costa. O Maestro está em forma, ainda joga muito, não tem sentido pensar noutra função para ele, que não seja a de jogador de futebol. Ao mais alto nível. Com a época que está a fazer, garante-nos que, pelo menos, mais uma tem todas as condições de jogar. Crer antecipar-lhe a reforma é uma atitude imbecil, por parte de LFV, mas acima de tudo é atentado ao futebol e aos seus adeptos. Por isto tudo, quero que Rui Costa continue uma época mais. Se não continuar, respeitarei a decisão, como é óbvio, e esperarei por aquilo que ele pretenda fazer no clube. Uma coisa é certa: o facto de Rui Costa ser um jogador de eleição não faz dele mais do que, exactamente, isso. Não sei que qualidades terá para ser Director Desportivo. Nesse sentido, acho que, se abandonar a carreira futebolística, deve pensar muito bem em que áreas se sente mais confortável e aprender. Muito importante: aprender. Ninguém (nos) garante que Rui Costa possa vir a ser um bom Director Desportivo, porque esse lugar é muito específico e exige várias características psicológicas que não sei se o Maestro tem. De uma certeza não podemos fugir: terá de se manter ligado ao clube.

RENOVAÇÃO DE LÉO

As qualidades do jogador são mais que conhecidas. Não importa rebatermos os mesmos estafados argumentos. Léo é bom jogador e sente a camisola. Pelos vistos, para a Direcção do clube, esses são predicados insuficientes. Importa, mais do que crer nas palavras e nos gestos de LFV, pensar-se o que estará, realmente, o Presidente do Benfica querendo com esta recusa de contrato ao brasileiro. Aconselho a leitura do post do José Marinho no "Eterno Benfica" sobre a saída do Miccoli para que percebamos todos que, depois de uns primeiros anos excepcionais em termos de Gestão de um Clube, LFV perdeu a cabeça e hoje destrói o que construiu. Lembro Caetano Veloso, já que o assunto se prende com um canarinho: "a força da grana que ergue e destrói coisas belas".

PASSE DE RODRÍGUEZ

O uruguaio é um bom jogador que ainda pode crescer muitíssimo. O valor está lá, importa agarrá-lo. Se pede muito? Não sei quanto pede, sei que é bom. Os jogadores maus é que são caros, como dizia o outro. Este é bom, devia ficar. Se temos dinheiro para tanta coisa (e temo-lo, de facto, só que esbanjado com uma PÉSSIMA gestão desportiva) temos, seguramente, para comprar Rodríguez. Só com bons jogadores se fazem grandes equipas. E o uruguaio é bom. Além disso, tem uma característica que sempre fascinou o 3º anel: tem garra. Quer ganhar. Ah e tem 22 anitos. Se conseguirem arranjar jogador maduro, com esta idade e com o seu futebol mais barato apitem que eu abro a porta...

SAÍDA DE CAMACHO

Camacho não serve. É incompetente. Espanta-me até a constante desculpabilização de parte dos benfiquistas em relação a um homem que não revela qualquer tipo de talento para treinar uma equipa. É mau. Tacticamente, mas não só. Como líder - capacidade tão elogiada, na sua primeira passagem pelo clube - é também nulo. O que é que se faz a um homem que é mau treinador e que é mau líder? Exacto.

QUAL O PRÓXIMO TREINADOR PRINCIPAL?

Mais do que lançar nomes, importa pensar uma estrutura do Futebol. Desde o Presidente ao treinador uma hierarquia de competências, em que cada cargo esteja definido e seja ocupado por gente competente, conhecedora e benfiquista. No Futebol não pode estar gente de outros clubes. Com essa organização bem definida, será altura de pensar num treinador. O Benfica, quanto a mim, tem duas hipóteses: aposta num estrangeiro de qualidade, mesmo que para isso tenha de desembolsar uns bons euros, assumindo que quer alguém competente, que não deixe margem para dúvidas, e depois dá-lhe tempo e estrutura para que possa executar o seu trabalho da melhor forma; aposta fortemente num treinador português, conhecedor da realidade portuguesa, de jogadores a contratar, dos meandros do futebol, das tricas, das equipas adversárias, etc. Esse treinador, como é óbvio, terá de ser bom. Terá de ter mostrado serviço noutras equipas. E jovem, de preferência. Alguém ambicioso, com vontade de ganhar, a querer provar a sua qualidade.

Vários nomes poderiam ser apostas sérias:

Estrangeiros: Van Gaal, Hiddink, Ernesto Valverde, Le Guen,

Portugueses: Humberto Coelho, Peseiro, Daúto Faquirá, Queiroz

Importa definir que, sem estrutura organizada, nem Mourinho saberá dar, a longo prazo, uma cultura de vitória a este clube.

LUGARES POR PREENCHER NO PLANTEL

No actual plantel duas falhas óbvias: um extremo-direito e um médio de alta intensidade, a defender e a atacar, um "box-to-box". Além desses, mais um central de qualidade, um lateral esquerdo (caso Léo saia), que pode ser da formação, e um avançado móvel.

JOGADORES QUE GOSTARIAM DE VER NO BENFICA

Extremo-direito: Keita, Geovanni, João Ribeiro

Médio: Fellype Gabriel, David Simão, Desmarets, Tiago Gomes, Amorim

Central: Geromel

Avançado Móvel: Miccoli, Rafael Sóbis

Lateral esquerdo: Rodrigo Alvim

DISPENSAS NO FINAL DA ÉPOCA

- Butt
- Luís Filipe
- Edcarlos
- Zoro


FORMAÇÃO

É uma área em que se deve elogiar a competência de quem é responsável. LFV está de parabéns pela teia que lançou sobre o país, por ex-colónias e países com quem tem parcerias no sentido de descobrir os talentos antes que eles sejam apanhados pelos clubes milionários. A captação de jovens talentosos africanos é um belíssimo exemplo dessa política e, não sendo em exagero, deverá sempre apoiar-se a decisão de recrutar jovens com muita qualidade. Quanto aos nosso portugueses, mostram também eles que podem um dia vir a vestir o manto sagrado. Basta olhar para a classificação em todos os escalões da formação para entendermos que além de jovens valores, temos uma estrutura organizada, com técnicos competentes e muita vontade de ganhar. Importa depois que as oportunidades dadas na equipa principal sejam proporcionais à qualidade apresentada pelos jovens em campo.

Americano disse...

Longo post, longos comentários!
- Rui: o Maestro, o nosso ídolo quase comum, continua a ser o toque de classe da equipa. Tem todas as condições para jogar (pelo menos) mais um ano, e espero que ele reconsidere. Aliás, neste momento adoraria também que ele reconsiderasse a saída da Selecção e com o seu amigo Figo voltassem para nos dar a liderança que os putos mimados de agora nunca vão dar
- Léo: o Maradoninha também está no coração de todos, e deve continuar. Sempre defendi que não tendo argumentos para competir com os tubarões da Europa, o Benfica tem de valorizar estes "velhos" activos, jogadores de qualidade superior, mas que já não despertam o interesse dos clubes de topo da Europa. Deve continuar, e tal como o Rui ir passando o testemunho ao seu sucessor (Sepsi? Ruben Lima?), e mais do que tudo transmitir a mística. Foi com essa base que fomos gigantes, só assim voltaremos a sê-lo
- Rodriguez: algo diferente de Léo, naturalmente, depende muito dos valores em causa. Gosto dele, mas não me importava de investir o dinheiro poupado nele num médio direito de qualidade semelhante, já que acho que o Di Maria tem potencial para ser muito melhor extremo esquerdo que ele. Mas obviamente é um belo jogador, e se for possível uma boa negociação, gostaria que continuasse
- Camacho: a menos que me surpreenda e mostre ser aquele técnico que apreciei na 1ª passagem, pode ir embora. Está a fazer má gestão de plantel, a queimar a nossa pérola, e acima de tudo a jogar um futebol ao nível da equipa de Artur Jorge, para ser simpático. E se alguma vez a escolha para o Benfica tiver que ser "ou sai Adu ou sai Camacho", nem preciso de vos dizer a minha escolha
- Futuro treinador: como sabem por aqui a minha escolha nº1 será sempre o Scolari, apesar de eu achar pouco provável. Não podendo ser ele, apostaria num técnico jovem, para um trabalho a médio prazo, aproveitando para poupar algum dinheiro com um contrato de valores baixos, mas bem premiado em termos de objectivos. Também já foi dito aqui, para mim o escolhido para este perfil é Daúto Faquirá, mas também não me importava de ter o Paulo Bento, ou o Paneira, ou até mesmo o Mozer a técnico principal (mas tem de fazer as pazes com o Luisão!)
- Lugares plantel: claramente o de médio/extremo direito, e um médio com outra dinâmica de jogo
- Jogadores acessíveis: Tiago não o é, mas seria um sonho, outro que aprecio muito (tenham calma!) é Moutinho, mas receio que este se vai tornar o Rui Costa que os lagartos sempre sonharam ter. Um grande homem e grande jogador. Em termos de jogadores acessíveis de facto, não vejo nada de especial no mercado português, a única excpeção será de João Ribeiro que me parece um puto com muito talento mesmo, por isso acho que há que manter a maior parte do plantel, dar 2/3 retoques, e apostar em alguns putos
- Dispensados: Butt e Zoro: ordenados demasiado altos para não serem titulares; Maxi, caso haja uma venda que dê para recuperar o investimento; Edcarlos, idem, e pouco mais. Saindo estes 4, entrando 2/3, ainda podia haver espaço para 1/2 juniores subirem já esta época, se tiverem qualidade para tal
- Formação: um ponto chave. Já disse anteriormente, choca-me a quantidade de estrangeiros que têm entrado, não por xenofobia (longe disso), mas por uma razão muito simples: não acredito que um brasileiro, um nigeriano, um chinês, ou qualquer outro aterrado aqui com 17 anos vá sentir o clube como um português que está lá desde os 12/13, ou mesmo um português que tenha vindo mais tarde. Acho bem que se esteja atendto ao mercado global, mas tal como defendo que o plantel principal só deve ter 2/3 entradas por época, acho que nos putos deve acontrcer algo semelhante. Mais, o mercado português é dos melhores formadores que há, pelo que acho bem mais importante estar muito atento ao que se passa cá dentro, para que Nanis, Simãos, Ronaldos, não vão todos para Alcochete, mas sim para a Luz. Estar a contratar estrangeiros aos pontapés para daqui a 2 anos estarem no Olhanense, Aves, Nacional, etc. não faz sentido.

Outros temas: DEIXEM JOGAR O ADU!!!!!! :))))))

MFQ disse...

Obrigado Pedro.

Agora estou demasiado ocupado para dissecar o tema com o detalhe que ele me merece. Volto logo à noite.

Abraço.

MFQ

Pedro Vagos disse...

Futuro de Rui Costa: Por minha vontade continuava. Provavelmente iria deixando de ter a influência que tem hoje, mas por tudo que ele é, e pela melhoria que traz à equipa quando entra em campo... por mim pode jogar até aos 40!!! Aliás, o VALDO fez isso mesmo... e sempre a alto nível.

Renovação de Léo: Já vi por aí que ele pede mundos e fundos... alguém por acaso sabe dizer quanto era que ele pedia quando se iniciaram as negociações? Duvido que fosse tanto como pede agora. Por mim, não me chocava nada que ele fosse dos mais bem pagos... ele fez por o merecer!

Passe de Rodriguez: Acho que ele tem valor, demonstrou-o no início da época, tem sido dos mais influentes na equipa... Não percebo é porque é que se esperou tanto tempo para fazer o contrato. Agora, com outras propostas em mão, o seu valor estará por certo inflacionadíssimo... é mais um exemplo de uma política desportiva miserável. Sou a favor da renovação, mas não se ele se tornar num dos mais bem pagos do plantel.

Saída de Camacho: a obtençao do 2º lugar acontecerá mais por demérito do Sporting do que por "mérito" nosso. Na taça, vergonha será não atingir as meias... depois é uma questão de inspiração. A taça UEFA... enfim, 50/50 - tudo pode acontecer. O pior mesmo é olhar para a equipa e não ver evolução. O pior é olhar para o desalento em alguns jogadores que não têm sequer hipóteses de jogar... acho que se não conseguiu evoluir a equipa em 6 meses, não o fará nos próximos 3. A saída será inevitável.

Próximo Treinador: A ser estrangeiro e consagrado, dispenso italianos... não gosto do sistema tactico que utilizam, apesar de lhes reconhecer resultados. Já ouvi falar no argentino do Boca Juniors... poderia ser por aí... Quem eu gostava de ver pegar na equipa mesmo era o Scolari, ou melhor ainda o Eriksson!
Se for alguém com pouco currículo... Carlos Mozer ou Ricardo Gomes. Numa hipótese mais arrojada... Carlos Carvalhal, Manuel Cajuda, Àlvaro Magalhães, Daúto Faquirá ou Jorge Jesus.

Lugares por preencher: O tal médio direito ofensivo. Quanto ao box-to-box... não era isso que o Katso devia ser? Acho que a breve prazo, iremos precisar de uma boa alternaiva para o Petit. O Bynia já o é, mas precisamos de outro.

Jogadores que gostariam de ver no Benfica (acessíveis) : A palavra acessível aplicada ao futebol é muito subjectiva... O Zoro e o Butt foram acessiveis mas nao jogam... o Cardozo foi caro, mas marca. Também gostava de voltar a ter o Tiago... e até o Manuel Fernandes... o Altidore... sei lá, procurando bem, existem sempre novos valores a despontar. Gostava isso sim, de ver o Dabao e o Coentrão devidamente integrados no plantel e a terem hipóteses reais de jogar e mostrar valor. Depois, é uma questão de analisar quem vai ficar em transferência livre... jogadores a quem a época correu menos bem e baixaram de valor. E claro, não podemos ser sempre forretas - às vezes há que aproveitar as boas opções e abrir os cordões à bolsa!

Dispensas: Este é um tema quente todos os fins de época. Eu por mim punha o Mantorras a rodar. Pelo menos até Dezembro. No Benfica ele nunca mais volta a ter confiança, porque o treinador também não confia nele.
Optava por dispensar o Luis Filipe em vez do Maxi (é mais novo). Claro que para mim o Maxi também seria apenas Defesa Direito.
Butt... nunca devia ter sido contratado. Zoro, pelos valores que aufere também não. Quanto ao Nuno Assis, não é dos jogadores que mais aprecio, mas admito que se trata de uma opção válida, e portanto, tendo ADU como nº10 titular, Rui Costa e Assis como opções, parece-me optimo! Ah! Estava a esquecer o Bergessio - Ponham-no a rodar, numa equipa portuguesa - Belenenses, Guimarães, Setúbal - Só para ver qual o seu real valor. Se não se impuser numa dessas equipas, então sim, adeus.

Formação: Contratar jovens promessas de selecções que ganharam campeonatos parece-me uma boa opção! É o futebol moderno a ditar leis. As regras para os campeonatos dos mais novos impõem limitações de jogadores estranjeiros, portanto acho que esta atitude não tapa o lugar aos novos valores nacionais que podem também surgir...

Esta é a minha opinião acerca dos assuntos em debate hoje. Venham os próximos!

Americano disse...

Desculpem, mas esclareçam-me uma dúvida que surgiu, devido ao comentário do Pedro Vagos: o Bergessio não foi vendido?
Também não mencionei por lapso, mas ao ver o nome não resisto a dar o meu total apoio a um jogador acessível a contratar: Altidore! Ainda será acessível, e tem tudo para ser um ponta de lança como não temos há anos. Chamem-lhe facciosismo americano, mas eu já acho que ele seria o melhor ponta de lança em Portugal, NESTE MOMENTO, e adoraria vê-lo evoluir com Adu no Benfica. Mas com um treinador que saiba trabalhá-los, não este.

Hugo disse...

Futuro de Rui Costa:
Como amante do Glorioso e do futebol, adorava continuar a ver o Maestro a espalhar e ensinar como se joga futebol e sobretudo a mostrar o que é ser Benfiquista aos outros, e ao mesmo tempo, dando dor de cotovelo aos anti-benfiquistas, pois não conseguem ter nenhum, nem nunca terão, porque somos simplesmente do Benfica.
Se o Rui resolver acabar, que lhe façam o que ele sempre mereceu... uma festaça com o Milan e a Fiorentina. Quanto ao resto, julgo que deveria ser um cargo perto do balneário e ao mesmo tempo perto das camadas jovens, pois é um jogador que todos os jovens querem imitar.

Renovação de Léo:
Ninguém sabe o que se passa com este assunto, mas não acham que é estranho o Glorioso não renovar com ele? Pois é adorado por todos, sempre um dos melhores jogadores em campo, dá tudo o que tem e o que não tem. O melhor é aguardar para ver, pois acho que o Benfica está a fazer tudo por tudo para continuar com ele, ao contrário do que se fala, agora não depende do Glorioso, só do Leo e infelizmente dos vários representantes que o acompanham.

Passe de Rodriguez:
Sou um pouco da opinião do Pedro, é um jogador que aufere um ordenado bastante elevado, para isso tinhamos ficado com o Micolli. È de facto um bom jogador e ainda por cima é novo, mas já ganha muito...

Saída de Camacho:
Julgo que está à vista, não serve. Muito fraco a organizar, a ler o jogo, somos uma equipa sem organização, está tudo dito. Tem de sair no final do campeonato.

Qual o próximo treinador principal?
Ou se aposta num treinador ganhador estrangeiro como referiu o Pedro, ou então apostamos em alguém com Personalidade forte, com cultura táctica e também muito importante uma estrutura que está organizada com ele (adjuntos e olheiros a trabalhar para ele) e neste caso, em Portugal, além do Mourinho, só conheço o Jorge Jesus. também o Carlos Cabral tem mas ainda está muito longe. Acho que seria interessante ver o Jesus trabalhar com dinheiro... mas claro é um risco, mas um risco mais barato que o FS e o Camacho.

Lugares por preencher no plantel:
- um número 10 (um desequilibrador)
- um extremo direito
- um medio centro que saiba fazer as transições e pautar o jogo (talvez já exista - Fellipe Bastos).
- precisamos de um terceiro central de qualidade.
- um defesa esquerdo se Leo sair.

Jogadores que gostariam de ver no Benfica (acessíveis):
- Os jogadores bons são caros e a politica é contratar como estamos agora a fazer, muito novos, só assim podemos competir ao mais alto nivel. agora se aparecerem jogadores que têm problemas noutros clubes como é o caso do tiago e Miguel, serão bemvindos.

Dispensas no final da época:

Butt, Zoro, Maxi ou L. Felipe e Edcarlos.

Formação:
Como já referi, só agora é que o Glorioso está a trabalhar como deve ser, como já fazem os grandes clubes da Europa, contratar jogadores muito jovens com grande potencial, para isso foi preciso que se organizasse como o fez, com treinadores com capacidade e bons olheiros espalhados pelos continentes, e está à vista o bom trabalho, pois agora lideramos quase em todos os escalões.
Quanto aos olheiros, pela primeira vez assiste-se a algo nunca visto em Portugal, o Benfica contrata jovens promessas com 14, 15, 16 e 17 anos. Só assim é que podemos chegar ao Top da Europa, agora tem de haver um treinador da equipa principal que os lance e arrisque.

Ricardo disse...

americano,

O Bergessio foi vendido ao San Lorenzo. Quanto ao Altidore, sem dúvida que seria uma boa opção. Sim, com outro treinador, claro, mas isso já é chover no molhado. Não concordo é quando dizes que ele seria o melhor ponta-de-lança do campeonato. Lisandro e até Linz estão uns furos acima. Pelo menos, por agora...

Hugo disse...

Queria dizer Carlos Carvalhal em vez de Cabral...

john billy disse...

Bem, não temos dinheiro para renovar o Leo, nem para comprar o Miccoli e o Rodriguez mas vamos ter para:
Mourinho, Guus Hiddink,Eriksson, Scolari, Keita, Rafael Sóbis, Moutinho, Tiago ou Manuel Fernandes?
Se é permitido sonhar:
Treinador: Arsene Wenger
GR: Quim
DE: Leo
DCs: Kats, Luisão
DD: Rafinha
MDef: Binya
MC: Rui Costa
ME: Di Maria
MD: Rodriguez
AV: Adu
PL: Cardozo

Só era preciso comprar o Wenger e o Rafinha!

Ricardo disse...

John Billy,

o Miccoli custava 3 milhões de euros. O nosso grande presidente é que decidiu que ele não servia para o Benfica. O jogador esperou em Itália por uma resolução, declinou o convite do Porto e, no fim, ninguém pagou esse valor absurdo de 3 milhões de euros. E não foi por falta de dinheiro - quem gasta 31 milhões de euros em compras não deve estar falido, de certeza. Foi por opção. Pura e simplesmente, por opção. Como não quiseram mentir, arranjaram as desculpas habituais: que Miccoli queria ir para Itália, que era caro, que blá blá blá.

Mas eu não sou o homem ideal para contar isto. Eu apenas li o que diz José Marinho, homem benfiquista profissional por quem tenho a maior admiração. Vejam no "Eterno Benfica"...

Ricardo disse...

* "Como não quiseram dizer a verdade", leia-se...

Jorge Borges disse...

Rui Costa:
Por toda a consideração que, como benfiquista, tenho pelo Rui, prefiro vê-lo pendurar as botas esta época do que correr o risco de o ver arrastar-se pelos campos na próxima temporada, ou jogar 30' de 15 e 15 dias. Pode ser muito útil ao Benfica, e o cargo de dirctor-geral pode assentar-lhe bem. Vamos ver...
Renovação do Léo:
Nem pensava duas vezes, claramente sim.
Rodriguez:
O mesmo que para o Léo.
Saída de Camacho:
Não é o treinador ideal, mas mudard e treinador todas as épocas não ajuda nada. O clube precisa de estabilidade a esse nível, e definir um estilo de jogo, para depois se escolherem treinadores em função do estilo do Benfica e não o contrário.
próximo treinador:
Há muitos anos que defendo um nome - Humberto Coelho. No entanto acho que o Camacho deve ter a oportunidade de fazer uma época completa. Deixou boa imagem na anterior passagem.
Lugares por preencher:
Médio-ala direito e box-to-box.
Jogadores para o Benfica:
para o lado direito alguém ao estilo do Rodriguez, para o meio um com o estilo do Rui Costa e a força do Petit. Nomes? não sei.
Dispensas:
Luis Filipe, Butt, lembrem-se que o Benfica não são 11 jogadores, é preciso banco, daí ser da opinião que jogadores como Zoro, Maxi, Assis, ou mesmo o Mantorras (este é mais por caridade!) devem ficar no plantel
Formação:
Vamos ver o que vão dar os que subiram a séniores esta época. Não tenho acompanhado as carreias dos emprestados. Camacho neste aspecto tem qualidade.

Outros temas:
departamento de prospecção; o projecto do Benfica para a equipa de futebol; Vieira e os compadrios comprometedores; as claques.

Americano disse...

Ricardo, obrigado por garantires que Bergessio já não volta :))
Costumo concordar contigo, e de facto Lisandro está em grande, agora Linz???????? Nem para engraxar as botas do Altidore!

Pedro Vagos disse...

Confesso que o impasse com o Bergessio me trocou as voltas - com tanto vai-não-vai. Foi realmente vendido, e ficámos todos sem saber o que ele valia na realidade. Pelo menos não terá dado prejuízo (para além dos salários que auferiu enquanto cá esteve).
@John: "Bem, não temos dinheiro para renovar o Leo, nem para comprar o Miccoli e o Rodriguez mas vamos ter para:
Mourinho, Guus Hiddink,Eriksson, Scolari, Keita, Rafael Sóbis, Moutinho, Tiago ou Manuel Fernandes?"
- Não sei se não temos dinheiro para renovar com eles, ou se pura e simplesmente quem manda (LFV) não quer fazê-lo. Por isso é que é urgente que ele entregue a pasta do futebol a quem perceba - e que se consiga manter afastado!

João Bizarro disse...

Jogadores que gostaria de ver no SLB:

Gabriel Torje (medio dir. do Din. Bucareste)

Rakitic (Shalke 04)

Jozy Altidore (New York)

Pedro disse...

O Maxi Pereira é útil tal como Beto tb era útil. Mas acho q facilmente se consegue algo melhor e mais barato entre portas.

Jorge Jesus e Cajuda sempre puseram as suas equipas a jogar à bola e sempre foram capazes de construir do zero e ter "planos B". Pq não apostas deste tipo? Se damos oportunidades a Koemans pq não dar oportunidades a treinadores deste tipo?

Continuo a achar q Rui Costa pode ser muito útil no relvado mesmo q não consiga fazer 90 minutos todos os jogos. Acho q jogadores como Adu e Di Maria, e outros q venham, têm muito a ganhar se treinarem todos os dias com o Rui (e Léo). Não se trata de se "arrastar em campo" mas sim de passar a mística q tão escondida anda.

estrangeiro disse...

- Pois é americano. O Moutinho era o jogador ideal para o Benfica.

- Ninguem acha que é preciso um lateral direito? Acham que o Nelson
dá guarantias e o Luis F. deve ficar?
Comprar um medio direito de qualidade e depois pedir para que ele corre atras dos adversarios porque o nosso lateral fez asneira?

João Bizarro disse...

Lateral Direito: O Rafinha.

Ontem meteu um certo Harry Potter no bolso.

Americano disse...

O Rafinha deve custar um balúrdio, mas claro que seria fantástico tê-lo.
Também ao contrário de muitos, não acho que estejamos mal de laterais direitos. Nélson mostrou poder ser um de top (haja quem o ponha a jogar ao mesmo nível), e Luís Filipe, na minha opinião, serve para desenrascar. Também não me chocava ficar com o Maxi em vez do Luís, mas acho que se deve aproveitar esta "valroização" que Camacho fez dele (pelo menos em número de jogos), para recuperar o investimento.
Médio direito, volto a repetir que em Portugal, só o João Ribeiro me parece ter potencial para singrar no Benfica, mas nunca se sabe se dará bem com o "salto".

Hugo disse...

O Moutinho no Benfica??? Isso é não é real e não é nada de especial. Um lateral direito para quê? Temos o Nelson mais o L. Felipe ou o Maxi (que é o unico lugar que de facto é razoável). O Miccoli era de facto caro para aquilo que joga, vejam o exemplo do Palermo pois a equipa fez 24/25 jogos e ele esteve em 14/15 jogos e 6 golos, tantos como o massacrado Nuno Gomes, isto leva-me a dizer, que se calhar não ficar com o Miccoli, foi algo que muitos desconhecem para variar, mas para isso é que existe tb um departamento médico.
Quanto ao treinador, continuo a achar que podiam apostar no Jorge Jesus.

john billy disse...

Eu sempre defendi a comprar do Miccoli, a continuidade do Leo e agora a compra do Rodriguez. Caros são o Butt, o Zoro, o Mantorras ou mais algum tosco que só joga 10 minutos por mês (ou nem isso).
Fiz aquele comentário porque estão sempre a bater no Camacho mas até parece que o homem tem culpa de termos mandado embora os bons jogadores.
Jorge Jesus ou Cajuda? E que tal o Luis Campos?
Mudar por mudar está quieto, gerir o futebol não é gerir com o coração mas sim com a cabecinha. Se despedimos o Camacho só pode ser por contratar um treinador que dê garantias (neste aspecto concordo com os nomes de Mourinho, Guus Hiddink,Eriksson ou Scolari mas as hipostes de vir são de 0.0000001%) NUNCA para dar outro tiro no escuro.
Pedro, o Maxi pode não ser deslumbrante, mas a bola sai sempre redonda dos pés dele, não perde bolas completamente idiotas com o Beto (o 1º golo do Barcelona) e cumpre na posição de DD e MD.
PS: Pús o Rafinha na brincadeira. É um excelente jogador mas não deve ser para os nosso bolsos.

João Bizarro disse...

Hugo, descartas o Moutinho e queres o Jorge Jesus a treinar o SLB?!?!?

Tens de rever essas opções. Deixem lá JJ's e Carvalhais onde estão.

O Carvalhal que vá para o clube do qual é lacaio!!!

João Bizarro disse...

Estou admirado como é que ainda não se lembraram do Luis Campos.

Ainda por cima está desempregado!!!
Já agora o Couceiro.

Pedro disse...

Acho o Jesus, tacticamente, uma opção bem aceitável. Nós benfiquistas tb temos q ultrapassar esse "medo" dos treinadores portugueses. Alguns já provaram q sabem o q fazem.

Mas mais importante é q definição de uma estrutura coesa e com ideias bem delineadas para o médio/longo prazo sem esquecer, obviamente, os resultados imediatos. Acho q o SLB está em perfeitas condições de ser campeão para o ano. Não precisamos de esperar 2/3 anos, solidificar a equipa, para sermos campeões. Temos valores e estrutura fisica, condições de trabalho e qualidade do plantel, para sermos campeões. temos condições, segundo a direcção, para se investir forte na equipa. Temos é q investir bem.

E para isso é preciso q quyem mande perceba do assunto, é preciso q homens da casa assumam os cargos com responsabilidade. Precisamos de benfiquistas q lutem pelo Benfica e não mamões q só apareçam para encher os bolsos. Mais importante q qqr jogador é definir, claramente e rapidamente, essa estrutura.

Pedro disse...

Hugo: o Moutinho não é nada de especial? Foi isso q quiseste dizer?

Americano disse...

Hugo, eu falei no Moutinho, mas não como jogador acessível, foi mais como jogador ideal utopicamente para nós. Agora se ele não é "nada de especial", nem quero imaginar o que dizes de alguns cepos que temos na Luz!!!

Americano disse...

Pedro, essa estrutura é sem dúvida o mais importante, e acho que uma boa parte dela já está feita, falta o mais fácil (ou será o mais difícil?): um director desportivo que reporte directamente ao Presidente, e que coordende todos os departamentos (técnico, médico, formação) e ainda um director de comunicação só para o futebol, um que não deixe passar em claro as vergonhas da nossa imprensa.

Ricardo disse...

Mas anda tudo doido por estas bandas? Jorge Jesus? Vejo-lhe qualidades, mas, decididamente, nenhumas para o Benfica. Cajuda? Não o quero, mas ainda entendo que alguém levante o nome, agora... Carvalhal? Ai como isto anda...

Também gostaria de ver Moutinho no Benfica, parece-me é que é daqueles casos muito difíceis de consumar...

João Bizarro disse...

Pedro, se eu fosse do Belenenses ou da Naval estaria muito contente de ter o Jorge Jesus a treinar o meu clube...
Como se fosse do V. Guimarães estaria contente se o treinador fosse o Cajuda.

Há treinadores bons para clubes que lutam para a UEFA. Há treinadores bons para clubes que lutam para a manutenção.

Dos actuais clubes da Liga Major não me impotaria de arriscar no Dauto.

Ricardo disse...

Pedro,

há uns tempos atrás deixaste no ar uma ideia (que não explicaste) sobre um suposto comportamento negativo, a teu ver, do Eusébio. Gostava que me explicasses isso melhor.

john billy disse...

Bem, o Moutinho tinha entrada directa para o onze mas nem vale falar dele porque é uma hipotese impossivel.
Em relação a treinadores qualquer um da BWIN era uma aposta no escura. Ao fim de 2 meses um Carvalhal, um Jesus ou um Cajuda era corrido ao biqueiro.
Quando penso que tivemos a hipotese de ter o Erickson e a dupla Orelhas/Veiga contratou o Santolas até me dão vómitos.

Americano disse...

Está-se a levantar uma discussão muito subjectiva por aqui, na minha opinião não faz sentido criticar opções como Jesus, Carvalhal, ou Cajuda. São treinadores portugueses, todos já fizeram, e fazem bons trabalhos nos seus clubes, ninguém pode afirmar que não fariam melhor no Benfica! Até porque por muito que custe, actualmente, nem Belenenses, Setúbal, ou Guimarães jogam pior que o Benfica, por isso quem vos garante que eles não conseguiam brilhar na Luz? Aliás, o Carvalhal neste momento tem tantas (ou mais) possibilidades de ganhar uma competição que Camacho, e nem vamos comparar os meios.

Ricardo disse...

americano,

se estás a dizer que o Carvalhal é melhor do que o Camacho, tens toda a minha compreensão. Acho difícil, aliás, encontrar um treinador pior que o espanhol. A questão que se levanta é: será treinador para o Benfica? Não acho Carvalhal homem para o cargo...

Americano disse...

Ricardo,

Também não posso afirmar que o seja, e até pelas atitudes que o porco teve no jogo da Taça da Liga não o quero ver cá, só me parece algo leviano afirmar à boca cheia que ele não tem capacidade para treinar o Benfica. Numa equipa quase falida, em que já lhe roubaram 2 jogadores fundamentais em Janeiro, ele continua a pôr a equipa a jogar bem, e está em 3 frentes, sendo que na Taça da Liga já ninguém lhe tira uma presença na final.
Já disse que a minha aposta é o Daúto, mas há mais 3 ou 4 (os referidos) que talvez pudessem fazer algo num grande. Pelo menos até terem uma oportunidade, ninguém pode dizer o contrário.

john billy disse...

Deus queira que o Orelhas não venha ler os comentários deste blogue ou ainda se lembra de despedir o Camacho e ir buscar o Jesus ou o Carvalhal!

Ricardo disse...

Tens razão, americano, ninguém pode dizer que não resultariam. Para mim, Carvalhal não resultaria. O que é, obviamente, uma opinião subjectiva.

Americano disse...

John, mete na cabeça que para o 2º lugar qualquer um deles servia. Como te disse em cima, Carvalhal está mais perto de ganhar uma competição que Camacho, aliás eliminou-nos de lá, caso não te lembres. E na Taça ainda lá anda, espero que não haja nenhum dejá vu...
Quanto ao Jesus, o banho táctico que deu ao Camacho foi tão grande que nem é preciso dizer mais.

Pedro Vagos disse...

Eu também acho que o Cajuda é um bocado lírico, que o J. Jesus tem a mania que é esperto e que o Carvalhal me desiludiu com a atitude que teve na Taça da Liga. Agora, não posso é afirmar que nenhum deles vingaria na Luz (quando sustentados por um bom projecto desportivo) - não posso afirmar eu, nem nenhum de vocês. Porque se isso é válido para estes 3, também o seria para o Daúto ou para outro qualquer. A questão que se levantou foi tão somente se se devia ir por um treinador consagrado ou por um que "parece que é bom" mas nunca teve hipóteses num clube grande - e dentro destas duas hipóteses, alguns possíveis nomes. Aliás, aplicando o princípio de que eles não prestam porque nunca ganharam nada, nunca fizeram nada de relevo ou por serem arrogantes, então nunca ninguém tinha apostado no TRADUTOR DO BOBBY ROBSON ;) não era?

john billy disse...

"John, mete na cabeça que para o 2º lugar qualquer um deles servia."

Para o 2º lugar nem o Koeman, nem o Santolas serviram.

"Como te disse em cima, Carvalhal está mais perto de ganhar uma competição que Camacho, aliás eliminou-nos de lá, caso não te lembres"

Esse argumento nem parece teu. Para isso vamos então buscar o treinador do Fátima que esse eliminou o Porto.

john billy disse...

"E na Taça ainda lá anda, espero que não haja nenhum dejá vu..."

Parece que esse grande treinador foi eliminado em caso pelo Paços de Ferreira...

Pedro disse...

Eu acho q o Mourinho é o melhor exemplo q se pode arranjar. E ele qd veio para o SLB nunca tinha tido experiência como treinador. Qqr um dos nomes falados tem. Não percebo pq se diz q Cajuda ou Jesus servem para o Belem ou Vitória mas não para o SLB. O Belem não joga à bola? Não practica um futebol de ataque? O Guimarães igual? Não percebo esse "panico" todo qd aparecem estes nomes. É evidente q nem todos são Mourinhos mas para ir buscar Koemans prefiro q se apostem nestes nacionais.

PS: Ricardo vai ao email q tens no perfil do Blogger.

Americano disse...

"Esse argumento nem parece teu. Para isso vamos então buscar o treinador do Fátima que esse eliminou o Porto."

John, poupa-me, se sabes ler vês que eu disse que o Carvalhal está a 1 jogo de ganhar a Taça da Liga, só acrescentei o "pequeno" detalhe de nos ter eliminado dessa competição. E na Taça de Portugal estão nos 1/4 de final, não percebi o teu comentário.

Ricardo disse...

Uma ideia: alguns de vocês têm uma equipa no Fantasy Football da Champions? Podíamos abrir a Liga MágicoSLB. Fica a ideia...

Americano disse...

Epá eu joguei na 1ª fase, mas acho aquela cena uma seca! Jogo e gosto muito é da fantasy da premier league, essa é que sim!

João Bizarro disse...

"O Belém não joga à bola? Não pratica um futebol de ataque? O Guimarães igual?"


E a tal história do gajo que era um às com um Mini nas mãos mas quando lhe deram um Ferrari atrapalhou-se!

Sinceramente acho que isto nem tem discussão. Há treinadores que são bons em equipas medias mas quando lhes dão equipas que lutam por títulos não se safam.

Devem haver excepções, mas a regra é essa.

E estar a puxar para aqui o exemplo do Mourinho não tem pés nem cabeça, uma vez que o Mourinho "aprendeu" com os melhores e estudou para isto.

Aqui há uns anos houve quem quisesse o Jaime Pacheco. Hoje prova-se que é um treinador normal. Já teve uma aventura lá fora com um futebol diferente do do Boavista e foi o que se viu...

Eu nem o Ancelloti queria quanto mais o Carvalhal ou o Cajuda.

Pedro disse...

"mas quando lhes dão equipas que lutam por títulos não se safam"

Mas João não podes comprovar isso pq nenhum deles esteve numa equipa q luta por titulos...e sem estar o Jesus ía ganhando a Taça...

Ricardo disse...

americano,

os meus amigos andam nisto há anos. Este ano decidi experimentar a coisa. Aquilo, acima de tudo, não dá muito trabalho - vamos mudando um jogador ou outro e, nesta fase, mudamos a equipa para jogadores que ainda estejam em competição - e sempre dá pica para irmos antecipando quem pode fazer a diferença. A que acho seca é a da "Bola". Foda-se! Comecei aquilo, mas larguei logo. A apresentação, a forma de dar os pontos, achei aquilo ridículo.

Essa da Premier nunca joguei...

john billy disse...

Belenenses - Paços de Ferreira 2-2 (4-5 g.p.)

Isto foi na 4ª eliminatória.
Mas nem vou por aí. Para despedir o Camacho só se fosse para trazer um Erickson ou um Scolari. Enfim um treinador conceituado.
Como bem disse o João Bizarro, o Mourinho aprendeu do Bobby Robson no Sporting, Porto e Barcelona e depois com o Van Gaal.
Que experiência têm esses Carvalhal, Cajuda e Cia? Já foi referido o exemplo do Jaime Pacheco e acrescento ainda o Manuel José.

João Bizarro disse...

Pedro, o João Alves também ganhou uma taça. Até o Mario Reis ganhou uma ao Benfica do Manuel José que é o melhor treinador do Mundo... em África.

O próprio Manuel José ganhou uma taça (se não estou em erro). O Jaime Pacheco um campeonato. Isso não quer dizer nada.

Apostamos uma vez no Manuel José e foi a miséria que se viu. Tivemos a série mais negra da história e se não tivesse sido corrido a tempo nem no 6º lugar ficaríamos.

Pedro Vagos disse...

John e João: O Eriksson também veio para o SLB sendo uma aposta de risco do Fernando Martins... hoje é quem é...
Essa teoria do Mourinho ter aprendido com o Robson e o Van Gaal também não está muito correcta... afinal de contas, o Inácio também aprendeu com o Robson e hoje está no Irão, e na equipa tecnica do Van Gaal, também estava o Koeman, e foi a merda que se viu! Aliás, se forem por essa teoria de aprender com os melhores, qualquer dia vocês estão a pedir o Baltemar Brito!
Seja o Cajuda, o Jesus, o Carvalhal, o Faquirá ou outro qualquer, só podemos aferir se eles têm mãos para um Ferrari quando se sentarem ao volante! O que podemos dizer é que eles pelo menos sabem guiar um mini, e isso é uma coisa a favor deles e não contra.
Ah! - E já por cá passaram alguns que tinham experiências a conduzir clubes bem maiores, e espalharam-se ao comprido na Luz...

Americano: Eu também jogo na Fantasy da Premier League! E na da Champions....

João Bizarro disse...

Pedro Vagos
O Erickson, sendo uma aposta de risco veio com uma Taça UEFA no papo ao serviço do Gotemburgo. E no ano seguinte ia ganhando outra como todos sabemos.

E eu disse que o Mourinho "estagiou" com esses mas ele desde pequeno que se interessou pelo fenómeno táctico do jogo e estudou para isso. Não foi sou ter aprendido com os outros.

Digamos que o Inácio tem um curso profissional de treinador e o Mourinho tem um doutoramento. É um bocado diferente.

MFQ disse...

Um breve parêntesis a abrir para dizer que os (muitos) contributos de grande qualidade excederam as minhas expectativas.

Rui Costa: Todos os indicadores apontam no sentido do termo da sua carreira no final desta época. É pena mas temos de respeitar a decisão. O Rui é um homem bem formado, com muitos anos de futebol, uma personalidade forte, e traz o Benfica no coração. Melhor do que ninguém o Rui conhece os seus limites e sabe que os benfiquistas o querem ver ligado ao clube por muitos anos.

Léo: É o melhor defesa-esquerdo que passou pelo Benfica nos últimos anos. Atravessa um momento de menor destaque talvez devido à indefinição do seu futuro. Pode fazer mais uma ou duas épocas ao melhor nível.

Rodriguez: Apesar da actual quebra de rendimento considero-o a melhor contratação desta época. A menos que algo de anormal esteja a acontecer com as difundidas exigências salariais (absurdas) é para ficar. E não me escandalizaria que o seu vencimento ficasse ao nível dos melhores do plantel. Afinal é isso que ele é: um dos melhores.

Saída de Camacho: É inevitável. Este não é um casamento perfeito, longe disso, e quando assim é não há nada a fazer. A sua saída deverá ocorrer de forma pacífica, no final da época, sem indemnização, com palmadinhas nas costas e votos de felicidades.

Próximo Treinador: Carlos Queiroz.

Lugares por preencher no plantel: Claramente um extremo direito e um médio box-to-box.

Jogadores que gostaria de ver no Benfica: Richarlyson do São Paulo, Song do Arsenal (cedido por empréstimo uma vez que não é titular indiscutível mas tem um futuro enorme) Zicu do Dínamo de Bucaresti, Halliche (emprestado pelo SLB ao Nacional).

Dispensas: Butt, Zoro ou Edcarlos, Luís Filipe.

Formação: Parece-me inquestionável ser este um ponto forte desta direcção. A aposta massiva na captação de talentos africanos dará frutos a breve prazo.

MFQ

Jorge disse...

Quanto ao Léo, com a idade que tem seria de justificar reduzir-lhe o salário e não aumentá-lo. Se arranjar melhor boa sorte.

Rodriguez, tem cinco golos marcados e ainda falta boa parte da primeira época, acho que não é preciso dizer mais. A questão tem mais que ver com as lesões.

Quanto ao Camacho estou dividido. A equipa não rende no ataque (que não foi ele a escolher), mas com tudo o que se tem passado na defesa não andamos para aqui a levar aos três de cada vez como nos outros anos. Não que me incomode muito a saída mas não temos dinheiro para treinadores de topo. Queiroz nunca (e não temos dinheiro para isso).

Formação: a aposta em juvenis importados de África ou da China pode ser um tiro no pé e ainda nos arriscamos a apanhar algum Leandro Lima.

Jogadores jovens como Di Maria, Sepsi e Adu, sim, mas para entrarem directamente para os seniores.

Starblade disse...

Falta um tópico:

Direcção: Correr IMEDIATAMENTE e a PONTAPÉ com o orelhudo andrade vendedor de pneus e de banha da cobra, que nos vai vendendo os bons elementos (e o Léo é o próximo a sair), trás um camião de lixo todas as épocas e infestou o clube com lagartos e andrades.

Enquanto o problema principal continuar, tudo o resto são detalhes.

Ricardo disse...

"com tudo o que se tem passado na defesa não andamos para aqui a levar aos três de cada vez como nos outros anos"

Ainda bem que estás satisfeito, Jorge. Se calhar ainda podemos ganhar o campeonato, vê lá, desde que não levemos "aos três de cada vez"...

john billy disse...

Como bem disse o Jorge, a defesa não tem metido água. Poucos são os jogos onde sofremos 2 golos (acho que foi em Milão e em Setubal para a Taça da Liga mas aí com a equipa B). Tal facto é importantissimo porque as grandes equipas são construidas de tras para frente.
Ainda o ano passado levamos três em Barcelona, Glascow, Braga, Boavista, Porto, Manchester e sei lá onde mais...

Americano disse...

Claro John, nada como "esquecer" o facto de há anos não ficarmos em branco tantas vezes como este. Claro que se recebemos o Leixões e ninguém arrisca, claro que não vamos sofre golos! Aliás, garanto-te que se quiseres establecer um "acordo de cavalheiros" com quase todas equipas da Liga em ficar com o 0-0 na Luz, elas aceitam, e aí podemos elogiar a fantástica defesa que temos!
Se querem defender a continuidade do Camacho, usem argumentos do género "é um gajo porreiro". É que tem mais validade que ver só o que nos interessa!

john billy disse...

Americano, o próximo treinador vai ter quanto tempo para por a equipa a jogar a bola?

Ricardo disse...

"No meu manual de treinador é fulcral evitar que o adversário chegue o mínimo possível à nossa área e que consigamos atingir a deles o maior número de vezes possível"

Este homem brinda-nos com pérolas todos os dias. Obrigado Camacho!

Ricardo disse...

john billy,

se me disseres três qualidades de Camacho, como treinador, não digo mais uma única vez mal dele até ao final da época.

Americano disse...

John, para "evoluir" não dou mais que um mês. Como eu já disse, em qualquer emprego se ao fim dum mês trabalhas pior que quando chegaste, tens o despedimento certo. "Jogar à bola" é um conceito muito vasto, mas se ao fim de 3 meses a equipa tiver como armas únicas lançamentos laterais e pontapés duma área à outra, exijo o despedimento, seja o Camacho, Scolari, Mourinho, ou qualquer outro. Se tu ainda não percebeste que a única coisa que temos andado a pedir é não ir à Luz para ver jogos de solteiros e casados, então não sei mais o que te diga.

john billy disse...

1º Sofremos muito poucos golos (isto com jogadores do calibre do Luis Filipe e do Edcarlos);
2º Nunca criticou a arbitragem;
3º Não olha a nomes;
4º É um treinador justo;
5º Mandou o Pinto da Costa tomar no **

Ricardo disse...

john,

eu falava como treinador no sentido mais específico da palavra, ou seja naquilo que ele empresta à equipa. Aceito o primeiro e o segundo, embora o segundo seja exterior àquilo que pedia. O terceiro e o quarto são confusos. Se os puderes explicar, agradeço. O quinto não faço ideia do que estás a falar.

john billy disse...

Para caso o 3º e 4º são muito parecidos. O que quero dizer é que o Camacho não olha a nomes e mete sempre a jogar o que entende ser os melhores em proveito da equipa. Até o Butt que está sempre a aquecer o banco veio confirmar isso.
Em relação ao 5º tem a ver que ele recebeu um convite do Porto e recusou. Podes dizer que não é importante mas para mim isso quer dizer que ele entende o que é a mistica benfiquista.

Americano disse...

1º Sofremos muito poucos golos (isto com jogadores do calibre do Luis Filipe e do Edcarlos);
2º Nunca criticou a arbitragem;
3º Não olha a nomes;
4º É um treinador justo;
5º Mandou o Pinto da Costa tomar no **

1º Se jogam o Luis Filipe e o Edcarlos, em vez do Maxi e do Miguel Vitor, por exemplo, são opções dele
2º Isso não faz dele um bom treinador, não preciso de te recordar quantas vezes o Mourinho, por exemplo, ataca a arbitragem
3º É uma opinião, não vou discutir
4º Justíssimo, Adu que o diga
5º Também não faz dele um bom treinador, além de não saber se é verdade ou não. Sei que mandou o Benfica tomar no ** quando o Real Madrid o chamou

john billy disse...

Olha, é um bom treinador porque hoje, pela 1ª vez em mais de 100 anos de história, vamos ganhar em Alemanha!!

PS: "Sei que mandou o Benfica tomar no ** quando o Real Madrid o chamou"
Não fazias o mesmo?

Ricardo disse...

Resumindo, john, a única qualidade realmente relacionada com a equipa é a de a equipa sofrer poucos golos, argumento algo subjectivo, porque vejamos os números:

- Campeonato - 19 jogos - 10 golos sofridos

- Taça da Liga - 3 jogos - 4 golos sofridos

- Taça de Portugal - 3 jogos - 2 golos sofridos

Champions League - 6 jogos - 6 golos sofridos

Pré-eliminatória (CL) - 2 jogos - 1 golos sofrido

Tala Uefa - 1 jogo - 1 golo sofrido

TOTAIS: 34 jogos - 24 golos sofridos

Hás-de convir que não é nenhuma média fabulosa...

Ricardo disse...

na Taça uefa está mal. 1 jogo - 0 golos sofridos, o que dá:

34 jogos - 23 golos sofridos

Ricardo disse...

ou seja... em cada 3 jogos, sofremos 2 golos. Não acho nada de especial, sinceramente...

john billy disse...

Espera aí Ricardo:
Campeonato - 18 jogos - 9 golos sofridos (um jogo foi o Santolas)

Taça da Liga - 3 jogos - 4 golos sofridos (Benfica B)

Pré-eliminatória (CL) - 1 jogo - 0 golos sofrido (o 1º foi o Santolas)

Tala Uefa - 1 jogo - 0 golos sofridos (não ficou 1-0?)

TOTAIS: 32 jogos - 21 golos sofridos

Se é muito ou se é pouco? Não sei tem que se comparar com as restantes equipas.

Americano disse...

"PS: "Sei que mandou o Benfica tomar no ** quando o Real Madrid o chamou"
Não fazias o mesmo?"

Talvez não, mas o que é que isso interessa, não me estou a candidatar para treinar o Benfica, estou só a desmontar uma "qualidade" que apontas ao justiceiro Camacho que não tem nada a ver com ser bom treinador ou não.

Ricardo disse...

Até podemos comparar, mas esta não era a grande mais-valia de Camacho? sofrer "muito poucos golos"? Sinceramente, eu até achava que eram menos. Agora com esta contabilidade é que me apercebi de que, afinal, os números não são mesmo nada de especial. Acho que o engano vem dos números do Campeonato, em que temos praticamente uma média de 1 golo sofrido em cada 2 jogos, o que, isso sim, se se mantivesse nas outras competições, poderia ser analisado como uma boa performance.

John, quando não se conseguem achar mais-valias no trabalho do homem, acho que está tudo dito. Mas, de qualquer forma, vou tentar "bater" menos vezes nele...

Americano disse...

O problema é que não se pode fazer uma análise dissociada do resto da realidade. É verdade que a média de golos sofrida na Liga é positiva, mas não deixa de ser verdade que em metade (!!!) dos jogos que fizemos em casa para a Liga ficámos em branco. Muito triste assistir a 5 jogos na Luz sem fazer um golo, e na maior parte das vezes sem jogar para isso.

Ricardo disse...

Se olharmos para os números:

FC Porto - 15v 2e 2d
Benfica - 10v 7e 2d

dói-nos o facto de sabermos que, desses 7 empates, 4 (todos 0-0) são em casa. Ora, bastaria termos ganho esses 4 jogos para estarmos a 2 pontos do Porto. Se um jogo era um clássico, portanto imprevisível, os outros foram contra Guimarães, Leixões e Nacional, jogos em que tínhamos obrigação de ganhar. E, senão de ganhar, ao menos que tivéssemos feito um futebol para ganhar. Coisa que não fizemos. Descontando esse do Sporting, com futebol nas pernas, provavelmente estaríamos a 4 pontos do Porto. É triste, de facto.

john billy disse...

"Talvez não, mas o que é que isso interessa, não me estou a candidatar para treinar o Benfica, estou só a desmontar uma "qualidade" que apontas ao justiceiro Camacho"

Essa é boa! Queres ver que o Camacho não tem nenhuma ligação afectiva com o Real Madrid!
Para ti não quer dizer, é a tua opinião, respeito.
Um dos motivos pelo o qual nunca aceitei a contratação do Santolas tem a ver com a amizade que tem com o corrupto mor. O cabrão fez parte do sistema e não se preocupou em prejudicar o "clube do seu coração". Pelos mesmos motivos não quero ver o Mourinho no Benfica.

Em relação aos golos sofridos, são mesmo poucos. Estão a falar que sofremos muitos na Europa (6) mas o Porto sofreu 8.

Ricardo, os três empates que consentimos em casa é que fazem a diferencia mas acredito que com o tempo esse defeito há de ser corrigido.

Americano disse...

John, o Fernando Santos é tão amigo do Pinto da Costa, como o são o Eusébio, e o Fernando Martins, entre muitos outros. Um treinador quero que seja um excelente profissional, não me interessa qual a simpatia clubística dele, por alguma razão defendo o Daúto e não faço ideia de quem gosta. Quanto ao Mourinho, enfim se tu preferes o Camacho mesmo, mesmo pelas razões que invocaste, já percebi que ganhar para ti não é muito importante.

john billy disse...

Não quero ver no Benfica:
O Santolas
O Veiga
O LFV
O Maniche
O Mourinho
O Miguel
O Manuel Fernandes
O Tiago
Não quero ver lá ninguem que não respeitou a camisola do Benfica.
O Santolas treinou o Porto no AUGE da fruta e do putedo. Mas que raio de benfiquista consegue participar nessa máfia? Para mim esse gajo é ainda pior que o Pinto da Costa. Esse ao menos defende os interesses do seu clube.
Para mim ganhar é importante mas não é tudo. Se fosse o mais importante então o melhor era também comprar os árbitros.
Importante é logo os jogadores darem o litro, o treinador dar o litro e os adeptos dar o apoio (nesse aspecto não vai haver falhas, o jogo é na Alemanha). Se perdemos, que não seja por falto de empenho.

Pedro disse...

Só um pormenor: Camacho não fechou a porta ao SLB para ir para o Real, Camacho esperou por uma proposta do Benfica q nunca chegou e entretanto o clube do seu coração convidou-o. A opção de Camacho só podia ser uma.

E a proposta a Camacho não chegou pq na altura ele e Veiga tinham-se desentendido por causa do Yannick do Alverca...

Pedro disse...

"Não quero ver lá ninguem que não respeitou a camisola do Benfica."

Onde é q Mourinho faltou ao respeito ao Benfica?

john billy disse...

Se calhar estou a exagerar Pedro...
:)

João Bizarro disse...

John, o que é que o Mourinho te fez, conta lá...

Hugo disse...

Respondendo a algumas questões:
O Moutinho é um bom jogador, mas nada de especial, qual o espanto? É um fora de serie? Os clubes devem andar a dormir, não contratam o gajo... que faz a diferença, marca muitos golos por epoca, não brinquem. Entrava no onze de caras do SLB??? Se sair o Maxi, deve ser o unico mais fraco, mesmo assim se calhar tem mais golos que o Moutinho. Bons jogadores naquela posição são o M. Fernandes e o Tiago.
Qual é o medo do J. Jesus? Por onde passa mete a equipa a praticar bom futebol e tacticamente dá 15-0 ao Camacho. Só falam em treinadores impossiveis, existem treinadores portugueses com capacidade (J. Jesus, Carvalhal, Humberto Coelho, Cajuda,etc).
Onde é que o Mourinho faltou ao respeito ao Glorioso?
E o Tiago?
Para não falar do Presidente...
O Miguel, entrou em conflito com o Presidente, isso passa... tudo pq tem o Empresário que tem, e é pouco inteligente, mas é o unico que diz, que sempre foi do Glorioso e isso para mim é tudo e desculpa-se.

Americano disse...

Hugo, o Moutinho para a realidade dos clubes portugueses é um jogador claramente acima de média, que entrava de caras no 11 do Benfica (ou do Porto). Tem os seus defeitos, naturalmente, mas tem uma dinâmica de jogo, uma qualidade de passe, que poucos no Benfica têm. Mais, caso não tenhas reparado, joga quase ininterruptamente há 3 anos, algo que poucos conseguem. Se alguém o vem buscar ou não, não sei, sei que esta época nem Tiago nem Manuel Fernandes tiveram uma produção parecida à de Moutinho. Além de tudo, é um jogador humilde, educado, que mostra um enorme respieto pelo clube dele, talvez por isso também não saia a qualquer custo, nem para qualquer clube. Acho que ele prefere ser capitão e ídolo no Sporting, do que andar a aquecer bancos no estrangeiro, ou a saltar de equipa em equipa. e isso parece-me mais um ponto a favor dele. Compará-lo ao Maxi é quase uma brincadeira, infelzimente para nós.

Americano disse...

Quanto ao resto, mal seria se hoje não estivéssemos confiantes! Apesar do nosso futebol, digno do Rio Tinto, ou do Sandinenses, vamos defrontar uma equipa da 3ª divisão europeia, quase da 2ª alemã. Até eu acho que vamos passar nas calmas :)

john billy disse...

Hugo,
Se festejar as derrotas do Benfica com o Pinto da Costa ou ir ao balneário provocar os jogadores do Glorioso não é faltar o respeito...
E se achas que o Tiago e o Miguel sairam da maneira mais correcta..
O Moutinho é grande jogador e é só a grande referência do Sporting. Pegava de estaca no Glorioso.
Em relação ao Jesus vou utilizar o teu argumento: "os grandes clubes devem andar a dormir"

João Bizarro disse...

"Se festejar as derrotas do Benfica com o Pinto da Costa ou ir ao balneário provocar os jogadores do Glorioso não é faltar o respeito..."

Estás a falar do nosso presidente?

Hugo disse...

Americano, o Scolari também é Burro??? "E o Burro sou eu...UMM". Eu tive o cuidado de dizer logo no inicio que é um bom jogador... mas nada de especial. Ele não sai porque ganha bem, senão era outro... depois do contrato por acaso desceu de rendimento, só o podes comparar com o Tiago esta época, porque as outras caso não tenhas reparado, não há comparação, o Tiago foi sempre superior. Quanto ao M. Fernandes, para mim e pelos vistos não sou o unico é melhor que o Moutinho. Quanto à comparação com o Maxi, era o unico que eu trocava com ele, mas depois de ver os golos que o Maxi marcou em todas as competições e analizando onde ele já jogou em meia época (lateral Dto, Médio Dto, Médio Centro e Trinco), retiro o q disse-não trocava. Do Sporting só queria o Liedson... o resto...

Pedro disse...

Moutinho é uma grande jogador.A todos os níveis. E não precisa de marcar golos para confirmar isso. Ele não é vendido pq é inteligente e humilde. Não se deixa levar pela conversa dos empresários e por isso as portas para ele não se abrem tanto, não enche tantas páginas de jornais como outros q não valem metade do q ele vale. E tb é verdade q os tubarões da Europa gostam de gajos mais fortes fisicamente para aquela zona do meio campo...ganha o scp com isso pq senão já o tinham despachado. Fizeram bem em renovar com ele senão ele vinha para o clube do seu coração.

A saída do Tiago não me choca pq ele estava incompatibilizado com o Veiga e a partir do momento q o Veiga passa a ser o chefe a coisa complica. Mas não levantou problemas ao SLB, quis sair e arranjou um clube q deu 10 milhões de euros.

O Miguel é diferente. O Miguel fugiu do clube, fez o q o Paulo Sousa fez. Se estava zangado com o presidente não estava com o clube e adeptos. É-me muito mais dificil de perdoar...e considero o Miguel o melhor lateral direito da Europa!!!

Pedro disse...

E mais....Manuel Fernandes tem condições para ser melhor q o Moutinho mas ainda não o é. Ainda não tem futebol nas pernas para se dizer uma coisa dessas.

Hugo disse...

john billy, não tenhas duvidas que relativamente aos treinadores, é uma sorte e é um risco, se o Vale e Azevedo não arriscasse o Mourinho, achas que ele era o que é hoje? Se ele não treinasse o Glorioso, achas que estava onde está? Ninguém tem a sorte de começar por um Grande...

Hugo disse...

Pedro, a tua opinião é de agora??? Julgava que te tinha ouvido dizer que dos Lagartos tb só querias o Baixinho... já te deu a volta...
Eu não disse que ele não presta, agora com tantos jogadores bons por aí querer ver o Moutinho no Benfica... foda-se...qualquer dia tb te oiço dizer o mesmo do Veloso, que é empurrado, esse sim ,pela comunicação social.

João Bizarro disse...

"Do Sporting só queria o Liedson... o resto..."

Essa é uma "brincadeira" gira.

Do Sporting só queria o Moutinho.
Do Porto só queria o Lucho... o resto é... lixo.

"O Miguel é diferente. O Miguel fugiu do clube, fez o q o Paulo Sousa fez. Se estava zangado com o presidente não estava com o clube e adeptos. É-me muito mais dificil de perdoar..."

É isso mesmo. Além disso prefere noitadas e algazarras em discotecas. Enfim, mais um que se pode estragar por ter um monte de cáca em vez de neurónios.

john billy disse...

Hugo, acho que os treinadores são como os jogadores: existe um prazo de validade. Tanto o Jesus, como o Cajuda já são demasiado velhos para perderem o hábito de treinar clubes pequenos.
É por esse motivo que se tivesse que escolher um ilustre desconhecido prefereria o Faquirá.
Mas como bem disseste é questão de sorte. O futebol não é nenhuma ciência e ninguem pode afirmar que o Jesus ia falhar.
João, quem havia de ser?
Pedro, o Tiago é bem azul por dentro. O Veiga foi só uma desculpa para sair do Benfica.

Hugo disse...

Querem comparar o Miguel ao Paulo Sousa???? Um foge para o rival, outro para espanha, tem tudo a ver... as borgas só são importantes se ele não render, se render ninguém fala disso.

Americano disse...

Hugo, são opções, mas preferir um ponta de lança que tem menos golos marcados na Liga que o Nuno Gomes, que é um péssimo profissional, a um jogador que dá tudo o que tem (em todos os sentidos) em prol dum clube que nem é o dele (há que lembrar que Moutinho cresceu "benfiquista"!), enfim, como disse é a tua opinião e respeito, mas não compreendo. O Liedson e todos os outros jogadores que preferem o sol do Brasil a jogos essenciais do seu clube não os queria nem dados.

John, o Veiga foi uma desculpa que serviu para muitos, como sabes até era incompatível com o treinador que tanto defendes, não deve ser coincidência. E o Tiago além de dar um rendimento fabuloso enquanto cá esteve, deu também vários milhões ao clube, e duma forma algo diferente dos outros mercenários que falaste. Não tenho nada contra ele, e adoraria vê-lo no nosso meio campo novamente.

João Bizarro disse...

"Querem comparar o Miguel ao Paulo Sousa???? Um foge para o rival, outro para espanha"

Para mim é igual. São os dois uns vendidos.

O Paulo Sousa mais tarde mostrou.se arrependido o Miguel não me parece.

Pedro disse...

Hugo é evidente q prefiro o Liedson.As coisas têm q ser contextualizadas.

O ano passado com a equipa q tinhamos o Moutinho não calçava. Só o Liedson é q conseguia lugar no 11. Agora é diferente...temos um meio campo diferente. O Moutinho daria jeito.

john: O simão tb era verde. Tiago nunca deixou de se esforçar e honrar o manto sagrado.

Hugo ambos fugiram...essa é q é a questão.

Hugo disse...

O Jesus velho? O Faquirá, até poderá ser, mas para isso preferia o Mozer ou o Chalana. Mas são opiniões...

Hugo disse...

"O Paulo Sousa mais tarde mostrou.se arrependido o Miguel não me parece"

Arrependido só o Pacheco.

Hugo disse...

Pedro, o Moutinho dava jeito?
O que dava jeito era ter o Simão... ou ter o Rui menos anos, ou ter ficado o M. Fernandes e o Karagounis... foda-se. O Moutinho?

João Bizarro disse...

Hugo, o Paulo Sousa também.

Deu uma grande entrevista logo a seguir a ter terminado a carreira onde afirmou isso.

O Pacheco, que nasceu lagarto (pelo menos dizia-se que sim) hoje é grande benfiquista.

Só um otário troca o Benfica pelos Zbordem e não se arrepende.

Americano disse...

Hugo, eu li bem, tu não trocavas o Maxi pelo Moutinho??? Isso para mim faz tanto sentido como um lagarto dizer que não trocava o Farnerud pelo Rui Costa! :)))
Volto a dizer, é muito valioso teres um jogador que faz todos os jogos, quase sempre 90 minutos por jogo, sem parar, época após época. E não há cá "mialgias de esforço", como o Maxi, o Rodriguez, ou tantos outros.
Quanto ao Scolari tem muitas opções, mas se Moutinho não é uma das principais, Tiago e Manuel Fernandes estão longe de o ser, mesmo assim não te surpreendas se numa surpresa de última hora Moutinho seja convocado para o Euro, ao contrário dos outros, tudo vai depender do que falta, mas sei que ele não faz parte dos "bunda grandes", nem do pessoal da noite.

João Bizarro disse...

Se tivesse de escolher entre o Moutinho e o Lucho, escolhia o Lucho.

Daqui a 2 anos vendia o Lucho e ia buscar o Moutinho!

:)))

Hugo disse...

Americano, colocar o Moutinho ao nivel do Rui, mesmo como exemplo...
Ficamos pelas opiniões.
Quanto ao Scolari, ele prefere jogadores mais fortes fisicamente.

Hugo disse...

João, achas que o Moutinho vale 25 Milhões? É a clausula...

João Bizarro disse...

Acho apenas que os dirigentes lagartos são inteligentes ao contrario de outros que vendem os seus melhores jogadores ao desbarato.

Americano disse...

Hugo, eu não estou a colocar o Moutinho ao nível do Rui, apesar de a nível humano achar que tem qualidades semelhantes, estou é a usar como termos de comparação um dos piores do Sporting e um dos melhores do Benfica, porque para mim, no inverso, é isso que Moutinho e Maxi representam.
Quanto ao Scolari nem por isso, aliás o tridente típico dele após a saída de Costinha é Petit, Maniche, e Deco, ou seja não dá importância á parte física. Quando o fez, no jogo contra a Finlândia, pôs o Meira, de resto não o tem feito.
Eu também prefiro o Lucho ao Moutinho, exactamente porque é mais maduro e tem outra compeleição física, mas isso é outra questão. Agora o Maxi nem aos calcanhares deles chega.

Americano disse...

A cláusula não tem nada a ver com o valor, a de Makukula é superior, para não falar na famosa cláusula do Mantorras. É como disse o João, o SPorting faz bem, definiu um excelente valor, se alguém o pagar ficam bem ressarcidos, caso contrário têm de negociar. E olhem que eu nunca pensei que alguém pagasse a do Nani, e a verdade é que foi paga.

Hugo disse...

Americano, o Petit? Não há outro... ou há? E o Petit salta de e ganha bolas ainda assim, mas por exemplo, no mundial o Petit estava em melhor forma e ele preferiu o Costinha, Porquê?

Hugo disse...

Pois, mas o Nani não é o Moutinho.

Americano disse...

Pois Hugo, o Nani é tão bom que até os próprios adeptos lagartos, os mesmos que idolatram Moutinho, o assobiavam devido à falta de profissionalismo dele. Nisso tens razão, o Nani não é o Moutinho.
Ele sempre preferiu o Costinha ao Petit, não tem a ver com a estatura. Se tivesse jogava sempre o Meira, ou o Miguel Veloso a trinco em vez do Petit. Mas como já te disse, vamos ver se entre Manuel Fernandes, Tiago, ou Moutinho, se algum deles vai ai Euro, e mesmo que vá um em deterimento dos outros 2, não significa ser melhor, singifica uma escolha de Scolari para um lugar específico, apenas isso. Ou vais afirmar que o Ricardo é claramente melhor que o Quim só porque o Scolari faz essa escolha?
Quanto ao Moutinho, ele pode até nunca sair do Sporting, mas também pode não querer. Se é o capitão, um dos mais bem pagos, está no seu país, é acarinhado pelos seus e respeitado pelos restantes, porque há-de sair? Para acontecer como tantos outros que andam de equipa em equipa, onde são apenas mais um, para depois entrar pela porta pequena em Portugal? Rui Costa esteve anos a mais na Fiorentina, um clube que pouco ou nada ganhava, e não era nessa altura um dos melhores nº10 do Mundo? Opções de carreira, e lealdade a um clube, sou incapaz de criticar isso, pelo contrário.

Jorge disse...

Não misturem alhos com bogalhos. Na CL é normal sofrer golos. O Porto sofreu mais golos do que nós na CL, num grupo onde ganhou tranquilamente.

Sofrer apenas um golo a cada dois jogos (e nunca mais de um) para o campeonato é muitíssimo bom. O contraponto, marcar menos de dois golos por jogo, é mau. Os muitos jogos em branco são preocupantes, mas sem matéria prima não há milagres. Imaginem o campeonato do ano passado só que em vez do Simão ponham Di Maria (sem querer por em causa o valor do miúdo do qual espero coisas bonitas na próxima época).

Também preferia outro treinador, nunca gostei do futebol musculado do Camacho. Só que embora não o aprecie, ele não é tão mau como o pintam. A mudar não pode ser só por mudar, nada de Queirozes, Humbertos e outras tretas do género.

Americano disse...

Último comentário (prometo!), vamos lá ganhar hoje, amanhã podemos todos ouvir o John a dizer que o Camacho é o maior :)))))
FORÇA GLORIOSO!!!

john billy disse...

Estás maluco Americano! ;)
Eu nunca disse que o Camacho era o maior. Só pretendo mais estabilidade.
Vamos lá é vencer logo para trazer mais 3 pontos para o ranking da UEFA (já que os outros levaram na pá...)

PS: do Sporting: Polga, Moutinho e Liedson
do Porto: Bowzingwa, Lucho, Quaresma e Lisandro.
De resto temos igual ou melhor.

john billy disse...

http://ficaruicosta.blogspot.com/

Pedro disse...

Porra Hugo apetece-me bater-te
:)

O Moutinho dava jeito claro...mas é óbvio q preferia o Essien...ai ai ai

O Moutinho é de uma consistência exibicional espantosa e tem feito todos os lugares do losango lagarto. É um jogador que dá pouco nas vistas, não tem fintas exuberantes, não tem avençados na imprensa, mas tem muita qualidade. É a seguir ao Liedson o melhor q eles lá têm.

Scolari e Costinha é algo q nunca irei perceber...enfim. Costinha é do pior q se viu na Selecção...

PS: Mais de 100 comentários sem insultos e sem a conversa de arbitragens como alguns desejavam. Ora tomem!!! hehehehehe

estrangeiro disse...

PS: Mais de 100 comentários sem insultos e sem a conversa de arbitragens como alguns desejavam. Ora tomem!!! hehehehehe


Gostei muito. Li todos com prazer.

Anónimo disse...

Olá
Sou o Moderador do SL Benfica PlanetaPortugal - http://slbenfica.planetaportugal.com
e venho informar que o vosso blog ja está linkado no nosso portal em http://slbenfica.planetaportugal.com/links.php

Agradecemos a gentileza de nos linkarem também no vosso Blog com o código.

<a href="http://slbenfica.planetaportugal.com/" target="_blank">SL Benfica PlanetaPortugal.com</a>

Também temos um sub-fórum dedicado a blogs do Sport Lisboa e Benfica onde podem fazer a vossa ficha de apresentação de acordo com as regras do mesmo.

Estamos a oferecer a todos os blogs do Sport Lisboa e Benfica um quadro de Cotações em Tempo Real das Acções da Benfica SAD. Se quiserem usar basta colocar no vosso blog o seguinte código:

<iframe src=http://slbenfica.planetaportugal.com/bolsa/afiliadosbenfica.php space=0 vspace=0 width=170 height=247 marginwidth=0 marginheight=0 frameborder=0 scrolling=no></iframe>

Se quiserem podem ver a demonstração em http://slbenfica.planetaportugal.com/ferramentas.php

Obrigado