blog

domingo, março 14, 2010

Nacional - SL Benfica: 0-1

Mais três pontos na caminhada para o título.

Num jogo muito difícil, contra um adversário forte e aguerrido, num terreno habitualmente complicado, o Benfica conseguiu vencer o Nacional e manter os três pontos de vantagem para o segundo classificado e proporcionar um jogo decisivo na próxima jornada no Estádio da Luz que irá pôr frente a frente as duas melhores equipas do campeonato nacional em que irão disputar directamente o primeiro lugar.

Surpreendentemente (ou não) Jesus coloca practicamente a mesma equipa que defrontou o Marselha em campo contra o Nacional variando apenas Maxi Pereira que deu o lugar a Amorim e Quim regressou à sua baliza. Para quem tinha tanto medo da condição física da equipa Jesus trocou-nos a volta a todos. Mas não foi um jogo fácil quer pela mais valia do adversário quer também por muita culpa própria fruto de sucessivos passes errados que impediam, tal como contra o Marselha, que a nossa transição ofensiva fosse tão forte e acutilante como é hábito. Com Aimar e Ramires a não conseguirem por o seu maravilhoso futebol no relvado o Benfica sentiu muitas dificuldades na distribuição de jogo sendo muitas vezes o magnífico David Luiz a assumir essas despesas e fê-lo sempre muito bem. Defensivamente o Benfica esteve forte e seguro em que o regresso de Javi aos bons jogos muito contribuiu. Esperava-se uma entrada forte do Benfica na segunda parte e foi o que aconteceu. Um dos momentos fortes de intervenção de um treinador durante um jogo é durante o intervalo, Jesus é um mestre pois consegue que a equipa entre com uma força e intensidade admirável nas segundas partes dos jogos. No seguimento da pressão David Luiz sofre falta e assinalado penalty. Cardozo pega na bola e fruto da dúvida se a falta tinha sido dentro ou fora da área falha o penalty para que ninguém pusesse em causa a vitória do Glorioso. Até porque o nosso matador sabia que Amorim ía fazer uma soberba assistência e que ele ía marcar o seu 19º golo para o campeonato nacional. Pouco depois Tacuara teve a oportunidade de matar o jogo mas quis que certos anónimos sofressem mais um pouco até ao final do jogo.

Mais uma soberba exibição de David Luiz. Que jogador, imperial a defender e a mestria com que sai com a bola jogável é simplesmente brilhante. Percebeu a dificuldade que a equipa tinha em sair a jogar e não perdeu tempo em avançar no terreno para dar superioridade ao nosso meio campo. O jogador da noite sem qualquer dúvida. Vai ser difícil segurá-lo a jogar assim. Amorim e Coentrão também estiveram bem, tal como Saviola que quase que marcou um belíssimo golo. Di Maria muito esforçado. Ramires subiu de produção quando foi para o meio apoiar Javi, Luisão patrão e Quim seguro quando foi preciso. Maxi entrou bem, Peixoto para refrescar a defesa e Kardec para dar força na ponta final do jogo. Os campeões só o são quando são capazes de tirar o fato de gala e vestir o fato de macaco, hoje a nossa equipa bateu-se sempre, lutou cada segundo do jogo pela bola e pela vitória. Temos fibra de campeão e estamos cada vez mais perto do objectivo.

Paulo Baptista é um mau árbitro. Faltas inexistentes assinaladas contra nós de forma a intimidar os nossos jogadores, o amarelo ao Ramires é patético e prova isso mesmo. Estranhamente assinalou aquele penalty que, não existindo dúvidas sobre a falta não se tira conclusão se foi dentro ou fora. Cardozo falhou pelo que não teve qualquer influência no resultado. Já o livre directo à beira do fim a favor do Nacional podia ter tido num lance que me parece que David Luiz corta com o ombro. Felizmente o Nacional não aproveitou.

Mais um jogo, mais uma vitória, menos jornadas para o objectivo que tanto desejamos. A equipa está sólida, unida, os festejos do golo mostram uma união e uma crença em todo o grupo linda de se ver. A comunhão com os bravos que se deslocaram à Madeira para apoiar o Glorioso é entusiasmante.

Cada vez mais perto!!! Força Benfica!!

PS: Gostava de perceber porque é que a Sporttv transmitiu em HD o Barcelona e não o Glorioso...e agora está a transmitir os lagartos.

31 comentários:

Nyquist disse...

Só tenho a dizer obrigado Quim pela única defesa, e que grande defesa que me lembro que teve de fazer o jogo todo!!!! Essa valeu 2 pontos :) Salvou-me o fim de semana :D ehehehe

toucego disse...

Sabes k a qualidade do futebol praticado pelo SLB este ano fere a vista aos labregos e lagartos...o HD era uma realidade mto violenta! LOL

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

José Marinho disse...

O Cardozo que não volte a exagerar. Senão começo a ir às reuniões dos adeptos anónimos.

Anónimo disse...

"os festejos do golo mostram uma união e uma crença em todo o grupo linda de se ver"

Não vi. Festejei à grande aquele que, provavelmente, foi o golo mais inmportante do campeonato.

Tinhamos de ganhar e ganhámos. Fomos campeões porque mandámos no jogo e quisémos sempre vencer.

Estou muito feliz com esta vitória e dê o que isto der, seria uma grande injustiça não ver este SLB vencer.

John Wakefield disse...

O Cardozo é um ponta de lança de classe mundial mas não é normal falhar tantos penalties sobretudo em momentos decisivos.
acho que o marcador de penalties deveria ser outro (aimar, saviola ... ).
mais um jogo sólido do Benfica e uma vitória sofrida mas justa sobre um adversário perigoso que tb receberá o Braga até ao fim do campeonato!

Força Benfica

Anónimo disse...

Só deixo duas questões aqui em aberto?

1-rubem amorim não é melhor a lateral direiro do que o maxi? dois bons jogadores que originam uma boa dor de cabeça ao treinador

2- Cardozo já falhou inumeras grandes penalidades em momentos decisivos. Não será melhor trocar temporariamente o marcador das grandes penalidades? Porque não Saviola, Aimar?

de qualquer das maneiras, mais uma vez estou radiante com a exibição inteligente (embora não brilhante) do nosso Benfica

Anónimo disse...

Pede-se a Jesus que não invente. Cardozo acusa demasiado a responsabilidade de marcar as GP e esta teimosia pode comprometer uma época. Será que não temos uma alternativa válida? Neste momento insistir no erro não é benéfico para ninguém, muito menos para o próprio Cardozo que treme com a possibilidade da equipa beneficiar de uma GP. À parte este pormenor, Cardozo até fez um bom jogo.

Maurizio Vieira disse...

É impressão minha ou alguem passou a semana inteira insinuando-se aos corruptos? Coitado...! Ter que usar desses expedientes para cair no agrado do Porco da Costa!
Sugiro-lhe que dessa vez faça uma lipoaspiração no cérebro!
De pensar que até senti pena dele quando estava em coma!!!

sloml disse...

O que eu sei é que as próximas três partidas são as verdadeiras finais desta temporada. Para já, acredito sinceramente que vamos vencer em Marselha.

Luís Marques disse...

Enorme vitória, mais uma rumo ao título!

Mas agora sobre outros assuntos...
José Marinho e restantes Benfiquistas, o que pensam sobre a proposta de revisão dos Estatutos do nosso Clube?

Vão acontecer grandes mudanças nas regras que definem o número de anos de sócio e de pagamento de cotas, para quem se quiser candidatar.

M disse...

saviola fez um jogo brutal...é impossivel a bola ser mal tratada por aqueles pezinhos...cada jogo é um recital de recepçoes, passes, desmarcaçoes (ontem entao, fartou-se de lançar companheiros...), enfim.

ontem nao marcou, mas é uma delicia ver um jogador desta craveira a envergar o manto sagrado...

ps: e o modo como se celebrou aquele golo? saviola agarrado ao peixoto, com o grupo todo unido ao fundo, com Jesus, jogadores, Rui Costa, medico, massagista, adjuntos, Sheu....que espirito de grupo, meu deus, que espirito de CAMPEAO!!!!

Pedro disse...

Cardozo deixou de marcar os penaltys em força e isso não tem corrido bem. Das duas uma, ou volta a fuzilar os grs ou deverá ser outro o marcador de penaltys. Não será por isso que cardozo deixará de ser o melhor marcador desta Liga. Eles bem inventam penaltys para o outro marcar mas nem assim...

Hugo disse...

Grande Segunda Parte da equipa.
Grande jogo de Amorim, David Luiz (mais um), Luisão (mais um), Javi Garcia (mais um) e Saviola (mais um).
Apesar de não ter o Mago (Aimar) ao seu nível, o Benfica na segunda parte entrou fortissimo.
Mais uma vez o Cardozo voltou a marcar e decidiu. Mas... mais uma vez falhou um penalti que podia ser decisivo. Acho que já chega, que marque outro os penaltis com o resultado assim.
Acho que com esta vitória seremos campeões e ao mesmo tempo ganhámos confiança para Marselha.
Força Glorioso!!!!

Pedro Villa disse...

Acho que sobretudo o meio-campo ofensivo e o ataque do benfica andam cansados (o que é normal). Tem-se reflectido nalguns jogos, Marselha e Nacional foram as últimas evidências. No entanto, o Nacional não é o Marselha e correu melhor...

Definitivamente o Cardozo não pode continuar a marcar os penaltis decisivos do SLB, até mesmo para o bem dele, já são créditos a mais. Que marque apenas quando o Benfica está a ganhar por 2 ou mais ainda vá, agora em situações chave, temos de arranjar outro...

Um jogo que valeu sobretudo pelo querer da equipa e isso agrada.

Quanto ao ladrão Jorge Sousa, a má notícia foi que poupou um penálti ao Braga este fim-de-semana. A boa notícia é que não pode apitar o Braga na próxima jornada, logo, já nos livrámos dele... Resta saber com quem nos brindam... Mas venha quem vier temos de ganhar...

zé danos disse...

resposta ao PS (mas não ao partido, ao post script):

na dúvida, a alta definição vai para as equipas que não a possuem, o Glorioso, já tem alta definição intrínseca (veja-se a alta definição na desmarcação do saviola ao ruben e no passe deste para o cardozo) só não vê quem não quer ver

;)

John Billy #37 disse...

Grande vitoria sem qualquer espinha.
É ganhar ao Braga e somos campeões.
Não tenho qualquer dúvida que o Cardozo é o melhor marcador de grande penalidades do Benfica. E Jesus também deve achar o mesmo senão Cardozo não as marcaria.
Das duas uma: ou Cardozo sente que não tem condições para marcar e pede ao Jesus para escolher outro ou então só tem que continuar a marca-las.

Vêm agora três jogos de uma grande dificuldade mais pela desigualdade de circunstâncias que pelo valor dos adversários.

O jogo de quinta com o Marselha é de 50/50 e é o único que as duas equipas estão em igualdade de circunstâncias.
Depois temos a final da Taça da Liga contra um Porto que já está a pensar no jogo desde de ontem.
Além disso penso que vamos estar condicionados pelo cansaço de quinta e pela possibilidade de perder jogadores para o jogo com o Braga. Não tenho dúvidas que será um jogo bem violento com amarelos e vermelhos para todos. Talvez seria melhor actuar com uma equipa de segunda linha.
E depois temos o jogo do título com o braguinha que terá quinze dias de descanso para preparar o jogo. Espero contar com todo os jogadores para esse embate. Não chega vencer temos que humilhar.

Ps: Acho que nenhum jogo na Madeira é transmitido em HD, Se fores bem a ver aquele estádio tem 2 ou 3 câmaras que oferecem uma péssima realização.

José Vieira disse...

Mais três preciosos pontos, conseguidos num contexto difícil.
Saviola e David Luiz: grandes exibições.
Ruben Amorim: faz toda a diferença jogar-se com a "cabeça levantada", pudesse Di Maria também fazê-lo mais vezes e "arriscava-se" a ser dos melhores jogadores do mundo.
Cardozo: tudo está bem quando acaba bem mas nesta fase não se pode ser tão perdulário, simplesmente não pode. Para bem dele próprio e (mais importante) da equipa devia abdicar publicamente de marcar "penaltys". Não pode estar à espera que seja J.J. a incumbir outro jogador da conversão dos castigos máximos.
Agora é tempo de preparar com todo o cuidado o próximo desafio importante, o jogo contra...o braguinha.
Gosto de pensar em grande e por isso só penso na liga dos campeões.

Deco: "Amo Portugal (...) mas não sou português".
Gostei de ler, sinceramente.
Esta afirmação só vem comprovar que o problema não está em Deco, Pepe ou Liedson, está nos dirigentes federativos que são portugueses mas parecem detestar Portugal.

José Marinho disse...

Meu caro Luis Marques, peço desculpa, mas agora quero concentrar-me apenas no apoio à equipa de futebol, ao clube e aos jogadores e treinadores. Por isso não vou comentar, já, a proposta de revisão dos estatutos. Porque iniciar, agora, uma discussão estéril e inútil sobre mais um golpe presidencial, não me parece correcto. O senhor presidente quer fazer uma revisão dos estatutos? Que a faça. Por mim, até pode colocar uma norma estatutária que impeça a sua remoção do cargo por trinta anos, desde que deixe o Jesus trabalhar e que o Benfica recupere a hegemonia do futebol português. O que me interessa, nesta altura, é marcar o meu lugar no Marquês e fazer a festa com outros milhões de adeptos, ansiosos como eu, pelo dia em que nos for permitido festejar o título anunciado.
Considero o tema importante, mas a forma como ele está a ser apresentado aos benfiquistas não deixa espaço para grandes discussões. E por isso não o discuto.

Anónimo disse...

Alguém arranja imagens do Rui Costa a puxar o cabelo ao Jorge Jesus quando estes entraram em campo?

:)

Manú disse...

Na minha opinião o Saviola deveria passar a marcar os penaltys do SLB, isto quando não estiver em campo o Nuno Gomes

Anónimo disse...

Acabei já com o hd ontem.e assim que acabar o campeonato ficam de castigo até setembro.só pode ser gozo,aquilo que fazem a quem lhes dá de comer.
AY-A-TOLA

Galaad disse...

Pedro:

Aquela alimária do Alexandre ainda vem aqui ou está a fazer companhia ao Hulk?

O gajo divertia-nos quase tanto com as suas teorias mirabolantes como o Ulque a jogar á bola...

Abraço

Telmo disse...

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/03/16/vieira_insatisfeito_com_cobertur.html

Espero que esta notícia seja verdadeira, será mais um motivo de orgulho para todos os Benfiquistas.

Anónimo disse...

Por mim, força máxima contra o marselha, e equipa b contra o porto, eles que fiquem com a taça da cerveja. O Marselha vai jogar nesse domingo contra o Lyon, que será que eles vão escolher? hipóteses de discutir o titulo ou liga europa?

Jorge de Gaia disse...

É verdade que o Cardozo e o Saviola estão num momento de forma menos bom, só que o Cardozo já nos habituou a sair abruptamente deste momentos menos bons. Anda a falhar muito (e mesmo assim vai marcando) mas a pontaria afinada volta não tarda nada. O homem é bem capaz de fazer um hat-trick em Marselha. O Saviola preocupa-me mais, precisamos do Saviola da primeira volta.

João Bizarro disse...

Enorme vitória esta na Madeira.
Agora é ir a Marselha ganhar.

Pedro Villa disse...

É isto que distingue o BENFICA:

http://aeiou.expresso.pt/no-benfica-conflui-o-mito-e-a-marca=f569752

Dexter disse...

Para mim é carne toda no assador em Marselha e Juniores contra o clube da corrupcao.

espero que Jesus nao se meta é a fazer misturas e gestao de plantel se nao ficamos a ver navios nas duas competicoes.

Ricardo disse...

"http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/03/16/vieira_insatisfeito_com_cobertur.html

Espero que esta notícia seja verdadeira, será mais um motivo de orgulho para todos os Benfiquistas."

Telmo,

o estranho nessa notícia é o facto de o Vieira avisar o amigo Oliveira de que está chateadinho e que se as coisas não mudarem ponderará não assinar com a SporTv, quando não assinar devia ser um facto consumado e não uma dúvida. O Benfica tem de ditar as regras e tem de ter memória. Logo, assinar com outro canal de televisão. E por números substancialmente superiores.

Ricardo disse...

"O Saviola preocupa-me mais, precisamos do Saviola da primeira volta."

Jorge, para mim o Saviola tem sido quase sempre o ou um dos melhores em campo. Não marcar tantos golos como já o fez não significa que não tem feito grandes jogos. Além de tudo o resto que fez no Funchal, o lance do golo serve bem para compreender a importância do Saviola em campo.

Ricardo disse...

Quanto aos dois próximos jogos, o plantel que o Benfica tem e a forma como a equipa técnica trabalha em termos de recuperação física dos jogadores, deixa-me totalmente tranquilo. Acho que o Benfica vai chegar com toda a força a Marselha e, três dias depois, conseguir uma equipa suficientemente competitiva para trazer a segunda Taça da Liga para o museu. Depois temos uma semana - um verdadeiro milagre nos últimos meses! - para o jogo com o Braga.

Acredito que daqui a duas semanas estaremos nos quartos de final da Liga Europa (embora seja um jogo muito difícil e com possibilidade real de ficarmos de fora), com a Taça da Liga na Luz e com o campeonato praticamente decidido.