blog

segunda-feira, agosto 03, 2015

Eusébio CUP: SL Benfica - Monterrey; 0-3

Quando se faz a pré época defrontando equipas de qualidade as dificuldades são acrescidas, se essas equipas estiverem num patamar físico/forma superior essas dificuldades aumentam exponencialmente. Se a tudo isto juntarmos um contexto climatérico completamente adverso temos a receita para um fracasso total.

Foi isso que tivemos nesta pré época nas Américas que culminou na derrota para a Eusébio CUP disputada, pela primeira vez, fora do Estádio da Luz. Não percebo e dificilmente algum dia perceberei o que levou os responsáveis do SLB a optar por realizar este jogo neste local obrigando a equipa a só estar a trabalhar em Lisboa na terça feira, enfrentando um jet lag considerável com um jogo decisivo já no domingo. Os milhões que orgulhosamente apregoam que ganhámos com esta digressão podem sair muito caros no futuro. Esperemos que não.

A pré época serve para testes, para análises. É agora, a partir deste momento, que Rui Vitória será julgado pelas suas escolhas. É agora, na competição a sério, que se verá se os erros continuarão e se as virtudes surgirão. Sinceramente não vi o cataclismo que muitos benfiquistas choram por essa internet fora. Não vi falta de atitude, não vi falta de qualidade, não vi caos táctico. Vi erros individuais que ocorrem sempre nesta fase e vi, naturalmente, um treinador a perceber o que tem nas mãos e a procurar escolher o melhor caminho. Não sou utópico, vi erros e alguns graves mas, lá está, é agora que se vai ver o que vale Rui Vitória. Da minha parte terá a margem de manobra que todo o treinador novo deve ter quando chega ao clube. Os erros, se acontecerem, serão analisados conforme a sua gravidade. Do que vi não gosto da insistência em Talisca, seja em que posição for, e Gaitan ter feito os 90 minutos neste jogo da Eusébio CUP. Estava de rastos nos minutos finais. Não vejo a necessidade de obrigar o jogador a esse esforço.

Há uns dias atrás escrevi que achava que o SL Benfica precisava de reforço de qualidade nas laterais, no meio campo e um avançado de topo. Disse, igualmente, que o médio centro e o avançado podiam estar no plantel: Cristante e Jonathan Rodriguez respectivamente. Infelizmente o tempo de jogo que Rui Vitória deu a Cristante mostra que o jovem italiano não deverá ser opção relevante e, desse modo, devemos ir ao mercado buscar um médio centro que seja mesmo reforço. Jonathan, pelo seu lado, teve oportunidades suficientes para, infelizmente, pouco mostrar. Sinto que é um jogador capaz de fazer estragos contra um Arouca mas inofensivo contra um rival de superior qualidade. Posso e espero estar enganado mas não vi nada de relevante dele nesta pré época. Curiosamente foi para as laterais que apareceu algo muito interessante: Nelson Semedo mostrou no jogo desta madrugada em poucos minutos que é bem capaz de ser solução de qualidade para a lateral. Talvez o ponto mais positivo desta pré época.

Sobre Rui Vitória, como disse acima, está à procura do seu espaço e a dar sinais de sentir a pressão que é treinar este grande clube. Esperemos que a suporte e consiga, definitivamente, perceber que o melhor caminho é o próprio e não procurar manter vícios do passado para não chocar seja quem for.Para o bem e para o mal.

Não tenho conhecimentos para entrar em discussões técnicas sobre se pré épocas com este nível de dificuldade são melhores ou piores que outras em que se defrontam adversários de terceiras e quartas divisões. Acho que o nível de dificuldade deve ir crescendo com o apuramento da forma física mas também acho que jogos contra amadores de nada servem. Mas, os entendidos, que digam de sua justiça. Critico sim, severamente, o tempo de recuperação que teremos para o jogo da Supertaça. Isso sim é grave.  

7 comentários:

Anónimo disse...

"Quando se faz a pré época defrontando equipas de qualidade as dificuldades são acrescidas"

Ah, ah, ah, ah, ah, ah! O Monterrey? O Monterrey?! Que qualidade extraordinária! É das melhores equipas do mundo, pá. Continua a tapar o sol com a peneira. Está tudo bem...

ALM disse...

Concordo com a maioria das opiniões e pontos de vista.

hooligan disse...

O nivel de qualidade nesta pré época foi decrescendo, ora vejamos:
PSG
Fiorentina
NY Red Bulls
América
Monterrey

Para além da tardia chegada a Lisboa, podemos concluir que não foi uma pré-época muito bem planeada a nivel desportivo, quanto a nivel económico, pois bem, foi em cheio.
Isto em modo de balanço, podemos claramente afirmar que não foi o melhor para nós, nomeadamente para a supertaça que se realiza já a menos de uma semana, ainda para mais sem Luisão e Jardel possivelmente. De qualquer das formas precisamos de reforços de peso até 31 de agosto (1 de setembro?) teremos tempo, mas claro que seria melhor o mais rápido possivel.

Pedro disse...

Eu sei que não é um ajax sul africano mas é uma boa equipa, como se viu, e com uma preparação muito mais adiantada.

whait disse...

Temos de admitir que os Monterrey's, os América's e os Ny Red Bull's não são equipas de primeira linha. Ao contrário do PSG e da Fiorentina estes adversários estavam até uns furos abaixo em comparação com os últimos adversários do Porto (stoke city, schalke e colónia). Daí concordar com o hooligan, que ao contrário dos nossos rivais a qualidade dos adversários foi decrescendo brutalmente (por exemplo a estrela do Monterrey era o Funes Mori, lembram-se dele?) nestas circunstâncias vem a preocupação onde nem a temperatura, nem a altitude pode desculpar.
Domingo lá estarei na supertaça a apoiar o nosso Benfica.
Abraço

Anónimo disse...

temos que dar o braço a torcer e admitir que o melhor era ter recusado fazer esta digressão pelas américas

Anónimo disse...

As verdadeiras ideias de jogo de RV vão ser desvendadas na supertaça, até lá era só experiencias.