blog

domingo, agosto 09, 2015

SL Benfica - Sporting: 0-1

De goleada antecipada para uma derrota à conta de uma chouriçada. Podia ser pior.

A partir do momento em que Jorge Jesus troca o Glorioso pelo Sporting a Supertaça ganhou uma importância que, infelizmente, mais uma vez, a Direcção do Benfica não soube entender. Num jogo tudo pode acontecer mas as consequências, dado o contexto, podem criar feridas dificeis de sarar. Basta ver a reacção histérica de milhares de benfiquistas com esta derrota. Depois da saída de JJ para os verdes o Benfica sofreu um rude golpe com a ida de Maxi para o Porto e em momento algum a Direcção soube responder protegendo ao Benfica e a moral dos benfiquistas. E isso vale muito nesta fase. Os reforços só apareceram após uma pré época fraca (mas não tão fraca como se diz) à semelhança do desastre de pré época do ano passado. Só que tínhamos um troféu para disputar contra o velho rival e não um simpático Rio Ave.

Sobre o jogo. Sporting ligeiramente melhor, mais organizado e mais pressionante nos arranques de cada parte acaba por ser um justo vencedor mas a diferença não foi assim tão superior que permita tirar do SLB uma justiça numa possível vitória. Tivemos boas oportunidades de marcar com Jonas a falhar o que não lhe é normal. Acontece. É futebol. Não fomos massacrados como muitos anteviam nem goleados. Jogo bastante dividido com ambas as equipas a ter a sua cota parte de superioridade em relação à outra.

Que ilações tirar? De negativo a falta de jogo colectivo que o SL Benfica apresentou. Das poucas coisas que gostei na pré época foi ver a equipa a procurar jogar, sair com a bola controlada mesmo sob pressão, hoje não se viu nada disso. Uso e abuso do famoso chutão para um Jonas completamente inofensivo neste tipo de jogo e, quanto a mim grave, a insistência na titularidade de Talisca. O jovem brasileiro é uma nulidade a todos os níveis. É complicado ver a equipa, que perde Maxi e Lima e Luisão e Sálvio por lesão e não temos, no primeiro onze oficial, nenhum reforço a jogar de início. É aqui que a estrutura falhou e demonstra que nada aprendeu nestes anos todos. Não ponho em causa a estrutura que está por detrás do trabalho diário da equipa, o apoio a técnicos e jogadores, mas em tudo o resto ainda são meros amadores. Não contem comigo para pedir já a cabeça a Rui Vitória que, relembro, nunca foi a minha escolha. Não vi erros graves no jogo de hoje que não possam ser corrigidos rapidamente (apesar de Talisca começar a dar-me comichão). Quando os vir cá estarei para exigir o que exigi a todos os outros.

De positivo temos, obviamente, Nelson Semedo. Muito bom o puto a mostrar qualidade. É natural que tenha errado mas a forma como não teve medo de ter bola e ir para cima do adversário e de ir ao choque dá muito boas perspectivas. Gostei de Rui Vitória não ficar à espera que os astros lhe resolvam o jogo e rapidamente mexeu na equipa, rapidamente foi à procura de um melhor resultado. Não marcámos mas fomos à procura do golo. Positivo. Acima de tudo achei que há muito por onde melhorar. Há reforços que serão, claramente, mais valias como Carcela, Taarabt, Mitroglou e Jimenez. O regresso de Luisão dará logo outra qualidade à defesa. E, acredito que, a estrutura irá acelerar a chegada de mais reforços. Lateral esquerdo e centro campista é o que continuo a pedir. Se sair Gaitan é necessário que chegue alguém que traga magia à equipa. 

Júlio César imperial. Lisandro e Jardel muito bem. Sílvio, Fejsa e Samaris terão sido os elementos mais fracos com perdas de bola pouco habituais neles. Ola John a estragar a noite aos seus habituais detractores, Gaitan quando tem a bola é um perigo e Jonas muito esforçado mas num jogo que, reconheça-se, não o favorece. Talisca a tal nulidade e Semedo a tal boa surpresa. Pizzi entrou bem mas tem lá um disparate na linha final que me tirou do sério. Mitroglou entrou e ainda não foi desta que deu para sorrir. 

Um golo mal anulado ao Sporting, um golo bem anulado ao Benfica, um penalty por assinalar sobre Gaitan, jogo duríssimo dos verdes sem respectiva punição. É isto o melhor árbitro da época passada. Não me parece que o problema esteja no sorteio ou nomeações.

Agora vai começar o campeonato, partimos como "underdogs" apesar de sermos bi campeões. Vivo bem com isso. Não tenho nem esperanças nem pessimismo, estou expectante para ver que plantel vai o SLB apresentar e o que Rui Vitória irá conseguir fazer. Quanto mais cedo se livrar do passado e seguir o seu caminho melhor será para ele e para o Benfica.

18 comentários:

Anónimo disse...

O Rui Vitoria vai ser o nosso Paulo Fonseca. Treinador mediocre, e se ele fosse mesmo benfiquista tinha recusado o convite do Vieira, pois devia perfeitamente saber que não tem capacidade para treinar um clube com pressão para vencer títulos.
Nem sequer os adeptos do Vitoria gostavam assim tanto dele.

E se o Gaitan sai...kaput. Mas é a estrtura! A super estrutura do Vieira é que ganha titulos.
10 jogadores comprados!! e a maioria deles vão andar a rodar por aí até terminarem o contracto.

Antonio disse...

Medo, muito medo. Voltamos à mentalidade de equipa pequena. Lamentável!,

Antonio Vieira disse...

A "estrutura" já ganha títulos... Upsss esperem afinal limparam-nos a supertaça.. Opá não se aprende nada no SPORT LISBOA E BENFICA! estamos a destruír uma equipa bicampeã e vencedora.. Vamos voltar ao tempo do Benfiquinha miserável e perdedor.. Isto é uma vergonha o que vai ser a época penosa do SL BENFICA.. Este RV não é nem nunca vai ser treinador para a dimensão gigantesca do Benfica.. Enfim vamos recuar 20 anos no tempo.. Gastam dinheiro a rodos em jogadores e depois não há dinheiro para segurar JJ.. Sim porque não continuamos com ele porque no Benfica não quiserem, e depois ainda vêem mandar areia para os olhos dos Benfiquistas a dizer que ele é que não quis renovar, a mim não me enganam de certeza.. Temos 16 finais de supertaças perdidas, mais vale começar a não ir lá disputa-las, está visto que o BENFICA não gosta de ganhar supertaças..

joão carlos disse...

rui vitoria tambem não seria a minha escolha e continuo com as mesmas reservas que sempre tive para com ele.
e pese embora a muito mal preparada pre-epoca, cuja culpa não é dele, a falta de um modelo de jogo, e viu-se os jogadores neste momento não sabem o que fazer à bola, já é sua responsabilidade.
falta claramente gente que faça a diferença e que já deveria ter vindo, e que tambem não é culpa dele, para mais com um novo treinador é que é preciso sempre mais tempo para as coisas funcionarem.

talisca desde janeiro que é uma nulidade o que eu não percebo é a continua insistencia nele.

mas o que me irrita mais é muitos continuarem a achar que o mal foi o outro ter ido embora, como se com ele a equipa joga-se sempre bem, como se com ele a equipa nunca perde-se, alias varias vezes com resultados humilhantes.

Tiago Guedes disse...

Não tivemos uma oportunidade que não fosse de bola parada ou contra-ataque.
Este treinador n sabe jogar em ataque continuado. Bombear bolas para a área? Mandar subir um central? isso usava-se há 30 anos atrás!
N tivemos uma oportunidade depois de sofrermos o golo. E n tivemos perto de a ter!!!
Duplo pivot defensivo? voltámos ao 4-2-3-1 do Quique?
Espera que metam o autocarro na luz e vais voltar a ver muitos jogos na luz acabar 0-0...

F.L. disse...

Muito bem. Não percebo o histerismo que por aí anda nos blogs. Se o Sporting foi assim tão superior não entendo porque só ganham com um golo metido às três tabelas.
Há muito ainda a fazer no Benfica. E há reforços urgentes para entrarem de caras na equipa. Nas primeiras 4 jornadas do campeonato há três que são em casa. São jogos para ganhar e se o fizerem o clima será outro.
Mas há responsabilidades e conclusões a tirar. Como desde sempre o planeamento da época parece ser feito em cima do joelho, ao sabor das circunstâncias. O lateral esquerdo já devia estar resolvido. Andamos nisto há anos. E estamos a poucos dias do primeiro jogo do campeonato. Mesmo que ainda venham reforços quando estarão aptos para entrar na equipa?
Este marasmo recorrente é exasperante. E o menor culpado é o Rui Vitória.

Gritinhos da Sharapova disse...


Tinha prometido a mim mesmo que depois de 6 anos sempre a sofrer com o J.J., em algumas épocas de uma maneira mesmo terrível (aquela em que perdemos tudo nas ultimas duas semanas, então...), nesta ia gozar um belo descanso, depois do triplete e do bicampeonato, ou seja de barriga cheia. A baixa expectativa que já antevia com a chegada do R.V. e da aposta kamikase na formação, desde cedo me aconselharam a tratar mais da saúdinha e levar a bola menos a sério.

Por isso, o dérbi de ontem teve para mim, no lado racional, o mesmo interesse que a derrota do ano passado para a "Taça de Lisboa". Ou seja, pouco.

Mas, o maldito do subconsciente, lá me fez revirar na cama a noite toda. Que porcaria de treinador! A falta de reforços! O Jonas perdido na frente... A Estrutura! As asneiras mais do que previsíveis do Presidente.

Enfim, é por estas e por outras que chego sempre à mesma conclusão: Não há dúvida, o benfiquismo está-me incrustado no sangue. Até ao tutano. Para o bem ou para o mal, claro.



hooligan disse...

Jogo mau dentro e fora de campo (pior só uma humilhação imposta por uma goleada).
Eu nem acho que o Sporting tenha jogado assim tão bem como alguns dizem, o Benfica sim, não mostrou progressões nenhumas e é um amontuado de jogadores que vão para o campo sem saber o que fazer. Penso que os 29 anos de vida que tenho cheguem para perceber isso e não me atirem areia para os olhos!
É muito triste, demasiado triste. Não me lembrava há muito de ver o Benfica assim e ainda para mais frente ao Sporting e com uma boa aposta para motivar os nossos jogadores.

Pedro disse...

Foda-se, se até o Gritinhos está em depressão...
:(

Litmanen disse...

Continuo com a mesma opinião, faltam reforços mas ainda há tempo, muito tempo. Não me parece que as falhas sejam tantas e os jornais claramente extrapolam. Fala-se que o SLB está sem rumo mas criamos tantas ocasiões como o super sporting, o jj é o melhor do mundo e tem um super plantel entretanto apos 15 minutos de pressão (em cada uma das partes) o jogo foi totalmente equilibrado até com mais pendor para o SLB.

Parece que para a primeira liga (onde 90% dos jogos são contra adversários mediocres) temos equipa mais que suficiente (faltando talvez um defesa esquerdo mais forte).

Na Champions a historia é outra, para lutar pelo apuramento precisamos de um Defesas Direito, Esquerdo e um Médio Direito mais fortes. Um central de nível para sair a jogar também é necessário. Sem isso temos que sonhar com um bombo da festa na grupo para chegar à UEFA.

Só lembro que o scp fará o jogo da temporada na próxima semana (apuramento da Champions), a preparação deles (forma física, contratações) estão alicerçadas em ter a equipa a 100% para esse jogo, logo realmente eles teriam que estar mais preparados. Não é grande desculpa nem tapar o sol com a peneira, mas mais uma vez é preciso manter a calma, isto não é como se começa e sim como se acaba.

Gritinhos da Sharapova disse...


Não temas, Pedro, basta a Sharapova dar uma tacada... (and so desired it is, my gosh!)... para tudo voltar ao normal.

Anónimo disse...

Já se pode dizer as palavrinhas proibidas?














"Erro histórico". Parabéns à "estrutura".

BENFIQUISTA A SERIO disse...

calma amigos, o primeiro milho é para os pardais. já se esqueçeram que na epoca passada perdemos com os lagartos para a taça de lisboa e empatamos com o rio ave na supertaça que depois foi ganha nos penalties com o cerebro a comandar a nossa equipa.
deixem o rui vitoria trabalhar. ele está a limpar a casa. só depois de limpa é que pode melhora-la. tenho muita fé em ti Rui Vitoria. s´o te peço uma coisa: impõe as tuas ideias e não vás atras da opinião de outros (nomeamente da comunicaçao social portuguesa corrupta). se o teu sistema preferido é o 4-3-3 implementa-o pois este é o sistema usado pelas grandes equipas europeias (real madrid, barça, chelsea, bayern).
sr lfv decida-se: gaitan fica ou não fica? há que esclarecer esta indefinição o mais rapido possivel pois este é um dos motivos principais dos maus resultados da pre-epoca. jogar com jogadores incertos quanto ao futuro imediato só traz medo de lesao por parte do jogador em questão, ele não poderá dar tudo com medo de se lesionar e perder um bom contrato. por isso, acho qe o mais importante é clarificar a situação do gaitan. a minha opinião é que deveria ser vendido por 30 ou 35 milhões.

BENFIQUISTA A SERIO disse...

para termos sucesso no campeonato os dois laterais terao de ser muito ofensivos. por isso temos duas alternativas:
- jogar com dois laterais ofensivos - eliseu (se este não for o bufo do catedratico) e nelson semedo (este parece-me que é bom mas tem de ganhar musculo; por isso acharia por bem contratar um dd ofensivo com mais experiencia que poderia ser o mayke) e jogar com dois medios alas mais interiores, como por exemplo, djuric na esquerda e pizzi na direita.

- jogar com dois extremos puros, saindo gaitan, contratava o markovic para a esquerda e apostaria no carcela na direita (se for mesmo bom pois não conheço bem este jogador) ou entao aposta forte no guedes ou no nuno santos.

BENFIQUISTA A SERIO disse...

o ola jonh continua a não convencer, prefiro o guedes ou o nuno santos

BENFIQUISTA A SERIO disse...

peço desculpa Pedro mas vou deixar neste seu espaço ao Rui Vitoria.
caro Rui Vitoria imponha o seu 4-3-3 e jogue à Barcelona com os jogadores que tem pois ainda não vi melhor sistema de jogo que o do barça de guardiola e agira de luis enrique. assim o meu onze seria com os actuais jogadores:
barça e Benfica:
julio cesar (bravo)
semedo (dani alves), luisao (mascerano), jardel ou lisandro (piquet) eliseu (alba)
samaris (busquets)
pizzi (rakitic), djuric ou talisca (iniesta)
jonhatan rodriguez ou guedes (neymar), mitroglu (suarez),jonas (messi)

é preciso fazer filmes amigos. estes jogadores inumerados não poderão como jogar como jogo o barça?

BENFIQUISTA A SERIO disse...

sabem o porquê de ontem perdermos a supertaça:
falto musculo na equipa. não é com franzinos que se é campeão, é preciso guerreiros na equipa. com o silvio, com semedo, com gaitan, com talisca e até com jonas são muitos os franzinos numa equipa. é preciso mais musculo na equipa. por isso, acho que é preciso acrescentar mais musculo na equipa. o nelson semedo é um bom jogador mas precisa de mais musculo por isso não acharia descabido contratar um jogador já feito que talvez poderia ser o mayke, ou então apostar no silvio mas este parece-me em baixo de forma fisica (assim como o fedja, acho que não estão nas mehores condições fisicas)

Anónimo disse...

Focar no próximo domingo! Vamos lá malta! Dia 9 já passou.