blog

segunda-feira, agosto 17, 2015

SL Benfica - Estoril: 4-0

O Bi Campeão voltou!

Grande entrada do Campeão na defesa do título e na caminhada rumo ao tri campeonato. Vencer na Luz, perante 53 mil benfiquistas, por 4-0 na primeira jornada só pode ser encarado com alegria e satisfação mas nunca deixar de lado a objectividade. E, objectivamente, o jogo do Glorioso não foi tão famoso como a vantagem no marcador pode dar a entender. Mas antes de grandes análises à forma de jogar do Benfica olhemos para alguns factos:

O 11 campeão perdeu três jogadores, Maxi, Lima e Sálvio (por lesão). Rui Vitória, no onze inaugural do campeonato, para substituir as saídas usou um puto da equipa B, um emprestado e um suplente do ano passado. Para tentar resolver um jogo que estava complicado meteu em campo outro puto da equipa B e ...Talisca. A terceira substituição foi Gonçalo Guedes. Ou seja, convêm ter um pouco de razoabilidade nas críticas ao trabalho do novo treinador. Até ver, doa o que doer aos críticos, a matéria prima colocada ao dispôr de Rui Vitória em nada é comparável ao que foi dado aos seus antecessores. 

Por causa do jogo da Supertaça já se gozava que o SLB de Vitória seria uma equipa de chutão para a frente. Felizmente não se verificou isso. O Benfica procurou sempre progredir com a bola bola no pé. Umas vezes com sucesso outras nem por isso. Alguns erros individuais iam complicado o jogo e, colectivamente, a equipa ainda está um pouco "presa". Tudo natural nesta fase da época. Rui Vitória será julgado pelas suas opções e hoje optou por retirar Talisca do onze, de dar a titularidade a Nelson Semedo, Eliseu e Mitroglou e de colocar Samaris no banco. Venceu, folgadamente. Admito que me surpreendeu a não titularidade de Samaris, acho que foi bastante arriscado até porque Pizzi não teve uma exibição muito certeira. Nas substituições arriscou colocando um miúdo inexperiente nestas andanças para desbloquear o jogo. Venceu com acção directa do miúdo. Mais do que acertar ou falhar na entrada dos jogadores é importante perceber a capacidade de reacção do treinador e o que pretende com as mexidas. Quis, sem dúvida, mexer no jogo, dar mais "genica" e velocidade e, acima de tudo, com tempo de jogo suficiente para as mexidas terem o efeito necessário. Primeiro round ganho sem a menor dúvida.

Júlio César não marca golos mas impede-os com uma facilidade impressionante. Craque. Talvez o nosso melhor jogador seguido de bem de perto pelo Mágico Gaitan e o genial Jonas. Craques bem apoiados pelo patrão Luisão e por um confiante Lisandro. Teremos encontrado a dupla de centrais? O puto Semedo sem medo de ter a bola nos pés e ir para cima dos adversários mas, naturalmente, ainda tem muito que aprender mas tem bons professores ao lado para isso. Eliseu sem comprometer. Fejsa e Pizzi muito fracos, com muitas falhas quer defensivas quer no lançamento dos ataques. Ola John a começar mal mas a acabar bem deixando mais uma vez aquela sensação que, se quiser, pode ser craque. Mitroglou a abrir o marcador e que bom ter sido ele porque senão aquele falhanço incrível podia deixar marca. Vitor Andrade e Talisca a entrarem muito bem no jogo.

A arbitragem foi irritante deixando o Estoril ter um jogo bastante agressivo. Quer SLB quer Estoril queixam-se de um penalty por assinalar mas no Estádio não fiquei com sensação de falta em qualquer um dos lances. O penalty assinalado parece-me bem marcado mas a repetição que vi na TV não foi a melhor. Percebo que se queime tempo aos 85 minutos com um resultado favorável mas aos 10 minutos é simplesmente parvo. Cabe aos responsáveis pelo futebol nacional lutar contra esta praga que infesta os nossos estádios e cabe aos árbitros, por terem poder directo, fazer algo para punir esta "táctica" tão usada no nosso campeonato.

Sair da primeira jornada líderes é muito bom e que assim seja até ao final mas em momento algum se pode estar eufórico ou mesmo optimista. O plantel parece curto para altos voos e custa estar dependente da explosão de putos como Semedo, Andrade, Guedes ou Bilal. Precisamos de certezas, de jogadores que rapidamente mostrem ser mais valias. Hoje disseram-me maravilhas do Jimenez. Que assim seja.

Para começar não está mal. 3 pontos, 4 golos, bis de Jonas, zero sofridos. Carrega BENFICA!!!
  

11 comentários:

Anónimo disse...

"Quer SLB quer Estoril queixam-se de um penalty por assinalar"

Não Pedro, houve um penalti claríssimo do luisão quando o jogo estava 0-0, e não houve nenhum penalti por marcar a favor do benfica.

Não comeces a tentar disfarçar o colinho já na primeira jornada, está à vista de todos.

Pedro disse...

Se tu fosses honesto é que eu me admirava. Assim é apenas mais uma estupidez dita por um pepino/andrade. Tiveste, mais uma vez, azar. Siga.

hooligan disse...

Temos de finalmente começar a onda que nos levará ás vitórias e deixarmo-nos de merdas.
Carrega Benfica!

PS: Grande show dos adeptos, especialmente os NN. Eu não pude estar presente, mas pela TV deu para perceber. Depois da miséria da semana passada, hoje estamos todos mais aliviados.

Pedro disse...

hooligan, muito fortes e com fumaradas a lembrar os bons velhos tempos. Só faltam as faixas. :)

Anónimo disse...

Resultado muito enganador. Em 70 minutos de jogo fomos estupidamente pobres ofensivamente e o Estoril foi péssimo na finalização, contra outros adversários tenho dúvidas que falhassem golos quase feitos.
O Rui Vitoria tem muito trabalho pela frente.

Gritinhos da Sharapova disse...


Um treinador que chega ao SLB e faz entrar 3 jogadores da B, ainda para mais quando estava "à rasca" para ganhar o jogo, e na conferência de imprensa diz claramente que a vitória se deveu exclusivamente à qualidade dos jogadores e ao público, não a ele, é um técnico com eles no sitio, à Benfica, e que merece que as coisas lhe corram bem.

Conquistou o meu apoio, até aqui céptico.

Litmanen disse...

Boas,
Realmente os erros individuais no meio campo foram um exagero. Faltou um nome nos teus destaques, o Talisca, o homem entrou e segurou a bola, tocou nos momentos certos. Esteve em pelos menos 3 golos. Parece que no meio campo o homem joga!
Nos primeiros 20 minutos contei uns 6 ou 7 passes errados (Fejsa e Pizzi), inadmissivel.
Numa equipa que joga com 6 sempre à frente da linha da bola (Laterais, Extremos e Avançados) não é possivel o pizzi querer jogar de primeira e errar tanto, deixa sempre a equipa em contra pé.

Na defesa o Semedo só faz merda. todos os ataques do estoril foram desse lado (e originados em perdas de bola do Pizzi, Fejsa e Luisão). No ataque o Semedo é um monstro. Tem potencial e muito bem o RV a dizer que ainda é um protótipo. Se entender um pouco mais do jogo defensivo é um coentrão em potencia.

Se fosse o jj, aos 60 minutos entrava o jonatan para o lugar de um médio ou defesa, iniciava o chutão e perdiamos ou empatavamos... Gostei das alterações, da leitura de jogo. A segunda parte foi boa. A primeira parte nem por isso, mas volto aos erros individuais.

Ainda há muito trabalho pela frente, faltam alguns jogadores em posições chave (DD, DE, MD) mas se o Talisca render sempre assim a MC vai ser complicado nos segurarem.

Pedro disse...

O Talisca jogou bem, é verdade. Não sei se ajudou o adversário estar a perder gás. Ele tem qualidade técnica, resta que tenha tudo o resto. Mas sim, jogou bem.

Litmanen disse...

Sim concordo, o Talisca teve mais espaço para jogar mas o pizzi... e aqueles livres e cantos dele, não acerta um...
Vamos ver se com o Arouca jogam Samaris e Talisca e já se começa a tirar as dúvidas.

Pedro disse...

Pizzi esteve muito mal. Duvido que RV faça uma rotação dessas. Gostava de ver Samaris a 8 mas a malta diz que o gajo aí não rende nem tem o que a equipa precisa para aquela posição.
Sei que precisamos de um gajo forte no meio campo para jogar ao lado de Fejsa. Isto se mantivermos o 442 que devemos manter pq num 433 Jonas não resulta tão bem e duvido que se queira prescindir de um jogador destes.

Fiquei com expectativa pelo Jimenez pelo que me disseram dele.

Gritinhos da Sharapova disse...

Revendo o jogo - as férias servem para alguma coisa, não é - há um pormenor apetitoso no 4º golo. Quando Gaitan passa a bola a V. Andrade, olha para trás para o Nelson e com os dedos manda-o subir (sobe, caralho...) e logo após assiste-o de calcanhar para o golo já dentro da área. Priceless!

Isso leva-me também à questão sobre qual o motivo porque o Mitro ainda não joga em pleno com o Jonas: Há que lhe explicar rápidamente o que significa o termo mais importante do futebol, "caralho". Sobe, caralho, desmarca-te, caralho, passa, caralho, chuta, caralho.

Alguém sabe como se diz em grego, ou é como "saudade", que só existe no português?

:)