blog

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Os momentos de Freddy?


O Record tem poucas coisas boas, e de entre elas esta pareceu-me interessante:

Fredy Adu aterrou no aeroporto de Lisboa, no final de Julho, com ambições de poder continuar a progredir num clube europeu e sob o comando de um treinador que tem a fama de apostar nos jovens da cantera do clube em que trabalha.

Com apenas 18 anos, o norte-americano quase caiu de pára-quedas no Benfica e os holofotes da fama logo incidiram sobre si como se tivesse acabado de chegar… Cristiano Ronaldo.
A época começou e Adu estreou-se logo no primeiro desafio oficial da temporada, ainda com Fernando Santos, jogando 54 minutos diante do FC Copenhaga, a que se seguiram os desafios com Camacho.

A 17 de Outubro, Camacho dá uma entrevista afirmando peremptoriamente que “Adu terá os seus momentos em muitos jogos, vai jogar muitos minutos”. E começa a responder a partir do dérbi com o Sporting. Adu entrou aos 81minutos e nos descontos sofreu falta para penálti na área do Sporting que não foi assinalada; depois actuou meia hora com o Celtic, na Luz, estreou-se a marcar golo de águia ao peito na Luz, frente ao V.Setúbal, para a Taça da Liga, e decidiu o desafio na Luz com o Marítimo, tendo entrado a 10 minutos do fim para marcar o golo da vitória; foi titular em Setúbal na 2ª mão da Taça da Liga e voltou a marcar, apesar de não ter impedido a eliminação das águias; jogou em Paços de Ferreira e, dias mais tarde, voltou a facturar frente à Académica, no último lance do jogo, acabando com as dúvidas (3-1) . Daí para cá ainda entrou em 6 jogos, contabilizando 64 minutos.

Contas feitas, a equipa do Benfica completa até agora 2880 minutos de competição e Adu apenas participou em… 204. Pouco, muito pouco, para quem iria “jogar muitos minutos”. Além disso, são vários os jogos em que Adu poderia ter entrado mais cedo e ajudado a equipa: frente ao Leixões (0-0) só jogou 13 minutos, contra o Nacional (0-0) nem sequer entrou; no Restelo, só entrou aos 79 minutos com a equipa a perder há 8 minutos e com Rodríguez e Maxi em sub-rendimento. Exceptuando a estreia pelas águias em que jogou 54 minutos, o norte-americano nunca jogou mais de 30' em cada jogo que entrou… Os momentos de Adu são escassos e… curtos para poder mostrar algo.

E não me parece que seja na experiente Taça UEFA que Camacho o lance; na Liga, a luta pelo segundo lugar ainda promete aquecer e, nos momentos de aperto, o espanhol decide-se, quase sempre, pelos mais maduros. Resta a Taça de Portugal… veremos se terá oportunidade de defrontar o Moreirense. Até agora, só o deixaram ter dois momentos altos: o golo de penálti que empatou o desafio com o Estrela para a Taça da Liga e o tento vitorioso frente ao Marítimo. Haverá mais “momentos” até ao final da época?

45 comentários:

Anónimo disse...

As vezes penso que o principal problema do Adu é não saber falar português (ou espanhol).
Os espanhois têm grandes dificulades com o inglês (idioma) e por isso não deve ter paciência para falar com o Adu.
Mesmo assim, ainda acredito que há de chegar a hora dele.

João Bizarro disse...

Já não digo nada. Pelo que a equipa tem jogado merecia ser titular. Ao menos havia quem mexesse com o jogo.

Anónimo disse...

O Adu tem claramente lugar a titular nesta equipa, seja a extremo-direito, esquerdo ou até ponta de lança, Maxi Pereira ou Di Maria por exemplo não são melhores que Adu em nada e no entanto jogam sempre.

Raramente se viu um jogador com tanta qualidade a ser tão desperdiçado, ainda por cima num clube que já tem a época perdida quando esta ainda vai a meio.

Camacho que não se venha queixar de falta de jogadores de qualidade no plantel, ele tem mas não os aproveita, pois mete a jogar sempre os mesmos porque quer, e também não se venha gabar que é um treinador que aposta nos jovens, ter um dos melhores jogadores com 18 ou 19 anos no plantel e não apostar nele é digno de um treinador muito cego e sem qualquer capacidade de arriscar.

Como é possível que não meta Adu nem naqueles jogos em que poupa alguns dos titulares?? Mas o que é que Camacho tem contra o Adu??? Porque é que Maxi Pereira e Di Maria têm todas as oportunidades do mundo e Adu não tem nenhumas?? Porque é que o extremo-esquerdo Bergessio teve todas as oportunidades do mundo a ponta de lança e Adu que já mostrou rematar bem e colocado, além de ter grande técnica e rapidez não ter tido nenhuma das oportunidades que foram dadas a Bergessio naquela posição??? O Camacho acha que Adu ia fazer pior que o Bergessio a marcar golos???

O Camacho tá a desperdiçar o plantel que tem, e é claro, a época ainda vai a meio e já lá vai....

Pedro disse...

O tema Adu, felizmente pq estamos atentos e infelizmente pq existe, tem sido recorrente neste blog.

Não dá para perceber. Eu aceito q Camacho não confie na juventude de Adu mas sempre q foi chamado nunca comprometeu e conseguiu sempre mostrar serviço, mostrar bons pormenores. Camacho q apostou sem medos em Miguel Vitor em San Siro pq demora tanto tempo a dar minutos a Adu? Algo de estranho se passa.

É q se por um lado não dá minutos a Adu por outro não abdica do cepo Maxi Pereira...são situações q não consigo perceber...

João Bizarro disse...

Não percebo este Camacho. Sinceramente não percebo.

Em relação ao Maxi não sou da opinião de muitos aqui do blog. Acho que é bom jogador e tem sido útil.

Amanhã não joga por isso podem ficar contentes...

Anónimo disse...

O Adu merece muito mais minutos. E quando digo minutos masa valia dizer horas. Agora a questão Maxi Pereira é falsa. O Adu é um jogador totalmente diferente dele, por isso não me acredito que seja o Maxi a tirar-lhe o lugar. O Adu faz me lembra o Miccoli: pequeno, rápido, com boa técnica e facilidade de remate. Devia jogar atrás do ponta de lança e encaixava perfeitamente no modelo de 4-2-3-1 que tanta aprecia o Camacho. Realmente não dá para perceber...

Pedro disse...

É evidente q o Adu não disputa o lugar ao Maxi...apenas serviu de comparação em termos de minutos.

Anónimo disse...

Por muito que eu queira ver jogar o Adu não vamos nesta tanga dos jornaleiros a ver se arranjam confusão no Benfica.

O Record é um pasquim nojento e anti-benfiquista. Qualquer coisa que venha lá nunca é com boas intenções.

Anónimo disse...

Eu não diria melhor. Desde o início que disse que Camacho não estava a "integrar progressivamente" o Adu como alguns defendiam, está a queimá-lo desde o início, muito, mas muito pior que o ano passado aconteceu a João Coimbra, e com o respeito que o João me merece, ele não chega aos calcanhares do Adu.
Sou um fã dele, já o era antes de alguma vez sonhar que ele jogaria no Benfica, por isso para mim é uma dor grande o que se passa com ele. E como no início da próxima época ele não vai estar, se Camacho ainda for o treinador, quase que aposto que o vendemos a seguir aos Jogos Olímpicos, ou seja vamos ter uma mais valia, mas perder um dos jovens mais promissores que passou pela Luz nas próximas épocas.
Terminando o desabafo, quando vi a cara triste dele no banco no último jogo, acreditem que me deu uma vontade de dar umas chapadas naquele treinadorzeco...

Anónimo disse...

Efectivamente começamos a ter tradição como "Desperdiçadores de talento".
Assim de repente, Deco, Manuel Fernandes, Tiago, Marchena,Amaral, Miguel, Maniche (e até o irmão), Miccolli... e isto muito de repente. Porque se recuarmos mais um pouco, vemos que dispensámos o JVP a custo zero, que o Stanic nunca jogava para jogar o Canniggia (e depois fez carreira no Parma e no Chelsea)... e também constatamos que não quisemos o Jardel porque era tosco...

Enfim... e com muita pena minha, Adu é apenas mais uma vítima dos muitos jogos de bastidores que acontecem no mundo da Bola. E o Léo é outra, e aparentemente o "Cebola" será outra.

Agora que me dá vontade de dar uns valentes socos nas trombas do Orelhas e do Camacho ai isso dá!

P.S. - Quanto ao Maxi, acho que o melhor sítio para ele era a Defesa Direito, acho que é onde rende mais.

P.S.2 - Se a par com a lista dos dispensados/rejeitados que está la em cima fizermos a lista dos autênticos tamancos que contratámos entretanto... entao a vontade de dar umas porradas em alguém aumenta substancialmente!!!!!

Anónimo disse...

Pedro Vagos, podes acrescentar Romeu Ribeiro, Miguel Vitor, Dabao (tenho a certeza que esses 3 nunca mais voltam) ou aquele puto que marcou o penaltie no Dubai.

CAMACHO DÁ UMA OPORTUNIDADE AO ADU HOJE!!!

PS: Até dormi mal quando soube de uns boatos sobre a possivel vinda do Peseiro...

Anónimo disse...

John, pensei que dormisses pior com a hipótese Scolari :))

Lampião do Norte disse...

Na minha opinião, é um crime de lesa-Benfica as poucas oportunidades dadas ao Adu. Ainda para mais, quando joga só o faz por escassos minutos e normalmente fora da sua posição natural que é a de avançado. Parece-me ser uma clara mais-valia do plantel que está a ser muito desaproveitada por Camacho, que neste seu regresso ao Glorioso muito me está a desapontar. Espero que ainda vá a tempo de corrigir a mão e de dar minutos de jogo ao jovem americano que merece muito mais do que lhe tem sido concedido.

Anónimo disse...

Americano, posso achar que o Scolari podia fazer mais e melhor na Selecção mas não me importava de ver no Benfica. Alias de todas as opções possiveis é capaz de ser a melhor. O problema era juntar dois galos no mesmo poleiro.

Anónimo disse...

Bem John, agora tenho a certeza que tens dupla personalidade, mas ainda bem que a segunda não se importa de ter o Scolari no Benfica :))))
Adu hoje? Não me façam rir! O Maxi já tem uma mialgia de esforço, o Rodriguez está todo roto, mas essas hiper-mega-vedetas é que são imprescindíveis, há que usá-los até rebentar, nada de se apostar naquele puto quem vem lá da terra onde nem sabem jogar futebol! A minha esperança de ver o Adu será nos 10 minutos finais contra o Moreirense, isto se estivermos a ganhar por 3 ou 4. Esqueci-me é que não vou ver porque não devo lá pôr os pés, e não deve dar na TV.
Mas fica o repto para a SAD do benfica, garantam a titularidade do Adu nesse jogo e pode ser que vendam mais um bilhete!

Anónimo disse...

Dupla personalidade? Não! Diz antes coerência! Da mesma maneira que não percebo a não utilização do Adu e a insistência em cepos como Butt, Luis Filipe, Nuno Assis ou Edcarlos (não, não vou por Maxi!) também não percebo a utilização de Ricardo, Caneira, Grunho (!!!!!), e outros.
Mas tanto um como outro servem para ser treinador do glosioso.
Olha, achas que o Scolari ia ter paciência para aturar o Orelhas? Ou vice-versa?

Ricardo disse...

Eu continuo a fazer a campanha "o Camacho arbitra peladinhas seixalenses e nada mais" por aí. Hoje foi com o Mavs, na Íliada, mas a coisa está difícil: o rapaz não desarma. Prefere o Camacho a toda a gente. Parece que vamos ter de o aturar até ao fim da época, está visto.

Quanto à redondinha, a chicha boa, apetecível para um remate, seja trivela, de peito, de bico, bom, hoje o Benfica vai ganhar 4-1. Golos de Rui Costa, Makukula e Cardozo (2, 1 de penalty, claro). Parece-me que hoje o espanholito vai apostar num 442 (não por opção técnica, mas porque o seu portentoso extremo-direito está lesionado, porque ele o cansou, e o David Luiz também) ofensivo. Então a minha aposta, antevendo o que Zé Tó está neste momento, entre grandes pensamentos, a congeminar, é:

Quim
Nélson, Luisão, Katsou, Léo
Petit
Assis, Rui Costa, Rodriguez
Cardozo Makukula

Demasiado ofensivo? Demasiado optimista eu, por imaginar o Camacho a jogar assim? Só à noite saberemos. Mas tenho para mim que o homem, como já não tem nada a perder, se calhar vai começar, por engano, a criar melhores 11´s. Ah e o Adu vai entrar e tudo! Aí uns 20 minutos, hoje. Americano, está atento, pá!

Ricardo disse...

* Ilíada

Anónimo disse...

Ricardo, lá estarei para delirar com os 20 minutos do prodígio, mas não acredito mesmo. Só se quase todos os seus colegas de banco se lesionarem, e mesmo assim...
John, com o Scolas é simples: ele não admite que se metam no trabalhop técnico dele, seja o Orelhas, o Presidente do Brasil, ou o Papa. Se LFV quiser e souber conviver com isso, feliz da vida, caso contrário ele bate com a porta imediatamente. E Scolari tinha outra vantagem, é que iria defender mesmo o clube na imprensa, aliás, dar-lhe-ia imenso gozo continuar a mandar aqueles jornaleiros tomar no cú sempre que lhe fizessem perguntas estúpidas. O Camacho "antigo" também era um pouco como ele, este manso é que não!

Ricardo disse...

Enganei-me no central. Será David Luiz em vez do Katsouranis.

Parece-me acertdo o 11, dentro do que tínhamos. Passamos de 3 médios defensivos para 1. É a revolução total. Assis e Rodríguez terão de saber apoiar bem o meio-campo. De resto, com Rui Costa vindo de trás, Rodríguez num dia inspirado e Assis capaz de "queimar" linhas temos tudo para fornecer bolas de qualidade aos dois grandalhões lá da frente.

Para quem diz que não temos qualidade no plantel, e descontam-se aqui Maxi, Nuno Gomes e Binya, que estão indisponíveis, o banco do Benfica hoje será:

- Butt
- Luís Filipe
- Edcarlos
- KATSOURANIS
- ADU
- DI MARÍA
- MANTORRAS

Nada mau para o plantel fraquinho que tanto apregoam.

Vamos arrumar a eliminatória já hoje. Força Benfica!

Anónimo disse...

Isso é que é evidente, por mais que os "Camachistas" tentem difarçar, falar em plantel fraco actualmente é ridículo.

João Bizarro disse...

Cheira-me que o Kats é titular, Ricardo. Quem sai não sei. Talvez o Nuno Assis.
Ou então, se o Camacho estiver igual aos ultimos jogos sai uma das torres.

Ricardo disse...

Também achas ousadia a mais, não é João? Pois, eu entendo-te, mas não sei porquê, hoje acordei com esta esperança no homem. Provavelmente és tu que tens razão. No caso de sair alguém, tiraria Assis, mas acho que o espanholito, a mexer, irá, como dizes, tirar uma das torres. Esperemos para ver.

Anónimo disse...

Pois, vamos ter:
Quim,
Nelson, D Luiz, Luisão e Leo
Petit, Kats, Rui e Rodriguez,
Big Mak e Tacuara.
No Banco:
Butt, Luís Filipe, Edcarlos, Adu, Assis, Mantorras e Di Maria.

Ricardo, tens noção do que estás a dizer? As verdadeiras opções que temos no banco é um puto de 19 anos e outro de 18.

João Bizarro disse...

Eu tirava o Nuno Assis, Ricardo.
Mas o treinas é o Zé Tó.

John, esse banco é jeitoso. O Mantorras com 1 perna é melhor que outros com 2!!!

Anónimo disse...

Pronto, um puto de 19 anos, outro de 18 e um vedeta perneta :)

Pedro disse...

Vocês são tão mauzinhos com o Assis....

Ricardo disse...

Eu não sei se vocês vêem os mesmos jogos que eu, mas... e o Assis? É coxo? Já sei que ele é um mal-amado junto dos adeptos, mas para mim é um jogador muito útil. Mesmo jogando em posições que não exploram minimamente as suas melhores características (Camacho tem posto Assis a extremo-direito), ele não sabe jogar mal, e, além disso, é o único jogador que "queima linhas" na equipa, sabendo aparecer em zonas que os marcadores directos não esperam. Não me parece que seja um jogador a desprezar. Muito pelo contrário.
Quanto aos putos, não ligo para as idades. Tanto um como outro são bons jogadores e com enorme potencial. Se Camacho não os aproveita melhor, isso já é culpa dele, mas que temos qualidade de banco, parece-me evidente.

Anónimo disse...

Eu também faço parte dos que defendem o Assis. O ano passado muito crucifcavam o FS por não rodar cepos como os que ele tinha no banco, este ano algumas dessas pessoas (não é um ataque directo a ninguém, tem mais a ver com o universo benfiquista de outros blogs) desprezam Assis e outros. Sei que na minha última grande alegria futebolística Assis e Mantorras tiveram muita importância mesmo.

Ricardo disse...

Obrigatório ler o último post em http://bnrb.blogspot.com/

Acho que nunca tinha visto tanta verdade junta...

João Bizarro disse...

Pedro, eu gosto do Nuno Assis mas acho que entre o Kats e ele, deve jogar o Kats.

Pedro disse...

Discordamos do Deco mas concordamos no Assis. Não está mal Ricardo.
hehehehe

Anónimo disse...

Pedro, todo o mundo discorda de ti em relação ao Deco e ao Moretto :)))

Anónimo disse...

Já viram este site:

http://12.phpbb24.com

Muito bom!

MFQ disse...

Há bocado o Rossio estava repleto de alemães em estado de demência alcoólica avançado.

Estou apreensivo com as duas torres do ataque germânico (o grego e o checo). Vamos ver o que isto vai dar.

MFQ

Anónimo disse...

Katsouranis a central no lugar do David Luiz?!?!?!

O homem está completamente maluco.

Anónimo disse...

O Benfas lá ganhou 1 - 0 a uma equipa de quinta categoria, mas não joga mesmo nadinha. Aquilo não é futebol, que jogo tão mal jogadinho!!

Anónimo disse...

Ricardo, como viste foram 5 minutos e já gozou! Claro que não podia entrar em vez do Di Maria, o rapaz ainda se passava com meia hora na sua posição natural, isso é que não!

Anónimo disse...

Acho que me vou tornar adepto do Porto, tenho vergonha do Benfica!!

Ricardo disse...

Afinal foi memso o 11 que eu tinha falado, no início. A equipa está totalmente presa de movimentos. Jogando com 2 avançados (que todos nós pedíamos, mas apoiada) ficámos com uma tal distância dos médios que não houve ligação entre sectores. Grande parte deste sistema não ter resultado hoje é, além do facto de Camacho nunca o ter treinado, a péssima forma de Petit. Se temos no meio-campo central Petit e Rui Costa, sendo que o primeiro está fora de forma, os resultados só podem ser os que se viram: não há cá meio-campo para ninguém.

Há coisas estranhas nesta equipa: nunca se vê um movimento colectivo; quando o Cardozo vai disparado tentar pressionar um dos laterais adversários, a equipa, em vez de acompanhar o movimento e criar um bloco mais subido e pressionante, mantém-se parada, à espera da bola. Claro que isso origina espaços intermináveis entre o nosso ataque e meio-campo e entre este e a nossa defesa.

Melhor: Luisão, de longe.
Pior: Petit.
Menos maus: Rui Costa, Quim, Assis
Mauzitos: Léo, Rodríguez, Cardozo

A eliminatória está em risco e deparo-me com um dilema: se formos eliminados tenho para mim que o espanhol vai comer jamon para Murcia; se não formos, continuará a comer jamon em Cascais.

Eu não quero mal ao clube. Quero passar. Mas digamos que, se formos eliminados e o Camacho for demitido, a eliminação saberá menos mal...

Ricardo disse...

Pois, americano, mais uma vez o Adu não foi considerado solução (real). O tema está gasto. Se ele sair não o recrimino...

Anónimo disse...

Há aqui muito pessoal que preferia ter perdido...
FORÇA BENFICA!

Anónimo disse...

O starblade está de parabens, afinal já reparou que fechar os olhos, pensar que o slb é uma grande equipa e fazer muita força, não resulta.

Anónimo disse...

John, não há aqui ninguém que queira ter perdido, há é aqui alguns benfiquistas que estão enjoados deste futebol deprimente, e que gostariam de salvar a época. Caso não tenhas reparado acbámos a defender o 1-0 contra uma equipa que provavelmente para o ano está na 2ª divisão, e que estava desfalcada de 2 dos seus poucos jogadores que sabem jogar à bola (Mintal e Charisteas).
Eu nunca terei vergonha do meu clube, tenho vergonha é do cobarde que treina o meu clube.

Anónimo disse...

Ps- Aquele Starblade das 12.40, como não podia dexar de ser, é um cabrão de um porco andrade que escreveu com o meu nick. Quase que aposto que até sei quem é o porco do cabrão do andrade. Agradecia que tomassem medidas.