blog

terça-feira, outubro 20, 2009

Condição de Aimar

Pablo Aimar é uma das figuras centrais do actual Benfica ( atrevo-me a dizer que a principal será o treinador Jorge Jesus) e o maestro do processo ofensivo da equipa. A suas exibições valeram-lhe o regresso à sua selecção e, a continuar assim, arrisca-se a estar no Mundial 2010. Tendo sido dado como acabado pelas "melgas" do costume Pablo está a obrigar muitos a engolirem em seco.

Agora já não é a qualidade do seu futebol que está em causa mas sim a sua condição física. O facto de Jesus o resguardar aumenta os zunzuns sobre a questão. Aimar tem jogado, quase interruptamente, desde o final da época passada, tem jogado ao fim de semana e durante a semana. Só recentemente Jesus o começou a poupar depois do toque que sofreu num jogo. Tendo em conta o plantel do Benfica e as opções para a posição de Aimar é perfeitamente natural que Jesus possa e deseje poupar um dos seus melhores jogadores e dar competição real a jogadores como Menezes e Martins que, pouco a pouco, vão mostrando ser opção no plantel.

Se Jesus opta por dar descanso a Aimar para dessa forma ele estar sempre a 100% quando é chamado só tenho de estar ao lado do treinador. Duvido que essa opção seja por Aimar não aguentar dois jogos seguidos em pouco tempo de descanso. O que tenho visto é um Aimar sempre disponível, sempre em jogo, sempre a procurar a bola e a não fugir do contacto físico.

27 comentários:

Hugo disse...

Apetece repetir-me... até para lembrar alguns, que referiam o super heroi dos corruptos (Hulk), como uma maravilha do futebol...

Lembrando esses (alguns), que esse possível grande jogador (Hulk), está muito longe do valor, de um Saviola, Cardozo, Ramires, Javi Garcia, David Luiz e Di Maria... todos internacionais de grandes selecções.

Quanto a Aimar, está por enquanto, num nivel superior a todos.

É só, o melhor jogador a actuar em Portugal.
Não falo somente de técnica e capacidade de passe...
Falo sobretudo, de inteligência e liderança em campo.
Joga e faz jogar, é um regalo nos relvados portugueses.

3 Gloriosas Estrelas disse...

Há jogadores que não precisam de muitos minutos para deixar a sua marca e resolver um jogo, seja jogando seja fazendo jogar. Aimar é um desses predestinados. Em Portugal não encontramos outro jogador como assim.
Bem faz Jorge Jesus em salvaguardar Aimar e poupá-lo, dentro do possível, ás entradas assassinas que se fazem na liga portuguesa com a contemplação dos árbitros.

Saudações Gloriosas

Unknown disse...

E é mesmo por aquilo que dizes no ultimo parágrafo, que a maioria dos pasquins e paineleiros da nossa praça, vem agora com a história da condição fisica do Aimar...É para ajudar a engolir os disparates que disseram e escreveram no passado e também por...MEDO!!

CsA disse...

Boas pessoal!

Tenho uma questão, apesar de ser off-topic, penso ser relevante...

O contrato com o Javi Garcia envolve alguma opção de re-compra por parte do Real Madrid ?

Alguém que me pudesse esclarecer esta duvida?

Cumps

Ricardo disse...

A condição física do Aimar requer alguns cuidados e, portanto, tendo em conta ese aspecto, compreendo que a sua utilização seja pensada e que por vezes descanse. Até porque temos no plantel boas opções para o lugar.

A entrevista que ele dá hoje ao A BOLA está excelente. Quem não leu, faça por isso. Gostei de saber que o Benfica tem um plano específico para potenciar as suas características. É bom saber que no Benfica o trabalho é sério e profissional.

Pedro disse...

CsA, parece q existe sim essa possibilidade de recompra...não tenho a certeza mas acho q o Real tem essa opção...
Por um valor acima dos 7 milhões q demos por ele.

Hugo disse...

Pedro, acho que essa opção de compra terá de ser sempre igual ou superior à proposta do outro clube.

Não vejo qualquer problema nisso.

Pedro Veloso disse...

Deliciem-se com estes momentos do Pablo Aimar neste início de época. É de facto um jogador sublime:

http://gloriosotube.blogspot.com/2009/10/pablo-aimar-el-mago-esta-de-volta.html

CsA, o Real costuma seguir essa prática. Um caso paradigmático é o da recompra do Granero neste Verão ao Getafe, e também creio que detêm opção sobre o Negredo que venderam este ano para o Sevilha. Portanto não seria de estranhar que o mesmo se aplicasse ao negócio do Javi. Por outro lado, nunca ouvi qualquer referência a isso aquando da transferência.

André Leal disse...

Longe de ser um crítico do Aimar, também não sou daqueles que o consideram o melhor jogador do Benfica. A sua intermitência, na minha opinião impede-o. Porém, este ano, essa intermitência é unicamente devida às lesões e outros problemas físicos e não à inconstância exibicional que, este ano, não existe pois quando joga, fá-lo sempre em grande.

E também porque sempre fui Saviolista, desde os tempos do CM época 2000/01 :)
Na altura sonhava com um Benfica que tivesse o Saviola e o D'Alessandro!

Hugo disse...

André Leal, acredita que apesar de ser bom jogador o D'Alessandro, está muito longe das qualidades futebolisticas do Aimar e Saviola.

Hugo disse...

"CsA, o Real costuma seguir essa prática. Um caso paradigmático é o da recompra do Granero neste Verão ao Getafe, e também creio que detêm opção sobre o Negredo que venderam este ano para o Sevilha. Portanto não seria de estranhar que o mesmo se aplicasse ao negócio do Javi. Por outro lado, nunca ouvi qualquer referência a isso aquando da transferência."

Pedro Veloso, são casos bem diferentes, porque os jogadores não tinham clausulas. Mas mesmo assim, no caso do Granero, deram mais que o valor vendido ao Getafe.

André Leal disse...

Hugo:

O que te referes é direito de preferência, tal como os corruptos tinham com qualquer jogador do Leiria como agradecimento por os primeiros lhe terem levado o Mourinho. Opção é diferente.

Quanto à questão Aimar/D'Alessandro só existe porque eu e uns amigos resolvíamos tomar partidos: ou éramos Aimaristas ou Saviolistas. Eu era Saviolista e tinha que dizer mal do Aimar. Bem sei que o D'Alessandro era pior que o Aimar, acontece é que no Campeonato de Juniores de 2001 ele estava sem clube, enquanto que os outros estavam bem longe das possibilidades encarnadas para a altura.

CsA disse...

Hugo penso que esta clausula que o Real costuma usar nestes negócios são mesmo a re-compra no final da época seguinte e não cobrir uma eventual proposta de outro clube.

Em relação ao Javi, lembro.me que após ter feito uma boa época no Osasuna o Real aplicou a clausula de re-compra por mais 1M (n tenho certeza) em relação ao valor que tinha sido vendido... Caso idêntico se passou agora com Granero...


Seria ridículo rejeitarmos propostas de 15M quando no final da época poderia haver a hipótese de ser re-comprado pelo Real por um valor abaixo.

Quanto ao Aimar é uma maravilha de jogador e que graças ao seu empenho e do staff técnico permitiu que agora esteja ao seu melhor nível!

John Wakefield disse...

o Aimar é o melhor jogador actualmente do nosso campeonato. é só magia...

José Marinho disse...

Não considero Aimar o melhor jogador do Benfica, porque simplesmente Aimar não é um jogador, é um pintor renascentista. É um homem das artes, não é um homem do físico, não é fruto da teimosia, é produto da magia. É o Aimar. O melhor jogador do Benfica é Ramires, este sim, jogador. Humano, trabalhador e quase perfeito na sua completa junção de características. Aimar, esse, é outra coisa, é um tapete voador em campo, é uma alegria dividida em quatro bancadas e é uma daquelas espécies que as bolas procuram inconscientemente à procura de abrigo. É a minha poesia preferida.
E quanto a Javi Garcia, não existe no contrato nenhum direito de recompra do Real Madrid. Se um dia o quiserem de volta, têm bom remédio, façam um peditório entre todos aqueles adeptos idiotas do Real Madrid que o desclassificaram nos sites da Marca e do As, entre outros.

Hugo disse...

No contrato do Javi (pelo que me contaram) é mesmo um direito que o RM tem de preferência, relativamente a uma oferta, que seja aceite pelo Benfica.
Se assim não fosse, de certo que não era aceite no fundo, pois era ilegal.

José Vieira disse...

Aimar é magia.
Tem o condão de me fazer alhear de tudo e de todos já que por vezes parece estar sozinho em campo.
Centro a minha atenção exclusivamente em Aimar e, ainda assim, não perco pitada do jogo...
Eis, caro José Marinho, o que nos une.

Mr. Shankly disse...

"quase interruptamente"
ininterruptamente, Pedro.

Hugo, um direito de preferência é bastante diferente de um direito de recompra, felizmente. Não tem valor estipulado.

Hugo Carvalho disse...

Eu sei que nao tem nada a ver, mas alguém sabe porque razão o jogo de qta é às seis horas da tarde?

Pedro Veloso disse...

Hugo, infelizmente este ano a UEFA lembrou-se de estabelecer horários uniformes para os jogos da Liga Europa, tal como já havia para a Champions: neste caso até são dois horários, às 18h e 20h (hora portuguesa em ambos os casos). Agora não sei como é a distribuição pelos horários: contra o BATE jogámos às 20, em Atenas às 18 e agora voltámos às 18, se calhar é 3 jogos em cada horário, mas lá que é uma bela m**** é.

HugoRasta disse...

Hugo,

É por imposição da UEFA.
Jogos da Liga Europa às 18 e às 20h05.
Atenção, não é às 20, não é às 20h15, é às 20h05!!!

Helder disse...

Adoro ver jogar Aimar. Depois de muitos "artistas" das televisões e dos jornais terem dito que já tinha acabado para o futebol e que vinha para Potugal ganhar a reforama, dá-me um gozo enorme que ele espalhe magia pelos campos de Portugal!! Aimar é a fina flor do futebol.....
Quanto ao melhor jogador do Benfica tenho para mim que não é um mas sim dois, Ramires e Javi Garcia. Mas se tivesse mesmo que escolher um escolhia.....o Javi. Acho que ele é o mais preponderante na equipa do Benfica. E também acho que neste momento não tem substituto no plantel do SLB. Ele é o equilibrio da equipa.

Helder disse...

Alguém já viu a entrevista do Pedro Guerra ao jornal A Bola? Das duas uma: Ou ele é burro ou ignorante!! Ele é mesmo a voz do dono!! Diz mentiras atrás de mentiras, baboseiras atrás de baboseiras! Então quando se refere a Veiga.............só diz mentiras do tamanho do planeta!! Tenha juízo Pedro Guerra!!!

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira, se procurar bem, há mais coisas que nos unem. E até bem mais importantes do que as que nos dividem.
Hoje, um diário desportivo publica declarações do empresário de Aimar em que este revela que o nosso astro é 50 por cento da Lazio. Não acredito que seja assim e mesmo que fosse, metade do Aimar continua a ser o suficiente para ser o melhor e mais completo jogador da Liga Sagres.

Americano disse...

A UEFA paga, a UEFA manda, tem aspectos negativos e outros positivos, como os 900.000 que o Benfica já encaixou.

Helder disse...

Peço desculpa mas a entrevista do Pedro Guerra não é de hoje. Já tem alguns dias mas só hoje é soube do teor da entrevista. Mas quanto ao resto não retiro nem uma vírgula!

José Vieira disse...

Nem mais José Marinho, eu até diria melhor assim porque Aimar a 100 por cento devia ser considerado concorrência desleal!