blog

quarta-feira, outubro 07, 2009

Jesus

Sou um admirador confesso de José Mourinho. É o melhor treinador do Mundo. Gosto da sua postura, da sua arrogância, do seu discurso, da sua postura. Tem fibra de campeão. Em tempos sonhei com a possibilidade de ele vir para o Glorioso, sabia que seria o homem certo para trazer o Benfica de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Sei que com Mourinho nos comandos o Benfica teria sucesso.

Chegou Jorge Jesus, alguem que também apreciava e, em poucos meses, fez algo fantástico: já não penso em Mourinho. Já não alimento o sonho de ter José Mourinho no Benfica porque sinto que o lugar está bem ocupado, que temos alguem capaz de levar o Benfica ao sucesso, de alguem com fibra de campeão, com postura e discurso que aprecio. Jesus pode não ter a eloquência de José Mourinho mas tem a mesma capacidade de trabalho, o mesmo nível de exigência, o mesmo desejo de triunfar e a mesma confiança nas suas capacidades. E, ao contrário de Mourinho, Jorge Jesus está no melhor clube do mundo.

58 comentários:

Iniesta de Mundet disse...

Concordo que Mourinho seja um dos melhores treinadores Mundiais, no entanto detesto a sua postura. É frequentemetne desonesto das suas análises e entra em picardias por tudo e por nada, desgastando-se e ao clube que representa.

Prefiro por exemplo a postura do Guardiola.

Estou bastante contente com Jorge Jesus porque finalmente pôs o Benfica a jogar como o Grande que é.


P.S. O mourinho quando saiu, foi por vontade própria. Pôs- o Presidente entre a espada e a parede quando era um treinador com 3 meses (ou algo do género) só porque tinha ganho 3-0 à lagartagem. Exigiu que lhe garantisse continuidade no clube (penso que o contrato era só até ao final da temporada).Isso para mim é inadmissivel e uma falta de carácter incrível. Se no final do campeonato as coisas tivessem corrido bem, aí poderia pensar-se em renovar.

Pedro Villa disse...

Simpatizo com a o lado vencedor do Mourinho e com as suas capacidades óbvias para a profissão que desempenha. Detesto no entanto a sua postura. Não apenas pela arrogância mas pelo seu lado mesquinho, pelos «mind games» constantes e pela ausência de valores para atingir os fins que almeja...

Não sei se existem comparações entre Mourinho e o nosso Jesus... Uma coisa é certa, são dos poucos ou únicos treinadores portugueses que conseguem alterar por completo um plantel e ter resultados imediatos...

Com estes treinadores aquela máxima que um plantel deve ser estabilizado, não fazer grandes alterações de época para época... cai por terra!

Num mercado cada vez mais volátil, em que entradas e saídas são cada vez mais rápidas, são ambos treinadores modernos.

LC disse...

O Jorge Jesus é de outra galáxia, nada tem comparação pelo simples facto de ser treinador do Sport Lisboa e Benfica, até nos pontapés na gramática consegue ser ENORME e todos o entendem mesmo sendo de outra galáxia.

Quanto aos TERRÁQUEOS e o que tratas por melhor do Mundo, vou só referir um nome que por onde passa deixa marcas... chama-se Fábio Capello e está muitos degraus acima de Mourinho que é um excelente treinador ao nível de Mancini (continua tudo igual naquele clube).

André Leal disse...

Eu gosto do Mourinho e da sua postura. Menos quando estava nos corruptos, claro. Acho que basicamente ele pretende manter as atenções centradas em si para proteger o resto do grupo. É lógico que nas vitórias ele sairá mais valorizado, porém, quando perdem é só ele.

André Leal disse...

Calma lá LC, o Mancini ganhou com Juves na segunda e Milan com menos alguns pontos.

Eu acho que Mourinho está ao nível dos melhores do Mundo como o Capello ou o Guus Hiddink, sendo que a escolher um dos 3 optaria pelo holandês.

Luís A. disse...

"E, ao contrário de Mourinho, Jorge Jesus está no melhor clube do mundo."

Agora é que falaste bem Pedro! Quem dera ao JM estar num clube verdadeiramente mundial como é o ENORME SLB!

Ainda sobre o treinador, so espero que os profetas do 8 e 80 andem calminhos, e que quando tivermos outro precalço (que vai haver concerteza) não venham para aqui fazer as figuras tristes que fizeram após a derrota com o AEK. Sinceramente, pensei que haveria mais fé em Jesus! Eu tenho!

Unknown disse...

O Mourinho esteve muito perto de regressar ao Benfica no final da época de 2007/08.

Unknown disse...

Prefiro o futebol das equipas do nosso JJ ao apresentado pelas de Mourinho...

É um futebol mais ofensivo e de preferencia com espectáculo...É aguentá lo cá uns 3 ou 4 anos no minimo e podemos pensar realmente em algo em grande...

Pedro disse...

"Acho que basicamente ele pretende manter as atenções centradas em si para proteger o resto do grupo"

É isso mesmo. Todas as setas da comunicação social viram-se para Mourinho e raramente para os seus jogadores. Isso é fundamental na gestão da equipa durante uma época. Mourinho dá o corpo às balas e os jogadores sentem essa protecção. Não podemos esquecer q Mourinho qd chegou a Inglaterra foi "espezinhado" por toda a imprensa, a forma q encontrou para se defender foi a de encarnar o Special One e como obteve rotundo sucesso mantem essa táctica.
Ele saíu do SLB pq Vilarinho andou a campanha toda a dizer q o seu treinador era Toni. Um treinador com personalidade faria o q Mourinho fez.

Jesus tem fome de ganhar e vai ganhar tenho a certeza. Se não for hoje é certamente amanhã!!!

Luís A. disse...

Este Benfica é uma desilusão - Por Ricardo Araújo Pereira

PRIMEIRO, foram as contratações. Como podiam ser boas se o Benfica faz contratações todos os anos e não tem ganho grande coisa? E a este raciocínio, que seria excelente se não fosse falacioso, seguiram-se outras considerações. Um espanhol por sete milhões? Um absurdo. Se fosse bom, o Real Madrid ficava com ele. Saviola? Um bluff, disseram uns. Vem passar férias e é tão mau jogador como Aimar, disse um candidato a presidente do Benfica. Um homem com visão.

Depois, foi o treinador. Era inexperiente, não tinha categoria e foi contratado fora de tempo. Fez um trabalho apenas regular no Braga, disseram uns. Iria ser dos treinadores mais rapidamente despedidos da História, disse um candidato a presidente do Benfica — para quem o treinador ideal era Carlos Azenha (por coincidência, um dos treinadores mais rapidamente despedidos da História).

E a seguir foi a maldita pré-época. Que interessava ganhar todas as competições? Muitas vezes, as equipas que fazem as melhores exibições na pré-época são as que jogam pior no campeonato, disseram uns. O candidato a presidente do Benfica é que nunca mais disse nada, o que é pena.Depois, vieram os primeiros jogos do campeonato. Sim, a equipa joga bem, mas é demasiado cedo para estar a jogar bem, disseram uns. Ao que parece, as boas exibições têm o seu tempo, e não é este. O Benfica, por incompetência ou ingenuidade, cometia a estupidez de jogar bom futebol. Logo a seguir, veio a primeira goleada — curiosamente, a maior das últimas décadas. Não impressionou. Normalíssimo, disseram uns. No ano passado também deram seis ao Marítimo e depois ficaram dois meses sem marcar, disseram outros. Havia que esperar pela semana seguinte. E então, esperou-se. Infelizmente, houve nova goleada. E depois, nova vitória. Os reforços são óptimos, o treinador é muito competente, a pré-época cumpriu as suas promessas, e as goleadas persistem. Não se faz. É muito aborrecido quando a realidade contraria sistematicamente os desejos das pessoas. Julgo que este Benfica deve um pedido de desculpas a muita gente.



Até aos benfiquistas, que também estão desiludidos. Que graça tem estar a ganhar por três ao quarto de hora? Que sentido faz um adepto ter de pedir ao companheiro do lado que lhe ausculte o peito, a ver se o coração continua a bater? Não há um resultado tangencial que o sobressalte, um contra-ataque perigoso que o faça palpitar, uma bola na trave que o obrigue a dar sinal. O sr. Jorge Jesus e os seus pupilos têm consciência das dores musculares com que um ser humano fica quando é forçado a levantar-se de um salto oito vezes no espaço de uma hora e meia? Eu pago para ver futebol, não é para fazer aeróbica. Aviso já que vou passar a levantar-me apenas de três em três golos, uma vez que não tenho preparação física para acompanhar esta equipa. Espero em breve levantar-me por cinco vezes. Como sabem, ando há muito tempo a desejar um 15 a 0

Iniesta de Mundet disse...

Pedro

O Vilarinho foi eleito em Outubro de 2000.

O Mourinho despediu-se em Dezembro.

Era de homem ter dito logo desde o inicio que ou lhe davam mais tempo de contrato (salvo erro o Mourinho tinha contrato só até ao final da época) ou se ia embora. Não depois de uma vitória que não garantia absolutamente nada. A isso chama-se armar-se em chico esperto.

Nada disto invalida que seja um bom treinador. Simplesmente não gosto do carácter dele. Por exemplo anda sempre a queixar-se que os outros treinadores italianos falam da equipa dele e que o estão sempre a atacar e mais nãos sei o quê. Quando perdeu com a Sampedória "atacou" sem dó nem piedade o Del Neri, só porque os jornalistas lhe perguntaram se o italiano era a sua "besta negra" porque também lhe tinha ganho um outro jogo qualquer. Ora há uma diferença entre mind games e estupidez e muitas vezes o Mourinho esquece-se dessa diferença.

Um outro exemplo. Numa entrevista num programa de TV italiano não desportivo, em que o tom era claramente de boa-disposição, o Mourinho não foi capaz de entrar no tom do programa. Esteve sempre na defensiva, passando uma imagem de mal humorado incrível, quando até se via que o objectivo do entrevistador era claramente tentar apagar a imagem de arrogante mal disposto que o Mourinho tem.

Algarviu disse...

Estou num trilema:
Qual a selecção a apoiar?
1. Argentina, onde estão dois dos nossos;
2. Brasil, onde estão dois dos nossos;
3. Portugal, onde não há-de estar nenhum dos nossos?

Pedro disse...

Nuno Mourinho não é perfeito e, na defesa da sua postura, terá cometido excessos. Nem sempre concordei com as desculpas e "guerras" q compra mas sei q sempre o fez com vista a obter sucesso, com vista a defender o seu grupo de trabalho.

Saloio disse...

Argarviu,

Presumo pelas tuas dúvidas que desta vez não foste convocado pelo seleccionador nacional. Ainda assim, sugiro que te inclines mais para o apoio às nossas cores. Portugal em primeiro lugar, depois o Brasil pela afinidade e só depois a Argentina.

Anónimo disse...

consideras o Benfica melhor que o Inter? não é preciso exagerar também... cuidado com o fanatismo.
O Jorge Jesus, o Mourinho fazem lembrar aquele treinador inglês o Brian Clough, que fez 2 equipas da 2ª divisão da Inglaterra chegarem à 1ª divisão e a ganharem nesse mesmo ano em que subiram, e inclusive ganhar a Liga Dos Campeões por 2 vezes com uma delas, até então clubes regionais que nunca ninguém tinha ouvido falar, e ele fazia mesmo lembrar o Mourinho a sua arrogância na televisão e tudo o resto.
O Mourinho já esteve no Benfica e não o souberam aproveitar, porque o Benfica quer sempre resultados imediatos e ás vezes as coisas levam tempo, a excelente época que fez com o Leiria, o belo trabalho no Porto, pôr o chelsea nos melhores clubes do mundo, e não basta ter apenas bons jogadores, porque o Real Madrid tinha bons jogadores e não ganhava nada.
Adorava ver o Mourinho na selecção Nacional e meter o Cristiano Ronaldo no sitio que ele merece, ou seja nem sequer o convocar, mais mais ainda adorava vê-lo treinar o Vitória de Setúbal, clube da sua terra, porque tenho a certeza que em 2 anos seria capaz de fazer o Setúbal ganhar a 1ª liga.
O Jorge Jesus vai longe, e não sei porque mas em Junho há-de ir para Inglaterra, Espanha ou Itália, tudo depende o que irá fazer o Benfica na Liga Europa, que tem equipa para no minimo chegar ás meias finais.

Pedro Villa disse...

Acho que comparar o JM e o JJ é muito prematuro, o 1º, ganhou muito, o 2º, não ganhou (ainda) nada!...

Teve o mérito no entanto de levantar o SLB, também foi uma pré-época em que houve mais €€€ que o normal... Teve o mérito de pôr o SLB a jogar bem, apesar das mudanças de jogadores terem sido consideráveis. Tem o mérito de não ser tão mesquinho e conflituoso como o JM...

Não concordo com o que foi dito. Que o JM saiu do SLB por causa do Vilarinho... Nessa altura a questão do Toni já não se punha. Os Lagartos acenaram com umas notas, mas a JUBA-AO-LÉU à última da hora inviabilizou o negócio manifestando o seu desagrado caso o presidente (deles) contratasse o Mourinho (ainda verde no futebol)... Só por isso não foi para os Lagartos...

Já nessa altura o JM manifestava a sua mesquinhez e ausência de valores... Se assinou contrato era pra cumprir e não pra fz exigências a meio do mesmo... Acredito que a questão do Vilarinho vs Toni, nesta altura tenha pesado apenas para o deixar sair. Mas caso não houvesse mais uma atitude baixa do Mourinho, isso não se colocava...

Helder disse...

Eu confio e confiarei plenamente no JJ! Vamos Benfica. Eu acredito!



"O Mourinho esteve muito perto de regressar ao Benfica no final da época de 2007/08."
Luis és capaz de explicar isso? Como é que o Benfica conseguia concorrer com o Inter por Mourinho??

Unknown disse...

Helder, antes de ele ter ido para o Inter, o Benfica numa parceria SLB + Adidas + CGD, tentou traze-lo, e foi por muito muito pouco que tal não aconteceu.

John Billy #37 disse...

O Mourinho é um grande treinador.
Mas com certeza não é o melhor.
No Porto, onde ganhou tudo teve ajuda do sistema a trabalhar a 150%. Parece que há benfiquistas que andam muito esquecidos. As escutas referem-se a que épocas?
Depois teve a sorte de se dar bem no futebol inglês mas mesmo assim falhou num dos principais objectivos que era de vencer a champions.
O seu trabalho em Itália só pode classificado com regular. Não tem feito melhor que o Mancini. O futebol apresentado é horrível sendo muitas vezes assobiado pelos próprios adeptos. A prestação nas competições europeias é má. O ano passado até o Porto deu mais luta ao Man Utd.
E já nem falo das contratações efectuadas por ele no primeiro ano (Quaresma, Muntari e Mancini). Três bostas que custaram muitos milhões ai clube.
Por isso por o Mourinho num nivel superior a treinadores como o Rafa Benitez, Fergusson, Cappelo ou até Guardiola só pode ser loucura.

A 2ª loucura é tentar comparar Mourinho e Jesus.
Um deles é um treinador conceituado que não tem que provar nada a ninguém. O outro ainda não ganhou rigorosamente nada e não passa de um Zé ninguém.
Com isto não estou a desprezar o Jesus. Basta ver um jogo do Inter e outro do Benfica para preferir mil vezes a aposta nele.
Mas acho que ainda muito cedo para entrar em comparações. Só se pode comparar treinadores campeões com outros campeões.
Já parece a parvoíce da capa da Bola onde se fala do melhor ataque do Mundo. Mas quem escreve essas palermices? Será que não há noção do ridículo?
Devemos estar todos orgulhosos com o grande futebol apresentado pelo Benfica mas cuidado com essas euforias que só dão cabo do grande trabalho efectuado pela equipa técnica.

LC disse...

"Calma lá LC, o Mancini ganhou com Juves na segunda e Milan com menos alguns pontos."

Brincamos?

Os 2 primeiros sim, o 3º foi igual ao que Mourinho venceu, sem tirar nem por.

Mas a minha questão não é do que ganhou, é do futebol jogado, não há a mínima diferença para o Inter de Mancini e o Inter de Mourinho.

Luis Ferreira disse...

Olá a todos os Benfiquistas. Sou novo por aqui, mas tenho a mesma paixão que todos Vós, pelo nosso querido GLORIOSO. Em relação ao Jorge Jesus, a sua aquisição foi o melhor que nos podia acontecer. Por vezes, ponho-me a pensar, no problema bicudo que iríamos passar, caso os Corruptos o apanhassem primeiro que nós. Outra coisa que me está a agradar, é os nossos dirigentes, não estarem a responder a provocações imbecis de tótós e fornecedores de fruta podre. A nossa resposta está a ser dada dentro de campo, e, é precisamente isso, que os põe a rabear. Um abraço a todos do tamanho do mundo!

Algarviu disse...

Saloio,

não me identifico muito com um grupo que tem como líder um cretino do calibre do C. Ronaldo.

Helder disse...

Luis

Agora fiquei curiosissimo......esse muito pouco foi o quê? Podes especificar?

Pedro disse...

Caros não quis comparar Jesus com Mourinho, pelo menos não no sentido de palmarés. O q quis dizer é q Jesus fez-me "esquecer" a vontade cega de querer ter Mourinho a treinar o SLB. Perdi essa "necessidade", somente isso.

O Mourinho no fcp teve a ajuda da corrupção isso é inquestionável e ele próprio o sabe, só q muitos outros tb a tiveram e não alcançaram o q ele alcançou. Uefa e Champions seguidas? Ele aproveitou as benesses internas para conquistar lá fora. Quem mais conseguiu isso? Jesualdo aliado à corrupção ganha cá dentro e arrasta-se lá por fora.

Anónimo disse...

o Mourinho na Inglaterra teve sorte???
por favor, uma equipa que não ganhava o campeonato inglês em 50 anos de repente ganhou 2, em 3 anos NUNCA teve uma derrota em casa, assim que ele saiu de lá, o scolari teve logo uma derrota em casa...
O campeonato mais competitivo do mundo, em que mesmo as equipas candidatas à descida, conseguem ganhar ao manchester ou ao liverpool, claro ganhar isso é sorte...

Saloio disse...

Capa do Jornal A Bola: “Melhor Ataque do Mundo”

Já aqui foi referido pelo John Billy e eu corroboro. É uma insensatez descomunal a maior referência nacional do jornalismo desportivo promover este tipo de atoardas sem qualquer fundamento credível. Pela minha parte dispenso este tipo de mistificações, por muito simpáticas que pareçam àqueles que teimam em acreditar apenas no que mais lhes convém.

O sector mais qualificado deste plantel é indiscutivelmente o meio campo. É aí que está o equilíbrio da equipa, muito contribuindo para isso dois reforços de peso, Javi Garcia e Ramires, e a recuperação dos talentos Aimar, Di Maria e Coentrão. É um sector que quando está bem fisicamente pode rivalizar em qualidade e produtividade com qualquer outro das melhores equipas europeias.

O ataque dispõe de muitas soluções (em quantidade) mas não há neste sector para além de Saviola, a espaços, ou de uns brevíssimos fogachos de Cardozo, aquele toque de classe, aquele materializar em golos, do enorme caudal ofensivo criado pelos médios do Benfica.

dezazucr disse...

Ao contrário de Mourinho Jesus põe a equipa a jogar espectacularmente, com muito futebol de ataque e muitos golos. Veja-se o futebol tristonho do Inter, como já o era no Chelsea. Só não sei é se consegue ganhar tantos títulos assim... esperemos que sim, pelo menos o deste campeonato.
Mourinho monta as equipas para ganhar, deixando completamente de lado o espectáculo. Jesus quer juntar os 2. Espero que seja possível... eu acredito.

Anónimo disse...

que se lixe o espectáculo, o scolari disse e muito bem no mundial da alemanha em 2006 "quem joga futebol bonito, está em casa"

Pedro disse...

Saloio eu tb não gosto deste tipo de manchetes mas A Bola refere-se a factos concrectos: o SLB tem uma média de 3.43 golos por jogo q a par do Arsenal é a melhor média a nível mundial (segundos os dados deles). Estamos à frente do Arsenal pq eles têm 10 golos sofridos e nós apenas 4.

Não dizem q o nosso ataque é o melhor do mundo qualitativamente mas sim quantitativamente.

sloml disse...

Confesso que idolatrava Mourinho quando esteve no Leiria e depois no Porto. Achava que era o melhor em tudo. Com o tempo, tenho-me vindo a aperceber de tantos e tantos factores que me levam a dizer que, sendo dos melhores do mundo, está muito longe do nível de um Capello, que ganhou campeonatos em praticamente todos os clubes por onde passou, a maioria das vezes estando lá somente uma época.
Posto isto, o que tenho a dizer é o seguinte: prefiro mil vezes JJ a JM, e na minha opinião, o JJ sempre foi e continua a ser melhor treinador que o JM. Actualmente é sem sombra de dúvida o melhor treinador português. O palmarés não me interessa para nada. A forma como se trabalha é que é o importante. O que uma equipa mostra na prática é que é o espelho do trabalho do treinador. O que as equipas de JJ mostram no campo é uma qualidade superior, todas as que já treinou o mostraram. As que Mourinho treina... talvez só o Leiria e o 1º Porto, o da UEFA. A partir daí, ver jogar equipas de Mourinho é ver um futebol frio, calculista, aborrecido e monótono. Mourinho joga para ganhar 1-0. JJ joga para dominar. A diferença está aí.

Unknown disse...

Helder,
questões de impostos sobre o salário dele e depois pronto, surgiu o Inter..

Mas ei, eu não sei isto em primeira mão, foi-me contado por duas pessoas diferentes.

José Vieira disse...

José Mourinho:
A forma como saiu do glorioso define-o como homem;
A forma como reagiu à nossa vitória no final da taça de Portugal define-o como treinador.
Não há nada de "especial" na forma como o Inter (não) está a jogar, para mim era impensável ver a humilhação imposta recentemente pelo Barça.
Trata-se, não obstante, de um grande treinador, dos melhores do mundo.

Manchete d'"A Bola":
Caro Saloio, como o Pedro referiu, o jornal limitou-se a aproveitar um facto objectivo.
Cabe-nos a nós, leitores/benfiquistas "filtrar" a notícia, dela retirando as nossas próprias conclusões.
Se o Cardozo tivesse 20 golos marcados no campeonato o referido jornal diria, provavelmente, que se tratava do melhor avançado do mundo.
No entanto, saberia (tal como eu) que estaríamos apenas a falar do avançado com mais golos no mundo...

Jorge disse...

Gostava do mourinho pela forma aguerrida como ganhava os jogos mas nao tanto da sua personalidade visto como treinador mas ele nao deve ser arrogante dentro de sua casa. O orgulho dele é tanto que o que mais me intrigou foi o facto de nunca reconhecer que Sir Bobby Robson tenha sido o seu mentor, uma vez que estiveram juntos no porto e barcelona. Ambos treinadores ganhadores mas ambos muito diferentes, é uma pena o futebol perder valores humanos como sir bobby. RIP

André Leal disse...

Não percebo é porque se fala tanto dum treinador tão sofrível como o Mourinho e dum jogador igualmente insuficiente como o CR9, que nem foi referido no post. São coisas menores para o nosso clube. De certeza que nem um nem outro teriam categoria para defender o nosso emblema.

Ou isto ou a necessidade tão típica de deitar ídolos ao chão... Vai-se a qualquer lado do Mundo e, para qualquer pessoa, estes dois estão invariavelmente no TOP5 de jogadores ou treinadores a nível mundial, mas em Portugal pensa-se diferente...

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=178626

:-)

José Marinho disse...

Sou amigo de ambos e por isso sou suspeito, mas mesmo assim lá vai. O Mourinho é e será durante muito tempo o melhor treinador do Mundo. Conheço-o há vários anos, acompanhei-o durante vários meses no Chelsea, quando me desloquei várias vezes a Londres para escrever o livro "Vencedor Nato" e comprovei aquilo que suspeitava: é diferente e incomparável. Não há ninguém no Mundo que treine como Mourinho. É o melhor do mundo e ponto. Sobre a saída do Benfica é melhor não me estender muito, porque, de facto, a desinformação é tanta que acho tempo perdido tentar convencer as pessoas dos motivos que levaram Mourinho a encostar o presidente Manuel Vilarinho. O curioso é que toda a gente se apressa a valorizar questões de carácter, não conhecendo o processo e as pessoas. E sobretudo desvalorizando uma entrevista posterior do antigo presidente do Benfica, em que reconhecia o erro que tinha sido deixar sair o Mourinho. Isto é que devia estar no arquivo mental das pessoas e não o ultimato de Mourinho. Uma coisa posso dizer sem me alongar mais. No lugar dele, não tinha feito igual, tinha feito pior. Nem teria dado a oportunidade de renovar o contrato. Assim que Vilarinho ganhou as eleições, demitia-me no dia seguinte e sem hipóteses de recuo. Ele não fez isso por consideração ao clube.
Sobre o hipotético regresso dele ao Benfica com apoio da banca e de patrocínios, recordo bem esse rumor, chegou a ser publicado por um ou dois jornais e recordo que estava com ele, em sua casa, em Setúbal, a trabalhar em alguns projectos que tinhamos e temos ainda de desenvolver no futuro, quando lhe perguntei por isso, se era verdade. Ao que ele me respondeu: «Só se houver outro Mourinho. Porque eu não sou, de certeza.» Nesta altura, o Mourinho tinha um pré-contrato com o Real Madrid, que entrava em vigor, assim que Schuster saisse do clube. Nunca houve hipótese do Mourinho regressar ao Benfica, nessa altura, porque ele não podia, porque antes do Inter, ele tinha esse pré-contrato com o Real Madrid e tinha o Beguiristain todas as semanas a chateá-lo para aceitar o convite do Barcelona. Aliás, ainda em londres, numa das passagens que não fui autorizado a escrever no livro. Perguntei-lhe quando é que ele ia regressar ao Benfica, porque eu queria e quero tanto que isso aconteça que não resisti a perguntar-lhe. Ele respondeu: «Em Portugal só admito duas possibilidades. Selecção, para acabar a carreira e pouco antes o Benfica para ser campeão europeu. No Benfica é para ser campeão europeu, porque ser campeão nacional é fácil. Se estiver três anos, ganho três campeonatos. O que me motiva no regresso ao Benfica é ser campeão europeu e parar o país. Deve ser uma coisa linda ser campeão europeu pelo Benfica».
Mas nunca seria nesta fase da sua carreira. Ele nunca teria voltado ao Benfica há dois atrás, com todo o rebuliço no clube e a falta de resultados e estratégia. Não esteve nem perto nem longe de se concretizar. Não era assunto para Mourinho naquela altura.
Sobre Jorge Jesus, é um óptimo treinador, dos melhores em Portugal, mas desculpem, Mourinho é Deus. Jesus é só Jesus.

M disse...

O Jorge Jesus esta a desenvolver um trabalho interessante no nosso clube.
Existem valores e posturas de grandeza que estavam meio perdidos que aparentemente estao a retornar fruto desse mesmo trabalho.

vamso ser se se mantem, vamso ver se voltamos às vitorias inequivocas...

lentamente, a malta ja começa a perguntar, nao "..quem ganhou?", mas o ja meio esquecido "..ganhamos por quantos?"

isto é muito bom....

aguardemos por Maio (ou se calhar mais cedo, lindo era ir campeao ao estadio do Ladrao....)para fazer a verdadeira festa, por enquanto, vamso disfrutando do imenso vermelho neste pais cinzento!

Mourinho, é outra conversa, pelos titulos, pela postura..

parece-me que o discurso do Mourinho passa muito pelo combate frontal, sem rodeios...o Jesus por sua vez, parece ser mais construtivo, mais pelo espectaculo, futebol mesmo.


nao haja duvidas, o futebol de jesus acaba por ser muito mais espectaculo, resta ganahr titulos..muitos!!

saudaçoes benfiquistas

ps:caro Jose Marinho, confissoes em privado do Mourinho acerca de Benfica e campeao europeu e tal, vao tirar sono a muito boa gente...:)

Hugo disse...

José Mourinho, mas é ou não verdade, que ele foi visto com dirigentes do Benfica a sair de um local e a entrar para um carro?

Hugo disse...

É José Marinho e não Mourinho. As minhas desculpas.

João Bizarro disse...

Que o Jesus seja campeão e não se arme aos cucos querendo sair para o estrangeiro!

José Marinho disse...

Meu caro Hugo, não posso assegurar que seja verdade ou mentira, porque não fui eu que disse que o vi ou deixei de ver. Mas também lhe digo que acho muito, muito dificil que isso tenha acontecido. Pelas razões que expus no meu anterior comentário. E pelo conhecimento que tenho de algumas coisas que se passaram nessa altura. De todo o modo, o que posso garantir, é que o Mourinho não esteve perto de regressar ao Benfica nessa altura. Mas também não me parece que seja um assunto relevante, nesta altura, até porque temos um treinador que muito provavelmente nos dará as vitórias que todos desejámos.
Meu caro M, desde que o meu sono não se ressinta, com o sono dos outros posso eu bem.

José Vieira disse...

O facto de Manuel Vilarinho ter lamentado a saída de Mourinho é um facto tão (ir)relevante como o de se reconhecer o erro (óbvio!!) que constituiram as saídas de Toni, Deco, Maniche...
Os britânicos também arranjaram um pretexto/motivo para nos lançarem o ultimato de 1890 mas para a história ficará sempre conhecido como o ignominioso...ultimato Inglês!
Aliás, o próprio Mourinho reconheceu publicamente que, nesta questão, deveria ter procedido de outra forma (a correcta, concluo eu...).
Apraz-me, no entanto, registar que não sendo ele benfiquista terá nutrido alguma consideração pelo clube que outros (benfiquistas) não teriam em idênticas circunstâncias.

Hugo disse...

Sim José, para mim, também concordo com a opinião do Pedro, não sonho nada com isso (josé Mourinho), agora estou muito satisfeito com o JJ e quero que ele cresça no Glorioso (é bom sinal).
Mas o meu comentário, é formado por algumas pessoas amigas que o viram em Lisboa, num determinado dia... com determinadas pessoas do Benfica. Antes de ele ser dado como certo em Milão.
Isto claro é subjectivo, pois não impede de ele ter amigos ou pessoas que até se dá bem, e que o tenham convidado para uma refeição, dentro do Benfica.

Helder disse...

Caro José Marinho:

Posso entender que pelas suas palavras e pelas conversas que teve com José Mourinho, ele tem o desejo de voltar a treinar o Benfica. Certo?
Isso seria a realização de um sonho meu! Seria lindo! Ele sabe que o Benfica é ENORME:):):)
Se o Jesus conseguir de facto ter bastantes êxitos no Benfica (espero que sim) ao longo de algumas épocas vai ser muito complicado substituir o JJ. Não vai servir qualquer treinador. Mas se vier o Mourinho fica tudo bem e.....melhor!!

Abraço

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira, não seria a primeira vez que lhe responderia, depois de um comentário seu, em que demonstra incompreensão e absoluta ignorância dos factos que podem levar uma pessoa a agir em função dos seus principios. Desta vez, porém, vou resistir ao meu impulso e deixá-lo sozinho a presumir que foi tocado por um providencial benfiquismo que o coloca acima de todas as suspeitas e sobretudo do benfiquismo ignaro de outros que tão só se limitariam a lutar por principios de vida e honra pessoal. Sei de onde vem essa acrimónia, já vem de longe, sei o que o separa ideologicamente de mim - presumo que não seja pessoal, pois não me conhece e já terá idade para distinguir ideias de pessoas - e por isso vou resistir à tentação de lhe responder à letra. Passe bem.
Meu caro Hugo, não duvido, um segundo que seja, das suas fontes e por isso ressalvei que pudesse ser verdade o que lhe contaram.
Hélder, o regresso de Mourinho ao Benfica é igual ao regresso de José Veiga: não é uma questão de se, é uma questão de quando. Tome nota do que estou a escrever e do dia em que o fiz. Por sinal, já conversei com ambos sobre a possibilidade de regressarem juntos. Por email, sem constrangimentos e sem ferir susceptibilidades, que neste assunto, são muito relevantes, digo-lhe o que resultou dessas conversas. Um abraço.

Jorge disse...

mourinho como treinador tem outra faceta é falso. vejam os festejos da conquista da taça das taças pelo barcelona de Sir Bobby Robson em que o mourinho mostra a sua alegria e felicidade sem ironia ou arrogancia. sao imagens sao momentos que nunca vi dele enquanto treinador principal.
outra coisa por mim equanto o mourinho nao estiver no benfica esta tudo bem pois o benfica pertence à massa associativa aos adeptos e simpatizantes pois somos nos os principais impulsionadores desta equipa somos a mistica, digo isto porque? porque em todos os clubes em que mourinho passou era ele quem fazia as decisoes fossem boas ou mas as contrataçoes fossem boas ou mas ele era quem "mandava" nos clubes e criava e originava conflitos a outras equipas para culpar as suas proprias derrotas e ter reconhecimento proprio. ele é uma seca as vezes

Jorge disse...

(cont)
e pouco se importava com a vontade aleegria ou descontentamento dos adetos, muitas vezes os provocava o que para mim é uma falta de respeito, se é que isso contribuia para a paixao que é o futebol

José Vieira disse...

Caro José Marinho, se me preocupasse minimamente com aquilo que pensa (sobre mim) dir-lhe-ia até que é mais o que nos une do que o que nos separa.
Preocupa-me, isso sim, e não deixa de ser sintomático que afirme estarmos separados ideologicamente.
A minha ideologia é somente uma e de todos conhecida.Chama-se Sport Lisboa e Benfica. A sua, infelizmente, vai sendo conhecida...
Poupe-se, por isso, à (para si) desprestigiante tarefa de me conotar com quem quer que seja.
Tal como refere um seu colega, sou "livre e directo" e compreendo que isso o incomode.
Lamento mas nunca farei parte do seu séquito de bajuladores.
Passe igualmente bem.
E ponto.

Anónimo disse...

O José Marinho e a defesa dos seus bons "amigos"... A sua dificuldade em ser imparcial na defesa destes... Enfim, ao menos tem muitos "amigos"... Assim de repente já se contam... Veiga, Quim, Luís Filipe, José Mourinho...
Amigalhaços imaculados! Até acredito que no convívio pessoal o possam ser... Mas a nossa "avaliação", a dos "não amigos" só poderá ser feita baseada na actividade profissional que desempenham. O Mourinho é asqueroso enquanto homem vs (sem) valores... E não apenas pelo capítulo Benfica, mas há tantas estórias dele (e documentadas) que não deixam muitas dúvidas...
Enquanto treinador e pondo de fora o carácter e os seus esquemas, é realmente extraordinário... Pena ser tanto de bom como vazio de valores...

Diogo Lopes

Quetzal Guzman disse...

Já que o José Marinho acha o José Vieira ignorante, venho também aqui revelar-me um ignorante. É que eu também ouvi o Mourinho dizer que hoje não voltaria a agir da mesma forma. Assim, no mínimo, ambas as partes agiram mal.
E essa do "eu fazer pior" é argumento que não encontro. Em defesa de Mourinho afirma que faria pior? Bom, parece-me mais um ataque que uma defesa. Se considerarmos a estabilidade como um factor importante (e não digo que aquela direcção, naquele momento, contribuísse ou não para isso) diria que faria mais sentido o Mourinho demitir-se na hora do que ficar o leme do clube, dedicar uma vitória ao presidente cessante (Campomaior) e mais tarde pôr-se na alheta porque o Duque estava disposto a bater a nota. E aqui não foi só a JL a impedir a entrada do Mourinho.
Alguns jogadores lagartos, aqueles que não esqueceram as atitudes de Mourinho enquanto adjunto do Porto (ninguém se lembra da polémica por Mourinho andar ao largo das 4 linhas das Antas sem ter autorização para ali estar?). E o Beto, então capitão, falou de uma forma bem curta e simples quando confrontado com aquela possibilidade: "Mourinho? Só podem estar a brincar comigo..."
ISto tudo não invalida que o Mourinho seja, e é, um dos melhores do mundo, ao lado do Capello e do Lippi.

José Marinho disse...

Meu caro Quetzal, é tudo muito bonito no seu comentário, mas eu não chamei ignorante a ninguém. O que disse e mantenho é que o comentário de José Vieira revelava ignorância e desconhecimento de factos que ocorreram e que conduziram o José Mourinho à decisão de se demitir. Eu, por acaso, conheço esses factos e são eles que me levam a dizer que, no lugar dele, teria feito pior, ou seja, teria apresentado a minha demissão no dia seguinte às eleições, em que, felizmente, Manuel Vilarinho derrotou Vale e Azevedo. O que tenteio explicar, sem sucesso, porque a pessoas, afinal, não procuram esclarecimentos, mas sim a detenção de uma suposta e irremediável visão das coisas, não tem a ver com benfiquismo, mas sim com principios. Eu teria gostado que as pessoas tivessem entendido isto, em vez de tergiversar sobre o meu péssimo exemplo de benfiquismo de substituir, perante um caso concreto e ocasional, o amor ao clube por principios de vida. Lamento que, certos comentadores, optem por, deliberadamente, desconversar, apenas porque são confrontados com a alegação verdaddeira de que a decisão de Mourinho em sair do clube esteja mal explicada e que não seja do dominio público um conjunto de factos que eu conheço e que foram suficientemente relevantes para levar o treinador à situação de encostar o presidente Manuel Vilarinho à parede. Mas isto sou, claro, grande amigalhaço do Mourinho a falar.

José Marinho disse...

Meu caro Diogo Lopes, os termos em que escreve e a forma como pretende ter razão não tem resposta possível, porque o meu caro não quer conversa, pelo contrário, o meu caro quer um ajuste de contas com o carácter de Mourinho. Mas cuidado, é um terreno perigoso, o de difundirmos opiniões terminadas sobre o carácter de uma ou outra pessoa que não conhecemos. E no seu comentário, não revela apenas o seu total e completo descochecimento sobre o carácter de Mourinho. Também revela que não me conhece minimamente, o que, em fsce do que escreveu, acaba por ser o melhor para ambos. Para mim e para si.
Meu caro José Vieira. Mais uma vez não resistiu a mais uma tentativa de me colar um rótulo de benfiquismo invio e enviezado. É a parte que mais relevo da sua resposta, porque não é a primeira vez que o faz. Paciência, meu caro. O meu benfiquismo não está em julgamento, o senhor pode, circunstancialmente pensar que sim, mas não está. Porque, num julgamento é preciso haver, no limite, um réu e um juiz. Nem eu sou culpado de nada a não ser de ter ideias próprias, nem o meu caro me parece suficientemente habilitado para julgar o benfiquismo dos outros. Fique apenas pelo julgamento que faz do seu próprio benfiquismo e já terá matéria com que se ocupar.
Já agora, termino com dois esclarecimentos. Primeiro: nada me incomoda em si. Diz que é livre e directo. Óptimo, desde que a sua liberdade não choque com a liberdade dos outros, consigo dormir com isso. Porém, se a sua liberdade começa a ocupar a liberdade dos outros, então existe um problema, não de liberdade, mas de ocupação do espaço. Sabe, a liberdade de opinião quando nasceu, nasceu para todos, não nasceu apenas para alguns, que possam imaginar-se titulares desse direito. Mesmo na liberdade de opinião, existe um direito e um dever. O direito de a expressar e o dever de respeitar a dos outros. Claramente, o meu caro abusou desse direito, esquecendo-se de cumprir com o dever que lhe está associado. E para o exercicio desse dever não é preciso ser bajulador, como diz, basta um bocadinho de respeito pelos outros. Porque é no respeito pelos outros que podemos encontrar o respeito que os outros nos devem. Sem isso, fica dificil cobrar essa dívida.
Segundo esclarecimento: a questão da ideologia, neste caso, não tem a ver com benfiquismo, tem a ver com a forma como nos deixamos, ou não, limitar nos nossos direitos, por esse benfiquismo. E sobretudo tem a ver com a forma como o clube é circunstancialmente gerido, especialmente no seu modelo presidencial. Não sou menos benfiquista por defender um modelo diferente do existente. Esta é a ideologia a que me referia e que claramente nos separa. Mas acima desta ideologia, está uma outra, que sim, nos une. E essa chama-se Benfica.

José Vieira disse...

Caro José Marinho:
Ao contrário do que sugere, não pretendo nem nunca pretendi rotulá-lo de bom ou mau benfiquista, se bem que registe a sua necessidade de dar mais uma prova de amor clubístico.
Curioso é que venha falar de julgamentos, logo o meu caro que profere sentenças transitadas em julgado em vez de comentários.
A frase "É o melhor do mundo e ponto" é-lhe familiar?
Por muito que lhe custe reconhecer, é esta sua aversão ao contraditório que o leva a dizer que estou a ocupar-lhe o espaço.
Sabe que mais? O "espaço" é seu e uma vez que o jogo não lhe está a correr de feição sempre poderá tirar-me a "bola" e deixar que seja somente o seu séquito a "chutar".

Anónimo disse...

José Marinho, não sei que parte é que não percebeu do meu comentário. Ainda que tenha feito a ressalva que nós (eu e outros que aqui comentam) enquanto pessoas qe não conhecemos o seu amigo, Mourinho, apenas poderemos avaliar a sua conduta enquanto profissional. Passa-se o mesmo com os politicos em quem vota, pelo menos os que não conhece pessoalmente! Avalia-os pelo que mediaticamente mostram/fazem... Logo o Mourinho, mostra às pessoas que é alguém sem valores. Várias já foram as opiniões manifestadas nesse sentido, aqui mesmo... Quanto a conhecê-lo a si (ou não) nem se percebe a ponta de narcisismo que o assolou para fazer algum sentido abordar essa hipótese na sua resposta!!! Uma coisa é o Mourinho, alguém mediático e importante neste país... outra coisa é o meu caro... Um pouco de noção das coisas tambem é preciso!

DC

José Marinho disse...

Meu caro DC, além de noção das coisas, quando se escreve, o que é fundamental é igualmente ter um pouco de tino. Eu não considerei a possibilidade de nos conhecermos, por favor, leia como deve ser e deixe-se de comentários ressabiados e anómalos. E sobre Mourinho não discuto mais consigo, porque o meu caro cristalizou na informação que lhe chega pela imprensa e pelo conhecimento que julga ter da pessoa. Meu caro, ambos teremos, seguramente, coisas mais estimulantes para fazer, nas nossas vidas, do que discutir sobre um tema que nem devia ser controverso. Apresentei a minha opinião, fundamentei-a no conhecimento que tenho e não em rumores e pelo vejo na televisão ou leio nos jornais. É a minha opinião. Se isso lhe agrada ou não, de facto, é um problema seu e que não tentarei resolver.
Sobre a importância que tenho, é a que quero ter, sobretudo para as pessoas que mais estimo. Para as outras que reagem mal a uma leitura enviezada do que escrevo, meu caro, em bom português lhe digo, é igual ao litro.

José Marinho disse...

Meu caro José Vieira, bastaria recordar-lhe como tudo começou, para que o meu caro pudesse tropeçar na sua presunção de que o erro está do meu lado. Consulte o seu primeiro comentário e verá que está lá tudo o que é contrário ao seu último apelo de consciência. O espaço não é meu e julga-me muito mal se pensa que tenho necessidade de impor a força das minhas convicções, eliminando as suas. O espaço é nosso, de todos nós, dos que concordam comigo e dos que não concordam, dos quais o meu caro se tornou um dos mais indefectíveis e cerrados defensores. É o seu direito. Mas insisto neste ponto, porque acho que revela dificuldades em aceitar o contraditório, como diz. Quem aqui apareceu, no seu comentário inicial, com a deselegância de fazer observações incorrectas, sobre Mourinho e sobre mim, vale a pena recordá-lo, foi o senhor. E te porquê? Porque se julgou impante na sua auto-proposta autoridade moral, que alegadamente lhe confere o direito de ocupar o campo todo e não apenas metade, como convém no jogo do contraditório. O senhor é que pretendeu eliminar o espaço à minha reacção. E depois, para parecer muito seguro do seu nariz e da defesa do indefensável, ainda chama outros comentadores ao caso, chamando-lhes bajuladores e séquito de qualquer coisa. Bravo. Eu diria, bravíssimo. Isto sim, é o contraditório em todo o seu esplendor. O mais curioso é que ainda, na fase terminal deste debate, ainda se julgou com a importância de continuar a julgar os outros. Duas palavrinhas para lhe avivar a memória: "bajuladores" e "séquitos".
Meu caro, continue a chutar à vontade, até insisto que o faça, quanto mais não seja para ver se melhora a pontaria. É que, desde o seu início, ainda não acertou uma única vez na baliza. E isto sim, devia preocupá-lo e não a mim, porque não apanha-bolas que aguente com tanto remate para fora.

José Vieira disse...

Caro José Marinho, em homenagem à verdade e ao respeito que (ainda) tenho por si, impõe-se que recentremos a questão.
Limitei-me a dizer o que penso acerca de José Mourinho, opinião que curiosamente (ou talvez não...) vai de encontro à expressa em inúmeros outros comentários.
A única alusão que lhe fiz e que por certo o levou a assestar-me baterias prendeu-se com o facto (objectivo) de ter registado que o meu caro "teria feito pior" do que Mourinho.
Note bem: apenas registei.
Não coloquei em causa o seu benfiquismo da mesma forma que não julgo aquele que bate todos os dias à mulher e, não obstante, lhe faz juras de amor eterno.
Posso é registar (e estranhar...).
Foi, pois, o José Marinho que com total destempero teceu as mais diversas considerações a meu respeito.
Não me conhecendo (logo, com ignorância e desconhecimento de factos) permitiu-se mesmo alvitrar sobre a minha "ideologia".
Elogio-lhe, no entanto, a sua perspicácia pois mesmo não me conhecendo vaticinou, acertadamente, que sou homem para ocupar o campo todo, como convém no futebol.
Para aqueles que, como parece ser o seu caso, se acantonam em apenas metade do campo propunha-lhes, pedagogicamente, que se dedicassem ao badminton.
Deve ser por isso, aliás, que parece não perceber a diferença entre uma bola que acerta na baliza e outra que vai para fora.

Diogo Lopes disse...

Ai, Marinho, Marinho... Quem fala muito pouco acerta. E até percebo que o meu caro não se lembre de tudo o que diz, ou escreve, porque é desse tipo que escreve, escreve, escreve...
Mas como o que escreve até geralmente está em bom português, só posso admitir a sua falha como um lapso de memória...

«Também revela que não me conhece minimamente, o que, em fsce do que escreveu, acaba por ser o melhor para ambos.»

O Marinho, falou que não o conheço. Mas se fosse a si não tinha tanta certeza. Falou que era o melhor para ambos não nos conhermos... Mas eu nunca fiz questão de o conhecer ou ter conhecido, como queira!!!

Enfim, segundo as suas palavras tudo o que se lê na imprensa não faz sentido. O que se vê muitas vezes na TV (algumas vezes em directo) também não... O Mourinho é um exemplo de boa conduta. Cada um rege-se pelos seus valores... A conduta habitual do Mourinho não cabe certamente nos meus valores, se cabe nos seus, azar de quem priva consigo...

DC