blog

domingo, outubro 02, 2011

SL Benfica - Paços Ferreira: 4-1

Esta é uma vitória dedicada a todos os palhaços que têm a lata de dizer que o Glorioso é beneficiado pelas arbitragens.

O Benfica deste ano é, definitivamente, um Benfica diferente daquele que Jorge Jesus nos deu a conhecer e, provavelmente, prefere. É um Benfica mais adulto, mais controlado e, para mim, isso é bem positivo. Uma das fortes críticas que eram feitas a Jorge Jesus era o desgaste desnecessário que a equipa tinha quando com o resultado feito continuava em corridas desenfreadas atrás do quarto ou quinto golo, sempre com a baliza como objectivo e procurando a que tal nota artística se mostrasse no resultado. Este Benfica gere o esforço durante os 90 minutos, faz circular a bola com mais paciência e tranquilidade, quando o jogo está ganho tira o pé do acelarador e pensa já no jogo seguinte. Isto é uma equipa inteligente que irá colher frutos mais tarde na época quando o desgaste físico se começar a sentir. E, objectivamente, o Benfica continua com um caudal ofensivo muito forte e a criar muitas oportunidades de golo permitindo goleadas como esta. Contra os romenos só entrou um golo, ontem entraram quatro mas podiam perfeitamente ter entrado outros tantos.

O treinador optou pela sua táctica preferida, o famoso 4132 com Matic a fazer de Javi e Saviola a fazer companhia a Cardozo com Gaitan na direita, Bruno César na esquerda e Aimar a controlar todo o jogo da equipa. Matic é completamente diferente de Javi e isso nota-se, principalmente, nos apoios defensivos que Javi faz com uma mestria impressionante enquanto que Matic ainda procura o melhor entendimento posicional quando a equipa sobe no terreno mas não foi por isso que deixou de estar muito bem, sempre pressionante e combativo. Gosto do jogador e acho-o bastante útil para a equipa. A equipa entrou bem no jogo, rapidamente tomou conta das operações e era com facilidade que chegava à baliza adversária percebendo-se igualmente que o principal adversário desta noite seria outra equipa que não o Paços. A equipa nunca se deixou influenciar e continuo a pressão e com naturalidade os golos surgiram. Ir para o intervalo a vencer por 2 golos e em total controle do jogo antevia uma segunda parte tranquila com oportunidade para o treinador rodar mais uns quantos jogadores mas uma perda de bola acaba num penalty contra nós que o Paços não desperdiça. Mas, mais uma vez, a equipa tem a maturidade suficiente para não perder coesão e pouco depois já tinha marcado mais dois golos e fechado as contas do jogo. Nos minutos finais a equipa deixou de jogar para presenciar o espectáculo que o público fazia nas bancadas. O melhor momento de apoio que vi nos últimos largos anos. Fabuloso.

Saviola regressou aos golos e às boas exibições. Falta-lhe explosão mas a inteligência e capacidade de execução superior está lá toda. Toda a equipa esteve muito bem, com exibições muito poisitivas. Gaitan adorna demais os lances mas quando eles "entram" a magia é fantástica. Aimar sempre cerebral e quando pega no jogo a meio campo, virado para a baliza adversária, a qualidade de jogo da equipa é brutal. Artur com mais uma excelente defesa impede o empate que nos poderia trazer enormes dores de cabeça. Nolito entra e faz o gosto ao pé num golo em que mostra toda a sua qualidade técnica e inteligência de jogo. Cardozo não marcou mas fez muito por isso (e até marcou mas...adiante).

Uma arbitragem vergonhosa esta que se viu na Luz. O que será que os palhaços irão dizer agora? Que o que Nolito fez ao guarda redes do Paços devia ser falta? Que Cardozo não pode fazer assistências daquelas? Que Saviola não pode rematar de primeira num canto? Que Luisão devia ser sancionado por aparecer sozinho? Um roubo o que o senhor do apito fez na Luz nesta jornada. Um roubo. Golo anulado ao Benfica, penalty sobre Aimar, penalty por mão na bola, foras de jogo de rir, faltinhas assinaladas perto da nossa área mas o mais escandaloso de todos foi aquele atraso do defesa do Paços para o seu guarda redes que todo o estádio viu e aquelas aventesmas do apito e bandeirola deixaram passar. O penalty a favor do Paços mostra que o bicho não é cego e que sabe as regras de jogo portanto tudo o resto que fez no jogo não foi por falta de capacidade. Se calhar têm que vir mais observadores da Uefa para os nossos jogos...

Bom jogo, boa vitória, três pontos, liderança no campeonato e um final de jogo simplesmente fabuloso com a festa que se fez nas bancadas e já anseio pelo próximo jogo para repetirmos tudo mas com as bancadas mais bem compostas. Parabéns a todos.

Até morrer, até morrer, Benfica até morrer.

PS: E esta águia hein? ☺

9 comentários:

redeagle69 disse...

Tive muita pena de não poder assistir ao vivo e a cores, mais uma boa exibição da nossa equipa...ontem estava um trio habitue da Carga no trabalho a torcer pelo amado glorioso...embora ontem não tenha dado para aquecer...apesar do pessoal do apito ter ainda tentado alguns malabarismos...!

RockDaLinha disse...

Ganhamos e ganhamos bem. Tenho vindo a criticar o Saviola, mas ontem teve excelente, jogou e fez jogar, marcou e deu a marcar.
Uma palavra para Artur, é verdade que o Benfica tem mais golos sofridos que o ano passado, mas o Guarda Redes tem estado excelente. Este Artur garante pontos e quando temos um Guarda Redes que respira confiança é meio caminho andado.
A defesa continua a cometer erros infantis...porque será?? Sinceramente nem sei a quem apontar o dedo. Mas a cometermos estes erros com equipas mais fortes não vai ser nada bom.
Penso que o ponto forte deste ano é termos um banco muito forte, ontem então era um luxo.

A ver se hoje ficamos isolados no lugar onde o Maior tem de estar.

DEIXEM PASSAR O MAIOR
CARREGA BENFICA

dezazucr disse...

Lalala
Lalalalalalalalalala

lalala
lalala lalala lalalalalalará!!!!

John Wakefield disse...

De facto, a arbitragem do sr Bruno Esteves foi algo polémica. Existe um penaltie claro por marcar contra o Paços pela intercepção por mão numa bola cabeceada por Luisão que se dirigia à baliza pacense(quando o jogo estava já 2-1). O lance do atraso ao gr, que daria livre indirecto já dentro da pequena área, é claríssimo...
E por fim, também alguns foras de jogo mal tirados ao ataque do Benfica...
Quanto ao penaltie do Paços, creio que foi bem assinalado.

ps: Concordo em geral com na avaliação elaborada pelo Pedro. Discordo um pouco em relação a Matic. Pelo que tenho visto não é seguramente um trinco. Não é um recuperador de bolas puro, tem um nível de passe razoável e é muito esforçado mas parece-me algo trapalhão (creio que o penalti do Paços nasce alegadamente dum mau alívio do Matic que, ao ser pressionado por 2 ou 3 jogadores do Paços junto à bandeirola de canto, acaba por despachar a bola de qualquer maneira, quando o mais sensato seria a atirar a bola pela linha lateral... Muito sinceramente, eu acho que o sérvio é um jogador útil que pode substituir o Javi Garcia neste tipo de jogos mas não me parece ser uma alternativa credível para partidas mais intensas e exigentes. JJ ainda vai ter que moldá-lo bastante para termos ali um jogador à Benfica, mas vamos a ver o que sai dali...
De resto, destacaria as excelentes exibições de Saviola, Artur Moraes, Nolito e Aimar...

Pedro disse...

Jonh, o Matic nao tem as características de Javi. Num jogo mais intenso ele até pode substituir o espanhol mas teria q a táctica da equipa ser diferente. Mas ainda temos Amorim que faz a posição muito bem.

O penalty surge após uma perda de bola de Bruno César.

Anónimo disse...

Mais uma vez, com a infantilidade do Luisão no penalty do Paços, a defesa do SLB deu mais um brinde ao adversário. Quase todos os golos que o Benfica sofreu na liga são ridiculos. A defesa continua em estado pré-catónico. Em quase todos os encontros sofrem golos. O Emerson continua a fazer faltas perigosas e Jesus insiste nele.
O Garay, de vez em quando, faz a sua borrada.
Destaque para o Artur e para os 3 minutos que valeram o 4-1 final.
a.p.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Matic é excelente (já o tinha dito aqui). Agora, se vamos entrar em comparações com o nosso Javi... Não vale a pena conversar mais.

São jogadores completamente diferentes. O Javi tem um físico imponente, é um tanque autêntico e ajudado por um bom entendimento do jogo consegue limpar metros e metros de terreno. É fundamental e um dos melhores jogadores da liga, na minha opinião.

O Matic é um jogador fino, técnico, que sabe jogar e que quer sempre construir. Está a se adaptar numa nova função e fá-lo com bastante qualidade. E com alguns erros também.

Fenómenos como a.p. e outros, sobretudo aqueles que escreveram coisas diabólicas sobre o Saviola - um barrote pelo sítio acima e ainda era pouco.

Vocês mandam bitaites sobre medicina? Então baixem as orelhas e deixem falar quem sabe - não falo de mim porque sou apenas um curioso. Há muitos aqui e noutros espaços que o fazem bastante bem. Podiam aproveitar para aprender alguma coisa.

John Wakefield disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=291036#

Dasse...

Anónimo disse...

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=291036