blog

quinta-feira, abril 12, 2007

Finito

E assim por volta das 22:00 de hoje a época desportiva do Sport Lisboa e Benfica dá-se como encerrada juntado a fantástica quantia de ZERO títulos à gloriosa vitrine da Luz. Mil perdões...sempre ganhámos o Torneio do Dubai.

É vergonhoso ser eliminado por uma equipa do nível do Espanhol de Barcelona. Depois da proeza de termos sido eliminados pelo Varzim, agora uma equipa banalíssima da liga espanhola empurra-nos para fora da única competição que ainda podiamos ganhar. É desperante. E, contudo, perfeitamente previsível.

Quando De La Pena consegue correr mais do que os nossos jogadores está tudo dito sobre a nossa condição fisica. Mais uma vez a mesma tecla mas mais uma vez visível aos olhos de todos. Fernando Santos está a colher a tempestade que semeou. E todos nós benfiquistas pagamos bem caro por isso. Disseram-me que não valia de nada substituir o treinador antes de um jogo destes e a 6 jogos do fim do campeonato. E agora? Não despedimos o treinador porque temos o segundo lugar a disputar? E quando o perdermos?? Não há nada a fazer. Se para o ano ficarmos com o Santos o destino da equipa está traçado: FRACASSO.
É doloroso ver o Benfica desperdiçar uma oportunidade de ouro de voltar a ter sucesso na Europa. A Taça Uefa estava ao nosso alcance. E, no fim, zero.

Eu não quero bater nos jogadores pois senti que eles queriam, lutaram mas não conseguiram, as pernas não permitiram mais aos nossos bravos jogadores. Mas não posso deixar de falar de Nélson que o ano passado era um dos melhores assistentes da equipa, com cruzamentos fantásticos e agora não acerta uma. O que mudou? Um treinador que, simplesmente, não treina? E David Luiz pela primeira vez fez uma exibição que não gostei mas, mesmo assim, foi dos mais inconformados, dos que mais tentou levar a equipa para a frente. E claro o maestro. É um previlégio ver tamanha qualidade nos relvados da Luz envergando o manto sagrado e como custa (a ele também porque é um de nós) vê-lo no meio daquela confusão que Santos tornou a equipa do Benfica. Aos 35 anos Rui Costa mantêm intactas as qualidades que fizeram dele um dos melhores do mundo e mantêm a força e o amor por aquela camisola. Que pena tenho que não se possa despedir com um trofeu conquistado. Por isso Rui, porque sei que lês estas linhas, fica mais um ano. Por favor!!!!

Mais do que perder títulos e trofeus Fernando Santos fez com que o Benfica perdesse uma equipa. E isso é que me assusta. Uma equipa que demorou anos a ser construída, Santos destruiu tudo. E é ouvir um Pedro Mantorras a falar, a abrir o coração da forma como abriu após este jogo, que se demonstra claramente que aquele balneário está em ebulição. Uma das principais características do Benfica nos últimos anos, um balneário forte, coeso e unido, está completamente destruído. E é isso que mais me assusta.

Os erros de Santos foram demasiados e nunca corrigidos. É ele, e só ele, o único culpado pelo fracasso desta equipa. E não tenho quaisquer ilusões, a queda não se fica por aqui.

Quem defendeu Santos que diga, sinceramente, se valeu a pena.

Não há muito a falar do jogo. Queixamo-nos da falta de sorte mas quem paga mais de 20 mil cts por mês a um avançado que, em cima da linha de golo, não marca vai-se queixar de quê?

Finito. O melhor plantel dos ultimos anos, uma extraordinária equipa, um treinador mediocre, zero títulos.

18 comentários:

Anónimo disse...

CAROS,

vamos acordar! nulo gomes tem de ir pregar para outra paróquia! CHEGA! este gajo é uma verdadeira anedota "ofensiva"...

mas alguém minimamente credível compara nulo a liedson? fdx...

nelson e anderson: o ano passado era esteios da equipa, este ano dois matrecos com pés e cabeça de barro...muitos maus!

nandinho: o q dizer desta coisa amorfa? "vamos conversar" "temos de conversar"

factos:

Liga: com os andrades corruptos e dps do q se passou em aveiro com 5 foras de jogo idiotas, parece difícil a Liga

taça: a potência varzim elimina o Benfica

Champions: grupo acessível: 3º lugar em igualdade com o 4º, um histórico europeu de seu nome copenhaga...

Uefa: steua, psg tremido e agora o todopoderoso espanyol elimina-nos...

p.s: dps do jogo de aveiro escrevi um grande elogio a Mantorras e finalmente ele abriu a boca: como pode este jogador que dá tudo o que tem e o que nao tem pela equipa aturar nulos gomes vitalicios, ver coxos derleis a serem chamados ao banco primeiro d q ele...o campeonato de 2005 foi principalmente de MANTORRAS!

ps2: Temos de nos livrar do nandinho timex...não dá mais...é sado-masoquismo ver um bardamerdas deste destruir um trabalho de 4 anos...

Anónimo disse...

O cansaço da equipa só surpreende os incautos. É conversa que já nem vale a pena ter.

Mas a culpa não será só do FS. Luisão, onde está? Alguém se lembra? São tiros no pé em catadupa. Tivémos azar e sorte. Os jogadores quiseram e não conseguiram.

Nelson: Bah.
Gomes: inenarrável

Anónimo disse...

Se eu me importasse só com os resultados fazia-me adepto do Chelsea. Vamos lá a ver, eu até gostaria de poder culpar o NGomes, mas durante o jogo todo chegou-lhe uma bola em condições e ele mandou-a na direcção da baliza. Não entrou, paciência. Tal como no remate do Simão fraco à figura, no falhanço do André Luiz, no toque falhado do Rui Costa, nas duas bolas no poste.

O Benfica teve o domínio completo do jogo, e o resultado não tem nada que ver com cansaço, apesar de eles se terem poupado em Espanha. Contei 6 (seis!) excelentes ocasiões de golo, contra um adversário que não arriscou nada, nem lhe interessava fazê-lo. Jogos a eliminar são assim mesmo. Lá com três ocasiões de golo marcámos dois.

Estamos a passar por uma fase esquisita mas também já chega. O Simão há-de voltar a marcar de livre, o Nelson há-de voltar a acertar um centro, o Miccoli há-de conseguir meter uma bola lá dentro. Vamos todos ao estádio porque é já no próximo jogo.

Anónimo disse...

Já agora, quanto à extraordinária equipa, o apagamento do Benfica aconteceu com os problemas físicos de Luisão e Karagounis e o apagamento do Miccoli (há quanto tempo não marca um golo?). Aí não há FS que resista.

Pedro disse...

Filipe o Miccoli não marca golos há bastate tempo mas o Mantorras marcou à menos de uma semana. O Katsoranis está de rastos pq o Santos contribuiu muito para isso. É a história antiga...defender Santos nesse aspecto não consigo compreender pq.
Nós não perdemos por causa de Luisão nós perdemos pq temos oportunidades de golo e não as marcamos. Uma vez é azar...constantemente é ....

Anónimo disse...

Só tenho a dizer como adepto do Glorioso e leitor deste blog que todos tem razão a meu ver, desde apagões de exibições,a fantasmas de 15 minutos, a desgaste físico, a contratações para encher jornais, e ridículo como alguém como Fernando santos dirige o Glorioso um homem que de treinador só tem o curso e as tantas foi tirado na Independente. Vergonhoso estar tão perto de tudo e perder para nada,tenho pena pelos jogadores que deixaram tudo em campo mais pena ainda tenho pelos que não sabem dar o litro e tudo mais por algo tão alto quanto este Clube.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Em dois jogos criámos 9 ocasiões claras de golo, dessas entraram duas, outras duas foram ao barrote.

Percebo a posição dos críticos, só quero dizer é que nem todos os adeptos fazem um drama desta eliminação. O próprio Eriksson disse a propósito do jogo: "Podia tranquilamente ter feito dois ou três golos. É assim a vida. Fica para uma próxima vez."

Anónimo disse...

filipe dise:"Em dois jogos criámos 9 ocasiões claras de golo, dessas entraram duas, outras duas foram ao barrote" viva a farturinha rapaz. So para te lembrar, o Man U num só jogo marcou 7 e criou deixa la ver..... 20
Mas fair-play para ti jogmos bem e tivemos azar

Anónimo disse...

"Em dois jogos criámos 9 ocasiões claras de golo, dessas entraram duas, outras duas foram ao barrote"

e isso é muito? contra uma equipa ao nivel do espanhol?
já nem sei o que se pode fazer...
despedir agora o treinador não é solução. Tem que ficar até ao fim para contemplar a grande merda que fez (não tenho dúvidas que vamos ficar em 3º).
ficam umas perguntas no ar:
1- a entrada do kastouranis foi para k quando o jogo precisava de velocidade?
2- porque que saiu o karagounis quando o petit já nem se mexia?
3- o manu não pode jogar?
4- o nuno gomes é ponta de lança?
5- o nelson tem alguma cláusula que o obrigue a jogar sempre?
6- o FS tirou o curso com o socrates?

Anónimo disse...

Só para constar só não perdemos o jogo pq o gajo do apito foi amigo há um pemalty claro a favor do Español que fica por assinalar.
O Quim que ponha os olhos no GR espalhol para ver se aprende alguma coisa.

dezazucr disse...

Filipe, o maior problema é que até criamos ocasiões de golo. Este ano o Benfica não se pode queixar disso. O problema é que este ano o Benfica entra em campo no máximo 20/30 minutos por jogo, alguns deles quando já está a perder. Sendo que o Benfica este ano apenas conseguiu virar um resultado, contra o poderoso steua. Até o Varzim conseguiu travar o ataque do Benfica. Porquê? atacantes anedóticos - isto é claro falando de nuno gomes, o tal que muitos gostam porque joga para a equipa e "de costas para a baliza" apesar de jogo sim jogo não falhar uma de baliza aberta. E ainda nos obrigam a aturar derlei no Benfica?! Dass!

João Bizarro disse...

Se o Santos saisse agora ainda iamos a tempo de planear bem a proxima época. E que leve o departamento médico.

Anónimo disse...

Jogadores queimados por Fernando Santos: Manu, Paulo Jorge, Miguelito, João Coimbra, Mantorras, Moreira

Digam o que disserem estes jogadores têm potencial para serem grandes jogadores e darem muito ao Benfica, e depois venham lá dizer que a equipa não tem alternativas.
O que se viu ontem foi uma equipa cansada sem capacidade para lutar, até os próprios Simão e Miccolli andavam estoirados sem conseguir jogar a 100%, também eles foram queimados por um treinador que não os faz descansar.
Era tão simples ter sucesso com este plantel, bastava rodar com os jogadores que eu referi acima, mas Fernando Santos não confia em jogadores que pouco viu jogar, e tem medo de os meter a jogar, ora um treinador com medo de arriscar e de ter sucesso não serve para o meu Benfica!

Se Fernando Santos fica mais uma época nem valerá a pena acompanhar a equipa do Benfica, já sabemos que será mais uma época sem ganhar nadinha....ainda por cima com o polvo à solta....

Anónimo disse...

telmo não sei se os jogadores que referiste tem potencial para ser grandes jogadores mas sei que tem qualidade para jogar de vez em quando e dar descanso aos outros.
o nelson tá uma nulidade mas acho que nem o miguel conseguiria aguentar TODOS os jogos do campeonato, taça, LCE e UEFA (e MAIS um jogo no DUBAI!!!)
Como já disse não quero que o FS seja despedido agora. ainda iamos ouvir cenas do tipo "despediram-me e o glorioso tava em 2º a 3 pontos do 1º e tenho a certeza que ia dar a volta a situação".
quero que ele seja despedido no fim da época quando o benfica estiver em 3º a 8 pontos do 2º lugar!
se o FS ficar mais uma temporada temos que pensar nalguma solução para pressionar a direcção

Pedro disse...

Alguem disse uma grande verdade: Qd o Katsoranis entrou o SLB precisava de velocidade. Tinhamos Paulo Jorge e Manu no banco q podiam ter imprimido muita pressão ofensiva e impediam as subidas do Espanhol q foram sempre perigosas. Mas Santos, nem assim, nem a ser eliminado, faz algo de jeito...

Mas o john convenceu-me...ele q fique até ao fim e assuma totalmente o fracasso desta época!!!

João Bizarro disse...

Nuno, pior que o Nuno Gomes é mesmo o Nelson. Esse sim tirou-me do sério.
O Nelson e claro o Sr. Engenheiro.
Nem mesmo com a eliminatória perdida o gajo arrisca e mete mais velocidade com a entrada do Paulo Jorge e do Manu.

Se calhar não traziam nada de novo. E porquê? Porque não têm ritmo de jogo. Porque jogam sempre os mesmos. Porque entram sempre os mesmos.

Anónimo disse...

Nunca gostei de Fernando Santos. Acho-o excessivamente nervoso, transmite intranquilidade para o terreno e claramente não é um homem de liderança, o que se constata quando esta época não se ouviu uma única vez alguém falar no bom ambiente do balneário, palavras recorrentes no Benfica de Koeman, de Trapp ou de Camacho. O ambiente aparenta ter-se deteriorado. Contudo por alturas do Natal dei o braço a torcer. Apesar de continuar a não gostar do treinador dei-lhe o benefício da dúvida, simplesmente porque o Benfica estava a jogar bem!

Depois veio Janeiro e a debanda (de Karyaka, Ricardo Rocha, Alcides e Kikin) que mostrou claramente que FS, como fervoroso católico e homem de fé que é, não pensara a época como um todo, mas a dois tempos, sendo que o nascimento de Cristo terá sido o marco. Existe um Benfica com um plantel recheado e forte até ao Natal e depois disso um Benfica com os 25 jogadores que o Eng.º pediu, mas onde claramente foram cometidos erros de avaliação (e consequentemente de gestão) na escolha entre os que ficariam e os que partiriam.

Resultado o erro de FS não foi praticado agora, mas naquela altura (Natal) aí o Benfica jogava bem e havia espaço para o plantel rodar e manter-se preparado para um trimestre Março/Abril/Maio que se desejava recheado de jogos.

Exemplo desse erro é o jogo da 1.ª Jornada jogada a 21/12 quando o Benfica vencia o Belenenses por 3-0 aos '55min, sendo que as substituições só são realizadas aos '70, '81 e '84. Em 22/10 o SLB joga com o Estrela em casa. Aos '54 vencemos por 2-1 e o Estrela joga com menos um jogador. FS faz apenas uma substituição aos '68, tendo posteriormente sido forçado a mexer na equipa aos '87 porque Miccoli fora expulso aos '81, caso contrário acabariamos com uma substituição apenas. Não me quero alongar muito, caso como estes existem vários em que o Benfica vencia tranquilamente e por teimosia o treinador não mexia na equipa. Repito estávamos a jogar bem na altura, havia que dar motivação aos suplentes. FS plantou estes ventos no Inverno, colhe estas tempestades na Primavera.

Enfim, era óbvio que o cansaço daqueles jogadores ontem que não foram poupados na altura certa acabasse por os vencer!

Azar tivemos contra o Boavista, aquilo ontem foi um sonho a morrer definhando de cansaço.

O comment já vai longo deixo para outra altura a análise ao Departamento carniceiro-médico do Benfica. É que se é verdade que Rodolfo Moura é talismã, também não é menos verdade que foi sempre corrido dos sítios por onde passou (refiro-me mesmo a Sportens e FC Andrades).

Grande abraço
Artur
Força Benfica!

Anónimo disse...

coitado do mantorras que é gozado forte e feio no vosso clubezeco cheio de lobbies...