blog

terça-feira, abril 03, 2007

Não são animais, são dragões

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto e defendo as claques. Foram muitos anos no seio delas muitas aventuras e experiências enriquecedoras. Eu defendo as claques sejam elas vermelhas, verdes ou azuis. Mas não posso defender violência gratuita, agressões a adeptos pelo simples facto de serem de cor diferente e não defendo nem pactuo com comportamentos selvagens.

Neste ultimos anos temos tido o previlégio de conviver com adeptos maravilhosos, adeptos como os do Liverpool e do Celtic que se enquadram no mesmo grupo dos nossos, no grupo dos melhores adeptos do mundo, adeptos como os do Barça, adeptos, inclusivê que se lhes chega a mostarda ao nariz são capazes de violência que faz os super dragões corar de vergonha, como os do PSG, Dinamo de Bucareste ou mesmo Manchester United. Todos eles estiveram na Luz e só aconteceu uma coisa, independentemente do resultado: FESTA.

A Direcção do Sport Lisboa e Benfica errou quando colocou os adeptos andrades no Piso 3. Os andrades não têm, minimamente, um décimo do nível dos adeptos internacionais acima citados. Era previsível que tal acontecesse. Eles não são animais, são dragões. Os animais portam-se melhor, muito melhor. A um animal é possivel ensinar obdiência básica. Aos dragões é impossível ensinar qualquer coisa de bom. Por isso a Direcção do Benfica falhou.

Mas vai a tempo de emendar o erro. O comunicado da SAD dos andrades é ofensivo à família benfiquista. É vergonhoso que nem uma palavra seja dita condenando os seus adeptos agressores. Pois bem...assim sendo peço aos dirigentes do Benfica que tomem medidas duras:

-Exigência imediata de um pedido de desculpas público dos líderes das claques dos andrades. Se tal não ocorrer o Benfica não permitirá a presença de qualquer simbolo, faixa, bandeira alusivo às claques dos andrades no seu estádio cabendo à policia o cumprimento de tal exigência. Não fornecer qualquer bilhete ao clube andrade e, para evitar as conhecidas manobras deles para adquirirem bilhetes de outra forma, colocar bilhetes para não sócios à venda exclusivamente no estádio da Luz e a proibição de compra de mais de 5 bilhetes de uma vez. Todos os bilhetes de sócio adquiridos terão que ser acompanhados pelo respectivo cartão e destinados ao lugar correcto no estádio.

Para os andrades vir à capital visitar a Catedral é o climax da vida deles. Vamos-lhes retirar esse prazer. Toda a família benfiquista por certo concordará com estas medidas.

Multas? Houve lançamentos de petardos para cima de adeptos nossos, houve invasões de campo com o jogo a decorrer com intenção de agredir os nossos jogadores...alguem soube de alguma punição?

17 comentários:

GR1904 disse...

Não sei se concordarei ctg ao dizeres que "a Direcção do Sport Lisboa e Benfica errou quando colocou os adeptos andrades no Piso 3". O que sei é que era só o que faltava se o Benfica tivesse de se condicionar pelo facto de serem tripeiros.

Tal como disseste, já passaram pela Luz adeptos que têm historial de violência que mete os tripeiros a um canto refundido. Actualmente, os adeptos do PSG e do Dinamo de Bucareste que são, pura e simplesmente, dos mais perigosos que há (acompanho a cena ultra de leste há uns 3 anos e sei do que falo, por ter contactos vários em dois países dessa zona). Não tão actualmente, esqueceste-te de referir na lista os hooligans do Liverpool que foram responsaveis pela tragédia de Heysel. Mas isso são pormenores. O que interessa é que a diferença está no comportamento de uns e de outros, que independentemente do sítio onde sejam colocados, arranjam sempre problemas e insegurança. Ou alguém duvida que se ficassem no piso 0 da Luz não iam rebentar petardos para a zona dos adeptos do Benfica? Só que em vez de serem mandados para baixo, eram mandados para os lados.

Daí que, tendo em conta isto tudo, julgo que foi uma atitude corajosa da Direcção do SLB para provar a toda a gente, se duvidas restassem, que esses tripeiros dos grupos de apoio (antes de serem tripeiros, são anti-Benfica) não merecem um único bilhete na Luz.

Querem outro argumento? Não gosto de ver adeptos do meu clube serem prejudicados na aquisição de bilhetes em benefício desses pseudo-ultras. Até podia bastar isto para justificar nem um bilhete mais para a tripeirada.

O comunicado do fcp é uma lavagem de argumentos muito suja. O problema não está na revista nem na localização dos adeptos. O problema está nas pessoas que frequentam a curva tripeira. Nos que rebentam petardos para cima de adeptos normais e mandam cadeiras para cima de crianças e mulheres. Isto sim, é que tem de ser criticado. Ou agora as pessoas comportam-se de maneira diferente consoante o sítio do estádio onde estejam? Se ficar no piso 3 mando petardos e cadeiras mas se ficar no piso 0 limito-me a cantar? Poupem-me.

Agora relembro um pormenor engraçado. Há uma lei chamada 16/2004 altamente repressiva para os adeptos. Pessoalmente conheço um ou outro caso de membros de claques que foram impedidos de entrar na Luz durante uns bons meses, ao abrigo dessa lei, por meras questões de violência fora das bancadas. O que vimos na Luz é o protótipo de situações que essa lei devia condenar mas que nunca ninguém o foi porque... se estão a cagar. Há 150 câmaras de vigilancia na Luz que filmam tudo e grande parte delas estão direcionadas para os grupos de apoio. Está tudo gravado. É assim que em Itália e em França há centenas de "difidatos" (membros de claques proibidos de entrar em recintos desportivos). Cá em Portugal, mandam petardos e cadeiras, aparecem na tv, e o máximo que acontece é terem de mostrar o BI. Por mandar umas caralhadas a lagartos num jogo na Luz, fiquei com cadastro há 2 anos. É assim?

Só para terminar, e falando nos lagartos, nesse mesmo jogo que foi o da Taça (3-3) muitos adeptos ultras do sportém ficaram no piso 3. Alguém se lembra de ter havido problemas?

Pedro disse...

Aceito o q dizes...estar por cima ou por lado é indiferente para quem quer criar problemas. Mas acho q tb concordas q o estar por cima torna as coisas mais fáceis para quem quer criar problemas. Estão numa posição mais confortável. Estando por baixo há uma tendência para se portarem melhor pois podem ser alvos de resposta por quem está por cima deles.

Infelizmente alguns benfiquistas pagaram no corpo a comprovação q os andrades estão a anos luz de adeptos do calibre dos citados acima. Só houve problemas pq os andrades os criaram. E é isso q ficou bem patente.

A SAD andrade não pode culpar a zona onde foram colocados sem reconhecer q os seus adeptos são piores do q os do Liverpool, Manchester, Barcelona, etc.

Ficar com cadastro por mandar caralhadas aos lagartos e depois ver invasões de campo passarem impunes é de bradar aos céus...

Há uma maior repressão aos benfiquistas do q aos outros. Então os andrades têm quase carta branca. Nunca me hei-de esquecer de uma vez nas antas qd os andrades saltaram as redes e avançaram para os benfiquistas a correr e estes, como é natural, levantaram-se esperando pelo q pudesse acontecer e a policia carregou sobre eles pq se levantaram e puseram-se em posição defensiva invês de carregar por quem saltou redes e procurou o confronto.

Anónimo disse...

Subscrevo tudo, esta praga (de qualquer cor) tem que ser irradiada do nosso futebol!
http://www.bancadasagres-sector7.blogspot.com/

João Bizarro disse...

Esses bandalhos nunca mais deviam pisar o Estádio da Luz.

Anónimo disse...

Será que é preciso aqueles animais matarem uma pessoa para alguém tomar atitudes?

É que neste jogo não morreu ninguém por mero acaso, bastava as cadeiras terem caído em cima de crianças em vez de adulto.

Quando é que o Benfica declara guerra aberta aos corruptos e os impede de entrar no estádio??

Inclusivé o corrupto-mor que me dá nojo vê-lo sentado numa qualquer cadeira daquele estádio, o lugar dele é atrás das grades como um animal e não ali na Catedral.

Anónimo disse...

Há uns anos houve confrontos entre claques do SLB e FCP e só o SLB foi condenado com dois jogos fora de portas.

É uma vergonha esta palhaçada. Nunca mais lá entravam.

Anónimo disse...

E o SLB sofreu alguma punição no caso very-light em que (aí sim)morreu o Rui Mendes? É que nem todos os animais vestem de azul e branco!
Não que eu ache que os clubes devam ser punidos por acções dos adeptos!

PS: O dito Macaco entrou com um bilhete de acompanhante de sócio do SLB. E esta, hein?

Anónimo disse...

Por acaso o Benfica viu o seu estádio suspenso devido ao trágico acontecimento de Jamor 96...

O Bobby e o Tareco são lagartões disse...

JLAF/anónimo anti-benfiquistas, ninguém mais que os benfiquistas lamenta o que aconteceu no Jamor, que como todos sabem resultou de um acto isolado, de um selvagem que foi condenado e preso. Agora, o que os selvagens vossos compatriotas fizeram na Luz mais uma vez vai ficar impune, isto porque sempre existiu um temor incrível das autoridades perante a grande instituição corrupta e corruptora da qual vocês se dizem adeptos. Na filial sul do FCP, ali no Alvaláxia, ainda se pode ir ver uns jogos com alguma segurança, agora convosco nem no nosso estádio já podemos estar!

Pedro Neto disse...

O FCP é a total subversão daquilo que um clube de futebol deve ser.
Violência e Corrupção são os seus lemas!

Só num país como Portugal ainda existem. Em Inglaterra, por exemplo, estariam nuns distritais.

Pedro disse...

jlaf não me lembro se o SLB foi punido mas acho q não. Pelo menos não no aspecto da interdição do Estádio. E entende-se pq. Foi um acto isolado de uma pessoa q resultou na morte de outra. O Tribunal reconheceu q não houve intenção, q foi involuntário e, mais importante, o prevaricador foi preso, julgado e punido.

O q se viu no domingo não foi um acto isolado, individual nem involuntário. Foi um grupo q por várias vezes e de várias formas agrediu ostensivamente adeptos situados debaixo de si. Felizmente não resultou em nenhuma morte. Mas por mera sorte, se aquela criança q saiu a chorar ao colo do pai tem levado com uma cadeira ou com um petardo a esta hora a conversa era completamente diferente.

Este tipo de actuação em grupo de adeptos leva, sempre, a castigos pesados. Só em Portugal é q isso não acontece...nem qd se vê invasões de relvado com o jogo a decorrer, nem com petardos para cima de adeptos, nada. É impunidade total...mas tb estamos a falar do país onde dirigentes pagam viagens a árbitros, recebem-nos em sua casa antes dos jogos, pagam a jogadores adversários para perderem jogos, etc , tudo provado e tudo impune.

Anónimo disse...

Amigos, que os SD são uma claque repleta de "animais", concordo plenamente. Que muitos deles sejam interditados de visitar qualquer estádio, apoio. Mas não compreendo que um estádio novo, e ainda por cima o maior do país, não tenha um sítio proprio para adeptos visitantes, como qualquer estádio de bairro em qualquer país europeu.

Não se pode exigir segurança se os visitantes mudam de bancada em todos os jogos.

Quanto ao resto, não precisam de assobiar para o lado e criticar apenas os SD, pois todos os clubes têm pelo menos uma claque de merda, a começar pelas vossas duas claques que até incendeiam as sedes uma da outra. E caso não se lembrem, antes do jogo, quem criou os problemas foram os NN.

Boa sorte para a UEFA.

eBuddha, portista, mas não doente.

jbernardo disse...

O estádio da Luz tem sítio próprio para visitantes. Basta ver que até irem lá os adeptos do Porto nunca tinha acontecido nada com os adeptos adversários.
Com os adeptos do porto, foi só ver - petardos, cadeiras arrancadas, a PSP a fingir que não via, a polícia de choque a ameaçar os adeptos do SLB em vez de correr os criminosos para fora do estádio, valeu tudo.
É preciso mais provas da impunidade do FCP?

antitripa disse...

Por muito que se escreva nunca vão ter a noção do que realmente aconteceu. Só quem lá esteve no sector 26 viu. Eu VI, niguém me contou, eu VI e VIVI aquilo!

pedro, passa lá no meu tasco, há uns pormenores que vais gostar de saber.

Pedro Neto disse...

O Estádio da Luz foi, obviamente, interditado na sequência da tragédia no Estádio Nacional. E bem, diga-se.

Foram 3 jogos em 1996/97, talvez tenha sido pouco mas já foi alguma coisa. Dois jogos em Campomaior, com Guimarães e Leça, e 1 no Bessa com o Rio Ave - a única vitória, por 1-0, golo de... er... Jorge Soares.

Pedro Neto disse...

E estou totalmente de acordo com o Pedro. No Jamor foi um trágico e vergonhoso acidente isolado, ou assim parece já que a pena foi homicidio involuntário.

Na Luz foi propositado, porque ninguéma atira 9 petardos para o mesmo sitio apenas por acaso.

Anónimo disse...

isto so se resolve de outra maneira amigos...nao esperem pela justiça pq esta nao actua.

por haver esse sentimento de total impunidade é que esses acontecimentos cada vez serao piores.

acreditem que isto está á beira de uma guerra como nunca se viu em portugal... ja nao falta muito.

depois veremos o que a policia e a justiça irao fazer.