blog

segunda-feira, setembro 02, 2013

Da revolta à raiva

Desde que começou o reinado de Pinto da Costa que o Sport Lisboa e Benfica é o alvo a abater pelo sistema que o Presidente do FCP criou. Somos, ano após ano, o alvo preferencial de arbitragens ardilosas que visam provocar o nosso fracasso desportivo. Durante anos e anos o SL Benfica é sistemáticamente prejudicado pelas arbitragens que no final do campeonato custam-nos os pontos suficientes para não sermos campeões. São fáceis de apontar anos em que se não fossemos tão prejudicados teríamos sido campeões como por exemplo no ano de Quique Flores.

O problema do SLB ao longo dos anos nunca foi a qualidade das suas equipas como muita imprensa se esforçou (com sucesso diga-se) para passar a mensagem. Não tivemos planteis de luxo nem um 11 de nível europeu mas eram equipas perfeitamente capazes de disputar os troféus nacionais. Claro que conseguimos mencionar uns quantos jogadores que nos causam calafrios sempre que nos lembramos deles mas isso acontece, igualmente, nos nossos rivais. O problema do SLB foi a incapacidade de conseguir responder aos ataques que era alvo e, como tal, sempre que era prejudicado isso representava perda de pontos. Foram muitos títulos perdidos dessa forma. É revoltante ver sempre os outros a jogarem mal mas a terem sempre um empurrão que lhes permite a vitória, é revoltante ver sempre a equipa do SLB ser prejudicada em lances que depois a imprensa "especializada" apelida de "difícil análise" ou "que se aceita a decisão do árbitro". São anos e anos de revolta, de asco pelo nojo que o futebol português se transformou.

Recentemente, fruto de um fortíssimo investimento no futebol, o SL Benfica conseguiu construir planteis de extraordinária qualidade, subindo e muito o patamar qualitativo da equipa e colocando-se a léguas da competição interna (excepto FCP, obviamente) e colando-se aos grandes europeus. Este investimento permitiu dotar a equipa de futebol de jogadores de tão boa qualidade que foi notória a capacidade de ultrapassar os obstáculos que as arbitragens ardilosas nos colocavam. Não tenhamos ilusões, os erros de arbitragem mantinham-se, a diferença é que a equipa era tão forte que conseguia superar essas dificuldades. Isso permitiu sermos campeões e permitiu criar um ciclo de vitória que seria fatal para o Sistema que tanto nos prejudica. 

E é aqui que entra a raiva. Desde os anos 90 que o Benfica não tinha equipas tão fortes como os destes últimos anos, tão fortes que permitem lutar contra os rivais e contra as arbitragens. Tão forte que conseguem ganhar confortável vantagem na liderança do campeonato. E tudo é perdido por erros próprios. Depois de tanto trabalho, tanta luta para conseguir conquistar os títulos, nas rectas finais (ou nos inícios como na segunda época de Jorge Jesus) opções erradas levaram a que o Benfica perdesse a corrida ao título. As duas épocas passadas são o perfeito exemplo disso com o Benfica a conseguir ultrapassar todas as adversidades, ter liderança e depois, na recta final, na hora H, uma série de opções erradas levaram a equipa a baquear e a ver-se ultrapassada na última curva. Uma e outra vez.

Custa-me muito ver o SL Benfica, ano após ano, a desperdiçar os melhores e mais valiosos planteis da sua história. É por isso que sou tão crítico de Jorge Jesus. Porque temos muita culpa no insucesso desportivo que nos assola e, acima de tudo, de constatar que nada muda, ano após ano. Somos prejudicados e nada fazemos para nos proteger, bem pelo contrário, ainda damos o flanco com erros atrás de erros. Facilitamos o trabalho aos Proenças e Hugos Migueis deste campeonato.

16 comentários:

Anónimo disse...

E quando não facilitamos, os Proenças e afins tratam de facilitar:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OwZMz9wnjEA

Benfiquista no Norte disse...


Pois, de facto o SLB passou a ter equipas melhores e mais competitivas. Mas, como respondeu o sistema? Simples: FCP praticamente invencível em 3 épocas sucessivas. Nós subimos o patamar competitivo, eles o dos jogos de bastidores.

Enquanto o P da C não se retirar, vai ser difícil lutar contra isto. Temos de estar mentalizados, já falta pouco.

Ps: O reconhecimento de que o investimento na qualidade da equipa evoluiu é uma atribuição de algum mérito à gestão de Vieira, quer se goste ou não. Pena realmente o nº de canecos ser tão curto.

M disse...

este teu post e o anterior são precisamente mais do mesmo do que diz respeito ao modo como nosso Benfica tem sido gerido...

não é por perder que me vou afastando, perder e ganhar faz parte do jogo e, em abono da verdade, já vivi mais derrotas do que vitórias e nunca perdi o entusiasmo... é pelo modo como temos perdido que me vou afastando, dá-me cabo da saúde e isso não pode ser.

Pedro disse...

Infelizmente não é tanto mérito como isso uma vez que o passivo está em valores brutais. O investimento resulta de criação de dívida e sem retorno desportivo. Alguém vai ter que pagar aos bancos e não me parece que sucessivos empréstimos obrigacionistas sejam a solução. Ou seja, um dia a liquidez vai diminuir e será difícil manter estes níveis de qualidade. Iremos, forçosamente, recuar para tempos onde o plantel não era tão forte e onde eramos mais vulneráveis aos ataques e, igualmente grave, concerteza que não iremos para sempre apenas nos preocupar com o fcp, os restantes adversários irão recuperar e crescer.

Resumindo, nesta fase de muito investimento temos pouco para mostrar em termos desportivos. E muito por culpa de erros próprios.

Em relação ao "já falta pouco". Gostava de acreditar mas, lembra-te, já falta pouco para eles nos apanharem.

Pedro disse...

M, é mesmo isso. É isso que me vai "matando"...a forma como se perde, a forma como se encara tudo isto, a forma como não se luta.

Antes perdíamos mas sentíamos o benfiquismo bem vivo, hoje em dia não. Isso faz mais mossa do que qqr derrota.

Rafael Ortega disse...

O Jorge Jesus pode ser um incompetente, e pode haver alguns jogadores que nem para jogar aos fins de semana com os amigos servem.

Mas não são eles que inventam faltas (Xistra Guimarães-Benfica),fingem que não vêm 3 penaltis no mesmo jogo (Hugo Miguel Académica-Benfica), ou validam golos em fora-de-jogo e outros com cortes com o braço pelo meio (Proença Benfica-corruptos).

Não são eles que anulam golos limpos (Soares Dias Benfica-Braga) ou que marcam penaltis com a falta fora da área (Académica Benfica).


O Benfica não perdeu os últimos dois campeonatos por culpa própria. Perdeu porque foi roubado.

Ponto final. Por outra hipótese em cima da mesa é desculpar as golpadas.

Pedro disse...

Rafael, tudo o que dizes é verdade excepto a conclusão final. E é tão grave que isso continue a persistir.

Rafael, apesar de tudo o que dizes o Benfica conseguiu ter, nos dois últimos anos, vantagem confortável sobre o segundo classificado. O ano passado inclusivê chegámos à penultima jornada em primeiro. E nos jogos que provocaram a perda desse lugar tu encontras muitos erros próprios. Ignorar isso é tão errado como ignorar as arbitragens.

DeVante disse...

Para que serve um Presidente do Benfica se não pode defender o clube dos roubos e, cereja no topo do bolo, diz que não comenta os roubos?

Ricardo disse...

O nosso Presidente gostou muito dos ensinamentos de Proença no Seixal. Somos, de facto, um clube benemérito.

Anónimo disse...

Parabéns! Como gostava que este texto chegasse a mais benfiquistas...
Chega a ser ridículo ver que os pontos que o Benfica fez com o Jesus bastavam para fazer do clube campeão em grande parte das épocas dos últimos anos, mas o sistema não perdoa. No ano em que não dava para disfarçar a mediocridade do fcp, lá empurraram o Braga para a luta. ridículo é a palavra que me vem à cabeça. voltei a deixar de acreditar no futebol português quando o apito dourado reacendeu a esperança. foi sol de pouca dura. nesses tempos ganhamos com uma equipa que deve ter sido o campeão mais categórico que tenho memória. mesmo assim só à última jornada. os vícios sempre estiveram lá. demorou uma década para serem criados e agora é gozar os frutos. de um lado as forças de bloqueio e do outro as as forças do desbloqueio. esta época é a repetição do filme das últimas 3 décadas. da direcção nada. sentem-se incapazes?
e tens razão. é revoltante pensar que o talento do markovic só nos vai trazer más memórias por associação. foi assim com o miccoli, simão ou aimar. jogadores extraordinários que mereciam ter ganho muito mais...

Anónimo disse...

o proença deveria estar proibido de entrar no seixal. quando me recordo do último clássico em que permitiu todas as entradas do fernando e à primeira do matic deu-lhe amarelo. chegamos ao início da 2ª parte com o meio-campo amarelado. depois entrou o roderick e precipitou o resultado... o proença é um tipo ardiloso e a direcção do benfica uns anjinhos. não sei que equipa pode sair daqui, nem saberei. estão a matá-la à nascença e a levar em ombros a outra. previa-se outra coisa? benficatv.

SL4EVER disse...

Parabéns é um optimo texto!

Enquanto a maioria não pensar assim vai ser sempre muito difícil subir a exigencia e competencia dentro do nosso clube. Os roubos da arbitragem não desculpam os nossos erros e vice versa, só um SLB mais forte e competente poderá destroçar o sistema corrupto, um SLB poderoso, competente e blindado ia causar muitos problemas aos moços de encomendas de apito na boca e seus mestres, um SLB gerido desportivamente de maneira amadora como hoje em dia acontece só lhes facilita a vida e eles agradecem.

Não se pense é que isto muda sem mais nem menos quando o diabo carregar o corrupto mor, ele é apenas uma das faces mais mediáticas mas sozinho nunca teria feito nada e em todo este tempo o que não faltou de certeza foi oportunidades de treino de outros corruptos amestrados. O problema vai muito além do futebol, é social, político e judicial e enquanto se permitir que corruptos traidores governem o país nada muda, enquanto PS/PSD que são as faces da mesma moeda continuarem a reinar cá no burgo nada muda. Andam todos a comer da mesma gamela aos anos e todos estão comprmetidos e vão ter que cair se queremos que algo realmente mude.

A luta continua...

Antonio Vieira disse...

Assim nunca mais lá vamos! Tenho 29 anos e practicamente desde que sou gente o porto cresceu de uma maneira desmezurada.. Poucas vezes vi o Benfica campeão.. Até quando irá durar este martirio ate quando caralho? se eles forem tetra campeões sera a 3ª vez que tal acontece na historia, eles ganham 3/4 campeonatos seguidos enquanto o diabo esfrega um olho, isto nao pode ser! ACORDA BENFICA! ACORDEM BENFIQUISTAS! ou nos começamos a mexer ou nunca mais os apanhamos mesmo depois de pinto da costa, sim porque há gente ja preparada para lhe seguir as pisadas..

Anónimo disse...

Para uma análise mais honesta, seria interessante comparar o futebol português antes e depois do 25 de abril.
Porque por muito que tentem fazer pensar que o futebol foi sempre assim, a história de portugal não se esquece de um dia para o outro.

Pedro disse...

Sim, é verdade. Antes do 25 de Abril um corrupto como o Pinto não teria hipóteses...já tinha sido enforcado.

Ppalma disse...

ai que choradeira... o benfica tem uma média anual de 2345 aproximadamente, de remates, e só marca aprox 120. têm um treinador que não vale um cú. primeiro o benfica tem de arrumar a casa. quando aos "roubos", todos roubam, até o benfica faz as suas negociatas... o futebol não é um desporto, é uma economia....