blog

domingo, setembro 01, 2013

Sporting - SL Benfica: 1-1

Mais do mesmo.

Este jogo é um perfeito exemplo do porquê do SL Benfica não vencer ao longo destes muitos anos: arbitragens manhosas e erros tácticos. Em Alvalade o SLB se não fosse prejudicado pela arbitragem tinha ganho e se não comete uma série de erros tácticos tinha ganho. Com uma boa arbitragem tinha ganho apesar dos erros tácticos, com acerto táctico tinha ganho apesar da má arbitragem. E tem sido isto o Benfica dos últimos anos com especial incidência no período de Jorge Jesus onde temos tido, de facto, qualidade no plantel suficiente para ultrapassar o "azar" que temos com os homens do apito.

Espero que o SL Benfica não se cale com o que se passou esta noite em Alvalade, que fale muitas vezes dos lances e que os mostre em todas as conferências de imprensa mas que isso não sirva para ignorar a nossa prestação. Mais uma vez Jorge Jesus faz alinhar a vertigem atacante com dois avançados e dois médios centro num jogo de maior dificuldade e, obviamente, o resultado foi o habitual: nunca controlamos o meio campo, nunca tivemos jogo. Um amigo meu dizia "eles ganham os ressaltos todos". Claro que ganham, eram muitos mais do que nós e isso faz toda a diferença. Na primeira parte o Benfica só atacou quando Gaitan ía para cima deles. Na segunda só atacamos quando Markovic ía para cima deles. De resto, jogo colectivo nem vê-lo. Mau, péssimo. A equipa apresenta uma condição física ainda longe da melhor forma e nem assim Jorge Jesus opta por maiores cautelas fortalecendo o meio campo. Colocar Rodrigo em campo e não um centro campista é quase criminoso mas já ninguém pode ficar surpreendido porque Jesus é isto e nunca vai mudar, tal como o resultado final nunca irá mudar. Depois, a ajudar a festa, uma série de lesões que fazem soar os alarmes na Luz (ou pelo menos deveriam) e que obrigaram a equipa a jogar com Rodrigo, Lima, Markovic e Cardozo à frente de Matic e Amorim. Um caos táctico que só mesmo um adversário fraco foi incapaz de aproveitar. E apesar de tudo podíamos ter vencido tal a qualidade dos nossos jogadores que, pelo menos, durante 15 minutos colocaram os pobres adeptos leoninos em pânico. Mas tudo fruto da inspiração individual e não de um jogo colectivo. 

A apatia de Jorge Jesus na primeira parte é bem reveladora do quão mau é o ambiente naquela banco. Todos aqueles que achavam que os golos caídos do céu contra o Gil Vicente mostravam que estava tudo bem, todos unidos, hoje devem ter percebido que não é bem assim. Várias sms recebidas a perguntarem-me se os jogadores estão a fazer a cama ao treinador. Não sei responder a isso mas sei que faltou aquela reacção que todos estamos à espera que os jogadores tenham perante as adversidades. O capitão insulta os adeptos mas depois, no jogo a seguir, a equipa volta à mesma apatia. Sim, a táctica do treinador não ajuda. A convocatória do Cardozo não deve ter caído bem no seio do grupo, no fundo, tudo somado, nada ajuda. Sou um defensor de Cardozo como todos sabem mas convocar logo Tacuara mal ele começa a treinar e ser logo ele opção para entrar não é, no meu entender, uma boa política de gestão do grupo de trabalho.

Gaitan enquanto durou e Markovic na segunda parte foram os jogadores que abanaram o jogo do nosso lado. O sérvio então é de uma qualidade absurda para 19 anos. Ao contrário, Rodrigo é carta fora do baralho. Mais uma vez, sem ritmo, fora de forma, pesado e tudo mais, Cardozo faz mais em 20 minutos do que os outros em 90. Os apoios que Tacuara dá...ou se percebe ou não se percebe, não vou discutir mais o assunto. Sálvio em noite não. O Sálvio do costume não tinha falhado aquela oportunidade. Maxi irreconhecível e a precisar, urgentemente, de descansar. Cortez a mostrar todas as debilidades defensivas que lhe apontam. Matic e Enzo fora de forma. Lima pouco se viu. Amorim entrou bem. Os centrais falharam uma vez e deu golo. Artur pouco podia fazer no golo sofrido e bem a defender o livre de Adrien. Pouco, muito pouco para a abissal diferença de qualidade para com os adversários desta noite.

A arbitragem foi a esperada. É verdade que os lances não são como o penalty sobre o Gaitan que o Artur Soares Dias ignorou, ou como a expulsão do Cardozo por dar murros na relva ou ainda a pancada que Aimar sofreu e que este mesmo árbitro considerou falta atacante. Não foram lances assim tão escandalosos mas a verdade é que foram mal ajuizados pela equipa de arbitragem e sempre com prejuízo do Benfica. O fora de jogo de Montero é evidente e o abraço a Cardozo também não deixa dúvidas a ninguém. Já está a ser feita a campanha de abafar estes casos com, por exemplo, o jornalista José Nunes, no seu Facebook, a dizer que a arbitragem foi boa. É à descarada e o Benfica ficará calado?

A verdade dura e crua é que já lá vão cinco pontos. E em apenas três jornadas. Não foi por falta de avisos e alertas. Na próxima jornada lá estarei na Luz a apoiar mas a crença numa época de sucesso ainda é menor do que quando começou. E tudo tão previsível...

10 comentários:

Anónimo disse...

É curioso que no teu rol de exemplos de erros de arbitragem tenhas esquecido o capela, graças ao qual ganharam o último derbi e quase eram campeões.
O que vi ontem foi um amarelo ao rojo logo na primeira falta e um fechar de olhos a uma cacetada do garay e a uma entrada assassina do maxi. E não sou sportinguista.

bino disse...

REVOLTA DE UM ADEPTO DO SLBENFICA DO NORTE PARA COM JORGE JESUS
Este é o melhor plantel dos ultimos cinco anos.
O meu onze atual.
Artur
André Almeida, Luisão, Garay, Bruno Cortez
Matic Ruben, Amorim
Filip Djuricic
Sálvio, Lima, Lazar Markovic
Suplentes = Oblak, Maxi, Seteven Vitória, Enzo, Gaitan, Cardozo, Sulejmani
Eu explico: Maxi suplente, jogo da madeira 1º golo do maritimo zona de acção do Maxi, 2º golo do maritimo cruzamento do lado direito com Maxi a fazer cobertura. Segundo jogo golo do gil vicente oferta do Maxi. Terceiro jogo golo do sporting raio de acção do Maxi aquela zona parece uma auto estrada, (não é com abraços e beijos que o Maxi regressa á boa forma , com o sporting foi o Pietra). Como te sentes André Almeida, nem convocado foi, depois de um bom final de época.
Enzo parece uma barata tonta a correr mas nunca está no sitio. Ruben Amorim está em muito melhor forma, o melhor período do SLB com o maritimo foi a primeira parte do jogo com o Ruben em campo, com o sporting o meio campo conseguiu ter mais posse de bola e foi mais pressionante depois da entrada do Ruben.
Quanto ao Rodrigo nem tenho palavras para descrever as exibições dele tal a diferença para o Markovic.
Deixei o Djuricic para o fim porque o Benfica tem que mudar o sistema tático em certos jogos , o Djuricic a 10 mais junto do Matic e do Ruben para que este meio campo possa ter mais bola e para que esta chegue em condições ao avançados. Atenção esta é a minha ideia deste Benfica atual não quer dizer que noutras fases não possam entrar outros jogadores.
Responsabilidade: Jorge Jesus e Direção
Dispensados : Centrais Jardel e Stefan Mitrovic, ficava com Seteven Vitória porque é português e com o Lisandro Lopez pois o pouco que vi agradou-me bastante. Melgarejo tambem ficava pois para complementar o Cortez. Meio campo punha o André Gomes a rodar numa boa equipe portuguêsa( Ex: maritimo ou guimarães). Quanto ao Funes Mori começava por ganhar ritmo na equipe B, o Ola Jonh e o Urreta a jogar na B pois a qualquer momento poderiam ser chamados á equipa principal.
Responsabilidade: Direção
Arbitragens alguém vai ter que dar um murro na mesa e dizer basta, ou depois vai ser tarde. Declarações dos jogadores no final do derbi. Jornalista sportvporco sr. Jardim o que acha da não expulção do Matic Jardim não falo de arbitragens, será que não á niguem da direção que esteja a assistir em direto a este tipo de declarações, pois a seguir foi o Luisão e só deveria ter dito isto o golo do sporting foi precedido de fora de jogo, e o arbitro não viu uma gravata do jogar do sporting ao Cardoso, em vez disto o jornalista da sportvporco perguntou ao Luisão se já estava tudo sanado com os adeptos depois do que se passou no jogo do gil, será que não estava niguem por perto para dizer ao luisão para se vir embora antes deste responder, a seguir foi o Jesus e só deveria ter dito isto, o golo do sporting foi precedido de fora de jogo e o árbitro não viu um penalti sobre o Cardoso depois de uma gravata feita por um jogador do sporting, encomendem as faixas de campeão., e vinha-se embora.
Ps: Socios e adeptos do SLBENFICA da zona de Lisboa e do Seixal e vizinhos do Jesus REVOLTENSE (CARALHO) antes que seja tarde será assim tão dificil vamos ter que levar com isto todos os fins de semana.

Anónimo disse...

Pena que nessa lista não esteja a expulsão de Maxi e Matic :( Mas lá está..benfiquistas só conseguem ver que são prejudicados.

SLB4EVER disse...

É com grande pesar que constato a bandalheira em que o GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA se tornou na ditadura de LFV. Nunca tinha sentido tal indiferença perante o que se foi passando em campo e ao mesmo tempo ter vontade de chorar por o clube estar entregue e refém da dupla LFV/JJ que nos últimos 3 anos nada mais tem feito do que individar o clube a troco de ZERO títulos relevantes! AInda existe alguém que acredita mesmo que esta dupla tem como prioridade conquistar títulos e dignificar o clube?

Pelo mundo fora não deve ser dífícil encontrar clubes amadores que são geridos deportivamente de maneira bem mais séria e profissional, temos um treinador que para ele a pré época só serve para rebentar com os jogadores e testar as soluções que nunca vai usar. Batam palminhas jesuitas porque o JUDAS já esfrega as mãos de contente a pensar na churuda indmnização! (pergunta para queijinho- Qual a percentagem da dita com que o LFV vai ficar?)

Recuso-me a comentar a arbitragem quando esse palhaço corrupto de apito na boca está farto de roubar bem mais descaradamente o SLB e a fraude de presidente nada diz e apoia inequivocamente os corrutos da nossa praça! Ele está é preocupado em atacar qualquer benfiquista que ponha em causa a sua ditadura e continuar a ter repastos agradáveis com os seus amigalhaços que até são do mais anti-benfiquistas primario que se possa encontrar!

É TEMPO, mais do que tempo de acordar e revoltar, tempo de colocar a escumalha no seu devido lugar!

O rei vai nú e surpesa das surpresas ele é eunuco!

P.S. Esse grande jogador de matrecos, o Cortez se der um borracho no pseudo catedrático pode ser que justifique o privilégio de calçar pelo nosso grande clube...

Pedro disse...

Não és sportinguista mas pareces com tanta baboseira.

A lagartada acha sempre que há 500 expulsões...claro, estão habituados a ver jogadores do SLB a serem expulsos por dar murros na relva...e a verem jogadores seus a fazerem mergulhos no meio campo e o árbitro assinalar penalty. Tenham vergonha na cara. Fiquem caladinhos...Capela? Aqui a vossa conversa calimera não pega. Aqui provou-se q o Capela deixou passar um claro penalty sobre Gaitan. As imagens estão nos posts. Não são lagartos mas parecem..

Sempre a serem beneficiados e sempre a chorar.

Antonio Vieira disse...

Epá corram com esse JJ caralho! eu já não posso com esse homem nem a tiro. Esse gajo está a destruir o Benfica e ninguém faz nada.. Ele já não tem quaisquer condições para estar no clube depois do que aconteceu na ultima época. Isto é uma vergonha pá!!

zorg disse...

Eu não concordo com quase nada do que dizes nesta tua análise mas, mesmo assim, não resisto a perguntar: porque é que o golo do sporting é uma falha dos centrais? Subiram em linha para colocar o Montero em fora de jogo e colocaram-no em fora de jogo. Falharam onde, exactamente?

SCP disse...

E a falta que permite o golo do coisovic existe, caralho???????? EXISTE????????????

Pedro disse...

Cao SCP tb deves ser daqueles lagartos que reclama 389 penaltys do Capela no jogo na Luz o ano passado não é? Reclamas que o Gaitan fez penalty não foi? Vai ver como começou o lance de ataque do scp.

Zorg, não me espanta absolutamente nada que não concordes com o que eu digo. ;). Colocaram em fora de jogo, o árbitro não assinalou, o jogo seguiu e eles falharam a marcação no cruzamento. Acho que é simples.

zorg disse...

>o jogo seguiu e eles falharam a marcação no cruzamento. Acho que é simples.

Eu acho que não é nada simples. Acho que o facto do fora de jogo não ter sido assinalado e a jogada ter prosseguido é que esteve na origem do que tu consideras uma falhaa na marcação no cruzamento. Na realidade não é falha nenhuma, porque quando ocorre o cruzamento, já a defesa está toda desiquilibrada por ter subido para colocar o atacante em fora de jogo.