blog

terça-feira, setembro 24, 2013

Descontrolo Emocional


Uma das coisas que mais asco e repúdio me provocam é o abuso da autoridade, o uso desproporcional da força por parte das autoridades policiais. Os mesmos polícias que se vêem em apuros quando são agressivos ao deterem assaltantes e homicidas têm total impunidade quando se trata de espancar manifestantes ou adeptos de futebol. Se em relação aos manifestantes existe a razão política de assustar o povo para não se manifestar, em relação aos adeptos de futebol é mesmo uma total impunidade para descarregar frustrações do dia a dia. Quem anda na bola sabe perfeitamente o que se passa. Quem vai aos estádios sabe bem a postura e muitas vezes o "picar" que as autoridades têm para com os adeptos chegando ao cúmulo de já se ter assistido a cargas policiais porque nos festejos de um golo um adepto chocou contra um elemento do Corpo de Intervenção que estava em cima dos adeptos para ver o jogo. Nem os adeptos são todos anjinhos nem os polícias são todos maus. Nada disso. Mas quando o adepto, por mais selvagem que sejam está controlado por dois ou três elementos policiais não há qualquer necessidade de ser espancado. É contra isto que sempre levantarei a minha voz. E é por isto que não percebo tanta crítica a Jorge Jesus por ter ido em socorro de um adepto, inofensivo convêm realçar, que estava, como a foto acima demonstra, a ser acossado por 4 elementos de segurança com uma violência completamente desproporcional. Não está em causa Jorge Jesus, não está em causa o Benfica, não está em causa o desporto, está em causa, mais uma vez, o uso excessivo da força numa situação na qual não havia qualquer necessidade. Usar um crachá e ter ordem para porte e uso de armas letais dá, ao contrário do que se pensa, mais responsabilidade ao polícia. Um polícia não pode ter o mesmo comportamento que o "gandulo" que pretende controlar e dominar. Não perceber isto é não perceber nada das regras que uma sociedade se deve reger. 


O que eu crítico em Jesus foi a forma como agiu, completamente descontrolado e provocando um maior stress a uma situação já de si delicada. E aí sim já podemos falar mais do Benfica e de futebol. Ontem ouvi Mozer a dizer uma frase bem clara sobre o estado actual de Jorge Jesus. O ex-central benfiquista disse que Jesus "está entre a espada e a parede, em cima de um fino arame com crocodilos de boca aberta cá em baixo". E é verdade. Jorge Jesus está suma situação de pressão total por causa de tudo o que tem acontecido e não tem sido capaz de afastar essa situação do seu dia a dia. Jorge Jesus sente necessidade constante de mostrar ligação ao clube e aos adeptos. Sente necessidade de provar que é realmente tão bom como ele acha que é ao mesmo tempo que sente a dura chapada da realidade jogo após jogo. Os grandes culpados disto são muitos daqueles que hoje o criticam por ter feito o que fez em Guimarães, são eles e é Vieira. Tudo isto era previsível após o final da época passada e foi uma das razões porque defendi a sua saída: a pressão sobre ele seria fortíssima e qualquer deslize teria consequências nefastas. O resultado foi a pré época pobre que tivemos e o péssimo arranque de campeonato. É notório ver que Jesus, durante os jogos, está tenso, está nervoso. Ele bem tenta dizer que é a sua forma habitual de estar nos jogos mas nós sabemos muito bem que não é, é outra coisa. É o saber que não pode falhar e que as coisas não estão a correr bem. Mas, sendo tudo isto previsível para quem percebe um pouco de futebol, o principal culpado de tudo isto acaba por não ser Jesus.


Impropérios à polícia, parece ser essa uma das acusações que a PSP pretende apontar a Jorge Jesus. Não me espanta que seja verdade e não me espanta que a PSP pretenda ignorar todo o contexto da situação e ignorar o que provocou o problema mas o que eu gostava mesmo era de saber que queixas recaíram sobre Pinto da Costa na situação que a foto acima retrata. E o contexto é completamente diferente. Compreendo que o Sport Lisboa e Benfica esteja numa situação bicada na defesa do seu treinador mas não pode o nosso clube deixar de realçar a total dualidade de critérios das autoridades. É por aqui que o Benfica deve lutar, se bem que só irá provocar ainda mais a ira da PSP do Norte contra Jesus e isto deve-se muito pela ausência de atitude do Benfica em situações anteriores. O comer e calar acaba por resultar nisto que estamos a assistir. Aqueles que fogem para a Galiza podem insultar polícias e acharem donos do Mundo ao ponto de agredirem todo e qualquer dirigente nos camarotes dos estádios que visitam que ficam impunes enquanto quem defende um adepto da violência policial é rapidamente acusado e condenado na praça pública. E por muitos dos seus...

Jorge Jesus será castigado não tenho a menor dúvida disso. Não sei que consequências desportivas terá para a equipa e para o Benfica e será irónico que seja por isto, por defender algo em que acredito totalmente, que o treinador abandone o clube como tanto desejo. 

18 comentários:

Carlos Alberto disse...

Apenas digo isto:

Não gostei. JUDAS não teria escrito uma crónica muito diferente desta!

M disse...

em relação à pressão que JJ sente e não consegue disfarçar, "hey, if you can stand the heat, better get out of the kitchen!!"

independentemente da justiça ou não que terá na defesa contra os tais abusos, ele não pode fazer o que fez e posto isto, terá de ser responsabilizado.

e estou-me "cagando" para que outros façam e não sejam responsabilizados. Eu, para me honestamente indignar com a impunidade que outros possuem, não posso honestamente fechar os olhos aquilo que os meus fazem!

logo se vê o que se vai passar...eu nao apoio o JJ como treinador do SLB, no entanto, não vai sair por isto.

Anónimo disse...

Achas mesmo que ele vai ser castigado?
Lembro que é um indivíduo que já deu um estalo a um adversário e apanhou... 11 dias num hiato competitivo.

Entretanto, uma vez que também te preocupas com os facebooks de algumas pessoas, não deixa de ser curioso que o presidente da AFL seja um indivíduo destes http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=845562

Pedro disse...

Não tenho dúvidas que será castigado.

E o que tem o Presidente da AFL? Pode por isso ser agredido pelos dirigentes do teu clube corrupto? Escusas de responder...

Comparar um dirigente da AFL com um árbitro. Só mesmo mentes corruptas.


Carlos, queres esclarecer um pouco mais?

M, eu acho que todo o cidadão deve manifestar-se contra o abuso das autoridades. Não defendo a forma mas defenderei sempre a atitude.

Anónimo disse...

Todos os anos a máquina de propaganda de lisboa faz passar a ideia que o fcp são os maus, e os outros são todos os bons.

No entanto, se olharmos aos ultimos 10 anos, pelo menos, este clima de guerra só acontece quando o benfica está atrás do fcp na classificação.

Ainda na época passada, andou tudo calmo durante 27 jornadas, e de repente tudo mudou.

Outro exemplo, o benfica ganhou a liga europeia de hoquei no dragao caixa, e os jogadores e adeptos do porto ficaram até à entrega do trofeu em clima de paz, o que era impossivel de acontecer se fosse ao contrario, como se viu na final da taça de portugal.

Uma coisa é fazerem-se de santinhos e coitadinhos, outra coisa é ter uma atitude digna de um clube grande. E isso, o benfica está muito muito muito longe de o saber fazer.

Pedro disse...

É pá...este comentário só foi publicado para a malta se rir um pouco. O assunto do post é demasiado sério para mim para aturar estas palhaçadas corruptas. Escusam de escrever mais cenas destas. Esta chega para a malta se rir da vossa estupidez.

M disse...

claro que sim Pedro, é óbvio. Mas não podemos estar acima da lei nessa defesa.
não achas, que se o JJ não estivesse todo descontrolado, podia ter feito a mesma coisa de modo diferente? eu acho que sim, e de certeza que tu também e de certeza que gostarias mais de ver o treinador do nosso clube com outra postura...


off-topic...

so para rir...

"Outro exemplo, o benfica ganhou a liga europeia de hoquei no dragao caixa, e os jogadores e adeptos do porto ficaram até à entrega do trofeu em clima de paz, o que era impossivel de acontecer se fosse ao contrario, como se viu na final da taça de portugal."

yeah right, depois de na véspera terem andado à pancadaria e caça de nossos adeptos na meia final com Barça (acho) e com exposição nossa dos factos e ameaça de não comparência...vê lá se esta besta fala da final do campeonato de basket...ah, espera, teve o Lisboa que ofendeu 2 senhoras de 78 e 82 anos respectivamente que lhe estiveram o tempo todo a acenas com flores, jarrinho de tinto e malga de caldo verde...foi correcto a postura dos adeptos e do pdc conforme foto do post confirma..

.....

Anónimo disse...

No dia em que um destes invasores de campo fizer estragos a sério num jogador ou treinador da nossa equipa lá virão os que agora os defendem gritar que a polícia não faz nada, não serve para proteger os cidadãos cumpridores, etc. O terreno de jogo é para os intervenientes no espectáculo, quem assiste fica do lado de fora. Ponto. Parece-me bem que quem violar esta regra se sujeite a uns apertões, intimidatórios e pedagógicos. Não, não estou a defender eventuais agressões da polícia, mas apenas a uma demonstração de grande firmeza. Se queremos um futebol civilizado tem que ser assim.
Jorge Jesus excedeu-se, é evidente. Muita pressão, como dizes. Mas, assumindo que os actos merecem censura e tenham consequências, espero que o Benfica faça tudo para defender o treinador da sua equipa de futebol. Provavelmente irá apanhar algum tempo de suspensão. E aqui pego na tua deixa: uma eventual suspensão de Jorge Jesus pode servir de pretexto para, correndo as coisas mal em termos desportivos, o despedir com justa causa. Vamos esperar para ver. O processo, como é normal em Portugal, vai arrastar-se um bocado. Se a equipa entretanto engrenar, como parece que está a acontecer, e os resultados aparecerem, o pretexto não será utilizado. Se não…

Pedro disse...

Elementos da JL invadiram o terreno de jogo com paus para atacarem os jogadores do SLB e não tiveram este tratamento por parte da polícia. Achas que aquele adepto queria fazer estragos nos jogadores? Se quisesse tinha sido apanhado pelos seguranças e o perigo estava controlado. Não havia necessidade de mais nada.

M, eu critico o descontrolo de JJ. Foi aí que ele pecou mas ele não começou dessa forma. Os videos são claros...ele começa a pedir calma aos adeptos, depois aos seguranças e só ali, naquela situação, é que começa a exaltar-se perante os 4 gajos a apertarem o adepto.

Da Velha Guarda disse...

´Ser treinador do Glorioso, é isso mesmo, é estar no fio da navalha. A dimensão é uma coisa incalculável. Antes de comentar vi uma situação que comove qualquer um, algures numa terra (no interior) em Angola, uma equipa vestida a rigor com o equipamento do Sport Lisboa e Benfica.
A pressão é muita, faz parte do ADN benfiquista e o Jorge é humano e trabalha para o Benfica.
Já escrevi isto, a Controlinveste (grupo Oliveirinha) não perdoa a perda dos direitos que a nossa TV conseguiu . Utilizam todos os meios, TV, jornais, rádios, tudo serve para "matar" a marca Benfica.
Novas lutas ao longo deste ano vamos ter, dentro e fora dos campos.

Antonio disse...

Pedro

Peço desculpa, mas em que altura das imagens se vê os policias agredir o individuo que invadiu o terreno de jogo?

Acho alguma piada falarem das forças de segurança, que por acaso são de Lisboa, pois fazem parte dos policias destacados para acompanhar a claque do Benfica por todo o País, e não falarem de quem tudo começou e que foram os inergumenos que invadiram o relvado!!!

Para mim, a partir desse momento, merecem tudo o que lhes possa acontecer, pois demonstram todo o seu egoismo ao não perceberem os danos que podem estar a provocar ao seu clube, através multas e eventuais sanções disciplinares. A mim preocupa-me mais o BENFICA do que estes individuos que não merecem as alegrias que os clube lhes proporciona.

Pedro disse...

A partir do momento em que o agarram e atiram para o chão e saltam mais dois gajos para cima dele e continuam a apertá-lo sem qqr necessidade. A foto demonstra bem o que se passou.

Pois...estamos em total desacordo. O facto de invadirem pacificamente o relvado, por muito errado que seja, não permite que a polícia faça o que fez. Tem que fazer, se for sensata, como fez noutras situações, inclusivê ali mesmo com outros adeptos. É assim que uma boa polícia faz.

Se ao ser agarrado e atirado ao chão daquela forma, com aquela violência, batesse com a cabeça no chão e partisse o pescoço era totalmente merecido. Como aquele rapaz que levou um tiro de caçadeira de balas de borracha na cara e ficou cego. Claro que mereceu esta punição pq a polícia nunca age desproporcionalmente. Ou o outro que ficou numa cadeira de rodas por estar numa manifestação e levou com uma bala nas costas.

Antonio disse...

Pedro

Eu não digo que a policia nunca age desproporcionalmente. O que me parece é que neste caso não agiu.

Em relação aos casos que falas desconheço o enquadramento em que aconteceram pelo que não faço comentários, apesar de considerar que, obviamente, ninguém merece que lhe aconteça o que referes. Mas penso que também tinhas percebido isso, pois quando refiro tudo é dentro de um quadro de detenção normal de acordo com a resist~encia que é oferecida pelo infractor.

Valderrama disse...

Hulk e Sapunaru agrediram um steward da casa, que os provocou até ao túnel de acesso ao relvado. Castigo: 3 e 4 meses de suspensão. Benfiquistas aplaudem castigo.

JJ (reincidente em agressões no final de um jogo) agride um polícia, está tudo a desculpabilizar o homem.

Sem dúvida que o futebol desperta nas pessoas o seu lado mais hipócrita.

Pedro disse...

O cúmulo da hipocrisia é ver quem defendia com unhas e dentes que as bárbaras agressões do Hulk e Sapunaru (e este repetiu nas meias finais da Taça) não tinham existido venha agora dizer que JJ agrediu o polícia.

Mas deste tipo de adeptos já esperamos tudo. Nada surpreende.

Benfiquista no Norte disse...



Moral da história:

Ponham o Rui Costa no banco a acompanhar a equipa.

É assim tão difícil?

Valderrama disse...

Sim porque uma coisa aconteceu num tunel de acesso aos balneários, e a outra aconteceu em direto na tv... mas o LFV está a fazer escola. Basta dizer que toda a gente viu que não viu nada, e a carneirada esquece as imagens da tv e segue o grande líder. LOL

Já sabemos que agredir um steward é incomparavelmente mais grave do que agredir adversários, vamos ver onde se situa um polícia nessa escala.

E não deixa de ser extremamente curioso, que nenhum delegado ou árbitro tenha visto nada, talvez tenham de começar a acompanhar os jogos pela tv para ver agressões que acontecem nas barbas deles. Já no caso do túnel, o 4º árbitro viu tudo e mais alguma coisa, o que não é de admirar tratando-se de um tal de João Ferreira.

É uma grande sucessão de acontecimentos que comprovam que o pinto da costa é que controla isto tudo. LOL outra vez.

Pedro disse...

O interessante disto é verificar que os adeptos corruptos já reconhecem as barbaras agressões que os seus jogadores realizaram. Menos mal. Ao menos este teatro todo serviu para alguma coisa.