blog

domingo, março 09, 2014

SL Benfica - Estoril: 2-0

Confiança.

Quando se aproxima um jogo, teoricamente, difícil nas competições europeias gosto que o jogo anterior para o campeonato seja rapidamente resolvido pelo SLB e que proceda a uma eficaz gestão de desgaste físico. Ora bem, com 2-0 antes dos 20 minutos não podia pedir melhor começo para concretizar este meu desejo. Entramos bem, marcámos cedo e conseguimos gerir o resultado sem fazer perigar a nossa baliza nem desgaste físico desnecessário. Foi um jogo bastante tranquilo muito pela qualidade de jogo do Benfica e não por demérito do adversário. É importante realçar isso. O Estoril mostrou que é uma boa equipa, que quis jogar aberto mas quando do outro lado está uma equipa cheia de talento e a transbordar confiança a tarefa torna-se quase impossível. 

Nenhuma surpresa de Jorge Jesus, equipa habitual e vitória segura. Substituições normais dado o decorrer do jogo. Com mais um golo concerteza que a última substituição teria sido mais cedo assim, com apenas dois golos, Jesus optou por usar a terceira substituição para queimar tempo. 

A equipa esteve toda bem sendo, talvez, o sinal menos positivo para Rodrigo que, apesar do golo, continua demasiado perdulário com tão boas oportunidades nos pés. Mas, no geral boa exibição com especial relevo para o patrão Luisão, imperial nas alturas e autoritário pelo chão. Fejsa e Maxi com amarelos cedo no jogo mas perfeitamente hábeis em evitar novo amarelo que podia dar dores de cabeça desnecessárias. 

Parece que foi mal anulado o golo que seria o terceiro do Benfica mas ainda não vi as repetições. De resto boa exibição de Paulo Baptista.

Com o resultado no Bonfim o SL Benfica aumenta a vantagem para 7 pontos e, no mínimo, 9 pontos dos seus mais directos perseguidores. No próximo domingo eles jogam entre si e nós vamos à Madeira na segunda feira. Pode ser uma jornada decisiva. 

Com tão boa vantagem quero acreditar que o 33º não nos irá fugir mas pés bem assentes no chão e continuar o bom caminho. Jogo a jogo. 

11 comentários:

Anónimo disse...

Bom post, Pedro.

Estamos bem encaminhados, mas, tal como dizes, é preciso ter os pés bem assentes no chão. Os próximos jogos serão de desgaste, e ainda temos as eliminatórias da Taça de Portugal pelo meio. A próxima jornada será muito importante, e se conseguirmos segurar esta vantagem será excelente. Nada está decidido, por isso é continuarmos a jogar como temos feito.

Abraço,
J.

gandhy disse...

Para a semana, é o jogo do título. Uma vitória no Nacional, abrindo (ainda mais) o fosso sobre um dos rivais ou mesmo os dois, com 21 pontos a disputar, 12 dos quais em casa, penso que chegará para garantir o 33.º título. Uma derrota, e uma vitória do fcp em alvalade, pode começar a criar o clima da remontada. Ficam a seis pontos, com uma deslocação ao dragay no último jogo.

BLUEAVENGER disse...

Tenho que dar os parabéns ao Benfica pelo merecido título de campeão nacional 2013/14. São, de facto, a melhor equipa, melhor futebol e conseguem ultrapassar estes graves erros que são alvo como este incrível golo anulado a lima.

O meu FCP continua de mal a pior. Vencemos o Arouca mas aquele penalty é muito duvidoso e as lutas internas não auguram nada de bom. Quaresma chega e começa logo a dizer mal dos colegas. Aquele balneário está um caco.

Tudo aponta para que sejamos massacrados nas meias finais das Taças.

Vasco Duarte disse...

Caro Pedro, foi mais um jogo em que soubemos bem aquilo que queríamos e fizemos questão de demonstra-lo bem cedo! Entramos forte e marcamos dando alguma tranquilidade á equipa, não deixando que o "bicho papão" criasse pernas!
Gerimos sempre bem o jogo,com mais cabeça e menos coração(o que nestes jogos vem sendo habito mas que sócios e adeptos não estavam habituados a ver e por vezes dá aquela sensação de que estamos a ser dominados pelos nossos adversários),bom jogo coletivo em que as individualidades hoje(quanto a mim)não apareceram tanto!
Aspeto negativo foi o cartão amarelo ao Fejsa pois o próximo jogo é de grau de dificuldade elevado e é um jogador preponderante principalmente a nível defensivo!
Estou de acordo com o comentário do gandhy pois ainda falta muito e se os corruptos vencerem o jogo ao Sporting cresceram dificuldades na Madeira!

Pedro disse...

Acho que todos nós estamos, com toda a naturalidade, com o síndrome da época passada. Foi tão duro que não queremos perspectivar nada que não seja jogo a jogo e enquanto matemáticamente ainda não formos campeões não damos nada como ganho e, inclusivê, consideramos perder.

Penso que até os jogadores estarão nesse ponto e irão carregar até ao fim.

Jogo a jogo.

Anónimo disse...

enquanto o cardozo ficar sentado, o benfica ganhará...

Pedro disse...

Bem vindo Carlos Daniel!
:)

Anónimo disse...

O sistema de 2 avançados, com Rodrigo e Lima, foi testado na pré-temporada, até por causa do caso Cardozo. Este era o plano inicial de JJesus e o seu 11 ideal contava com estes 2 jogadores.
A.P.

Pedro disse...

A.P., O Jesus sempre jogou com dois avançados. Isso não é novidade.

Anónimo disse...

A questão é o facto de Rodrigo e Lima serem esses 2 avançados e não Cardozo mais um. É essa a novidade da pré-temporada.
A.P.

Anónimo disse...

É mais é enquanto o Artur ficar sentado maiores hipóteses temos de ganhar.