blog

terça-feira, outubro 17, 2006

Que venha a Taça UEFA

Quem tenha somente visto a primeira parte do Celtic-Benfica de certeza que terá dificuldade em acreditar que o Glorioso tenha sido derrotado por claros 3-0.
Mas a explicação é simples: O Benfica é uma equipa frágil. Não em termos qualitativos, mas sim, em termos psicológicos.
O Benfica sofre um golo e o jogo acaba. Aconteceu com o Manchester United, aconteceu com o Desportivo das Aves e voltou a acontecer agora com o Celtic.

Eu bem avisei que os 2 pontos desperdiçados em Copenhaga nos iriam fazer muita falta, aqui têm a prova. Ou será que ainda consideram que foi um bom resultado empatar contra os mais fracos do grupo? Claro que não..foi sim um deitar fora 2 pontos preciosos.

Enfim. Resta a Taça UEFA que, sinceramente, está mais à medida deste Benfica, deste frágil Benfica em termos psicológicos.

Quando o Benfica tem medo de uma equipa como esta do Celtic, que nos é manifestamente inferior, não está a fazer nada na Champions, temos que o reconhecer. E a prova é que nos 15 minutos em que não tivemos medo pura e simplesmente os controlamos e "massacramos" na fase final da segunda parte. Porquê ter medo? Não consigo perceber ...não faz sentido. Sempre que se joga para empatar perde-se, bolas, é futebol. Quando o Katsoranis falha o golo de cabeça disse, tal como em Paços de Ferreira: Já fomos. Não custa nada. Não sou adivinho, pura e simplesmente já vejo disto há muito tempo.

Ainda à pouco se discutia a tolerância para com Fernando Santos...a perder e demora uma eternidade a fazer substituições. Não sei o que lhes disse ao intervalo mas resultou numa segunda parte miserável contrastando com a excelência que foram os ultimos 15 minutos da primeira. Não faz sentido.
Mais uma vez a equipa foi a imagem do treinador:medrosa, apática e frágil. Muito frágil.
É muito precupante ver como a equipa se vai abaixo quando sofre um golo. Assim é dificil ter sucesso. Mas quando se acha que um empate perante o mais fraco opositor do grupo é um bom resultado estamos derrotados à partida.
Neste momento não tenho esperança na qualificação para a fase seguinte. Não acredito que 6 pontos sejam suficientes para passar e não acredito em conquistar pontos em Old Trafford por isso, e talvez seja o melhor, resta-nos a Taça UEFA, competição que o Benfica teria a obrigação de se apresentar como candidato a vencer, digo teria, pois quem acha que empatar em Copenhaga é um bom resultado dificilmente poderá ganhar algo.

É pena. Os benfiquistas que calaram o "inferno" escocês não mereciam sair vergados a um 3-0. Não mereciam mesmo, foram enormes, demonstraram o que é o Benfica. Os palermas dos comentadores bem puxaram pelo "inferno" escocês mas só se ouvia "Benfica, Benfica"...enfim...se aquilo é inferno vou ali e já venho. Para quem já calou Old Trafford e, principalmente, para quem calou Anfield Road estes escoceses, como todo o respeito pelo eterno You'll Never Walk Alone, são pera doce. Mas, infelizmente, isso não dá pontos.

Quando é demonstrado em campo que somos claramente superiores ao adversário e perdemos por 3-0 que mais se pode dizer?

26 comentários:

Vail disse...

Concordo a 100% com tudo o que escreveste Pedro! Bem escrito...

Anónimo disse...

A principal ilação é mesmo essa. O SLB sofre um golo e acabou. O resultado é pesado mas não é injusto. Santos inventou. Não jogámos para ganhar. Nuno Gomes foi uma nulidade. Zero.

Anónimo disse...

concordo com tudo menos numa coisa: em país nenhum o celtic é considerado uma equipa inferior ao benfica

Pedro disse...

Se o Celtic não é inferior ao Benfica volto a dizer q não estamos a fazer nada na Champions...eu acho q é e acho q ficou bem patente qd jogamos pelo chão, qd fizemos a troca de bola que os nossos jogadores fazem tão bem. Não marcámos e qd sofremos acabou.

Talk Talk disse...

São resultados que acontecem e até acho que embora se justificasse a vitória do Celtic parece-me que foi por números exagerados.
Concordo com o Pedro quando diz que o Celtic é inferior ao Benfica, mas jogar em Glasgow frente aos melhores adeptos do mundo não é fácil... aquele ambiente é simplesmente fantástico, é preciso lá estar para perceber isso!!

Pedro disse...

Sinceramente aquele ambiente perto do de Anfield Road é pera doce. Aliás, o Estádio da Luz cria um ambiente muito mais poderoso do q aquele. Tirando o sempre arrepiante YNWA o resto foi quase banal. De inferno teve muito pouco. Repito, quem abafou Anfield Road não tem q ter medo de ambiente algum.

Muito pior são os turcos e os gregos....

O problema não é o ambiente adverso, é sim a mentalidade medrosa do treinador...

zorg disse...

Foi, de facto, um desastre! Agora sim, o objectivo qualificação está comprometido e, consequentemente, agora sim, o Fernando Santos começa a perder margem de manobra! Se não rectificar já no próximo jogo do campeonato, cheira-me que não dura muito tempo e, infelizmente, justificadamente.

É uma pena que o Benfica não tire proveito, em termos europeus, do melhor plantel dos últimos anos.

Quanto aos pontos de Copenhaga, por amor de deus, deixemo-nos de demagogia barata! O que nos está a lixar a qualificação não são os pontos de Copenhaga, são as derrotas com o Man Utd em casa e a derrota fora com o Celtic! Tivéssemos nós empatado ambos os jogos - que era o mínimo exigível - e estariamos a 1 ponto do segundo lugar, com boas hipóteses de nos qualificarmos!

João Bizarro disse...

É triste, é de facto muito triste.

Temos vindo a aumentar as opções do plantel de ano para ano mas a equipa vai estando cada vez pior.

Camacho não tinha opções mas punha os que tinha a jogar.
Trapas tinha mais uma ou 2 opções que Camacho e com os que tinha foi Campeão.
Koeman teve mais opções, fez brilharete na Champions mas na Liga fizemos exibições ridiculas.
FS tem o melhor plantel destes todos e é a merda que se vê.

Mas como diria o nosso Zorg, está tudo controlado porque aquele pontinho de Copenhaga é que nos vai safar.

Pedro disse...

Ò Zorg tenho que te dar com um barrote pelos costados abaixo é?

Então tu achas q é mais acessível o Manchester United na Luz do q o FC Copenhaga em Copenhaga???? Faz algum sentido uma teoria dessas???

Vão lá dizer ao Lyon que ele não precisa de ganhar os jogos todos, q basta empatar fora contra maçaricos como o Dinamo de Kyev....

zorg disse...

Acho que é pior uma derrota em casa do que um empate fora, sim.

E repito: se tivéssemos 2 empates em vez de 2 derrotas, contra Man Utd e Celtic estaríamos a 1 ponto do segundo classificado e com boas hipóteses de passar o grupo (porque ainda o iríamos receber), mesmo com o empate em Copenhaga. Se, por outro lado, tivéssemos triunfado em Copenhaga e tido as mesmas derrotas com o Celtic e o Man Utd, estaríamos a 3 pontos do segundo e as nossas hipóteses de passar seriam mais remotas. Acho que é evidente que o que nos está a lixar o esquema são as derrotas e não o empate em Copenhaga. Mas pronto, se quiserem continuar a teimar, quem sou eu para vos contrariar...

Uma coisa que tu dizes no post e acho que acertas em cheio, para variar um bocado, é na questão psicológica. A equipa do ano passado lixou-se porque era arrogante contra as equipas pequenas, mas aparecia nos jogos grandes a fazer boas exibições e a conseguir resultados. O contraste entre a boa carreira europeia e a má carreira a nível interno, também se explica com essa arrogância. A esta equipa, por outro lado, falta-lhe confiança de uma forma gritante. Quando as coisas começam a correr mal, são completamente incapazes de reagir e de dar a volta por cima. Os jogos em casa com o Man Utd são o exemplo paradigmático disso: em ambos começámos a perder, mas no ano passado reagimos, empurrámos os gajos para trás e demos a volta. Este ano, borrámo-nos todos, perdemos completamente o norte e não levámos mais por sorte. Esta falta de confiança é, obviamente, a maior falha de Fernando Santos, tal como o excesso de confiança foi a do Koeman. O que é paradoxal é que este ano, em termos de valores individuais, o Benfica tem uma equipa muito superior à que tinha no ano passado e aos adversários directos a nível nacional.

Talk Talk disse...

Já viste algum jogo ao vivo naquele estádio?!
Não há em Portugal nada que se lhe compare... na vitória, na derrota, é um ambiente magnifico!!
Os adeptos ingleses aproximam-se daquilo mas não se comparam aos escoceses.
Não tem a ver com terror ou com inferno sobre a equipa adversária... é arrepiante ouvir aqueles hinos (muitos deles de caris politico) cantados em unissono em apoio incondicional à sua equipa e com uma capacidade de fair play inimitável.
Lá o futebol é (sempre) uma festa.

Talk Talk disse...

E espera por daqui a 15 dias... vais ter certamente uma falange de adeptos escoceses na Luz... vão abrlhantar por si só a festa, mesmo que a sua equipa perca!

Pedro disse...

Zorg: Continuas errado qd consideras q empatar em casa com o Manchester United é mais fácil do q ganhar fora ao Copenhaga. É aqui q persiste o teu erro de análise. Se temos ganho como deviamos em Copenhaga a esta hora tinhamos 4 pts e apenas dependeríamos de nós para passar. Agora nem com as 3 vitórias asseguramos a qualificação. Mas pronto...tu achas q é mais fácil ganhar ao Manchester do q ao Copenhaga...

Talk talk: É isso q eu estou a dizer: Festa. O YNWA é o melhor exemplo. Aquilo é lindo, de arrepiar, mas não é inferno. Tanto não é q por longos periodos de tempo só se ouvia os benfiquistas. E apesar de nunca ter estado em nenhum dos estádios, pelo q tenho tido oportunidade de observar ao longo dos anos, os de Anfield Road continuam a ser os maiores!!

Hugo Carvalho disse...

Meus amigos, existe uma coisa que não concordo.
O Celtic não é inferior ao Benfica, tanto não é que goleou categoricamente. Mesmo em termos de historial, embora não tenha a certeza, deve ter mais taças europeias.
Além do mais as equipas escocesas são sempre muito complicadas, especialmente quando jogam em casa.
Bem, pelo menos temos a hipotese de ganhar a Taça Uefa :)

Anónimo disse...

O que mete mais nojo e revolta é verificar que temos o melhor plantel desde a época 93-94 e estamos a deitar uma época para o lixo apenas porque o treinador não tem mãos para um plantel tão bom!

A única esperança é que no plano interno os jogadores se mantenham ao nível do jogo de Leiria, porque internacionalmente este treinador é pura e simplesmente um amadorzeco com medo de tudo e todos, até do Copenhaga teve medo...

p.s. Hugo em termos de historial e prestígio o Celtic está a milhas do Benfica....sem querer inventar, só existem no máximo umas 10 equipas que superam o Benfica em prestígio....

zorg disse...

>> Zorg: Continuas errado qd consideras q empatar em casa com o Manchester United é mais fácil do q ganhar fora ao Copenhaga.
---
O que eu acho é que é mais fácil não perder em casa com o Man Utd, do que ir ganhar fora. Não era preciso ganhar em casa ao Man Utd, bastava não perder! Da mesma forma que não era preciso ir ganhar a glasgow, bastava não ter perdido lá.

>>Se temos ganho como deviamos em Copenhaga a esta hora tinhamos 4 pts e apenas dependeríamos de nós para passar.
---
Não, se tivéssemos ganho em copenhaga, agora teríamos 3 pontos e não 4. O Celtic tem 6. Dependeríamos de nós para passar no sentido em que tinhamos de ganhar ao Celtic por mais do que 3-0, no estádio da luz.

Se, por outro lado, não tivéssemos perdido em glasgow e em casa com o Man Utd que, repito, é o mínimo que se exige a uma equipa que aspira a passar à fase seguinte, teríamos agora os mesmos 3 pontos, mas estaríamos a apenas 1 do Celtic. Aí sim, dependíamos realisticamente do nosso rendimento para passar, mesmo empatando em Copenhaga.

>>Agora nem com as 3 vitórias asseguramos a qualificação. Mas pronto...tu achas q é mais fácil ganhar ao Manchester do q ao Copenhaga...
---
Não asseguramos, porque perdemos em casa de um adversário directo e perdemos um jogo em casa. Neste cenário, não asseguraríamos coisa nenhuma sem ter de recorrer ao goal average (ou aos golos marcados - não sei qual é o critério), mesmo que tivéssemos ganho em Copenhaga. O contrário não é verdade.

Já percebeste, ou é preciso fazer um desenho animado em 3D dobrado em português?

zorg disse...

>>O Celtic não é inferior ao Benfica, tanto não é que goleou categoricamente.
---
Isso não quer dizer nada. O resultado de um jogo não define o valor relativo de duas equipas.

Em termos de historial o Benfica é claramente superior.

Em termos de valores individuais do plantel, acho que o Benfica é ligeiramente melhor, mas é uma avaliação subjectiva que eu faço. Outros podem fazer uma avaliação diferente.

Mas isso é irrelevante. O que é relevante é que o Celtic era o competidor directo no que ao apuramento diz respeito e, por isso, esta derrota tem consequências graves.

zorg disse...

>>O que mete mais nojo e revolta é verificar que temos o melhor plantel desde a época 93-94 e estamos a deitar uma época para o lixo apenas porque o treinador não tem mãos para um plantel tão bom!
---
Pois, isso é o que também me lixa mais. Estamos a desperdiçar uma boa oportunidade de fazer um brilharete europeu, quando temos um grande plantel.

No entanto, estou convencido que a nível interno vamos acabar por vencer o campeonato, mesmo que o FS se aguente como treinador. Mas sim, um Camacho, ou um Trapattoni com um plantel destes, faziam maravilhas.

Mas ainda me lembro de alguns Benfiquistas ficarem contentes com a saida do Trap, porque queriam espectáculo...

Pedro disse...

"O que eu acho é que é mais fácil não perder em casa com o Man Utd, do que ir ganhar fora"

Eu compreendo q não queiras tocar no assunto pq é aí q "perdes" a discussão. Não se trata de ser mais fácil ganhar fora...é sim mais fácil ganhar fora AO Copenhaga do q empatar em casa com o MU. É o mesmo q se considerar q é mais fácil um jogo em casa com o fcp do q ir ganhar ao terreno do Desp.Aves...tu sabes disso.

"Não, se tivéssemos ganho em copenhaga, agora teríamos 3 pontos e não 4"

Tens razão. Mas continuavamos a depender apenas de nós. Agora temos q esperar q o Celtic perca jogos para além de termos de ganhar os nossos...

João Santos disse...

Assino por baixo tudo o que aqui é escrito. Parabéns, a análise está correctíssima! Saudações.

zorg disse...

>>Eu compreendo q não queiras tocar no assunto pq é aí q "perdes" a discussão. Não se trata de ser mais fácil ganhar fora...é sim mais fácil ganhar fora AO Copenhaga do q empatar em casa com o MU.
---
Pelo contrário, eu toco no assunto e reafirmo o que disse: acho mais fácil não perder em casa com o MU, do que ir ganhar fora ao Copenhaga. Perder em casa é algo que nunca pode acontecer, seja com quem for. Não ganhar fora é algo que acontece muitas vezes. E sim, acho mais fácil não perder em casa com o porto do que ir ganhar a casa de um clube pequeno. Aliás, acho que aconcece mais vezes empatarmos fora com clubes pequenos, do que sermos derrotados em casa por clubes grandes. Era uma estatística interessante de se fazer.

>>Tens razão. Mas continuavamos a depender apenas de nós. Agora temos q esperar q o Celtic perca jogos para além de termos de ganhar os nossos...
---
Continuávamos a depender de nós? Tecnicamente sim, mas realisticamente não, porque teríamos a desvantagem de 3-0 para recuperar, para além dos 3 pontos. No outro cenário é que dependíamos de nós de forma realistica: estaríamos a 1 ponto, com um jogo em casa com o adversário directo ainda por fazer. Isto é tão óbvio, que é perda de tempo estar a discutir...

zorg disse...

"...de forma realistica:"

"realista" e não "realistica", obviamente...

GR1904 disse...

Posso falar com conhecimento de causa em relação ao ambiente de Anfield Road e de Old Trafford porque já estive lá o ano passado.

De facto, os benfiquistas deram uma prova cabal de apoio que dificilmente se vê correspondência nos adeptos adversários que visitam a Luz, tirando com toda a certeza do mundo, os supporters do Liverpool que o ano passado estiveram a cantar ininterruptamente depois do jogo ter acabado com o estádio já vazio. Sobre estes, não tenho nada a acrescentar a não ser uma constatação de facto: são os melhores adeptos do mundo. Qd o Miccoli marcou o 2º golo do Benfica em Anfield, o estadio levantou-se todo a cantar o YNWA. Mais nng faz isto. Mais nng demonstra um amor e fidelidade a um clube como eles. É grande a inveja que tenho por eles mas ainda é maior a admiração que tenho obrigatoriamente de ter por eles. Outro pormenor que me faz dizer isto, tem a ver com o facto dos liverdpulians terem um grande apreço pelos adeptos benfiquistas e ainda hoje mantenho contacto com alguns adeptos do KOP que adoraram tb o ambiente da Luz. Tb não é normal ver adeptos da equipa adversária a aplaudir o Benfica, e muito menos os seus adeptos, como aconteceu com eles em Anfield.

Old Trafford tem adeptos normais, como aliás se pode constatar na Luz qd cá vieram das duas vezes. Não são tão enérgicos nem apoiantes como os de Liverpool.

Os supporters do Celtic são, tb eles, excepcionais a que não é alheio o facto de terem tb como hino o YNWA. E este hino, ouvido e escutado ao vivo, deixa um adepto totalmente arrepiado. Aliás, a selecçao escocesa arrasta mais adeptos nos jogos fora do que a Inglesa e lembro-me de um Portugal-Escocia na Luz há alguns anos em que a festa foi toda feita por eles num grande apoio à selecção da Escócia.

O tipo de ambiente que se cria na Luz é diferente. É mais intenso/aguerrido/violento. É mais Inferno. A diferença é que só é Inferno em certas circunstancias.

Não pude constatar, na transmissao televisiva do jogo contra o Celtic, o apoio dos adeptos do Benfica se é que se fez ouvir. De qq forma, num estádio daqueles com adeptos daqueles, é uma missão quase impossível fazer-se ouvir. Em Anfield foi um sonho tornado realidade. Em Parkhead, foi um pesadelo.

Pedro disse...

Mas podes acreditar q os benfiquistas ouviram-se muitas vezes e bem!!
Até mesmo qd sofremos o primeiro golo se ouviam, agora mais a espaços obviamente, os benfiquistas.

Acho q se os adeptos do Benfica q vão à Luz tivessem o espírito dos q acompanham o Benfica por todo lado o Estádio da Luz era Monumental!!!!

GR1904 disse...

Há fotos dos nossos adeptos em Parkhead? So encontrei a fotoreport do site "serbenfiquista" mas apenas tinha uma foto dos adeptos.

Pedro disse...

Ainda não vi nenhuma...e as imagens da TV apenas os mostraram qd o resultado já estava 2-0...palhaços!!!