blog

domingo, novembro 16, 2008

SL Benfica - E.Amadora: 1-0

Começo a falar do jogo desta noite pela parte negativa do mesmo: a fraca assistência que o Estádio da Luz teve para este jogo. 36 mil espectadores é muito pouco para o Glorioso. Num momento destes, em que podíamos ganhar mais pontos a um adversário directo, quando a equipa está numa boa onda nas competições internas, esperava uma assistência melhor.

Quique Flores voltou a apostar no esquema de losango com Katsouranis atrás, Martins e Yebda como interiores e Aimar a 10. Como já o disse várias vezes, gosto muito desta táctica só que a mesma requer imenso treino e jogadores capazes de cumprir as exigências de tal táctica. Se é verdade que este meio campo sabe tratar a bola muito bem também é verdade que Martins e Aimar não têm muita capacidade defensiva o que aumenta o trabalho a Yebda e Katsouranis. A ausência de Di Maria e Reyes (este no banco) e a incapacidade de Balboa em aparecer levam a que esta táctica possa passar a ser o plano A e não o plano B de Quique. Veremos.

A verdade é que não correu mal, muitas triangulações e trocas de bola nos elementos do meio campo, muitas trocas de posição entre Aimar e Martins para que existissem sempre linhas de passe e uma dupla atacante Nuno Gomes e Suazo muito móvel e disponível. O Estrela muito aguerrido e honrado mas pouco capaz de pressionar a defesa benfiquista. A defender muito recuado obrigava o Benfica a um jogo de paciência que por vezes o público teima em não perceber. É preferível ter a bola no nosso meio campo, na nossa posse, passar de jogador para jogador até que se encontre espaço para atacar do que despachar a bola para a frente sem qualquer nexo. É muito importante que o público no estádio perceba isso de modo a não aumentar a pressão sobre a equipa. Jorge Ribeiro esteve bastante activo nas incursões atacantes tendo muitos cruzamentos sempre com perigo. O Benfica ía apertando mas o golo só surgiu na segunda parte após boa tabelinha de Nuno Gomes para Sidnei voltar a facturar. Após o golo, o Benfica terá rubricado uns 10 minutos de luxo com jogadas magníficas onde toda a qualidade individual dos nossos jogadores veio ao de cima. Infelizmente só durou esses 10 minutos e a equipa tirou claramente o pé do acelarador. Quique tentou dar ritmo à equipa com a entrada de Reyes e depois de Binya mas sem grande sucesso. O Estrela era incapaz de furar a nossa defesa mas o golo da tranquilidade não aparecia fazendo alguns nervos aumentarem nas bancadas nos minutos finais. A vitória do Glorioso nunca esteve em causa mas os benfiquistas, com toda a legitimidade, querem sempre mais e querem ver sempre a sua equipa pressionar e acabar o jogo em cima do adversário e não a conter a bola no nosso meio campo defensivo. Eu também quero isso mas sei que o mais importante de tudo é primeiro vencer e depois procurar jogar bem. Acreditem caros amigos que só jogamos bem se mantivermos a onda de vitórias, sem elas, nunca jogaremos bem e os anos anteriores são prova disso. A estabilidade emocional que as vitórias trazem permitem semanas tranquilas de treino e que os jogadores, com o tempo, assimilem os desejos do treinador e joguem cada vez melhor. Eu não tenho dúvidas que a continuar assim esta equipa nos vai maravilhar. A qualidade técnica de jogadores como Aimar, Suazo, Reyes, Martins, Cardozo, Yebda, Katsouranis, etc etc não permite ter outra esperança. Com isto não estou a dizer que a equipa jogou mal, acho que estivemos bem, não deslumbramos a não ser naqueles tais 10 minutos, mas estivemos bem. Controlamos, trocamos a bola, falhámos menos passes, boas jogadas de ataque numa táctica que não tem sido a habitualmete utilizada. Vencemos e conquistamos os 3 pontos, distanciamo-nos mais dos adversários e continuamos a nossa caminhada para o sucesso que tão fortemente desejamos.

Repararam, como mencionei na crônica anterior, na capacidade de recepção de bola do Maxi? E que segunda parte o grego Katsouranis fez, depois de nos primeiros 45 minutos ter estado francamente mal, emendou a mão para uma segunda parte de luxo. É este o Katsouranis que queremos. A dupla de centras voltou a estar imbatível e Suazo muito forte quando consegue arrancar.

A arbitragem não teve hipóteses de influenciar o resultado mas estava preparada para isso quando num lance perfeitamente legal amarela Luisão que apenas corta, de forma magnífica, um lance e depois ignora uma entrada duríssima de um jogador do Estrela pouco tempo depois. Felizmente que Luisão não se deixou afectar e manteve-se sereno e tranquilo o jogo todo.

O óptimo do jogo foi o resultado, o bom foi a exibição numa táctica que me agrada e o mau a fraca assistência no Estádio da Luz. Acredito que podemos melhor, claramente, estes três pontos.

33 comentários:

Anónimo disse...

uma visão muito optimista diria eu.

1ª parte deitada fora.

2ª contra o estrela este 1-0 foi muito pobre.

claro que é importante ganhar e criar o hábito de 3 pontos, mas esta dinâmica tem de melhorar bastante.

é claramente o melhor plantel que me lembro desde terns, valdos e companhias. vamos dar tempo e continuar a vencer os nossos jogos.

João Bizarro disse...

Valeu pelos 3 pontos, Pedro.
O Katso fez uma 2ª parte monstruosa e para mim foi o melhor em campo.

Estar muitas vezes a falar do Maxi é estar a dar conversa ao Americano, que não gosta dele.

Talvez a equipa dele nos empreste o Paulo Ferreira na reabertura do mercado para que o "cepo Maxi" possa ir a andar!!!!!!!!!!!!!!!!!

Espero que o Reyes não tenha perdido o espirito de equipa e não venha a mostrar porque Real e Atletico o dispensaram!!!

John Billy #37 disse...

Prefiro o 442 clássico.
O losango deu mais segurança defensiva mas em termos ofensivos fomos fracos. O desacerto do Martins contribuiu para isso.
4 pontos sobre os corruptos, 5 sobre os chorões, haverá um melhor cenário?

jose disse...

john, ha sempre um cenario melhor, sempre

John Billy #37 disse...

Eu sei José.
Mas já é bem bom!
:)

Pedro disse...

"uma visão muito optimista diria eu."

É bem capaz mas isso deve-se ao facto de me sentir mesmo muito optimista em relação a este grupo de trabalho. Em tempos não muito distantes provavelmente centrar-me-ía nas partes negativas, mas hoje tenho muita crença nesta equipa e por isso prefiro realçar os aspectos positivos que a equipa me mostra.

Concerteza q há coisas a melhorar. Mais rapidez de processos, mais garra, mais pressão. Mas sem estas vitórias, sem esta qualidade quer dos jogadores, quer do colectivo quer da equipa técnica não iríamos a lado nenhum. Por isso sim é uma visão optimista mas é uma visão real.

Como o john diz e bem houve desacertos que impediram q a equipa desse mais. Eu acredito que esses desacertos serão cada vez menos e os acertos cada vez mais e a equipa a ganhar e a crescer. Um sentimento que há muito estava afastado da família benfiquista.

jose disse...

anonimo, os blogues dos dragays sao noutro sitio.
Podera sempre ir la para saciar a sua necessidade de ter algo na boca, ou neste caso, na ponta dos dedos
A sua preferencia sexual fica anotada para futuras intervencoes

João Bizarro disse...

Eles andam todos borrados!!! 4 e 5 pontos... and counting...

Vai mudar a fraldinha garoto!!!

André Leal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Leal disse...

Não concordo muito com a análise pois acho que, mais uma vez, mostrámos carências na transposição para o ataque e, por termos jogado sem extremos de raíz e, consequentemente, ter sido requerido aos laterais para subirem, também ficámos um pouco vulneráveis na defesa dada a rapidez dos extremos do Estrela. No entanto a calma e a classe acabaram por nos dar os três pontos. Acho que ainda há muitas rotinas a estudar pelo Quique nas variadas tácticas que utilizamos.

Off subject:

Já repararam a cobertura que a comunicação social vai dando à ideia de que quer o Sporting, quer os corruptos, foram prejudicados pelo Paixão? É incrível como se alimenta esta ideia baseada em algo impossível e que, daqui a uns meses, vai ser usada por cada um dos clubes para ilustrar os prejuízos (!?) que sofreram ao longo da época. Com isto, e por comparação, fica a ideia que o Benfica é beneficiado.

Anónimo disse...

Positivo: 3 pontos

Negativo: quase tudo o resto, especialmente a nível do passe (destaque para Carlos Martins e Yebda pela negativa), que em certos momentos do jogo é digno duma equipa da 3ª divisão.

P.S. - João, que fique bem claro que não tenho nada contra o Maxi, pelo contrário, acho que tem tanto de bom profissional (pelo que merece todo o meu respeito) como de jogador limitado, e não quero nem nunca pedi o Paulo Ferreira, porque é praticamente do mesmo nível. Mas quero que venha Angeleri, esse sim está a léguas do Maxi.

Alexandre disse...

Quando começarem a falar dos homicidas incendiários traficantes de droga avisem-me pf.

João Bizarro disse...

E porque é que haveríamos falar nisso, Alexandre?
Achas que a conversa diária de qualquer muçulmano é falar no Bin Laden e nos terroristas suicidas?

Ou és dos tais que anda a mandar pedras aos brasileiros só porque um brasileiro assaltou um banco?

André Leal disse...

Gozam connosco porque não temos claques, mas agora já dá jeito que tenhamos... Conveniências.

Mas há quem faça o mesmo e outros servicinhos de encomenda a coberto de uma claque legal. É uma macacada!

Alexandre disse...

joão bizarro... vocês falam do que quiserem, e o que não interessa falar fica esquecido, até aí consigo compreender.
Mas depois de tudo o que disseram dos outros, esta deve ser difícil de engolir. Se fosse com a claque do porto aposto aqui o meu património todo (tb não iam longe) em como tinha direito a post.

Já agora, não tenho nada contra os brasileiros em geral, nem com as brasileiras em particular.

andré leal, nunca alinhei nessa treta de não haver claques. Isso é conversa de ocasião para liga-los ao clube qdo interessa e dizer que não têm nada a ver com o clube qdo não interessa.

jose disse...

Sim, porque termos corruptos a representar o pais ja e bom
Ate sao os NN que compram restaurantes por milhares de contos em dinheiro vivo, conduzem Porches e tudo, especialmente sem terem qualquer tipo de trabalho renumerado.

Sao mesmo maus esses gajos

P.S-Ja encontraram os gajos que deram uns vidros novos ao carro do Cebola? Na volta fazem parte dos 30 detidos pela PJ...

Diogo disse...

Este é, claramente, o sistema a adoptar pelo Quique. Ontem não estivemos bem, mas tivemos uma maior segurança defensiva do que com o 442 clássico. O ataque ganha os jogos, mas a defesa ganha os campeonatos e se tivermos uma boa consistência defensiva, a qualidade dos nossos jogadores da frente decidirá os jogos, mesmo que as coisas não estejam a correr bem, como foi o caso de ontem. Falhámos inúmeros passes, mas acho que foi devido à falta de rotinas, o que provocou um fraco dinamismo e consequentemente um mau posicionamento. Com treino isto passa ;)

Alexandre disse...

José... eu já sei isso tudo.
Se andam gajos como as FARC e os Taliban à vontade a semear o terror no mundo... é uma injustiça tremenda estar a prender uns incendiariozitos homicidas traficantes de droga. Coitaditos.

Anónimo disse...

Estávamos tão bem a falar do Benfica...

Para a semana estarei em Coimbra a ver os meninos conquistarem mais 3 pontos (já nem peço boas exibições, só vitórias!)

Tiago disse...

americano: e nesta fase é o que eu peço... Uma dínamica de vitória para manter (ou ampliar) distancias para quem vem atrás, e assegurar o mais rapidamente possível a liderança do campeonato! Tal como disse anteriormente, há que aumentar a distancia para (virtuais) 7 pontos sobre os corruptos. Aí a tolerancia será de zero para os lados deles até recuperarem do jogo em atraso!

Anónimo disse...

Claro t, mas o futebol é miserável e desconfio seriamente que as vitórias continuem. E temo que "esta fase" seja interminável, a equipa não evolui, não joga melhor, espero sinceramente não levar um banho de água gelada já em Coimbra.

Pedro disse...

É o q eu tenho estado a dizer. Muito mais importanto q boas exibições é GANHAR. Só ganhando e cimentando a nossa posição na tabela, aumentando a distância para os adversários e ganhando cada vez mais tranquilidade é que as boas exibições podem aparecer para acompanhar as vitórias.

Até lá é importante vencer. Com as derrotas instala-se a confusão e isso nunca permite boas exibições.

João Bizarro disse...

Neste momento estou-me a borrifar para as boas exibições. Elas hão de aparecer. Os 3 pontos é que são importantes.

Já repararam que na próxima eliminatória da taça vamos ter a final antecipada? :D

Anónimo disse...

Pedro, só que jogar alguma coisa é meio caminho andado para ganhar, e não o estamos a fazer. O que se fez ontem pode chegar para um Estrela ou Aves, mas é claramente insuficiente para um Galatassaray, ou para metade das equipas em Portugal. A meio de Novembro exige-se mais da equipa, já sei que para os outros é tudo fácil, mas vejam o que joga o Leixões com o mesmo tempo de trabalho...

João Bizarro disse...

Americano, deixa lá o Zé Mota ir para o Porto!

Sim, porque o Manuel José já disse: "Com o pinto da costa lá, nem morto!!!"

Pedro disse...

Americano essa comparação só pode ser feita se colocares no Leixões a mesma pressão de ter q ganhar todos os jogos, de ter todos os dias três jornais e 4 canais de TV e dezenas de rádio à espera do primeiro espirro, etc etc.

Qt muito tu terás q comparar com quem nos batemos pelos títulos e nesse aspecto estamos, mas de longe, muito melhor. Não só estamos muito melhor classificados, como estamos a jogar muito melhor q eles e, acima de tudo, temos muito mais potencial de crescimento q eles. É esta a comparação q deves fazer. O Leixões está a fazer o q é normal acontecer em todos os campeonatos. Há sempre uma equipa sensação e isso dá uma enorme moral aos seus jogadores até abrir o mercado para darem o salto. O Leixões irá cair. Infelizmente será assim como acontece sempre.

Enquanto isso o Benfica irá crescendo com as vitórias e não tenho dúvidas q iremos vencer e jogar bem mas se me proporem ganhar todos os jogos até ao fim como ontem eu compro já.

A meio de Novembro não se exige nada à equipa excepto q mantenha vivos todos os nossos objectivos e isso está intacto. Já fizemos jogos maus, jogos excelentes e jogos assim assim. Ontem foi um assim assim com uma vitória importante. Segue-se a Briosa no caminho do SLB. Quero ganhar e jogar bem mas se for como ontem fico contente, muito contente.

Anónimo disse...

Pedro, tu achas que foi assim assim, eu acho que foi uma exibição fraquíssima que não dá para ganhar a quase ninguém. Claro que se me garantirem que ganhamos todos os jogos assim eu aceito já, mas desconfio que isso não vai acontecer, e qualquer equipa que jogue um pouco à bola pode bater-nos neste momento. E é óbvio que por um lado é mais fácil ao Leixões jogar bem, por outro parece-me mais difícil jogar bem com Braga, Wesley e Diogo Valente que com Aimar, Suazo e Reyes...

Anónimo disse...

"por outro parece-me mais difícil jogar bem com Braga, Wesley e Diogo Valente que com Aimar, Suazo e Reyes..."
Pode-se dizer o mesmo com Lisandro, Lucho e Cebola ou Lieson, Postigo e Romagnoli. O Leixões é um caso a parte. Nem o Zé Mota é tão bom agora como vai ser tão mau quando o Leixões começar a perder.
Parece dificil ganhar a alguem com exibições tão fracos mas lá vamos ganhando. Quem dera aos outros..

Tiago disse...

Uma coisa é certa americano... É mais facil ganhar jogos com Lampard, Terry e Deco do que com os que nós temos, e acho que a equipa do Sargentão já viu voar um dos objectivos da época, ao contrário de nós. Certo ?

Pedro disse...

T, se tirasses o Deco da tua frase concordaria ctg
:)

Com Fernando Santos, com a táctica do losango, só em Novembro/Dezembro é que começamos a carburar e a practicar bom futebol. Entretanto já tinhamos perdido pts q se revelou fatal no fim do campeonato. Estamos em Novembro, vai entrar Dezembro. Estamos numa posição previligiada. As boas exibições irão surgir naturalmente.

Anónimo disse...

t, nós não vimos com uma equipa duma divisão ainda abaixo por acaso, não vás por aí...

Pedro, não partilho do teu optimismo, espero estar errado.

André Leal disse...

Desde que o McCain perdeu, o Americano ficou pessimista... ;)

Brincadeirinha

Anónimo disse...

"Já agora, não tenho nada contra os brasileiros em geral, nem com as brasileiras em particular"

Alexandre,

Já sabemos que vocês não têm nada contra brasileiras...nem vocês nem os vossos dirigentes que as dirigem ou contratam para levantar a bandeira dos árbitros por esse país fora.

Quanto aos criminosos...o teu sector de claques é tão puro que até o dirigente máximo admite os crimes num livro mas não é preso.

E as escutas valem pós nosso adeptos mas para o teu presidente não valem para nada não é? Para esse são ilegais...

Tu calado és poeta seu inútil. E esse teu amor pelas brasileiras está explicado...tens falta de alguma coisa e abates a frustração no teu ópio que é o Benfica. Não sujes muito é o teu teclado enquanto escreves aqui a falar mal do Benfica...

Quanto aos 30 elementos NN só tenho a dizer que a inoperância da PSP em resolver o caso do autocarro incendiado é que motivou esta busca ilegal...
Ainda se provará que muitos são inocentes e podem ter a certeza de uma coisa...

NINGUÉM CONSEGUIRÁ DESUNIR O GRUPO, MAS É QUE NEM QUE PRENDESSEM 200! Em Coimbra esperem pela resposta deles...

Todos a Coimbra empurrar o Benfica para cima.