blog

quarta-feira, dezembro 02, 2009

BATE Borisov - SL Benfica: 1-2

Missão cumprida.

Três jogos sem vencer seria demasiado para este actual Benfica por isso a equipa tratou de regressar às vitórias e, de uma assentada, resolver a qualificação para os 16 avos da Liga Europa e a questão da liderança do grupo.

Temos que ser realistas e admitir que a equipa está num momento de baixa de forma. Se fosse apenas um quebra de rendimento físico não ficaria muito preocupado pois sei perfeitamente que é impossível para qualquer equipa do mundo manter o ritmo de jogo elevadíssimo que o Benfica apresentou neste primeiro terço da época, mas, infelizmente, a quebra não é tanto física mas sim qualitativa. O futebol apresentado pela equipa deixou de ser tão fluído e tão certeiro como foi até à bem pouco tempo. Pode-se argumentar que a quebra física dos jogadores impede que os mesmos estejam tão disponíveis para os apoios e as linhas de passe como antes mas a quebra que vejo não resulta da falta de apoios mas sim na finalização das tabelas, na forma como o último passe teima em não sair bem. E estas falhas permitem que o adversário ganhe a bola com a nossa equipa balanceada para o ataque o que provoca situações de perigo na nossa defesa. Mas como acredito totalmente na qualidade e vontade desta equipa sei que bastarão alguns jogos e consequentes vitórias para o Benfica voltar a ser o Benfica que Jesus nos ofereceu.

Hoje o treinador fez descansar Aimar e Di Maria e colocou em campo Filipe Menezes e Coentrão que deram muito bem conta do recado mas quem voltou a encher o campo e a demonstrar, jogo após jogo, que 7 milhões dados por ele foram uma pechincha, foi Javi Garcia. Estou encantado com o espanhol. Quem também demonstrou mais uma vez que se pode contar com ele foi Miguel Vítor que não acusa a pressão seja em que estádio for. A primeira palavra negativa da época para David Luiz que tem que ter mais cuidado na forma como se exprime principalmente quando tem a braçadeira de capitão no braço. Estranhamente a equipa sente dificuldades nos lances de bola parada defensivos, algo que eramos muito fortes. Nota-se a falta do patrão Luisão.

Não vi os ultimos 20 minutos de jogo mas penso que a história não foi muito diferente do que se viu durante o resto do jogo. Um Benfica claramente superior e que bastava acelarar um bocado e fazer a bola rolar pelos nossos artistas para abrirmos a defesa contrária e causar perigo às redes adversárias.

O importanto foi conseguido: a qualificação e primeiro lugar do grupo. O nome do Sport Lisboa e Benfica saíu dignificado. Não podia ser de outra forma perante adversários claramente inferiores. Agora podemos encarar o jogo na Luz contra o AEK com total tranquilidade e pensar na sorte que o sorteio ditará.

Força Benfica!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

quando perdemos em Atenas, pensei que iamos sofrer até ao fim, mas nao... esqueci-me que ja nao temos quique, mas Jorge Jesus - um treinador que sabe!

Felipe Menezes - ali está jogador!

Joao disse...

Benfiquista como ele não quero...

http://obancodamexicana.blogspot.com/2009/12/olha-quem-e-ele.html

Vermelhusco disse...

Concordo com plenamente com o primeiro paragrafo desta analise. Nota-se uma quebra de forma e nao e uma quebra fisica mas sim na qualidade de jogo. De facto nota-se que o ultimo passe nao esta a sair bem com tanta frequencia.
Acredito, que parte da razao para isto se encontra no facto de que as equipas adversarias ja estudaram muito o Benfica e como tal montam as equipas de modo a tornar isto mais complicado. Mas o JJ tem que fazer a equipa evoluir rapido o suficiente para os treinadores adversarios nao lerem tanto o Benfica. Outra das razoes e que alguns dos jogadores em vez de fazerem os passes simples, rapidos e obvios das tabelinhas andam a inventar mais e a tentar passes mais rebuscados.

No entanto, ja que nao viste a segunda parte por completo digo ja que o Benfica jogou muito melhor: as jogadas sairam mais fluidas, os jogadores falharam menos passes e o jogo do Benfica foi francamente melhor. O auto-golo do BATE foi um lance ridiculo e azarento do Miguel Vitor.

O Felipe Menezes e o Fabio Coentrao estiveram a um nivel bastante aceitavel e estiveram nos lances que resolveram o jogo mas na minha opiniao o menezes ainda tem que evoluir um pouco para se assumir como uma alternativa real ao Aimar. Em grandes momentos do jogo na 1a parte ele nao fez a equipa "rodar" como o Aimar faz. E um jogador de caracteristicas diferentes e muito mais lento que o Mago. No entanto, acho que tem imenso potencial e gostei da segunda parte.
O Coentrao nao e tao eficaz como o Di Maria no um para um mas demonstra uma eficacia e qualidade fantastica ao nivel do passe. Esta a fazer-se um senhor jogador!

Tambem concordo que o Javi Garcia foi o melhor em campo. Talvez com o Saviola quase ao seu nivel e o Coentrao e o Menezes logo a seguir.

A arbitragem foi de nivel amador e prejudicou o Benfica.
Agora podemos descansar antes do jogo contra o Porto qdo recebermos o AEK.

Numero Dez disse...

Mágico SLB estas interessado numa troca de links?
visita-nos http://sectorofensivo.blogspot.com/

JNF disse...

"Estranhamente a equipa sente dificuldades nos lances de bola parada defensivos, algo que eramos muito fortes. Nota-se a falta do patrão Luisão."


Estranhamente? Eu cá não consigo entender a razão pela qual defendemos estes lances à zona.

João Bizarro disse...

Tirando a ridicula exibição de Atenas foi passear classe por essa Europa fora.
Dever cumprido. Agora é dignificar o manto contra o AEK, fazendo descansar alguns jogadores mas sempre com o objectivo de vitória na cabeça.

José Vieira disse...

Começo a ficar preocupado com Di Maria.
Entrada em jogo completamente desastrada, os poucos minutos que esteve em campo demonstram que a sua quebra exibicional não está associada a nenhuma quebra física.
Nas duas ou três arrancadas que empreendeu em direccção à baliza adversária, em vez de olhar para os companheiros olhou para o seu umbigo.
Pior do que perder essas bolas foi não tentar recuperá-las, esperando que os companheiros de equipa (com quase noventa minutos nas pernas e com um perigoso 1-2 no resultado) o fizessem.

Se outrora já era complicado para os clubes lidarem com a pressão exercida nos seus jogadores por eventuais propostas "irrecusáveis", imagine-se agora quando o "passe" é detido por clube, empresário e "Fundo"...
Sinais (preocupantes) do tempo.
Só espero é que alguém ponha o "rapazinho" no seu lugar que, neste momento, é o banco de suplentes.

John Billy #37 disse...

Não concordo em nada com a apreciação ao Miguel Vitor. Esteve mal e sem confiança

Pedro Villa disse...

Acho que a equipa alcançou o que se pedia. Teve 2 jogos de altissimo nível (ambos com o Everton, o principal adversário ao 1º lugar). De resto, tirando o jogo com o AEK cumpriu na perfeição.

Ontem, sobretudo na 2ª parte, elevou um pouco o rendimento e a qualidade do futebol, no entanto, como o JJ confirmou, a dada altura já se pensava na Académica.

Concordo com a quebra de forma de alguns elementos do plantel. Não vou falar do Di Maria, para não ferir susceptibilidades... Mas posso escolher entre outros o Ramires, um dos meus jogadores preferidos do plantel, que continua óptimo na recuperação de bola, mas no passe, desde o jogo com os lagartos que anda desastrado! As perdas de bola a meio-campo devido ao passe falhado são a principal causa do problema, quer qdo se quer atacar, quer posteriormente a ter que defender...

Também não achei o Miguel Vitor assim tão seguro... E o pior, é que o Júlio César não estando tão mal, pareceu-me tb nervoso e reflectiu-se sobretudo quando jogava com os pés...

José Marinho disse...

Caro José Vieira, começa a ser preocupante o número de vezes em que, ultimamente, nos encontramos minimamente de acordo. Sobre Di Maria, então, estamos completamente de acordo. Sobre o jogo e para não ser acusado de ser volátil - não sou mesmo - nas minhas opiniões, mantenho o que escrevi sobre o tema Di Maria, há algumas semanas atrás. E se há coisa que ficou demonstrada no jogo de Minsk, é que o Benfica tem, de facto, vários jogadores absolutamente indispensáveis e nenhum deles é Di Maria. Quando penso em jogadores indiscutíveis deste plantel, lembro-me de David Luiz, Luisão, Maxi, Javi Garcia, Ramires, Cardozo, Aimar e Saviola. Estes são, claramente os indiscutíveis. Quero, no entanto, sublinhar que não escrevo propositadamente os mais talentosos. O Di Maria é dos mais talentosos, mas não é dos indiscutiveis. De resto, boa vitória, não conheço no futebol vitórias que façam mal, e esta permite ao Benfica pensar em vários tabuleiros. Ganha o primeiro lugar, evita as equipas que sobram da Liga dos Campeões, como o Liverpool e o Bayern ou Juventus, evita um desgaste desnecessário no jogo com o AEK, três dias antes do crucial jogo com o FC Porto e sobretudo repõe o prestigio europeu do Benfica.

dezazucr disse...

Marinho, "O Di Maria é dos mais talentosos" mas é também dos menos inteligentes :)
Daí a explicação de não aparecer no grupo que mencionaste.
"David Luiz, Luisão, Maxi, Javi Garcia, Ramires, Cardozo, Aimar e Saviola" são, uns mais que outros, inteligentes em campo. Di Maria é só talento. Nos dias em que o talento falha, não tem mais nada.
Nevertheless, é necessário teres na equipa um jogador com a capacidade desiquilibrativa dele em campo, quando está inspirado rende. Quando não está, é um a menos, obrigando os colegas a correr o dobro.

Coentrão não é tão explosivo, mas mostra-se mais inteligente. Só que há determinados jogos em que dá jeito teres um jogador mais imprevisível ou mais explosivo como o Di Maria. Em forma claro, pois nos últimos jogos tem sido mais enervante que outra coisa.
Na mesma onda, a qualquer um dos dois falta o killer instict, que por exemplo Simão tinha ou o Ronaldo ou Nani têm. Era bom se o Coentrão melhorasse este aspecto. Venha este golo dar-lhe confiança.

Helder disse...

Gostei do jogo do Benfica. Principalmente pela segunda parte que fez. Marcamos dois golos mas podiam ter sido três ou quatro. Agora o jogo com o AEK vai ser uma mera formalidade e esse jogo vai servir para rodar muitos jogadores.


Já viram as nomeações para este fim de semana?
No jogo do porto vai estar o Jorge nem durmo quando o Benfica ganha Sousa!! No jogo do braga vai estar o Olárapio Benquerença!! E para terminar em beleza vem um tal de Cosme Machado que por acaso é de Braga apitar o jogo do Benfica. Estes artistas nem disfarçar sabem!! O desespero é de tal ordem que vale tudo mesmo tudo! Já se vê que o porto e o braga vão ganhar tranquilamente, quanto ao Benfica vai ter de jogar 5 vezes mais que a Académica. Penso eu de que......

Anónimo disse...

pelo árbitro ser de braga, faz dele do sporting de braga? essa analogia não faz sentido nenhum.

João Bizarro disse...

Como fazem os putos hoje em dia: Dahhhhh

João Bizarro disse...

Depois de ver os tristes do clube das maracas contra o ultimo da Holanda espero que o nosso treinador se retrate e diga que o resultado de Sábado passado foi uma vergonha!

Helder disse...

Anónimo:

Eu não disse que o árbitro que vai apitar o Benfica é adepto do Braga. O que eu quis dizer foi que "por acaso" ele é de Braga, só por coincidência é a equipa que vai á frente do Benfica.........