blog

terça-feira, dezembro 29, 2009

Comprar para valorizar

Uma das coisas que mais me confusão faz nesta questão das contratações é muitos adeptos, seja de que clube for, analisarem os possíveis reforços com a suposta valorização e futura venda choruda que o jogador possa permitir ao clube.

Faz-me confusão pois para mim a principal análise que se deve fazer quando confrontados com uma possível contratação é saber se será uma mais valia desportiva para a equipa ou não. Um clube de futebol é um clube de futebol e não um entreposto de jogadores. Os jogadores a contratar têm que ser potenciais estrelas, concordo em absoluto, em que a sua posterior venda será um acto natural perante a sua mais valia técnica e táctica no relvado. Um jogador é contratado, joga à brava e um clube com mais poder financeiro vem buscá-lo. É a ordem natural das coisas.

Agora condicionar estas contratações por aquilo que podem render em termos financeiros desvalorizando o que podem render em termos desportivos é um perfeito disparate. Por esta ordem de ideais nunca o Benfica contrataria jogadores como Aimar e Saviola dado que, pelo seu elevado custo e idade, dificilmente serão alvo de venda para outros clubes que compensem o gasto com eles. E no entanto são dois extraordinários jogadores que têm sido fundamentais na época desportiva entusiasmente que o Glorioso está a realizar.

A mim o que me importa é aquilo que os jogadores rendem com o manto sagrado vestido. Os dinheiros ficam para segundo plano. Eu sou daqueles que não se importa nada que David Luiz e Javi Garcia e Ramires fiquem longos anos de águia ao peito.

25 comentários:

JNF disse...

"Uma das coisas que mais me confusão faz nesta questão das contratações é muitos adeptos, seja de que clube for, analisarem os possíveis reforços com a suposta valorização e futura venda choruda que o jogador possa permitir ao clube."

Sabes qual é o problema? É que existem muitos adeptos que querem que os jogadores façam uma boa época e depois sejam vendidos. Depois lá vem a conversa do somos os maiores do mundo e tal, mas não conseguimos segurar os jogadores. Enfim, critérios....

dezazucr disse...

Na mouche.
A mim também me faz confusão essa análise. Eu o que quero saber é se um determinado jogador vai realmente render enquanto estiver cá. Se vai produzir mais valias desportivas e contribuir para o sucesso desportivo do Benfica. Eu, não fosse a obrigatoriedade de ter de fazer dinheiro nunca venderia os melhores jogadores, mas estamos condenados a isso, o que é pena.

Pedro disse...

"mas estamos condenados a isso"

Pois estamos. Mas isso é uma condicionante do mercado, de existirem clubes mais poderosos financeiramente e q estão interessados nos nossos jogadores. É uma inevitabilidade. Não devemos, na minha opnião, contratar a pensar nisso mas sim na produção desportiva do jogador.

Anónimo disse...

O Comprador Compulsivo
Ponto Prévio: o seguinte texto não tem como intuito colocar em causa a qualidade técnica-tactica dos 3 jogadores brasileiros recentemente contratados.
Cada vez que abre a janela de transferências até me borro todo, já sei que vem lá mais alguém, normalmente estrangeiro. Aliás, mal fecha uma época de defeso vem logo o amigo Domingos Oliveira dizer que temos mundos e fundos para a próxima fase de contratações "não temam clubes vendedores, nós estamos cheios de guita e queremos gastá-la". Quando abre a época de inscrições já o SLB contratou 2 ou 3 novos craques e mandou às malvas mais uns milhões.
Se nas últimas épocas os resultados ditavam a necessidade de trazer mais espécimes, este ano eles chegam porque são para o futuro. Mas se não fossem para o futuro arranjava-se mais alguma desculpa. Porque a necessidade de contratar 2 avançados quando se tem 5 no plantel, tem, para mim, que sair de alguma desculpa fantástica. Alias quando se contrata um ponta de lança por ser alto e bom de cabeça deve-se partir do princípio que Makukula e Marcel fazem parte dos quadros de jogadores do Estarreja. Quando se paga para ter um trinco alto e forte fisicamente como Airton informa-se o mundo de que Yebda é muito possivelmente, defesa-esquerdo. Quando se contrata um avançado/extremo rápido e tecnicista admite-se que o que Urreta fez com os corruptos esteve ao nível do que o boneco verde fez contra nós.
Certamente ir-me-ão chamar de Velho do Restelo, que está sempre tudo mal e o caraças, mas tal como já tinha dito anteriormente, a facilidade com que o SLB vai buscar jogadores ao Brasil, a mim faz-me uma urticária do caralho!!!
PS - só para me atirarem mais pedras: estou 100% de acordo com o empréstimo de Miguel Vítor ao Portsmouth!! Como o Luisão e o David Luiz estão a jogar, o puto tem tantas hipóteses de ser titular como o SCP de ser campeão, e meio ano a ganhar calo em Inglaterra (o futebol mais rápido, físico e competitivo do planeta) vai atirá-lo para um patamar que lhe permitirá entrar no próximo ano como titular no lugar do David Luiz (só por milagre o seguramos na próxima época).

Pedro Villa disse...

Também não gosto de encarar o futebol ou uma equipa de futebol, apenas como um negócio, mas cada vez mais essa componente está presente.
Portanto, a essencia está em saber comprar bom e barato, para depois valorizar e vender bem. E vender bem é vender obviamente a elevado custo, sobretudo aos magnatas do futebol.

No SLB de hoje, a confirmarem-se as ofertas pelo Di Maria, acho que era um jogador a vender no fim da época.

Quanto a outros, não me parece, mas já agora ouvir propostas não custa... "quem dá mais?"

Starblade disse...

"Uma das coisas que mais me confusão faz nesta questão das contratações é muitos adeptos, seja de que clube for, analisarem os possíveis reforços com a suposta valorização e futura venda choruda que o jogador possa permitir ao clube."

A mim não me faz confusão. Aliás, nunca me fez confusão. É por estas e por outras que cada vez me desligo mais do benfiquinha e me ligo mais às putas e ao vinho verde. Agora a SAD que só da prejuízo já abocanhou o estádio, mas siga para bingo. Afinal 91% votaram pelo entreposto de jogadores, pelos infiltrados, pelos prejuízos desportivos e financeiros Quando o clube/SAD -que tem um passivo enorme- fechar as portas depois vou com uma moca nas mãos exigir explicações aos apoiantes do orelhudo andrade.

BT26 disse...

E quem fala assim não é parvo. Apoiado a 100%. E a isto junto que estou-me nas tintas para a nacionalidade dos jogadores.

Benfica sempre

João Bizarro disse...

Eu estou-me a marimbar para a valorização. Quero é que joguem bem e se jogarem bem que fiquem cá muito anos.
Os maus... esses podem ir à mãezinha deles.

Mas também quero que se contrate o que é realmente necessário e não para engordar o entreposto de jogadores.
O que é demais também enjoa.

Vão lá ver os retoques dos primeiros classificados das Ligas decentes... De certeza que não mudam metade da equipa!

Ricardo disse...

O anónimo disse tudo.

João Bizarro disse...

Ainda não tinha lido tudo mas de facto o anónimo (e não sou eu disfarçado) diz exactamente aquilo que penso.

CsA disse...

Quando Makukula e Marcel cá estavam só faziam era criticar, agora que estão fora dizem que podiam ser alternativas para o ataque. Em que ficamos afinal? O que há a fazer é rescindir com Marcel caso não surja nenhuma proposta e esperar no final da época que os turcos accionem a clausula de compra sobre o Makukula e assim obter algum retorno financeiro!

O que para mim não faz sentido é estarmos a pagar um salário chorudo de 1.5M€/ano, estar a valorizar um jogador que não é nosso, para no fim quando estiver adaptado ao futebol europeu ir recambiado para o seu clube. Sob este ponto de vista a contratação de Kardec justifica-se perfeitamente caso enviemos Keirrison de volta.

Já disse num outro blog, mas volto a dize-lo... é ridículo afirmar que Yebda é uma alternativa a Javi quando nem sequer jogam na mesma posição! Yebda é um bom jogador mas a verdade é que não tem espaço na equipa e um jogador como ele nunca podia estar a aquecer o banco pois só iria causar mau estar no balneário. Yebda foi bem emprestado e se surgir uma proposta será também bemvinda dado que este custou zero.

Quanto a M.Vitor partilho da mesma opinião de que deve ser emprestado(sem opção compra) tal como o Urreta São jogadores de qualidade e com margem de progressão, mas a verdade é que também não tem espaço na actual equipa e precisam de jogar para continuar a evoluir.

Saudações Gloriosas

Hugo disse...

Ó João, não é bem o que dizes, porque achas que os maus devem ir à mãezinha deles...
E nesse contexto onde entram o Marcel e o Makukula?
São bons? Ou são maus?
O Keirrisson serviu?
Achas o Yebda a alternativa ao Javi?
Se ficarmos sem o Saviola e Cardozo por lesão, há alternativas sem perdermos qualidade?
Eu acho que não, pois andámos uns jogos sem Cardozo e tivemos logo dificuldades, pois os restantes avançados, não corresponderam.
A 1ª Questão a colocar é se na formação, há alguma alternativa. O Jesus acha que não para já e a única é para Central.
Quanto ao serem brasileiros, não me choca nada, pois são jogadores mais baratos que o mercado Nacional e é provavel que a sua qualidade seja também melhor, pois é um país melhor que o Nosso em termos futebolisticos. Não esquecendo que o mercado em Janeiro no Brasil é melhor que o de Junho.

Eu também quero é que os melhores continuem por cá muito tempo, mas sei que isso é impossível, pois há clubes mais fortes financeiramente que o Glorioso.
A outra questão, tem a ver como é que o Benfica, consegue ter também os melhores a jogar?
É evidente que é contratando quando eles são novos (arriscando).
Lembram-se do David Luiz?
Houve também o André Luiz e outros...

Anónimo disse...

Para quem ainda não viu, a reportagem “Ser Benfiquista” do canal ESPN Classic, Lindo…

http://www.malhanga.com/_videos/ser.benfiquista/

John Wakefield disse...

posso-vos aqui garantir que o éder luis é grande jogador. a forma de jogar mto semelhante á do simao dos bons tempos.
o airton e o kardec prometem mas nao sei se já estão à altura de jogarem no nosso clube!

CsA disse...

Hugo assino por baixo do teu comentário. Makukula e Yebda nunca poderiam ser alternativas a Cardozo e Javi.

Anónimo disse...

Que 2010 vos traga a força do Javi, a magia do Aimar, a raça do Ramires, a letra do Di Maria, o oportunismo do Saviola, a raça do David Luiz, a segurança do Luisão, o ordenado do Cardozo e a Diana do César Peixoto.

João Bizarro disse...

"E nesse contexto onde entram o Marcel e o Makukula?"

Nos que só tiveram 6 meses para mostrar serviço e foram logo recambiados!
São bons? Ou são maus?
São Bons.

"O Keirrisson serviu?"

Até agora não. Mas tem mais ano e meio para mostrar pq o Braça o contratou.

"Achas o Yebda a alternativa ao Javi?"

Acho.

"Se ficarmos sem o Saviola e Cardozo por lesão, há alternativas sem perdermos qualidade?"

Keirrison, Weldon, Nuno Gomes... Perdemos qualidade mas é azar a mais perder os dois ao mesmo tempo.

"A 1ª Questão a colocar é se na formação, há alguma alternativa?"

O Jesus tb acha que o Júlio César é grande GR e o Weldon um jogador útil ao Benfica.

Dos que vieram conheço o Kardec mas como dizia alguém: um é bom, dois é óptimo, mais que três... é entreposto!

Temos jogadores a mais... DESNECESSARIAMENTE.

CsA disse...

João... Yebda não podia ser alternativa a Javi pois não é um trinco! Jesus ainda o testou nessa posição na pré-temporada mas não resultou. Yebda joga numa posição mais adiantada no terreno é um numero 8, não tem garra e poder de desarme para ser um trinco!

Quanto às soluções de ataque, infelizmente o N.Gomes por se encontrar numa fase descendente da carreira já não tem o rendimento adequado ao nível de exigência do Benfica. Sou contra a sua saída pois é uma referencia no balneário.

Keirrison tarda em afirma-se, dizes e muito bem que tem mais ano e meio para mostrar pq o Braça o contratou, mas nós precisamos é de agora de uma alternativa a Cardozo. Se o Kardec poderá ser essa tal solução? Ninguém saberá, mas parece-me a mim que tem todas as características necessárias para o ser. Com a vinda de Eder Luis o espaço de Keirrison ficou ainda mais reduzido e certamente será enviado de volta.

A verdade é que estão a ser colmatadas lacunas no plantel que já haviam sido identificadas. Ninguém melhor do que JJ que trabalha todos dias com os jogadores para saber o que realmente precisamos para termos um plantel mais forte e competitivo, e certamente que estes jogadores contratados foram referenciados por ele com o aval da direcção.

Pedro disse...

João, o Keirrison tem mais um ano e meio para mostrar o q vale mas depois vai para o Barcelona. Prefiro dar esse ano e meio a um jogador nosso.

Mas concordo ctg q, pelo menos o Marcel, merecia outra oportunidade. Para termos um jogador forte e de área no banco acho que Marcel podia fazer esse papel e sendo já nosso jogador e conhecedor do nosso campeonato seria uma mais valia. O Makukula compreendo que se deixe no campeonato turco visto estar a jogar bem e podermos recuperar (quem diria??) o investimento q fizemos com ele.

Anónimo disse...

«Eu estou-me a marimbar para a valorização»

Mas aposto que gostas do Di Maria, não é!... Pelas tuas palavras sem nexo, também já teria ido à "mãezinha" pelo menos há 2 anos! ;)

Anónimo disse...

O Jesus quando esteve no Belenenses também contratou muitos brasileiros. Nos últimos anos deve ter sido o melhor belenenses que existiu... Aqui diz-se muita atoarda paralela e liga-se pouco à "bola" a sério!... Cá para mim o SLB pode ter 1 plantel cheio de brasileiros que é-me igual, e contrariamente ao que o Bizarro diz 3 não é demais não Sr!!! Só de repente podemos falar em 3 brasileiros dos que jogam regularmente no SLB e que são importantíssimos... Ramires, D. Luiz, Luisão... Desde que tenham qualidade são bem vindos. E se não queres "valorizar" alguns dos que vêm, então tens de ter guito pra comprar as estrelas. Isto é dificil de entender? Não me parece... é apenas uma regra básica de mercado! E o futebol profissional actualmente é um mercado!

Mários Lopes

(esqueci-me de assinar o últ comentário - anónimo)

Hugo disse...

João, relativamente ao Marcel e ao Makukula, também acho que o Makukula servia, mas a maior parte dos adeptos não. Já o Marcel, não tem qualidade suficiente para jogar no Benfica (opinião minha).

O Yebda não faz de Javi, nem de perto. Pois não é trinco.

Podemos não ter azar, mas que Keirrisson não é alternativa imediata, isso é uma realidade. Jogadores emprestados ou rendem imediatamente, ou então vão fazer tempo para outro lado.
O Nuno é jogador de plantel, que poderá ainda ser importante, mas não sustitui nem Cardozo nem Saviola, pois tem 33 anos e cada vez tem menos poder de choque e velocidade.
O Weldon é diferente de todos, pela sua velocidade, mas duvido que seja jogador util para entrar no 11, vejo-o mais util para entrar no decorrer de jogos (o Jesus pelos vistos também).

Dos três que vieram, o que conheço melhor é o último (Eder Luiz), acho-o muito bom jogador (no Brasil). Não sei se ele renderá no Benfica ou se adapta-se.
Sei que no ano passado estava avaliado em cerca de 10/12 Milhões, e que os Corruptos o queriam tal como outros clubes, também li que rejeitaram ofertas superiores a 8 Milhões de Euros (isto no ano passado).
Quanto ao Airton (que também o conheço, pois vi alguns jogos e também o acho bom) e Kardec são também apostas do Jesus e por isso mesmo confio plenamente.

Temos jogadores a mais? Pois temos.
Há jogadores que o Benfica investiu bastante e tem de reaver algum desse dinheiro, por isso não podemos ser irracionais no despachar destes jogadores.

CsA disse...

Ora nem mais Hugo!

Ah e quanto ao Keirrison parece que vai ser enviado de volta, tal como tinha dito ontem... Não fazia sentido termos um jogador emprestado que não tivesse adaptado e não rendesse de imediato... um politica de empréstimo tem que ser com jogadores já adaptados e com tarimba como tivemos no ano passado Reyes e Suazo.

JJ sabe o que está a fazer, deixem o homem trabalhar!

Anónimo disse...

o éder luis é melhor que o hulk...

João Bizarro disse...

Mário Lopes, não foram assim tantos brasileiros que o Jesus contratou para o Belém. O entreposto de brasileiros veio com o treinador seguinte e foi a miséria que foi.

Não estou com isto a dizer que estes jogadores não venham a ser úteis mas tirando o Airton não era das posições que estávamos mais em falta.

Um Bom 2010 a TODOS. Com o Benfica CAMPEÃO.