blog

terça-feira, julho 12, 2005

Benfica 2005/2006


Guarda Redes
Moreira, Quim, Rui Nereu

Defesas Centrais
Luisão, Ricardo Rocha, Anderson, Alcides

Defesas Direitos
Alex, João Pereira

Defesas Esquerdos
Manoel dos Santos, Leo/Dedé

Médios Defensivos
Petit, Manuel Fernandes, Beto, Fernando Alexandre

Médios Ala Direitos
Carlitos, Geovanni

Médios Ala Esquerdos
Simão, Karyaka

Médios Ofensivos
Nuno Assis, Bruno Aguiar

Avançados
Nuno Gomes, Karadas, Mantorras, João Vilela, Hélio Roque

Ainda faltam chegar alguns reforços, nomeadamente os tão anunciados avançados e médio box-to-box. Assume-se que do par Leo/Dedé resultará um lateral esquerdo para substituir Fyssas e Miguel já não é considerado para este plantel.

Em termos de análise, parece-me claro e indiscutível que há uma tentativa assumida de assegurar uma evolução na continuidade. O meio campo defensivo recebe Beto que, mesmo que não consiga agarrar a titularidade, me parece uma opção muito mais válida que o malfadado e quase imóvel Paulo Almeida. Simão ganha um concorrente na ala esquerda, que ainda por cima, e a julgar pelo jogo com o Sion, é mais do que um simples extremo e pode ocupar várias posições no ataque (tal como o próprio Simão). Anderson vem fazer concorrência feroz à dupla Luisão/Ricardo Rocha, já na perspectiva do elevado número de jogos que a presença na Liga dos Campeões obriga. De salientar também que este ano começamos a época com um jogador com as características de Nuno Assis, o que já não acontecia há algum tempo.

Continuam a faltar um ponta de lança goleador (que poderia bem ser Tomasson e cuja entrada poderá significar o empréstimo de Karadas) e um médio de qualidade (Kleberson?) que permita maior flexibilidade na disposição do meio campo e proporcione ao técnico salutares dores de cabeça na escolha do 11. A única baixa de vulto é Miguel, pese embora o rendimento irregular que teve na época transacta devido ás lesões. Julgo que é justo admitir que se sentirá menos a sua falta este ano, do que se fez sentir a de Tiago no ano passado.

Tendo em conta a estabilidade de um grupo que acabou de ser campeão, finalista da taça de Portugal e finalista da taça UEFA (na final antecipada ;-) ), parece-me que temos todas as condições para, nas palavras imortais do poeta, fazermos "coisas bonitas" nesta época que se avizinha.

7 comentários:

Pedro disse...

Não se pode fazer uma análise final sem saber quaisos jogadores q ainda virão (espero) chegar. Beto e Karyaka vêm para posições carenciadas logo o plantel fica bem mais sólido. Resta trazer qualidade técnica ao meio campo (o tal box-to-box) e um "matador". Eu continuo a achar q o Mantorras a 100% será a melhor contratação do SLB mas estará ele a 100%??

O Miguel é uma baixa de vulto. João Pereira e Alex conseguem fazer o lugar muito bem mas Miguel fazia-o excelentemente como apenas meia dúzia conseguem fazer. Mas o nome do SLB é bem mais importante q qqr jogador.

Anónimo disse...

quer dizer então que o tiaqgo gomes é para esquecer?

Pedro disse...

Para esquecer não. O Tiago Gomes deve ficar sob observação da equipa técnica e, caso haja lugar, a integrar o plantel. Mas nesta fase acho arriscado ficar apenas com o Dos Santos e o Tiago Gomes...

antitripa disse...

O Beto foi a melhor contratação do SLB, já começou a trabalhara formiguinha 25 passes correctos em 26, 9 recuperações de bola, 1 perda. Façam a estatistica do volume de jogo deste menino e vão entender porquê OANTITRIPA sempre disse que era dos jogadores mais valiosos da superliga!Karyaka muito voluntarioso e com alguma criatividade, remata bem com 2 pés. Gostei.
trocava bem o kleberson pelo j.alves, que vai não vai ainda acaba de azul....quanto ao matador, esse nós temos lá é o Karadas, desde que cruzem bolas para a área, coisa q quando acontece ele está no banco.
saudações

Pedro disse...

Tocaste num aspecto q sempre apontei nos jogos do SLB: Qd o Karadas está no banco o jogo do SLB é pelas linhas com cruzamentos , qd o Karadas entra o SLB começa a afunilar o jogo pelo meio...vá-se lá perceber isto...

zorg disse...

A razão que me levou a pôr o post é debater se acham que este plantel (assumindo a vinda de leo, de um ponta de lança e do tal box-to-box) é melhor do que o que iniciou o ano passado e se é suficiente para cumprir os objectivos a que nos propomos...

Pedro disse...

É mais forte q o da época passada. Beto e Karyaka dão garantias q o Paulo almeida e o Everson nunca deram.
Acredito q os miudos João Vilela e Hélio Roque poderão ser uma mais valia importante e não esquecer o regresso de Mantorras.

Para o objectivo campeão nacional acho q chega . Para o objectivo brilharete na LC nunca se sabe...

E ainda faltam dois jogadores q pode ser q sejam daqueles jogadores q fazem a diferença pela positiva.