blog

quinta-feira, julho 14, 2005

Jon Dahl Tomasson


De acordo com os 3 jornais desportivos diários, o Benfica está na eminência de contratar Jon Dahl Tomasson, ponta de lança dinamarquês e que pertence, actualmente, aos quadros do AC Milan.

Tomasson aparece no futebol europeu no SC Heerenveen na época de 1994/1995, onde marca 5 golos em 16 jogos pela equipa principal. Atinge o seu máximo rendimento na 3ª época em Heerenveen, quando marca 18 golos em 32 jogos, o que é suficiente para despertar o interesse do Newcastle United, para onde ruma na época seguinte.

Mas a concorrência em Newcastle é fortissima e o jovem dinamarquês encontra algumas dificuldades em se impôr, fazendo apenas 3 golos em 23 aparições. A critica acusa-o de não ser suficientemente rápido para o futebol inglês e, na temporada seguinte, regressa à Holanda, embora desta vez para o Feyenoord, onde faz dupla com o ex-Benfiquista Pierre Von Hooijdonk. Em Roterdão assina as suas 4 épocas douradas que, aliadas aos bons desempenhos ao serviço da selecção dinamarquesa, justificam o interesse do gigante AC Milan, para onde ruma na época de 2002/2003 e onde permanece até hoje.

No Milan o seu rendimento tem sido intermitente, embora em crescendo: depois de uma primeira época onde fez apenas 19 jogos, Tomasson acaba por fazer a sua melhor época no Milan em 2003/2004, quando factura 12 golos em 26 jogos. Na última época em Milão atinge os 30 jogos, embora faça menos golos.

Em termos de características individuais, Tomasson é essencialmente um ponta de lança completo. Excelente sentido posicional, grande inteligência nas movimentações, remate fácil e bom jogo de cabeça, fazem deste jogador, que nem sequer é particularmente possante (75 Kg, para 1m 82cm de altura) um ponta de lança extremamente eficaz e mortífero dentro da área.

Não é o dinamarquês loiro e tosco, a la Maniche, nem o tanque de guerra, que corre com um defesa debaixo de cada braço, ao estilo do saudoso Brian Deane. É antes um jogador com escola, qualidade técnica, muita inteligência a jogar e que pode desempenhar vários papéis no ataque. Embora tenham algumas diferenças na forma de jogar e na qualidade, eu diria que Sokota é um jogador do mesmo género. Acresce que é um jogador com grande experiência internacional, o que poderia ser particularmente importante nos jogos da liga dos campeões.

Seria, sem sombra de dúvida, um grande reforço para este Benfica, que não possui nenhum jogador com estas características no plantel desde a saída do Croata. Aguardemos por novidades e esperemos que saia fumo branco da chaminé da catedral!

6 comentários:

Pedro disse...

No Milan sempre foi um jogador que nunca me impressionou. Nunca o achei grande espiga mas a verdade é q manteve-se firme durante 3 épocas. Nunca foi titular absoluto mas era suplente muito utilizado.
A minha maior dúvida é saber qual o grau de entusiasmo com q ele vai encarar este novo passo na carreira. Sair da liga italiana para vir para a super liga pode desmotivar...é importante q os responsáveis do SLB tenham isso em atenção.
Vou aguardar q ele chegue e jogue.

Anónimo disse...

Toma só um.

Anónimo disse...

afinal não houve fumo branco para ninguem... o fumo apareceu antes em estugarda...

em resumo: Fracasso

Pedro disse...

Aguardei e ele não chegou. Não me incomoda muito...só quero é explicações do Veiga.

boloposte disse...

Gosto da imagem: o Sheva a apertar o garganete ao cabrão do dinamarquês (eu vejo assim).

Anónimo disse...

como foi para o estugarda, agora é uma merda! tem de refazer este artigo, ja esta desactualizado