blog

domingo, julho 24, 2005

Primeiras impressões sobre Koeman

Analisar um treinador é mais dificil que analisar um jogador. A um jogador facilmente se percebe se tem bom toque de bola, se tem técnica , se tem visão de jogo, disponibilidade fisica etc, há pormenores que não enganam, pode falhar um golo feito mas a forma como recebe e para a bola é fundamental, pode ter rematado ao lado mas aquele passe que fez para desmarcar o colega é elucidativo ou a forma como cortou a bol sem falta, etc. O tempo dirá se um jogador rende no clube mas rapidamente conseguimos uma opnião, mais ou menos, firme, daas suas características e/ou qualidade.
Num treinador isso é bem mais dificil. O trabalho de um treinador é bem menos visivel no curto prazo, não sabemos ao pormenor como se programam os treinos, e também é verdade, não temos os conhecimentos tecnicos para determinar a melhor forma de como um treino deve ser feito. Por isso, temos que ver algo durante os 90 minutos de jogo, e ir vendo a progressão da equipa ao longo da época.
É claro que ainda existem pequenos pormenores que no curto prazo podem dizer qualquer coisa : o escalonamento do 11, a postura tactica da equipa e as substituições que se fazem durante um jogo.
Sobre as susbstituições pouco se pode falar de Koeman porque estamos na pré-época e as substituições são muitas , a reacção àpostura tactica da equipa adversária também ainda não pode ser alvo de análise pela mesma razão . Mas já há dados que se podem analisar sobre Koeman.
Camacho e Trappatoni foram treinadores de sucesso que passaram pelo SLB nos ultimos 2 anos. Nenhum deles me satisfez tacticamente. Nos dois anos o SLB não demonstrou ter fio de jogo, era irritante ver a bola chegar ao meio campo e ser despejada para as alas obrigando os avançados a inumeras corridas pela posse da bola. Com Koeman, em 2/3 jogos a brincar já se sentiu um perfume de construção de jogo e dos famosos "automatismos" atacantes . Esta diferença saltou aos olhos o que só me pode dar confiança para o futuro, com mais treinos, mais jogos, mais entrosamento, a equipa poder jogar de forma eficiente (jogar bonito é para outras bandas...) tendo a posse de bola segura na transposição defesa ataque.
Espero que Koeman consiga aliar a este excelente trabalho tactico uma boa visão de jogo durante os 90 minutos, percebendo as forças e as fraquezas da equipa adversária e sabendo mexer na equipa quando necessário.
As primeiras impressões sobre Koeman são muito positivas.

1 comentário:

antitripa disse...

Já tinha impressões positivas do homem desde que enfaixou uma batata em nou camp contra o porto....