blog

quarta-feira, setembro 20, 2006

1 ou 2 trincos?

A recente vitória do Benfica sobre o Nacional levantou uma discussão interessante nos cantinhos benfiquistas que assenta na boa exibição que a equipa realizou utilizando apenas um trinco algo que já não se via no Benfica há bastante tempo.

A questão não é simples, estamos perante a velha máxima do "cobertor que tapa a cabeça as destapa os pés". Dois trincos dão solidez defensiva no meio campo, permitem uma luta mais durano miolo mas limitam a capacidade ofensiva da equipa pois não são todos os trincos que têm capacidade para sair a jogar com a bola. Um trinco pode ser pouco contra equipas que povoam o meio campo com jogadores duros e se os médios ofensivos não tiveram capacidade para defender a luta a meio campo é perdida. A solução é conseguir um meio termo com jogadores capazes de conseguir defender e atacar, jogadores raçudos mas com qualidade técnica.

No caso concrecto do Benfica tem-se visto que a utilização dos dois trincos Petit e Katsoranis não tem funcionado como desejado. São jogadores diferentes mas que pisam os mesmos terrenos, têm as mesmas funções e com isso "encravam" a movimentação ofensiva da equipa. Parece notório que ambos funcionam melhor sozinhos ou acompanhados de jogadores com características diferentes.
Na minha opnião contra as equipas teoricamente mais fracas o Benfica pode jogar apenas com um trinco colocando dois médios mais habilidosos capazes de criar espaços e linhas de passe, abrindo assim as fechadas defesas adversárias. Mas é fundamental que esses médios ajudem nas tarefas defensivas pois essas mesmas equipas tendem a utilizar um meio campo reforçado. Por outro lado será que conta equipas mais fortes é boa solução jogar com apenas um trinco? Jogando com esta alternância táctica será que a equipa consegue criar automatismos? E jogando com apenas um trinco, qual deles deverá jogar?

Petit é um poço de força, incansável no trabalho defensivo, eximio na recuperação de bola, dotado de bom pontapé, tem garra e nunca desiste.
Katsoranis mais discreto, tem um excelente posicionamento em campo, melhor jogo aéreo, segundo Fernando Santos tambem tem bom remate e terá uma melhor transição defesa-ataque.

A escolha não é fácil. Depende do adversário? Depende da táctica da equipa?

Está aberto o debate.

8 comentários:

João Bizarro disse...

Boa questão.
Quanto a mim jogariam os dois mas no caso de só jogar um e quem jogar no lugar do outro também corra atrás para recuperar bolas... não me importo.

PiKiNiKi disse...

Pedro... se o Mourinho ler isto! Tens o futuro feito! Manda-lhe isto por mail

Nuno disse...

Se fosse eu o treinador, raramente jogaria com 2 trincos no 11 inicial, só mesmo em casos extremos de jogar fora com os tubarões da liga dos campeões, tirando isso jogaria sempre e só com um trinco à frente da defesa.

Pedro disse...

Não é preciso Pikiniki...ele é leitor assíduo.

Adepto Fanático disse...

Jogos como o do último fim de semana, 1 só trinco, desde que Karagounis esteja disponivel, porque o lugar de 2o médio assenta-lhe que nem uma luva.
Quanto ao trinco a utilizar, ainda não consegui dizer quem será melhor pois já "não me lembro" do Petit a jogar "sozinho".

humanista disse...

eu acho qu depende dos outros médio. Se forem dois médio que lutam pela posse debola, como o Nuno Assis e o Karagounis tudo bem. Se tiver o Rui Costa terão que ser dois, uma vez que ele não defende... O ideal seria ter umverdadeiro box to box, como o Tiago ou o Manuel Fernandes mas já que n pode ser. No entanto acho que Petit e katsouranis não vão funcionar juntos, são mto parecidos.

Pedro Neto disse...

Claramente 1 só trinco - como era antigamente e como deve ser uma grande equipa - e indiscutivelmente Petit.

the beast of Covilhã disse...

Apoio o Pedro Neto inclucive na esconha do médio defencivo o Petit é um jogador de selecção, raçudo e lutador(ou seja da pau que se farta) e isso intimida quem disputa a bola com ele. Alem disso tambem tem bom posicionamento em campo. Quanto as opçoes atacantes diria que estou dividido o Nuno Assis pode fazer o lugar ao lado do Rui mas o mesmo tambem é verdade para o Karagounis que tambem é "bom" jogador.(tadito é Grego)

O Humanista tambem tem razão se o Manuel Fernandes ainda cá estive-se.É que só em nota de roda pé para quem ainda não souber o Manelito já jogou e marcou pelo Portsmouth, abrindo o marcador na vitoria dos pompeys sobre o Mansfield por 2-1 jogo a contar para a Carling Cup.