blog

sábado, setembro 23, 2006

Paços de Ferreira- SL Benfica : 1-1

Falhas que se pagam bem caro...

Quando aos 86 minutos Katsoranis falha, de forma escandalosa, o 0-2, disse para o meu grande amigo Hugo a terrível frase :"já fomos" . Já vejo futebol há muito tempo e com o Benfica é tiro e queda, vantagem minima, falha-se o golo certo que resolvia o jogo e nos ultimos minutos leva-se com a batata quente. É certinho...e infelizmente, mais uma vez, aconteceu.

Um jogo que até estava a correr bem ao Benfica, que se viu em vantagem cedo, onde não sofreu grandes calafrios, conseguiu aguentar-se quando ficou com menos um jogador, onde as melhores hipóteses foram nossas, perder os 3 pontos a 2 minutos do fim em mais uma falha incrivel de Anderson...assim é dificil ser campeão.

Apesar do campo pesado Fernando Santos colocou o mesmo meio campo que ganhou ao Nacional alterando apenas Kikin por Miccoli. Na minha opnião terá sido este o unico erro de Santos pois com o campo tão pesado seria mais sensato alguem com mais poder fisico para a luta que se esperava e, por outro lado, gosto mais de ver o Miccoli no apoio e não como referência de ataque. Mas Miccoli é Miccoli e quando a bola lhe chega aos pés tudo pode acontecer. Não foi, claramente, por aí que o Benfica empatou o jogo. Quem poderia esperar que Léo, 30 anos, cheio de experiência, nada dado a estas coisas, se lembra de refilar forte e feio com o fiscal de linha?? Depois Lucilio fez o que mais gosta. Parece-me que Léo resolveu um problema a Santos para os próximos jogos...
Ao ver-se com menos uma unidade Fernando Santos opta por manter a defesa com a mesma estrutura colocando Miguelito na lateral esquerda tirando Manu que tinha entrado para substituir o lesionado Nuno Assis. A defesa não sofreu alterações e conseguia afastar o perigo da baliza de Quim (novamente em bom plano). Nesta altura Fernando Santos tem duas opções:

- Prescinde de uma unidade atacante reforçando o musculo no meio campo com a entrada de Beto. Ganha indiscutivelmente poder de choque na luta a meio campo/defesa mas proporciona a avalanche ofensiva do Paços.

- Refresca o ataque com alguem rápido e forte fisicamente aproveitando os espaços que o paços obrigatoriamente teria que facilitar e, ao mesmo tempo, impedia que a equipa dos móveis fosse toda para cima da nossa defesa.

Fernando Santos optou pela segunda hipótese e, no meu entender, esteve bem. O Paços apesar de controlar o jogo fruto de ter mais um jogador, nunca conseguiu sufocar o Benfica e o ataque do Benfica esteve sempre em acção com diversas oportunidades de golo. Bastava Katsoranis não ter falhado um golo com a baliza escancarada para a decisão de Fernando Santos ter sido perfeita.
Estranhamente o Benfica quando se viu outra em igualdade numérica, especialmente nos ultimos 10 minutos, não conseguiu segurar a bola e abusou do pontapé para a frente. É algo que não se percebe, nunca o Benfica se tinha visto em apuros e agora, de novo 10para 10, só tinhamos era que jogar pé para pé, com calma, fazendo rolar a bola. Não o conseguimos fazer e pagámos bem caro. Anderson que se revelou o pior jogador do Benfica após várias falhas durante o jogo tem uma distração (vou-lhe chamar isso) fatal e permite o cabeceamente vitorioso para o golo do empate do Paços. E assim se foram 2 pontos num jogo que claramente mereciamos ser vencedores.

Hoje Fernando Santos não merecia ser traído assim pelos seus jogadores.

O Lagarto Baptista foi igual a si próprio. Como é tão fácil expulsar vermelhos. Impressionante. Não se discute a expulsão de Léo mas é inaceitável que o expulse por palmas quando um minuto antes não expulsa o jogador do Paços que após levar uma cueca de Paulo Jorge o derruba quando ele vai entrar na área. Era segundo amarelo e expulsão. Não o fez e tal como no Bessa quem foi para a rua foi um benfiquista. Por punir também ficou uma entrada violentissima a pés juntos a Katsoranis....Perdoar estes lances e depois expulsar o Léo porque bate palmas. Enfim...é arguido do Apito Dourado e está tudo dito.

Ao fim de 4 jornadas, na melhor das hipóteses, estamos a 5 pontos do líder. Muitos dirão "ainda só estamos na 4º jornada". Eu digo o mesmo "ainda só estamos na 4ª jornada" mas acrescento " e já vamos a 5 pontos". É um facto que a produção futebolística do Benfica vem melhorando, é verdade que temos matéria prima de primeiro nível, mas também é verdade que revelamos flhas que custam muito caro e assim não há craque ou treinador que resista.

8 comentários:

Adepto Fanático disse...

Apenas umas notas sobre o jogo:
- O Lucilio, mais uma vez, mostrou que é uma real merda de árbitro e de homem;
- Apesar de reconhecer o momento de menor fulgor do Anderson, não o considero o maior culpado do golo do Paços. O centro saiu perfeito, e tenso, e quando o avançado se movimenta bem (foi o caso), é mais de meio golo. Acho que a maior culpa recai no lateral que deu todo o tempo do mundo para o jogador pacense cruzar com régua e esquadro. Miguelito não entrou bem no jogo (não era fácil...) e marcou Renato Queiróz a 3 metros de distancia e ainda se encolheu no livre. Assim não...
Ontem não tivemos estrelinha.

Muito bem Quim, Luisão e o meio-campo!

Melhor jogador em campo - PAULO JORGE

Anónimo disse...

O "boi" fez o que lhe competia. Fecha os olhos ao segundo amarelo ao pacence e, passado um minuto, expulsa o Léo (bem). Esta dualidade de critérios é assustadora. Um nojo absoluto. A entrada a pés juntos idem.

Não foi por aí que empatámos, é certo. Mas se fosse, a quem nos queixávamos?

Pedro disse...

O Miguelito tb errou ao dar tanto espaço ao gajo q centra, a pressão teria q ser sufocante por parte dos nossos jogadores naquela altura. Não foi e pagámos caro por isso. O problema do Anderson é q cometeu vários erros durante o jogo. É daqueles jogadores q qd está bem parece o Gamarra, qd está mal é pior q o Paulo Madeira...

A dualidade de critérios dos árbitros é tão notória, tão flagrante q é impossivel ser "erro humano". É claramente propositado....principalmente vindo de quem vem...

MacGowan disse...

Em vez de estares preocupado com os 5 pontos para o 1º lugar, devias era pensar que só tens mais 3 que o último....

Pedro disse...

E ??????

Nuno disse...

Não quero ser teimoso mas aquele rapaz Anderson será o mesmo que jogou na época passada? É que não me parece nada com o outro do ano passado.E logo agora que o Rocha está lesionado...

kapone disse...

Quando vi a noticia de que Lucilio seria o arbitro do jogo previ que algo iria acontecer, como sempre acontece em todos os jogos do Benfica em que Lucilio apita.
Meus senhores um jogador ser expulso por bater palmas?
Lê-se no jornal o Jogo que o Leo estava a gozar com o arbitro.
Eu pergunto-me quando se vê os jogadores do Porto a chamarem as barbaridades que vemos chamarem aos arbitros será oque? Palavras de carinho?
Fui arbitro de futebol durante algum tempo, decidi retirar-me devido a algumas tentativas de aliciamento, um arbitro expulsar por palmas e como se verificou em situações de entradas a pés juntos entradas por trás nada fez... Dá que pensar meus senhores, desde que LV começou a falar do apito que isto tem vindo a acontecer nunca vi os jogadores do Benfica verem tantos cartões como agora.
Abraços a todos

Pedro disse...

Não custa nada aos bois expulsarem os vermelhos. Já no Bessa foi o mesmo.
É um escandalo expulsar o Léo por aquilo qd um minuto antes não expulsou um jogador do Paços q impediu o Paulo Jorge de entrar na área. Seria o segundo amarelo. E o palhaço ainda se ri.