blog

domingo, outubro 29, 2006

Porto - SL Benfica : 3-2

Inaceitável.

Esta derrota irá demorar imenso tempo a ser digerida. Recuperar de uma desvantagem de 2-0 para um empate de 2-2 e dominar por completo o jogo, criando lances que poderiam culminar com o golo da vitória e depois, nos descontos de tempo, sofrer um golo nascido num lançamento lateral. Inaceitável.
É inaceitável que o Benfica tenha perdido este jogo desta forma. Num lançamento lateral? A um minuto do fim? Porra...mas são amadores ou quê? Um lançamento lateral para a área tem sempre um primeiro toque para a molhada na pequena área. Os jogadores do Benfica tinham a obrigação de estar atentos a isso e arrumar logo ali, no primeiro toque, a questão. Faltavam segundos para acabar o jogo e foram macios, burros...e pagaram bem caro. Muito caro mesmo. Inaceitável. Incompreensível. Não há forma de conseguir aceitar esta derrota.

Entramos muito bem no jogo, o pressing inicial esperado dos andrades não e verificou, desde cedo demonstrámos que facilmente chegávamos à área de Helton e, pimba, ressalto e golo. Como habitualmente a equipa vai ao chão e demora a levantar, imaginei a goleada e pouco depois o segundo golo. Por muito que digam que o remate é idenfensável, não o é. Quaresma usa e abusa deste lance, Quim tinha a obrigação de saber isso, de prever o arco da bola. Vejam a repetição e observem o total desnorte de Quim....francamente estou farto. Por muito menos Moretto foi queimado e trucidado pelos benfiquistas e é, de longe, superior a Quim. O benfica precisa de guarda redes que ganhem jogos e não que façam defesas "normais". Precisamos de guarda redes que defendam aquele lance idefensával, como Helton defendeu o remate de Kikin. O mexicano teve a oportunidade que tanto pediu e provou que está muito abaixo de Mantorras. Aquele falhanço não se admite a um ponta de lança que reclama oportunidades.

Na segunda parte a equipa surgiu mais equilibrada e com a entrada de Nuno Assis pegou no jogo, só deu Benfica e foi com naturalidade que o primeiro golo surgiu. E depressa se percebeu que era possivel dar a volta, os andrades demonstravam quão fracos são, Mantorras que tambem entrou muito bem no jogo dava dinamismo e alegria ao ataque, criando muitos espaços para os colegas e Nuno Gomes volta a fazer o gosto ao pé no Dragão.

Estavamos empatados, na mó de cima, a controlar completamente o jogo, trocando bem a bola, não perdendo oportunidade de atacar e criar perigo para a baliza dos andrades. Tudo parecia indicar que ou empatavamos ou, num pressing final, até conseguiríamos a vitória. Mas eis que, já no tempo de descontos a equipa tem uma paragem. Invês de manter a bola no meio campo portista recua até obrigar Quim a despachar a bola como habitualmente para os pés dos tripeiros, ataque e bola fora. O resto é inaceitável. Inaceitável.

Entregar 3 pontos de bandeja ao rival directo depois de uma fantástica recuperação é fazer hara-kiri nas pretensões para a conquista do título. Assim vai ser muito dificil. Depois da recuperação não podiamos errar desta forma. Erramos e pagamos muito caro com isso...como é costume no Benfica.

Fernando Santos mais uma vez alter a táctica da equipa, joga num 4-4-2 clássico colocando Paulo Jorge na direita. Não acho que tenha sido a melhor opção pois Paulo Jorge tinha acabado de recuperar de uma lesão e Nuno Assis vinha jogando muito bem. A primeira parte provou isso e com a entrada de Nuno Assis e Mantorras a equipa do Benfica mudou para melhor. O angolano prova, jogo após jogo, que é melhor opção que Kikin e faz perguntar como é que se gasta 6 milhões de euros em 2 jogadores que são, manifestamente, inferiores a Mantorras?

O lagartão Lucilio Baptista não esteve mal o que já é algo extremente positivo mas o lance de ataque do segundo golo dos andrades resulta numa recuperação de bola faltosa sobre Petit.

Vitórias morais não enchem o papo a ninguem, o que fica para a história sõ os 3 pontos queos andrades conquistaram.

Inaceitável...

13 comentários:

Anónimo disse...

Oi pessoal antes de mais gostaria de dar-vos os meus parabéns pelo blog. Sou um visitante assíduo. Gostaria que também dessem uma olhada por outro blog de futebol. Eles estão no início e têm pedido à malta alguma ajuda para divulgar. Gostei imenso e vou ajudá-los. Temos de ser uns para os outros nesta enorme blogosfera. O Planet Football 10 está com uma imagem muito apelativa e eles estão constantemente a oferecer conteúdos novos e diferentes. Até já têm um correspondente no Brasil e outro no Egipto. Está engraçado. Apareçam e comentem. Abraço e continuação desse excelente trabalho.

www.planetfootball10.blogspot.com

Inútil disse...

Este jogo prova duas coisas: que a profissionalização dos árbitros é necessária e que Fernando
Santos não percebe absolutamente nada de futebol. Mas mesmo assim, perder 3 pontos desta maneira... é uma cretinice, no minimo. Não deixou de ser um jogo agradável, fico à espera do volte-face em Lisboa!

Anónimo disse...

Nada está perdido. Desde quando é que se perdem campeonatos ao fim de meia dúzia de jogos?

dezazucr disse...

a mim cheira-me q este ano vamos continuar sempre com a sensação de que poderíamos tirar algo mais dos jogos.
Alguém que me explique como é que se dá 30m de avanço ao adversário, deixando-o jogar e controlar o jogo a seu bel'prazer.
Factos:
- Este ano sempre que o Benfica jogou com uma equipa +/-, nem digo boa, saiu de lá vergado com 3 golos sofridos
- Este ano, o sector que nos últimos anos dava mais segurança parece ser o mais permissivo: é tão fácil marcar um golo ao Benfica - basta querer.
- O Fernando Santos não tem personalidade. Basta a imprensa ou os adeptos pedirem um jogador e ele coloca-o. Não estava a equipa a jogar bem com o Nuno Assis? Qual a necessidade de forçar o Paulo Jorge se ele vinha de lesão?
- o Benfica este ano não consegue ganhar 2 jogos seguidos. A única excepção (para confirmar a regra) foi o Aves e o Leiria.

Sinceramente, há que reflectir muito sobre este Benfica este ano... muito mesmo. E não adianta tapar o sol com a peneira, pois mesmo que ganhemos ao Celtic, cheira-me que encostamos em Aveiro.

Anónimo disse...

os "andrades" com uma leiteira do catano levaram tres pontos e um RECADO: na catedral vão ser toureados e esta epoca o campeão é Encarnado!
Gostei de ver os rostos dos "andrades" após o 2º golo do Benfica: era a imagem de pessoas borradas de medo na iminencia de um terramoto e sem terem um buraco onde se meter! Muitos sairam com as cuecas todas cheias de merda! da mesma que têm na caixa cornea!

antitripa disse...

Aliás....demorou tempo a assinalar faltas contra o porto....Já agora Pedro, queria aqui deixar um pedido de opinião que ainda ninguém conseguiu comentar: No lance do 3-2 há o lançamento, um desvio para a molhada onde aparece o shrektinóni a tocar poara o burro moraes fazer o 3-2. Questão: Com que parte do corpo toca o shrecktinóni a bola? ....vejam o lance, concluam e imaginem se fosse ao contrário....

João Bizarro disse...

E eu que nem me contentava com o empate tal não foi o nosso dominio.

Realmente perder assim custa. Fico com a sensação de que com o Miccoli teriamos goleado.
Agora aquela defesa...ui!!!

Depois de tantos 3 sofridos já era altura de o Moreira ter uma oportunidade.

Anónimo disse...

e vao 10 caixotes de compensan para este blog onde noto muita azia!! 3 batatas.. hehe!! CAMPEOES ALLEZZ

Pedro disse...

Mialgia impressionante é tu achares q o Quim é superior ao Moretto...nem depois de tantas provas...tudo bem. Fiquemos com o Quim ...a culpa é sempre doutros...

O q chateia-a mesmo é perceber-se claramente q temos equipa de sobra para esta ligazita e arriscamos a não ser campeões por causa de Santos...

Anti: as repetições não são elucidativas mas fica a ideia q é com o braço q o gajo joga a bola. Mas foi um lance tão irritante q nem reparei nisso na altura. Grave foi a falta não assinalada sobre o Petit q originou o golo do Quaresma...Mas aquele terceiro golo numa podia ter entrado...

jbernardo disse...

antitripa, arranjas-me uma foto minimamente conclusiva? Já agora somava esse golo com a mão (se foi) aos benefícios ao porto desta época...

antitripa disse...

Estou a tentar. A sportv ia passar uma imagem do angulo frontal, mas no resumo após o primeiro toque mudam a imagem para o angulo inverso. Mas ela aparece...

Anónimo disse...

ENFARDARAM 3 OUTRA VEZ!!!!!!!!
E PELA PRIMEIRA VEZ NO ESTÁDIO DO FCP, O PRESIDENTE DO BENFICA TOURCEU PELO ... BENFICA, HE HE HE HE HE HE , QUE CORAGEM HE HE HE

Anónimo disse...

nao concordo com a tua analise ao jogo na primeira parte, altura em que nao fizemos nada a nao ser nos ultimos minutos em que temos 2 grandes oportunidades. o golo do quaresma é monumental e é o unico em que o fcp tem merito pois tanto o 1º como o 3º é fruto de muta chouriçada, desvios e ressaltos enquanto que todos os golos do Benfica foram plenos de merito especialmente o do nuno gomes que é uma jogada linda, com princpio meio e fim. tambem nao concordo com a critica que fazes ao quim e para mim era o moreira que la devia estar mas nunca o moretto.