blog

quinta-feira, abril 12, 2007

Qualidade do plantel

Tem-se discutido, nos diversos blogs benfiquistas, a qualidade do plantel. Uns defendem que é boa outros defendem que é má. A democracia e liberdade de expressão isso, felizmente, permite.

Mas há um argumento usado que é, a bem dizer, parvo.

"Os suplentes não estão ao nível dos titulares"

É evidente não? É um argumento sem pés nem cabeça. Não há nenhum plantel no mundo que tenha 22 jogadores de igual nível. E se existir deve custar uma verdadeira fortuna. E deve ter um balneário muito complicado de gerir.

É evidente que o Sport Lisboa e Benfica não tem no seu plantel dois Simão Sabrosa, dois Miccoli, dois Luisão, dois Petit etc etc. É claro que não tem nem poderia ter. Mas o Benfica tem elementos no seu plantel que ao serem chamados à equipa principal cumprem perfeitamente a sua função e permitem à equipa manter os mesmos níveis de pressão e dinâmica. Como em qualquer equipa do mundo se de uma vez tiver que usar 7 ou 8 suplentes de uma vez é natural que a equipa tenha uma quebra. A qualidade não é a mesma evidentemente. Mas se apenas um ou dois entrar no 11 não há razão para grandes quebras. E é essa a gestão de plantel que uma equipa de topo tem, necessariamente, de fazer para obter sucesso nas competições em que se vê envolvida.

Os suplentes não têm a mesma qualidade que os titulares. Por isso é que são suplentes, mas têm claramente qualidade para jogarem permitindo algum descanso aos titulares evitando assim que os mesmos cheguem à fase critica da época completamente esgotados.

10 comentários:

João Bizarro disse...

Isso é um argumento parvo, como dizes e bem.

Acho que o plantel é bom. Já esteve melhor no inicio da época pois as saidas do Alcides, do Kikin e o RR não foram bem colmatadas. No caso do RR devido à lesão do Luisão.

O unico que considero não ter concorrencia é o Nelson. Temos o Pedro Correia mas acho que se minutos nas pernas não vai lá.

O Miguelito podia ter muito bem feito mais jogos do que os que fez. Ganhava ritmo e estaria preparado para alguma necessidade.
Quem diz o Miguelito diz o João Coimbra, o Paulo Jorge, o Manu.

Depois não se queixem que há jogadores cansados e outros presos por arames.

Anónimo disse...

Concordo que o argumento é parvo, mas não acho o plantel nada de especial. Era melhor no início da época, a transformação negativa não foi certamente opção do FS que sempre afirmou que contava com o RR, e dos habituais suplentes acho que só o Miguelito tem qualidades para jogar e em várias posições, e o João Coimbra talvez pudesse com mais minutos ser uma alternativa. Também acho que o Mantorras devia jogar mais tempo, quanto ao Paulo Jorge e ao Manú acho que são jogadores bons para a minha 2ª equipa, a Académica (que vai limpar os tripeiros este fim de semana!!!), mas nunca para o Benfica.
Aliás, espanta-me como é que podem desprezar tanto um treinador campeão, ídolo no AEK, e o único treinador português que já treinou os 3 grandes, e valorizar jogadores desses.

Pedro disse...

E de quem é a culpa de os jogadores não terem mais minutos?
E de quem é a culpa de Diego e Karyaka terem sido dispensados?

Eu acho q Palo Jorge, Manu, Miguelito, Karyaka e Diego podiam e deviam ter tido muito mais oportunidades e muito mais minutos. São opções claramente válidas para suprir uma eventual ausência ou para entrar durante um jogo. Não só eles teriam um melhor ritmo competitivo, como estariam mais "satisfeitos" como o 11 titular poderia estar mais fresco nesta fase.

Espanta-me como é q tu desprezas jogadores destes e depois valorizas um treinador q apenas ganhou um titulo ao serviço dos andrades q todos sabemos como são conquistados e a partir daí acumula fracassos atrás de fracassos trazendo sempre consigo uma aura de "loser" contagiante...
:):)

Anónimo disse...

Pedro, só estou a referir que ele tem melhor curriculum que esses jogadores todos juntos que mencionaste. Já disse que nunca fui fã dele, e é óbvio que se eu digo que o Miguelito e o Mantorras deviam ter mais minutos, a culpa é dele. Isso não me impede é de ver o lado positivo do trabalho dele. Quanto aos outros 2 que referiste, eu também depositava grandes esperanças nos 2, mas o Karyaka nunca mostrou futebol que justificasse ser um trunfo no banco, ou na rotatividade (o Koeman também começou por apostar nele e depois desistiu) eo Diego, apesar de alguma fama, jogou mal e porcamente nos jogos que vi. Tecnicamente fraco, cacetiero, duro de rins, e mal tacticamente. Destacava-se apenas o remate forte, mas isso não chega. E a prova é que ele tem sido pouco utilizado no Brasil, não será por acaso.
Espero que o "looser" hoje consiga uma grande vitória! :)

João Bizarro disse...

" Koeman também começou por apostar nele e depois desistiu"

O Keoman não deve ser exemplo pra ninguém. Além disso o Karyaka quando entrou cumpriu sempre e até marcou 2 golos nos poucos minutos que jogou.

O FS é um treinador de ideias fixas e é muito dificil fazê-lo mudar de ideias.

Anónimo disse...

Os titulares não podem andar a ser substituidos, sobretudo os defesas, pois isso retira-lhes confiança. Tal como não podem ser substituídos à primeira vez que algo lhes corra mal. Um titular tem que estar seguro, andar a sustituir um jogador a 15 20 minutos do fim por outro dá ao jogador a impressão que o treinador está a preparar-se para lhe fazer a folha. As substituições só se justificam por motivos de ordem táctica, não para dar minutos aos jogadores.

Os suplentes lá acabarão por se poderem mostrar. Há sempre castigos, lesões, ou, como no caso do Anderson, um titular que teima em fazer burrada.

Não é à toa que o Scolari tem conseguido resultados. Saber que não vão ser sacrificados à primeira contrariedade ou pequeno abaixamento de forma faz com que os jogadores se identifiquem com o treinador e criem espírito de equipa. Os suplentes também se aplicam pois sabem que se conseguirem uma posição é para durar.

Pedro Neto disse...

"O FS é um treinador de ideias fixas(...)"

Eu acho que é mais de ideias parvas... :)

Anónimo disse...

FS é tosco e fraco mas opções que faz mas será culpa dele que os adversários se poupem na jornada anterior para jogar com a raça e motivação que só jogar contra o benfica produz? Será culpa dele que contra o benfica toda a gente da 20 litros em campo e com outros vão para jogar ao "berline"? Jogar contra o MANTO SAGRADO para alguns é melhor que sexo, digo eu.

P.S.- Cito o Gato fedorento- "Hoje vamos ganhar 15 a 0,...15 a 0,...15 a 0,...15 a 0..."

GR1904 disse...

O Paulo Jorge no inicio da época fez jogos que me surpreenderam pela positiva.

O Manu fez tanto bons jogos como maus jogos, mas parece-me que algum valor ele tem. No torneio do Dubai, entre jogadores da Lazio e do Bayern, foi considerado o melhor. Deverá ter sido pelas tranças encarapinhadas? Poupem-me.

O Miguelito tanto pode jogar a extremo esquerdo como a defesa esquerdo. Na 1ª opçao distingui-se no Nacional como o melhor a actuar na superliga. Na 2ª opçao distingui-se no Rio Ave. Quantos jogos fez pelo Benfica? Lembro-me de o ver apenas uma vez e já nem sei contra quem foi.

O Beto foi pedra fundamental no Benfica de Koeman. Geovanni idem. Um é preterido constantemente. O outro foi proscrito, quiçá por ter posto o sportém de F.Santos fora da Champions qd eramos treinados pelo Camacho. Quem não se lembra do Fernando Aguiar que foi utilizado bastas vezes e com grande utilidade no Benfica? Não gostava do estilo dele mas achava-o de uma utilidade interessantissima para certas circunstancias (lembro que foi com ele em campo que ganhamos a Taça de PT contra o fecepe de Mourinho).

Eu, se fosse suplente desta equipa de F.Santos punha-me a andar o mais rapidamente possivel.

O Andersson e o Nelson demonstraram, com Koeman a treinador, que eram jogadores consistentes. Este ano, com F.Santos, são o que são, mais parecendo que os jogadores estagnam e não evoluem.

F.Santos, no sportém, não apostou em nenhum jovem. Entrou o Peseiro e o Bento, começaram a chover Ronaldos, Quaresmas, Moutinhos e Nanis. Assim não percebo porque foram buscar o puto do Rio Ave nem porque andam atrás do Rubem Amorim. E percebo agora pq o Manuel Fernandes tenha sido empurrado para fora do Benfica.

F.Santos teve responsabilidades na construção deste plantel. Tem responsabilidades na forma como o gere, tecnica e fisicamente. E todas as equipas que jogaram estes quartos de final da Uefa, o Espanyol deu folga a 10 titulares no jogo da liga espanhola antes de jogar contra o Benfica. O Werder Bremen deu folga a 3. O Sevilha idem. Onde é que eles estão? Nas meias finais.

Pormenor 1: F.Santos, com a eliminatoria perdida frente ao Espanyol, deu-se ao luxo de mexer na equipa depois do treinador catalão, que estava em vantagem.

Pormenor 2: Nota-se como alguma coisa no balneário estará diferente. Já não me lembrava que isto acontecesse desde... Camacho?

Pormenor 3: Os jogadores do Espanyol sabiam perfeitamente o que faziam em campo. Os do Benfica sabiam que tinham de fazer alguma coisa. É esta a diferença entre uma equipa treinada com método para que as coisas saiam bem e outra treinada com fé e crença que as coisas saiam bem...

Pedro disse...

Na primeira volta foi bastante notório o banho táctico q levamos do Espanhol e o conhecimento profundo q tinham da nossa equipa!!!