blog

domingo, abril 29, 2007

SL Benfica - Sporting : 1-1

Empatas....

Quando no inicio da tarde vi o derby eterno da cidade de Roma com muito fairplay e sem incidentes nas bancadas pressenti logo que íamos ter um domingo fora do normal. Ao chegar às roullotes o ambiente era pesado, faltava animo, um companheiro das bifanas tem uma quebra de tensão. A coisa não estava a correr nada bem. Chega-se ao estádio a bomba surge com a não convocação do Simão Sabrosa e quando a Vitória falha a aterragem só me apeteceu vir para casa. Estava na cara que não iria ser uma noite boa para as nossas cores. E quando aos 30 segundos o levezinho - sempre ele - faz golo senti que uma hecatombe nos esperaria.

Felizmente a raça, o querer, a força daqueles bravos que esta noite tudo deram em campo para honrar o manto sagrado conseguiram evitar males maiores. Hoje provou-se que o Benfica tem uma equipa de eleição, composta por jogadores que, bem orientados, fariam história com as cores gloriosas. Jogar grande parte dos 90 minutos com 9 jogadores contra 14, sem o nosso melhor jogador e com clara insuficiência física da maior parte dos jogadores do meio campo para frente e, mesmo assim, conseguir empatar um jogo que se entra a perder, encostar o adversários às cordas e pô-los a queimar tempo como qualquer equipa que joga para não descer é prova provada que temos uma extraordinária equipa, um valoroso plantel que aquela abécula com curso de engenheiro não soube aproveitar.

Como seria de esperar, fruto da maior frescura física e do golo madrugador, os primeiros 20 minutos foram todos dos verdes, mas, quando o Benfica assentou o jogo tudo se alterou e o domínio de jogo do Glorioso só não teve frutos porque, Ricardo, resolveu demonstrar o porquê de ser o melhor guarda redes nacional. Aliás, já com os andrades se passou o mesmo, o guarda redes adversário impede, com defesas fantásticas, que o Benfica ganhe o jogo, enquanto que o nosso guarda redes continua a sofrer golos de cruzamentos para a pequena área. Ricardo esteve soberbo e a ele devem os lagartos a festa que fizeram no final do jogo.

Hoje apenas uma equipa quis ser campeã, e essa equipa foi o Benfica. Os lagartos, após o golo do empate, abdicaram de jogar para vencer e procuraram vencer o seu campeonato: ficar à frente do Benfica. O anti jogo de Ricardo logo após o apito para o inicio da segunda parte demorando imenso para repor a bola em jogo sempre que a mesma lhe chegava e a festa que se fez naquele estádio após um empate mostra claramente que os objectivos tinham sido cumpridos. Quem não os cumpriu foi o Benfica, nomeadamente pelo seu treinador que, mais uma vez, tem que ganhar o jogo e não faz as 3 substituições que tem direito. Katsoranis não esteve em campo e Nuno Gomes foi, mais uma vez, uma perfeita nulidade. É inconcebível que o avançado do SLB não ganhe um lance aos defesas e que seja o Miccoli, com o seu metro e meio a ganhar os lances à defesa lagarta. E que exibição fez o genial italiano.

Mas para se falar em exibições temos que falar naquele jogador que encheu o campo, que correu mais que todos e compensou a "ausência" de Katsoranis e a teimosia do árbitro em jogar de verde, Petit foi gigante. Foi fenomenal. Uma exibição monumental do nosso número 6 que jogou até partir. Se alguem merecia vencer hoje era Petit. Mostrou claramente que é o melhor a anos luz de qualquer outro naquela posição em Portugal. Um assombro. Quem também tudo deu foi o maestro Rui Costa que, mesmo estoirado nunca baixou os braços, o crer benfiquista corre-lhe nas veias e isso fá-lo ir buscar forças para jogar e fazer jogar até ao fim. Quem também esteve muito bem foi Léo e é escandaloso que ainda não tenha renovado com o clube. Palavra final para o miúdo David Luiz. Brilhante. A forma como ele puxa pela equipa, como corrige os colegas, os manda para a frente, dá indicações é de quem tem muitos anos disto e não de alguem com 19 anos que chegou agora. Não deu hipóteses ao levezinho que, após o golo, não se viu mais. Culpa de David Luiz. Quando leio que Karagounis está de saída do Benfica dá-me um aperto no coração, é um fenomenal jogador e será um erro crasso o deixarem sair. E Santos queria dispensá-lo...

Sinceramente não tenho muito a apontar à equipa. Está cansada, é mal orientada, não teve o capitão e melhor jogador para ajudar e, mesmo assim, mostrou uma garra, um crer, uma qualidade que, de facto, merecia um outro resultado. Foram grandes, foram enormes, foram Benfica. Aquela merda que se senta no banco com a braçadeira de treinador no braço é que conseguiu fazer o impossível: não ganhar nada com uma formidável equipa destas.

A arbitragem foi o que se esperava. Quando oiço dizer que Pedro Henriques é bom "porque deixa jogar" dá-me vontade de rir. Deixa jogar os adversários do Benfica ...essa é que é essa. É um escândalo que Caneira não seja expulso. Tinha que vir para a rua e mais nada. Depois, após uma brilhante jogada Miccoli é ceifado por Polga e o amarelo fica no bolso. É este o "deixa jogar" de Pedro Henriques. Depois a gritante dualidade de critérios. Karagounis leva amarelo por uma falta óbvia sobre Moutinho no meio campo. Na segunda parte, junto à área lagarta o mesmo Karagounis sofre uma falta igual e o árbitro "deixa jogar". Com tanta adversidade contra a nossa equipa e vê-los a dignificarem o manto sagrado como o fizeram hoje só me posso sentir satisfeito.

Satisfeito e tremendamente inconformado com a merda de treinador que temos. Um treinador que não consegue ver o que um puto de 6 anos ao meu lado via, que a equipa se arrastava em campo, que Katsoranis nada fez, e demora, demora e demora a mexer na equipa e depois não efectua todas as substituições. Um treinador que destroi um plantel destes tem que ser corrido...e era ontem. Volto a repetir: por mim não acabava a época. É ele o principal culpado de ficarmos a zeros esta época com um fantástico plantel que dispomos.

Quem vencesse hoje seria campeão. Só nós o procurámos fazer, não conseguimos. Os andrades voltam a respirar sem saberem como. Nos corredores da Luz ouvem-se boatos de que Simão e Luisão já estão vendidos e, nos corredores da Luz, não se ouve que Santos vai ser corrido...medo...muito medo.

Para o ano há mais...

23 comentários:

Anónimo disse...

É muito fácil dizer mal do Nuno Gomes mas quando ele saiu perdemos o controle do jogo. O problema do Benfica está bem patente no golo que só apareceu num ressalto: os nossos laterais não sabem centrar uma bola. Mais valia termos ficado com o João Pereira. Não percebo, a época passada o Nelson tinha aqueles passes teleguiados para o Nuno Gomes, este ano não acerta uma.

karadas disse...

Continuamos sem saber despir a camisola. Dizer que temos uma equipa fenomenal e que só não conseguimos melhores resultados por culpa de Fernando Santos só podemos estar a brincar!
O escalonamento final das 3 principais equipas está de acordo com o valor de cada uma delas. Só não vâ isso quem não quer.

dezazucr disse...

Filipe, perdemos o controlo do jogo mas não foi por o nuno gomes sair, foi mais por ter entrado um extremo cujas principais características são a velocidade e os centros e não termos referência na área. Se essa substituição tivesse sido dupla e tivesse entrado tanto o Manú como o Mantorras ao invés de como sempre se esperar pelos 10m finais para colocar o Mantorras, poderíamos ter produzido mais.

Não foi pelo nuno gomes de certeza.

dezazucr disse...

karadas, concordo que a crónica do pedro está exagerada, pois não me parece que a equipa tenha estado assim tão bem, da mesma forma como acho que não esteve também muito mal. Mas aí tenho que cascar no treinador. Como explicas que todos os jogos haja falhas de concentração que dêem em golos adversários, ou que se dê sempre tempo de avanço para depois ter de correr atraz? Isso para mim, para além dos jogadores, é responsabilidade do treinador. A equipa defende mal, e sublinho a equipa, não é o nélson nem é o andersson, uma equipa deve defender como equipa, com compensações às falhas dos colegas e isso raramente se vê. Isso é responsabilidade de quem?

O FS tem de ir embora já. Se com o Koeman ainda tinha alguma margem de manobra pela carreira europeia que nos tinha proporcionado, já esta abécula nada fez que lhe possa conceder mais tempo naquele lugar.

Anónimo disse...

concordo com a crónica e dou os parabens aos jogadores menos ao nuno gomes.
este morcão tem k sair já do glorioso com o FS!
já não há paciencia para os dois.
mais uma época completamente falhada, só nos resta preparar a próxima:
FS, nulo golos, beto, marco ferreira, morreto e anderson RUA!!!
renovar com o leo, karagounis e oferecer o ordenado do nulo golos ao miccoli para ver se fica.
contratar camacho, um defesa direito, david luiz, outro DC, regressar o josé fonte, grzelak e se houver dinheiro huntelaar ou zigic (o do racing de santander) se não houver o linz do boavista.

PS1: filho da puta de arbitro tendencioso, houve mais um amarelo que não mostrou ao liedson numa entrada por trás ao karagounis!
PS2: o sporting é mesmo pequenino, nem sequer arriscaram a vitória para ficar a 1 ponto do porto!

Anónimo disse...

nas contratações esqueci-me de por lá o manuel fernandes! se é nosso tem que voltar urgentemente com melhoria de salário!

João Bizarro disse...

Quando este é o melhor árbitro que temos, está tudo dito.
É incrível como o Caneira termina o jogo.

O empate acabou por servir quem o procurou. É incrivel ver uma equipa que pode ser campeã jogar para o empate e ainda fazer festa no final.
Enfim, são assim os clubes pequenos.

Quanto ao Benfica, mesmo com um treinador muito fraquinho podia e devia ter ganho.

GR1904 disse...

O Nuno Gomes é um caso paradigmatico do aproveitamento deste treinador. Com o Trap e Koeman, principalmente, foi importante pq tacticamente o losango não lhe favorece nada. E o treinador que melhor o aproveitou foi o Souness. Mas ha pelo menos mais 2 jogadores que tb estagnaram com este treinador e q tao boa conta de si deram anteriormente: Andersson (era o central com menos faltas da liga) e Nelson (quem o viu e quem o vê).

Este Benfica de Santos nao sabe jogar em contra-ataque q tao bem fazia com o Koeman. Sao varias as situaçoes por jogo em que se podiam partir para o contra ataque e o que fazem é reter a bola. E ate parece que têm ordens para a bola passar duas vezes por todos os jogadores antes de chegar à baliza, chega a ser exasperante.

Quanto as substituiçoes, é de uma passividade tremenda. Contra o Espanyol tinhamos de marcar um golo para passar a eliminatoria e so mexeu na equipa dps do treinador espanhol o ter feito por duas vezes! Fica spr a espera do que a outra equipa possa fazer, para dps fazer as substituiçoes, mesmo que esteja em desvantagem.

De positivo, a garra e luta ate ao ultimo minuto que a equipa demonstra.

Anónimo disse...

Bem, quem estava à espera de um sporting diferente, não tem acompanhado o campeonato português.
O objectivo era assegurar a liga dos campeões e não tentar ser campeão.

É interessante ver que nessa análise toda ao jogo, não leio nenhuma referência ao porcos que entraram em confronto com a policia, à imagem do que aconteceu contra os andrades. Era uma boa altura para reconhecer os podres que estão do nosso lado. Foi uma vergonha.

Quanto à arbitragem, aquela do caneira foi mesmo hilariante.

Anónimo disse...

Querem saber quem são os culpados da má época? Toda a gente...

Direcção, equipa técnica, jogadores, comunicação social... e pior que tudo... os adeptos do SLB pois são os piores treinadores de sofás, são incoerentes, criticam por tudo e por nada sem estarem nos treinos e sem saber o que falam. Viva o SLB!

O FS está queimado desde o dia em que o anunciaram como treinador do glorioso. Nem que fosse campeão e ganhasse a taça e a LC conseguia ser bem visto pela maioria dos adeptos.

Felizmente quem decide não são os adeptos, e vai continuar para o ano. O trappatoni e o Koeman também eram uma merda, e agora gajos que o criticavam vêm dizer que estes é que eram bons...

O problema do FS é não ser um gajo mediático...

Nos ultimos 15 anos, o Benfica teve 15 treinadores diferentes e parece-me que não foi isso que nos fez mais vezes campeões.
Mas se quizerem continuar na a contratar 1 por ano, siga, mas não esperem é que o Ericson ou o Camacho venha para o Benfica treinar Beto, M. Ferreira, J. Coimbra, etc, pq para isso ele fica em casa a ver futebol pela televisão e não mete o curriculum dele em jogo por tão fracos jogadores!

Adeptos de merda...qualquer dia, nao meto mais os "pes" neste blog.

Pedro disse...

Filipe é fácil cascar no NG pq ele nos dá essa facilidade. Não faz absolutamente nada em campo. Mas não concordei com a sua saída. Não concordei pq naquele fase estavamos a encostar os lagartos cá atrás e tinhamos q meter mais fogo na frente. Meter o Manu e depois tirar o avançado mais alto não faz sentido nenhum.

Karadas tu és o benfiquista, logo a seguir à minha mãe, q mais mal da equipa diz. Podiamos ter Zidanes, Ronaldos, Essiens e afins que tu sempre dirias q os outros eram melhores. Já nem ligo.

Deza o Nélson não anda bem mas, se reparares, há qts jogos ele tem q se haver com 2 e 3 adversários na sua zona? O Katsoranis desapareceu e não consegue ajudar o Nélson a defender....os cruzamentos resultam da pressão a q está sujeito...

Valderrama não falei nos confrontos entre benfiquistas e policia pq só tive conhecimento dos mesmos após ter escrito o post. E, mesmo assim, não escreveria nada pois não os presenciei e como conheço a forma de actuar da policia não vou já atirar pedras aos adeptos benfiquistas. Mas em caso algum a situação é comparável com o atirar vários petardos para cima de adeptos "normais".

Pedro disse...

André vires ou não vires a este blog é relativamente indiferente até pq, apesar de ser um dos blogs preferidos do plantel do SLB, não consegue fazer mudanças no plantel do clube. Ainda não chegámos a esse nível. O q não deves fazer é deixar de ir ao estádio...isso sim. Tens q continuar sempre e sempre e defender as tuas convicções mas sem assobiar a equipa.

Se achas q Santos fez uma boa época estás no teu direito mas tb te digo q tens, desse modo, muita culpa no fracasso desta época desastrosa.
Não ver q este ano tinhamos tudo para ter sucesso e por causa de um incompetente treinador não o coneguimos é grave...muito grave.

Não é por Santos ser mau q Koeman é bom. São, no meu entender, os piores treinadores q vi a passar pelo SLB nos ultimos largos anos.

Anónimo disse...

andré, adepto de merda es tu de certeza pois só assim que se percebe que andas a insultar a nação benfiquista.
"O FS está queimado desde o dia em que o anunciaram como treinador do glorioso"
Claro, em julho já se estava a ver no que isto ia dar: 3º lugar, eliminado por uma equipa da 2ª liga e por outra da 2ª duvisão europeia.
"...venha para o Benfica treinar Beto, M. Ferreira, J. Coimbra, etc, pq para isso ele fica em casa a ver futebol pela televisão e não mete o curriculum dele em jogo por tão fracos jogadores!"
Será que o abel, bueno, alecsandro, custodio, paredes, jorginho, postiga, alan, joão paulo etc.. sejam superiores aos jogadores do benfica aos quais te referiste?
E já tou como o Pedro: quem disse que o Koeman era bom? Foda-se, um gaijo que deixa o manuel fernandes no banco para por o beto a titular não percebe um corno de bola!

Anónimo disse...

Para aqueles que acham que o FS é um treinador de merda, também eu digo que vocês são uns adeptos de merda...

Também tenho direito à minha opinião sobre vocês tal como vocês têm direito a ela em relação ao FS!

Anónimo disse...

Libertem o Glorioso dos andrades infiltrados e ninguem segurará o Benfica! não Fazê-lo será andar longos anos a suspirar por vitórias no campeonato e dar a possibilidade aos andrades para ganharem provas desmerecidas. Na realidade, o porco da costa vai contrulando subrepticiamente o Glorioso através dos seus agentes que LFV apadrinhou e apadrinha. Mas, resta-nos a convicção que num club democratico como o Benfica, os Presidentes casmurros têm os dias contados.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o post, jogadores como Leo, Miccoli, Karagounis têm de ficar na próxima época no Benfica a todo o custo.

Ai se tivessemos um treinador.....a esta altura do campeonato já seríamos campeões mesmo contra os árbitros corrompidos....

Pedro disse...

André já agora e se quiseres tornar isto num debate mais produtivo pq é q achas q Fernando Santos não é um treinador de merda?

dezazucr disse...

Pedro, não percebeste o que quis dizer. O que realcei foi que a "equipa" defende mal, não sabe defender. Não que seja por culpa do andersson ou do nélson (reconhecendo a franca má forma dos 2), mas porque a "equipa" não sabe fazer compensações. O caso que mencionas do Katsouranis é apenas um exemplo. E nesse caso é mais escandaloso pois Petit corre muito mais de que o Katsouranis e apesar de estar limitado não ovejo a arrastar-se em campo, enfim, posturas. Se o Nélson está a defender mal e a subir muito, devería haver sempre um médio a compensá-lo nas subidas e a fazer a dobra para que quando perde no 1x1 não dê buraco. E isso não acontece nem nunca aconteceu durante o ano. De cada vez que um jogador qualquer falha é golo, exactamente porque nunca tem ninguém a compensá-lo (seja ele quem fôr) para o caso de falhar.

Os processos, tanto ofensivos como defensivos têm de ser encarado pela equipa e não com o jogador X ou Y.

João Bizarro disse...

Pedro, lá estás tu com as perguntas dificeis!!!

Pedro disse...

Deza é esse o problema do losango. O losango necessita de imensa frescura fisica para poder funcionar bem. Para poder compensar as subidas dos laterais, para fazer pressão sobre a bola, para acompanhar o ataque, etc

É por isso q ao rebentar a equipa Santos deu cabo das pretensões da equipa...

Anónimo disse...

Neste blog é assim: se a equipa ganha é porque os jogadores são bons. Se a equipa não ganha, é porque o treinador é mau.

Debate enviesado à partida gera conclusões enviesadas. Como é óbvio para qualquer pessoa não benfiquista (e mesmo para muitos e muitos benfiquistas) nem os jogadores são aquilo que o Pedro pensa e escreve que são, nem o Santos é tão mau como o pintam.

Anónimo disse...

O comentário anterior é meu - Miguel (sectorb32.blogspot.com)

Pedro disse...

Exacto Miguel. Este ano foi exactamente assim...enquanto a equipa teve pernas e a sua superior qualidade pode ser aplicada no relvado a equipa ganhou. Qd deixou de ter pernas perdeu. O treinador nada fez para evitar essas derrotas qd tinha e tem matéria prima de nivel superior para trabalhar.

É esta a opnião do Pedro e é esta a opnião q, ao fim de uma época, acaba por ser comprovada pelos resultados. É e será sempre assim caro Miguel. O Pedro não precisa q os outros o apoiem nem vai na opnião da maioria pelo simples facto de ser maioria. O Pedro pensa e analisa por si próprio e, como podes ver, acerta quase sempre.

Os jogadores são mesmo aquilo q o Pedro pensa, BONS e o Santos é mesmo tão mau como o pintam.