blog

segunda-feira, abril 16, 2007

SL Benfica - Braga : 0-0

Enfim...

Mais um jogo em que as expectativas eram quase nulas e, infelizmente, mais um jogo que nos vem dar razão. Volto a não apontar uma unica queixa aos jogadores pois deram tudo o que tinham para dar, lutaram até ao fim com as poucas forças que ainda lhes restam, não foi possível obter mais.

Cada vez mais acredito que com Chalana a comandar a equipa, apoiado pelos "capitães" a esta hora não estaríamos pior. O Braga vai na quinta feira disputar a meia final da Taça de Portugal no Restelo, como tal, Jorge Costa geriu o seu plantel fazendo descansar vários titulares da equipa para o jogo no Estádio da Luz e conseguiu sacar um empate. Fernando Santos com um plantel esmagadoramente superior não poupa ninguem, não gere decentemente o plantel e os resultados estão à vista de todos.

Katsoranis entrou cansado. Aquele Katsoranis que enchia o meio campo, que pressionava logo e frequentemente aparecia em posição de finalização nos ataques deixou de existir. É uma sombra. Nélson está a um bocadinho assim de se queimar como jogador de futebol profissional, são erros atrás de erros, os adeptos a perderem a paciência e Santos não o defende. Pelo contrário mais uma vez se viu o pobre coitado desamparado perante dois e três jogadores do Braga. Léo passa a semana a treinar condicionado, vem revelando claros sinais de fatiga e nem assim Miguelito tem hipóteses, joga Léo e sai ao intervalo. Opção táctica? Seria a primeira vez. Por causa do amarelo? Seria a primeira vez. Acredito que tenha sido por se ter ressentido da lesão e não por qualquer opção táctica.

Mantorras entrou e provou que merece, claramente, mais minutos. Derlei? Porque Derlei por Nuno Gomes? Porque? Manu, rápido e fresco, aos 85 minutos??? Já chega!! CHEGA!!!!

O que salva a equipa do Benfica é possuir um extraordinário leque de jogadores, sem qualquer dúvida, os melhores em Portugal. Rui Costa, Karagounis, Simão, Petit, David Luiz, Mantorras foram inexcedíveis, lutaram sempre até ao último minuto. É delicioso ver o génio Rui Costa, é das poucas atenuantes que esta época me dá, poder apreciar, bem de perto a magia do maestro. Simão está a fazer a sua melhor época de sempre, o capitão não para um segundo, leva a equipa às costas, mas até ele começa a fraquejar fisicamente. Até nisto Santos falha, com o melhor Simão de sempre e vai ficar a zero em títulos. Karagounis é um fantástico jogador, daqueles que irrita qualquer adversário pela forma como segura a bola e torna impossivel aos adversários tirá-la sem falta, aquela jogada merecia golo. Petit é simplesmente o melhor trinco do futebol nacional de há vários anos para cá. A anos luz de qualquer outro. E David Luiz, até a lateral esquerdo...19 anos tem o puto??? Alguem acredita??

No Funchal vai ser mais do mesmo. É sempre a descer até ao fim do campeonto. Não há muito mais a dizer. Os problemas da equipa são sempre os mesmos já assinalados à muitas jornadas atrás e sem que Fernando Santos tenha feito alguma coisa para os evitar e/ou corrigir. No final do jogo não havia desalento nas bancadas mas sim conformismo.

O Braga foi um bluff, vinham cá para ganhar mas fizeram o que qualquer equipa que luta para não descer faz, pôs o autocarro em frente da baliza na segunda parte e total anti jogo. Os benfiquistas manifestaram-se ruidosamente mas a culpa é do Benfica. O Benfica permite este tipo de jogo porque não marca, não resolve o jogo. Permite que estas equipas consigam o que pretendem.

Nem me apetece falar da arbitragem de tão disparatada que foi. Noções de lei da vantagem completamente trocadas, faltas defensivas que ele transformava em atacantes, há um lance surreal em que David Luiz é abraçado e lançado para o chão e o gajo marca falta contra o Benfica. Achei também curioso o Simão passar 90 minutos à procura do amarelo mas o gajo nada. Considerava simulação as quedas do Simão mas não punia, Simão refilava com ele e os amarelos eram para outros benfiquistas...está o caldinho feito para o jogo do Funchal.

Enfim...vai ser um final de campeonato demasiado pesaroso para as almas benfiquistas. Escolheu a melhor altura Luis Filipe Vieira para estar internado...

12 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Morgado disse...

Eu julgava que o Braga ía ser massacrado, mas afinal massacrados foram os adeptos do Benfica.
O Benfica não anda bem. De qualquer forma (e até pelo que fizeram na Europa) seria justo terminarem no 2º lugar (campeonato está dificil).
E só espero que o BRAGA levante a Taça.

Anónimo disse...

Pois, já esperavamos isto. São muitos anos a ver bola :)

jbernardo disse...

Pois é. O Santolas não sabe gerir um plantel, está tudo de rastos, etc. Mas este ano, o FCP já leva 19 pontos de bónus, o SCP leva 5. Só com esses e sem contar com os 9 que nos roubaram, dava para ganhar o campeonato de forma mais descansada. Assim não há equipa que resista, jogando todos os jogos contra 14, quando algumas até nem precisam de jogar em vários jogos com as filiais (belenenses, braga, etc.).
Não que eu goste de ter o nandinho à frente do SLB. Mas até ele tinha ganho o campeonato este ano se as arbitragens fossem isentas e não errassem sempre para os mesmos.

Pedro disse...

jbs mas essas são as "regras" do nosso campeonatozito...sabemos q lagartos e andrades serão sempre ajudados pelos árbitros por isso temos q ser mais fortes, temos q cometer menos erros.

Apesar desses erros, alguns completamente vergonhosos, q sustentam lagartos e andrades na tabela classificativa Fernando Santos devia e podia ter feito muito melhor não tivesse cometido erros puramente amadores e estupidos q levam a q a equipa, hoje em dia, não tenha pujança fisica para manter elevados indices de pressão quer defensiva quer ofensiva.

jbernardo disse...

Já agora, alguém tem fotos/vídeo da jogada em que o Frechaut (acho) desvia a bola com o braço dentro da área? E já agora imagens da queda do Simão na área, que me ficaram dúvidas se não seria mesmo penalty (mas ninguém vai marcar um penalty sobre o Simão nos próximos anos, tamanha a campanha em volta do bem marcado penalty no Beira-Mar).

jbernardo disse...

Ok, o King Salomon no antitripa já colocou o vídeo - são só 3 penalties por marcar a nosso favor... Pedro, assim é mesmo impossível. Nem com um treinador a sério conseguíamos ganhar.

Anónimo disse...

pelos menos só faltam 6 jogos para o FS ir para a .... que o pariu.
mesmo assim o despedimento da besta não chega. já é altura de averiguar quem é o responsavel pelo futebol do benfica. um gaijo que contrata o FS, que tem aquele departamento médico só pode ser incompentente.

Anónimo disse...

Pedro, encontraste um pior que tu!
Esse jbs é intratável!

Nuno Gamito disse...

Eu, sinceramente até esperava perder o jogo e não empatar...mas o Braga lá fez o jeitinho de não jogar "a sério" porque senão tínhamos perdido tal como era previsto.

Mas, o que esperam deste Benfica com estas pessoas à frente? Milagres? Alguma normalidade??? Claro que não.

Nuno Gamito disse...

Já começa a ser penoso e enervante ver o Benfica jogar...a continuar assim ainda se tonamos na maior anedota futebolística do século XXI.

Fora com o principal responsável por tudo isto, Luis Filipe Vieira. Acho que só o Vale Tudo me envergonhou tanto como benfiquista.

Pedro disse...

jlaf o q é intratável é a falta de argumentação para rebater o q o jbs refere....

Contra factos não há argumentos.