blog

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Braga

Numa época em que o Benfica finalmente voltou à postura e exibições que construiram a sua gloriosa história e mística encontramos um adversário inesperado mas que, jogo a jogo, vai provando que merece o estatuto de principal rival do Glorioso na luta pelo título: o Sporting de Braga.

É verdade que o clube minhoto enveredou por estratégias menos claras que resultam da "amizade" com o cancro do futebol português e com isso está a fomentar um clima de violência, suspeita, maroscas, etc. Mas também é verdade que em campo a equipa demonstra muita força colectiva, qualidade de jogo e vitórias importantes que asseguram pontos atrás de pontos que vão mantendo a equipa tacto a taco com o Benfica. A recente vitória no Restelo não pode ser ignorada nem diminuída pela fraca qualidade do opositor, o Braga jogou grande parte da partida com menos um jogador e vence por 1-3. Também têm tido algumas ajudas dos arbitros mas nenhuma equipa como o Braga se consegue aguentar lá em cima só com ajudas pontuais, há muito trabalho francamente positivo naquelas bandas. Quantos de nós já não pensamos que "é nesta jornada que eles quebram"? E eles não quebram. E julgo que não irão quebrar.

Temos, obrigatoriamente, que vencer os nossos jogos para colocar toda a pressão em cima deles e depois esperar para ver o que acontecerá quando eles forem ao Dragão. Será um jogo extremamente curioso se nós mantivermos esta vantagem pontual (ou aumentarmos ainda mais). Independentemente do que acontecer até ao final da época o Braga merece todo o reconhecimento pelo excelente campeonato que está a fazer e valorizará a conquista do nosso título.

21 comentários:

Pedro Villa disse...

É bem verdade e a provar está a sorte de campeão(?) que teve no último jogo em Belém. Além disso têm um GR a sério, pelo menos a avaliar pelos 3 ou 4 jogos que tenho visto ultimamente do Braga, o Eduardo faz a diferença...

O que torna irritante é essa colagem aos corruptos e a mania que já são alguma coisa. À imagem dos corruptos até já "homenageiam" o maior clube do mundo nos seus jogos... Enfim, uns miseráveis que com muita satisfação minha já estão OUT de todas as provas em que entraram. Resta-lhes ficar em 2º ou 3º no campeonato para depois poderem dizer que o Paciência fez melhor que o JJ...

Manuel Oliveira disse...

Concordo plenamente com o post. Daqui a 15 dias tudo se vai clarificar. Vamos saber se querem mesmo ou se vai abrir as pernas ao padrinho.
Abraço glorioso.

CsA disse...

Esqueces-te de referenciar a eliminação precoce da UEFA, e a eliminação da Taça de Portugal e da Liga. Estando apenas concentrados no campeonato, é óbvio que irão dar luta até ao fim... JJ levou o Braga até aos 4os de final da Uefa e foi eliminado por um frango de Eduardo, mais nenhum treinador conseguirá igualar o currículo o que JJ fez no Braga.

Se repararem qual é a base da equipa do Braga? Quem montou aquela equipa? Pois...

Helder disse...

Estou ctg Pedro. O jogo do Braga no estádio do lafrão poderá clarificar muita coisa. Nós só temos que ganhar ao Belenenses e ver o Porto-Braga de cadeirão porque qualquer resultado vai trazer beneficios ao NOSSO Benfica.

Tenho para mim que se fosse o Porto que estivesse no lugar do Benfica o Braga já tinha encostado ás boxes há muito mas mesmo há muito tempo!!

Anónimo disse...

O Braga so o considero o "principal rival na luta pelo titulo" se ganhar, ou pelo menos pontuar no dragâo.
Até la o nosso rival é o do costume, ate pk joga com outras armas...

Mas se o Benfica jogar determinado,concentrado e respeitando sempre o adversário(tudo o que n fez em Setubal)...ninguem para o Benfica!!!...isso é obvio.

Abraço
Daniel

Pedro Villa disse...

...mas os corruptos este fds jogam com o Leixões, não é já com o Braga, Hélder!... Penso que isso é só no fds seguinte...

André Leal disse...

O Braga tem jogado muito e, nos seus jogos, fica sempre a impressão que, quando ainda estão empatados, mais tarde ou mais cedo vão resolver o assunto ou, quando já estão a ganhar, que lhes é impossível sofrer um golo.

Mas, ainda que teoricamente seja melhor para nós que empatem ou percam no Caldeirão da Corrupção, nesse dia vou ser do Braga desde pequenino e, pelo que vi ontem no jogo da Briosa, supondo que não vai haver favor aos donos, acho que o Braga vai roubar pontos aos corruptos.

Pedro Villa disse...

oh, André... Mas há que ver que tal como nós jogamos com um 11 aquém do habitual com os lagartos, tb os corruptos jogaram sem mts dos jogadores da equipa principal...

André Leal disse...

Sim, Pedro, eu entendo que não estavam com a equipa toda nem contra os lagartos nem contra a Briosa. Mas o que falo é da dinâmica da equipa e aí até tenho que concordar com o parvalhão do Rui Oliveira e Costa que pôs o Villas Boas no topo por ter visto a Briosa jogar pela primeira vez ao vivo, tal como eu ontem. E tal como vi que tacticamente a Briosa mandou no jogo, vi uma equipa do outro lado apática, independentemente dos intérpretes.

Dão sempre a primeira parte, o que me parece que o Braga não irá desperdiçar, ao contrário da Briosa, e estão a anos da organização táctica dos minhotos.

Pedro Villa disse...

Esperemos que tenhas razão...

Helder disse...

Pedro Fernandes:

Eu sei que os andrades jogam este fim de semana com o Leixões. Eu disse que tinhamos que ganhar o jogo com o Belenenses porque o jogo da jornada a seguir já o ganhamos (3-0 ao Leiria).

João Bizarro disse...

Temos de contar com o Braga. Estão com a estrelinha e têm ganho jogos que se adivinhavam complicados.
Temos é de continuar a ganhar os nossos jogos e não desperdiçar pontos de forma displicente como já aconteceu por mais que uma vez.
Todos os jogos têm de ser encarados como finais.

O resultado de Alvalade foi bom mas houve um período péssimo da equipa, que a seguir ao 2-0 pensou que o jogo estava ganha e desistiu do mesmo. Isto não pode acontecer...

Helder disse...

Estou 100% de acordo com o João Bizarro.

Carlos Alexandre disse...

como Braguista e leitor assiduo deste espaço agradeço as belas palavras e o mérito (finalmente) reconhecido ao excelente ano que o braga está a fazer. apenas algumas consideraçoes não ao texto mas aos comentarios. ja o disse aqui antes o Braga jogou futebol como nunca o ano passado e este ano o benfica joga tb, embora com melhores valores individuais. agora como o amigo CsA escreveu é k está muito errado. o braga foi eliminado nos 8vos de final e nao nos quartos. e ja tinha chegado à mesma fase noutra ediçao da taça uefa treinado pelo agora treinador do leixoes salvo erro.porque o braga é uma equipa da moda desde à 2 anos, mas para bracarenses como eu lembro-me bem da historia do clube. quanto ao jorge jesus e comparando com o domingos, a verdade é que tirando na taça euro que fez bem pior, tanto na taça como no campeonato a realidade é k fez bem melhor que o ano passado, ou no caso do campeonato dificilmente nao o fará visto que o jesus foi 5 e não 4º como ja li aqui. por isso de-se merito a quem o tem, e no caso do jesus pelo excelente futebol que poe as equipas a praticar,como pelo orgulho enorme que me fez sentir o ano passado num jogo glorioso do braga em san sir. o domingos já deu provas, como neste ultimo jogo por exemplo, com substituiçoes inteligentes, com adaptaçoes de jogadores devido a castigos e lesoes entre outras coisas de perceber alguma coisa da "vindima". um abraço e a maior das sortes para as competiçoes em que voces estão inseridos sem ser o campeonato por motivos obvios.

orgulhosamente minhoto

carlos araujo

José Vieira disse...

É nesta jornada que vão tropeçar.
Vão ter estádio cheio, o que pode representar uma "pressão" acrescida.

A agremiação corrupta continua a ser o principal rival, até porque não acredito no sucesso futebolistico de um clube cujo presidente é "andrade" e o director desportivo "lagarto".
Depois, já se sabe para quem vai sorrir a vitória no confronto entre porto e braga.
O mais provável é o clube corrupto ganhar com um golo marcado pela mão de falcao, em "off-side", e muito para lá do tempo de compensação que o Paciência não vai ver por estar a olhar para o chão.
É a chamada "passagem de testemunho".

Anónimo disse...

Se bem se recordam, houve alguém que por estes lados prognosticou em devido tempo (antes mesmo da sua contratação pelo Braga) que Domingos Paciência seria muito provavelmente o melhor técnico do nosso campeonato. Recordo-me bem do eco contestatário que se seguiu a essa afirmação. Hoje já poucos usam pôr em causa a capacidade de trabalho deste técnico. O Braga apostou bem nesta contratação e passa muito por aí o brilhante percurso da equipa. O mérito não é só de Domingos, a equipa reforçou-se bem, está personalizada, confiante e determinada.

Acredito que o Braga vai discutir a liderança até ao fim com o Benfica e o Porto. Pessoalmente gostaria de ver o Braga ganhar no dragão ainda que isso nos custe a liderança. O campeonato vai ser disputado até ao fim e temo que aqueles pontos perdidos em Setúbal possam pesar na classificação final. Já estive bem mais confiante.

André Leal disse...

Anónimo:

Não sei se estás a falar de mim mas, se estás, eu não prognostiquei directamente que iria ser o melhor técnico do campeonato. O que fiz foi aqui propô-lo como possível hipótese para o Benfica, sendo que fui mais contestado pelo seu clube do coração do que pela sua qualidade.

E, sinceramente, as minhas motivações na altura não se centravam unicamente nas qualidades que já reparara na Briosa (e no Leiria), aliados à juventude e ambição. Estava era convicto que o Jesus ia para os corruptos e achava que, tal como sucedeu com a captura do JJ, seria uma boa hipótese de dar uma facada a esses porcos, levando-lhes um (agora mais que provável) futuro treinador.

David disse...

Pois eu penso que um dos nossos males mais frequentes é esta mania de ver a mão do FC Porto em toda a parte. Começo a desconfiar que estamos todos com a mania da perseguição.

José Vieira disse...

David, permite-me uma (pequena) correcção: a mão que me preocupa não é a do porto é a do falcao até porque, como é sobejamente conhecido, o clube corrupto não tem mãos mas sim tentáculos.

lj disse...

Espero que o Braga se aguente ate ao fim mas perca a luta para o Benfica. Para ja continuo a apoia-los - acho importante que vao vencendo para ver se o clube dos proxenetas nao se qualifica para a liga dos Campeoes.

Papoila Saltitante disse...

O Braga está forte sim! É necessário ter cuidado, porque mais do que organização táctica e sentido de jogo estão embriagados de motivação. O Benfica não se pode deixar intimidar por esta onda minhota, visto que quando a pressão é grande o Benfica cede espaço aos retardados. Foi o que aconteceu no Bonfim e não pode acontecer mais daqui por diante!
Espero que os jogadores tenham aprendido a lição, porque os adeptos já parecem ter esquecido e constato com muita alegria que as boxes da esperança estão de novo activas neste nosso mundo cibernáutico. Mas, claro, até lá poderemos assistir a um confronto deleitoso para todos nós, 'il Padrino do Alto Douro' e Afilhado tête à tête e tudo o que sair daí é bem-vindo. Tenho um palpite de que os bracarenses não vão abrir espaço para os seus compinchas; sabemos bem que estas de corjas, máfia e afins são sempre imprevisiveis. de vez em quando umas facadinhas nas costas... Amigos amigos, negócios à parte!! A ver vamos!!

Saudações Encarnadas