blog

quarta-feira, agosto 10, 2011

Plantel Forte!

O campeonato começa na sexta feira com o SL Benfica a ir visitar o recém promovido Gil Vicente e, apesar de ainda faltarem cerca de 20 dias para o fecho das inscrições, podemos já analisar o plantel do Sport Lisboa e Benfica que, salvo alguma saída de ultima hora, deverá está concluído.

Baliza: Considero este sector o mais fraco do Glorioso. É correcto dizer que, provavelmente, não teremos a celeuma do ano passado, mas acho que nenhum dos guardiões está num nível superior. Eduardo é mediano e Artur um pouco melhor mas nenhum deles é uma guarda redes de eleição. Mika é referenciado como promessa de enorme valor mas será, naturalmente, apenas o terceiro guarda redes. Parece-me que não teremos tantos problemas como no ano passado mas também não teremos aquelas defesas impossíveis que garantem eliminatórias e pontos.

Laterais: Com Maxi e Ruben e Emerson e Capdevila o Glorioso tem muito bem preenchidas estas importantes zonas do jogo. Maxi e Amorim já bem conhecemos e a qualidade óbvia de Capdevila também não merece grande discussão. Emerson chegou, jogou e mostrou qualidades para satisfazer as necessidades da equipa.

Centro da defesa: Com a vinda de Garay o SLB consegue uma dupla de centrais titulares de nível mundial. O argentino não terá a espectacularidade de David Luiz mas será mais consistente e concentrado. Fará uma dupla fantástica com o capitão Luisão. Para suplentes temos um jogador que muito aprecio, Miguel Vítor e o brasileiro Jardel que serve perfeitamente para a posição que ocupa no plantel. Muitos benfiquistas descuram este facto mas é muito importante ter um jogador que sabe a posição que ocupa, que sabe que o seu papel é ser substituto e mesmo assim manter inatacável o seu profissionalismo e empenho. Jardel parece-me ser esse jogador e não tenho dúvida alguma em como podemos confiar nele para a missão.

Meio campo defensivo: A zona mais complicada de definir pois não temos a certeza do que Jesus pretende fazer com Matic e Nuno Coelho. Javi é intocável mas Matic mostrou poder ser um apoio excelente e o português, apesar de pouco se ter visto, mostrou no seu anterior clube que tinha qualidade. E, não esquecer, Amorim pode fazer a posição.

Meio campo ofensivo: Aqui o que não falta são opções de altíssima qualidade. O mago Aimar prepara-se para uma época fenomenal com uma alegria e vontade de vencer contagiante e ao seu lado terá um David Simão, jovem com potencial enorme, preparadíssimo para beber todos os seus ensinamentos. Bruno César, Carlos Martins e até Gaitan podem fazer a posição de médio construtor. O belga Witsel, joga numa posição diferente da do típico 10 mas já se percebeu que, provavelmente a par de Garay, foi a mais importante aquisição da equipa. Dá um toque de qualidade ao meio campo da equipa brutal. Capaz de defender e atacar com qualidade, possante fisicamente, tacticamente perfeito, irá ser figura de proa e, caso seja a opção de Jesus, potenciar o melhor meio campo do Glorioso de há largos anos a esta parte.

Alas: Desde cedo que os responsáveis do Glorioso procuraram resolver um dos problemas do ano passado, a falta de opções para as alas. De uma assentada foram contratados Nolito e Enzo Perez e solicitada a manutenção de Urreta. Se as exibições de Nolito falam por si e já terão conquistado o terceiro anel tenho que reconhecer que Enzo Perez me enche as medidas e quando estiver totalmente integrado será uma fortíssima dor de cabeça para o treinador. Urreta poderá ter um papel importante em certos jogos com a sua velocidade e repentismo nos minutos finais. Mas o sinal mais vai claramente para o argentino Nico Gaitan. O astro argentino está com o gás todo e com uma moral que por vezes o leva a exagerar mas tenho a profunda convicção que este ano ele vai "rebentar" porque, apesar de muito malabarismo, ele tem sempre a baliza como objectivo. Durante esta época nenhum benfiquista vai sentir a falta de Di Maria.

Avançados: Não houve nenhum reforço de renome mas os retoques foram ajustados. Cardozo, Saviola e Jara são garantias de qualidade de jogo e golos. Tudo aponta para que Nelson Oliveira e Rodrigo fiquem no plantel o que permite mais opções para o treinador. E ainda temos Mora que mostrou uns pormenores muito interessantes que gostava de rever com mais atenção. Não acredito que o plantel fique com seis avançados pois alguns dos jogadores do meio, como Gaitan ou Nolito por exemplo, também podem jogar como segundo avançado. Seja qual for a opção do treinador, os jogadores que o Benfica tem para a posição de avançado são de qualidade superior.

Resumindo, temos um plantel fortíssimo, com várias e diferentes opções que permitem ao treinador alterar a equipa conforme o jogo, o adversário ou o próprio momento do jogo. Há jogadores claramente motivados e que contagiam a equipa: Aimar, Nolito, Gaitan, Garay, estão num forma física e mental fantásticas. Quando o treinador escolher um 11 sabe que no banco terá opções mais que válidas para qualquer alteração táctica que pretender efectuar. A crescente qualidade exibicional da equipa permite, a todos nós, sonhar.

Treinador: Se a baliza é o sector que considero menos bom do plantel, é no sector treinador que tenho as maiores dúvidas. Eu não duvido da qualidade de Jesus, sei que ele percebe de futebol e sei que ele sabe analisar as acções que decorrem antes, durante e após um jogo. O meu problema com ele é de confiança. É saber se ele está de alma e coração no Glorioso. A minha esperança é que ele esteja todo picado com o sucesso do Vilas-Boas que conquistou num ano mais que ele em toda a carreira e queira, por isso, voltar a dizer de peito cheio que é catedrático da bola e deixar marca no futebol nacional e internacional. E isso só consegue vencendo...

Não faço prognósticos apenas desejo empenho e atitude vencedora. A qualidade do plantel fará o resto.

13 comentários:

Jotas disse...

Caro Pedro, também julgo que temos um plantel equilibrado e capaz de lutar pelo título. Importa começar bem, algo que mesmo no ano do título não aconteceu.
Apenas discordo um pouco com a questão do treinador. Julgo que JJ não precisa de estar picado com ninguém, é competente e dedicado e com ele, mesmo em alguns períodos da época passada, assisti ao melhor futebol dos últimos 20 anos praticado pelo Benfica e importa não esquecer isso.

SLB4EVER disse...

Regra geral concordo com esta avaliação mas pelo meu lado dou um pouco mais de crédito aos nossos guarda redes. Se bem q ñ os considero de topo (Mika quiçá no futuro) acho q estão mais num nível médio alto do q para o médio baixo e sendo regulares estamos seguros na baliza.
Quanto ao Jardel concordo em parte mas acho q o grande problema dele é ás vezes deslumbrar-se e fintar onde ñ deve e querer sair á D.Luís o q me provoca alguns calafrios. Corrigindo este aspecto acho q está á altura.
De resto o Enzo, Matic e B.César ainda se nota alguma falta de entrosamento e rotinas mas acho q com o tempo vão lá e q lhes vai fazer bem ter "putos" como o Urreta e o D.Simão na disputa.
O JJ parece estar com um discurso mais apropriado e com menos vaidades mas ainda estou algo traumatizado com ele, a ver vamos as opções q toma.

Estou algo optimista com o plantel e penso q o treinador tb deve estar e q incutindo confiança e espírito de equipa aos jogadores podemos no mínimo esperar bom futebol e um grupo forte.

Que a vitória nos sorria amanhã e q nos poupem das artimanhas na arbitragem q tanto prejudicam a nossa equipa e o futebol nacional.

Carrega Benfica!

Mário Lopes disse...

Pedro, estou com o Jotas na questão do treinador, o JJ não precisa de estar picado, até porque o VB já não anda por aqui.

Discordo ainda na questão dos GR. Mesmo o Eduardo não sendo extraordinário, de certeza que é melhor que o Roberto. Além do mais, já se viu que o Artur, mesmo sem a bola chegar às suas mãos, transmite muito mais segurança à defesa. Basta por exemplo reparar no nº de passes que os jogadores do SLB fizeram para o GR nos últimos jogos! Acho que se há sector que melhorámos substancialmente (de 2010/11 para 2011/12) é a Baliza! Agora, é óbvio que não temos um Buffon!!!

De resto, estou completamente de acordo com o teu post.

Novembro21 disse...

o benfica tem o exelente plantel, um plantel capaz de ganhar a qualquer equipa do mundo, n pode e cometer os erros da epoca passada

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

Unknown disse...

É apertar com os adversários, ser humilde na luta e ganhar...

E ter cuidado com o Asdrubal...

www.a-nossa-mistica.blogspot.com

Helder disse...

Pessoal desculpem o off-toppic mas tenho que contar o que me aconteceu: Hoje, finalmente, realizei um desejo que há mt tempo (vários anos) desejava. Conheci José Veiga pessoalmente. Sim ele mesmo!! Como todos vocês sabem SEMPRE fui admirador do Veiga e das suas reais capacidades mas depois de estar com ele pessoalmente a minha admiração por ele mais que quintiplicou...! O Homem transmite uma confiança brutal. Ainda fiquei com mais certezas de que ele é o Homem certo para o Benfica e para devolver o Benfica ao lugar de onde NUNCA devia ter saído!! Falei com ele durante 50 minutos e pude confirmar que tudo aquilo que o José Marinho escreve sobre ele aqui ao longo destes últimos dois anos....é a mais pura das verdades! Sem tirar nem pôr!!
Pude confirmar não só o Benfiquismo de José Veiga (sobre o qual não tinha dúvidas) assim como também o Benfiquismo do seu irmão que tb estava presente e da restante família! Quando cheguei ao local combinado o Veiga estava com o filho do Pinto da Costa (Alexandre Pinto da Costa). Eles são amigos de longa data embora as cores clubísticas os separem:):):) Pude tb confirmar através do filho do Pinto da Costa que o que a direcção do Porto, em especial na pessoa do Presidente, mais teme é o regresso do Veiga ao Benfica! Entram em pânico só de pensar nessa situação....!! O filho do Pinto da Costa disse ao Veiga que o Pinto da Costa mandou dizer-lhe que ele admirava mt o Veiga e tal......só que o Veiga disse-lhe logo para dizer ao Pai dele que ele quer é que ele se foda!! Que vá "plantar batatas" para outro lado porque dali não leva absolutamente nada. Zero!! O Veiga até disse mais: Ele que vá festejando enquanto pode porque qualquer dia deixa de ter motivos para festejar..... O Alexandre Pinto da Costa tb disse que o Pai já lhe disse mais do que uma vez que durante os dois anos que o Veiga esteve no Benfica foram os piores anos para ele (Pinto da Costa) desde que esta no futebol..........nada de especial, portanto!
Agora compreendo perfeitamente o José Marinho quando tem que aturar certos comentários feitos aqui sobre o Veiga! É que falam só por falar. Falam do que ouvem dizer e não se preocupam em saber a verdade! Falam de ouvido e isso é que esta muito mal!! A eles deixo aqui um conselho: Tentem conhecer o Veiga pessoalmente, ou então informem-se correctamente, tirem todas as vossas dúvidas e depois digam alguma coisa.....

John Wakefield disse...

O Benfica tem condições para lutar pelos títulos nacionais. No campeonato, não parte como favorito, mas seguramente que tem tudo para ser um forte candidato. Creio que temos um plantel com mais opções o que permitirá ao treinador ensaiar vários esquemas tácticos.
Por outro lado, creio que o Benfica esteve muito bem no mercado. Perdeu Coentrão (que era o melhor jogador do plantel) mas ganhou Witsel, Nolito, Artur Moraes, Capdevilla e Garay.
O Benfica está mais forte em relação à época passada e não acredito que o fcp consiga repitar os pontos da liga anterior porque são coisas que acontecem uma vez em cada 50 anos. Por isso, acho que poderemos ter uma concorrência interessante até ao fim e claro, prevejo de novo uma luta entre Fcp e SLB!

O Sporting vai melhorar em termos de pontuação porque esteve bem no mercado. Todavia está no início dum ciclo e não terá grandes alternativas ao onze titular que poderá ser mais decente.
O Braga é uma equipa que pode voltar a surpreender mas parece-me que a saída de Domingos não será assim tão facilmente compensada.

Anónimo disse...

O comentario de dia 11 ás 20h53m traz grande desconfiança e falta de credibilidade. Só falta o Pai Natal se pronunciar sobre o Veiga.
Profissionalismo, Raça, Empenho e Fé é o que nós precisamos.

Helder disse...

Primeiro identifica-te depois cresce e aparece......
Realmente só a fé nos salvará...porque de resto.....valha-nos Deus...ou melhor, valha-nos Jesus.....

SLB4EVER disse...

Hoje apostava q ganhamos 2 a 0, golos de Saviola e Witsel!

Quanto á convocatória tinha incluido o Urreta, de resto só a ausencia do Cap me surpreende um pouco.

Helder podes recordar-me se a contratação do Trap foi da responsabilidade do Veiga?

José Marinho disse...

Caro Hélder, credíveis, credíveis, como você sabe são os anónimos que aqui aparecem. Esses é que são credíveis. Quanto ao resto, meu caro, o que você constatou foi o que eu constatei há muito tempo e que trouxe a este blogue. Infelizmente, algumas almas atormentadas, preferiram castigar-me com críticas desmioladas em vez de perceber uma coisa importante. É que eu conheço a pessoa e muitos dos que o criticam apenas emprenham pelos ouvidos. Mas, sabe, para esse peditório eu já dei. Quem quis compreender, compreendeu, quem não quis, paciência. Agora ature-os você. Desculpe a franqueza, mas é mesmo assim, ature-os se puder ou se quiser e sobretudo ature-lhes a ignorância, nuns casos e o anonimato noutros. Agora vou ver o Benfica, que é, no fundo, no fundo, é que o mais interessa.

Johnny Rook disse...

Temos jogadores mas um treinador estúpido e teimoso que nos vao f...mais uma vez.

Hoje perdemos em Barcelos, o único culpado foi o JJ. Tática uma confusão; substituições que não lembravam ao diabo, teimoso dum c...que tinha um PL no banco mas como não gosta dele preferiu empatar.

Rua e é já antes que seja tarde.

Helder disse...

SLB4EVER:
Sim, a contratação do Trapp foi responsabilidade do Veiga.

Caro José Marinho:
Como eu o compreendo.....como eu o compreendo.....enfim é deixa-los poisar....